- Toda a informação administrativa em: http://web.letras.up.pt/sga - O curso foi aprovado pelo Despacho n.º 3371/2016, publicado no Diário da República, 2.ª série — N.º 45 — 4 de março de 2016.
Curso acreditado pelo Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior na reunião de 26 de maio de 2015 e registado pela Direção -Geral
do Ensino Superior sob o n.º R/A -Cr 192/2015.
Destina-se a formar professores de Português para o 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.
Consultar os Documentos Oficiais do Ciclo de Estudos.
A A3ES acreditou o ciclo de estudos com condições:
Objetivos
As diferentes componentes de formação do Mestrado visam:
- Ao nível do desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, dotar o estudante dos instrumentos científicos e metodológicos na área do português que lhe permitam promover um ensino de qualidade, capaz de assegurar aprendizagens significativas.
- Ao nível profissional, social e ético, assegurar que o futuro professor se adapte às especificidades dos contextos sociais e escolares em que atua, no respeito pelas exigências éticas e deontológicas inerentes à profissão docente.
- Ao nível da participação na escola e da relação com a comunidade, desenvolver a compreensão da docência como uma atividade global e integrada.
- Ao nível do desenvolvimento profissional ao longo da vida, fazer da formação inicial o ponto de partida de um itinerário alicerçado na reflexão sobre questões educativas e sobre a prática profissional, visando a construção de um projeto de formação que responda aos desafios individuais, institucionais e sociais colocados à educação.
Áreas de Especialização
Formação de Professores.
Saídas Profissionais
Tendo em conta o Decreto-lei nº 79/2014, de 14 de maio, este Mestrado confere habilitações para a docência no grupo de recrutamento 300 do Ministério da Educação.
Informações
Número de vagas: Consultar informação aquiPré-Requisitos: Prova de Língua Portuguesa
Requisitos de acesso:
-
Para aceder ao Mestrado, tal como define o Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio (alterado pelo Decreto-Lei nº 176/2014, de 12 de dezembro), é cumprido o artigo 17.ª, sendo respeitadas as condições gerais de ingresso que definem que os candidatos são submetidos a uma prova escrita de Língua Portuguesa e a uma entrevista oral, para avaliar o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica.
-
Licenciatura e, no mínimo, 120 créditos em Português.
(O estudante poderá ainda candidatar-se desde que tenha uma licenciatura e 75% dos créditos dos requisitos mínimos de formação, isto é, 90 ECTS de Português, podendo completar os restantes 30 ECTS durante a frequência do primeiro ano do Mestrado.)
Critérios de seriação: consultar
aqui
Todas as informações em:
http://web.letras.up.pt/sga
Contactos
Para questões científicas e académicas - contactar a direção do curso: mep@letras.up.pt
Para questões administrativas - contactar os Serviços de Gestão Académica: sga@letras.up.pt
Para estudantes de mobilidade internacional - contactar o Gabinete de Relações Internacionais: gri@letras.up.pt