Código: | MEG001 | Sigla: | PE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Formação Educacional Geral |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geografia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MEFILO | 2 | MEFILO - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
MEG | 17 | MEG - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
MEH | 15 | MEH - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
MEI | 4 | MEI - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
MEIEFA | 9 | MEIEFA - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
MEP | 3 | MEP - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
MEPIEFA | 10 | MEPIEFA - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
MEPLAT | 1 | MEPLAT - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
1. Descrever e comparar as principais teorias do desenvolvimento cognitivo, moral e psicossocial mais relevantes para a educação e a docência.
2. Definir o conceito de aprendizagem e indicar as caraterísticas genéricas das principais abordagens psicológicas sobre este tópico.
3. Comparar e contrastar diferentes teorias relacionadas com a inteligência e estilos de aprendizagem.
4. Identificar estratégias e procedimentos teórica e empiricamente fundamentados que os professores podem adotar para promover uma aprendizagem mais eficaz por parte dos seus alunos.
5. Comparar e contrastar os principais aspetos das teorias psicológicas mais importantes sobre a motivação.
6. Descrever os procedimentos adequados de gestão da sala aula que previnam a indisciplina e promovam um clima de aprendizagem.
No final do semestre os estudantes deverão ser capazes de
1. Identificar as principais etapas do desenvolvimento cognitivo, moral e psicossocial, em especial as relacionadas com as faixas etárias dos alunos com os quais irão lidar no seu futuro profissional;
2. Descrever ambientes de ensino/aprendizagem mais apropriados para promover o desenvolvimento psicológico dos alunos;
3. Definir genericamente aprendizagem e motivação e conhecer os princípios de organização de situações de ensino/aprendizagem suscetíveis de promover aprendizagens mais eficazes e duradouras.
4. Conhecer diferentes teorias sobre a inteligência humana e sobre estilos de aprendizagem, antecipando modos de trabalho pedagógico que visem responder à diversidade e necessidades dos alunos dos ensinos básico e secundário.
5. Saber aplicar os princípios e procedimentos mais adequados para assegurar uma gestão de sala de aula que previna a indisciplina e promova as aprendizagens dos alunos.
1. Introdução à Psicologia da Educação.
2. Desenvolvimento psicológico.
2.1. Desenvolvimento cognitivo, sociomoral e psicossocial;
3. Aprendizagem.
3.1. Abordagens comportamentalistas da aprendizagem;
3.2. Abordagens cognitivistas da aprendizagem;
3.3. Abordagens construtivistas da aprendizagem.
4. Diferenças individuais.
4.1. Inteligência;
4.2. Estilos de aprendizagem.
5. Motivação.
6. Gestão da sala de aula e prevenção da indisciplina.
Aulas expositivas com recurso a metodologias ativas de ensino. Serão utilizados métodos diversificados de ensino-aprendizagem, com especial relevância para a realização de trabalhos de grupo a partir de documentos, visualização de filmes ou atividades propostas pelo professor. Pretende-se com estas atividades possibilitar uma melhor integração das teorias e dos conceitos mais relevantes que integram o programa da unidade curricular.
A avaliação será concretizada através de um exame final maioritariamente composto por perguntas de resposta de escolha múltipla (PEM).
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
A classificação final será a do exame final que os alunos terão que realizar.
A avaliação dos alunos que se encontrarem em condições de se apresentarem na época especial de setembro será realizada nos mesmos moldes da avaliação que terá lugar nas épocas normal e de recurso.
A melhoria da classificação poderá ser concretizada através da realização do exame na época de recurso.