Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MEG001

Psicologia da Educação

Código: MEG001     Sigla: PE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Formação Educacional Geral

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEFILO 2 MEFILO - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
MEG 17 MEG - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
MEH 15 MEH - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
MEI 4 MEI - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
MEIEFA 9 MEIEFA - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
MEP 3 MEP - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
MEPIEFA 10 MEPIEFA - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
MEPLAT 1 MEPLAT - Plano de Estudos 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Descrever e comparar as principais teorias do desenvolvimento cognitivo, moral e psicossocial mais relevantes para a educação e a docência.

2. Definir o conceito de aprendizagem e indicar as caraterísticas genéricas das principais abordagens psicológicas sobre este tópico.

3. Comparar e contrastar diferentes teorias relacionadas com a inteligência e estilos de aprendizagem.

4. Identificar estratégias e procedimentos teórica e empiricamente fundamentados que os professores podem adotar para promover uma aprendizagem mais eficaz por parte dos seus alunos.

5. Comparar e contrastar os principais aspetos das teorias psicológicas mais importantes sobre a motivação.

6. Descrever os procedimentos adequados de gestão da sala aula que previnam a indisciplina e promovam um clima de aprendizagem.

Resultados de aprendizagem e competências

    No final do semestre os estudantes deverão ser capazes de

    1. Identificar as principais etapas do desenvolvimento cognitivo, moral e psicossocial, em especial as relacionadas com as faixas etárias dos alunos com os quais irão lidar no seu futuro profissional;

    2. Descrever ambientes de ensino/aprendizagem mais apropriados para promover o desenvolvimento psicológico dos alunos;

    3. Definir genericamente aprendizagem e motivação e conhecer os princípios de organização de situações de ensino/aprendizagem suscetíveis de promover aprendizagens mais eficazes e duradouras.

    4. Conhecer diferentes teorias sobre a inteligência humana e sobre estilos de aprendizagem, antecipando modos de trabalho pedagógico que visem responder à diversidade e necessidades dos alunos dos ensinos básico e secundário.

    5. Saber aplicar os princípios e procedimentos mais adequados para assegurar uma gestão de sala de aula que previna a indisciplina e promova as aprendizagens  dos alunos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução à Psicologia da Educação.

2. Desenvolvimento psicológico.

    2.1. Desenvolvimento cognitivo, sociomoral e psicossocial;

3. Aprendizagem.

    3.1. Abordagens comportamentalistas da aprendizagem;

    3.2. Abordagens cognitivistas da aprendizagem;

    3.3. Abordagens construtivistas da aprendizagem.

4. Diferenças individuais.

    4.1. Inteligência;

    4.2. Estilos de aprendizagem.

5. Motivação.

6. Gestão da sala de aula e prevenção da indisciplina.

Bibliografia Obrigatória

Amado, J. S. & Freire, I. P. ; A(s) indisciplina(s) na escola: Compreender para prevenir, Almedina, 2009
Coll, C., Marchesi, A., Palácios, J. & cols. ; Desenvolvimento psicológico e educação (2ª ed.). Vol. 1 ‒ Psicologia evolutiva. , Artmed, 2007
Coll, C., Marchesi, A., Palácios, J. & cols. ; Desenvolvimento psicológico e educação (2ª ed.). Vol. 2 ‒ Psicologia da educação escolar. , Artmed, 2007
Feliciano H. Veiga (Coordenador); Psicologia da Educação, Climepsi Editores, 2013. ISBN: 978-972-796-337-9
Good, Thomas L.; Looking in classrooms. ISBN: 978-0-205-49678-5
Kearney, Albert J.; Compreender a análise aplicada do comportamento. ISBN: 978-972-0-34678-0
Lourenço, O.; Desenvolvimento sócio-moral., Universidade Aberta, 2002
Lopes, J. A.; Comportamento, aprendizagem e "ensinagem" na ordem e desordem da sala de aula. , Psiquilibrios, 2009
Miranda, G. L., & Bahia, S.; Psicologia da educação: Temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. , Relógio D’Água., 2005
Santrock, John W.; Educational psychology. ISBN: 0-07-110187-X
Slavin, R.; Educational psychology (10 th ed.)., Pearson, 2012
Snowman, Jack; Psychology applied to teaching. ISBN: 978-0-618-96856-5

Bibliografia Complementar

Tokuhama-Espinosa, Tracey, 1963-; Making classrooms better. ISBN: 978-0-393-70813-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas com recurso a metodologias ativas de ensino. Serão utilizados métodos diversificados de ensino-aprendizagem, com especial relevância para a realização de trabalhos de grupo a partir de documentos, visualização de filmes ou atividades propostas pelo professor. Pretende-se com estas atividades possibilitar uma melhor integração das teorias e dos conceitos mais relevantes que integram o programa da unidade curricular.

A avaliação será concretizada através de um exame final maioritariamente composto por perguntas de resposta de escolha múltipla (PEM). 

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Formação de professores

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será a do exame final que os alunos terão que realizar.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação dos alunos que se encontrarem em condições de se apresentarem na época especial de setembro será realizada nos mesmos moldes da avaliação que terá lugar nas épocas normal e de recurso.  

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação poderá ser concretizada através da realização do exame na época de recurso.

 

Recomendar Página Voltar ao Topo