As Línguas Clássicas e o Ensino do Português
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Línguas Clássicas |
Ocorrência: 2016/2017 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A sistematização de categorias e estruturas morfológicas e sintácticas, em particular a consolidação de conhecimentos básicos da língua latina, visa não só reforçar o domínio da gramática do português, como também aumentar a capacidade de expressão, oral e escrita.
Resultados de aprendizagem e competências
No fim do semestre os alunos devem ser capazes de: - analisar e classificar os processos de formação lexical; - deduzir o significado de palavras de diferentes nomenclaturas a partir dos seus constituintes etimológicos; - compreender e reconhecer cultimos e aforismos de origem greco-latina; - aplicar o conhecimento das línguas clássicas à análise e interpretação de textos literários.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. A língua grega e a criação léxica. 1.1. Valor e uso de prefixos e sufixos gregos. 1.2. Helenismos na língua portuguesa. 1.3. Bases lexicais dos campos semânticos de: 1.3.1. logos, techne, episteme; 1.3.2. anthropos, soma, psyche; 1.3.3. polis, paideia, nomos; 1.3.4. kosmos, physis, ge, bios. 2. A gramática latina e a língua portuguesa. 2.1. Gramaticografia e lexicografia latino-portuguesas. 2.1.1. Terminologia gramatical. 2.1.2. Análise descritiva de unidades morfológicas. 2.1.3. Estruturas sintácticas: da frase simples ao período oratório. 2.2. O latim, matriz linguística do português: 2.2.1. o latim vulgar: evolução e factores de diferenciação; 2.2.2. tradução de textos do latim vulgar; 2.2.2. palavras formadas por via popular e por via erudita; 2.2.3. latinização na história da língua portuguesa. 2.3. O latim, fonte da linguagem da ciência e da cultura: 2.3.1. valores semânticos das preposições latinas; 2.3.2. processos de composição e derivação na criação léxica: 2.3.2.1. significado e valor de prefixos, sufixos e raízes; 2.3.2.2. principais fenómenos fonéticos que intervêm na formação de palavras. 3. Do grego ao latim e do latim ao português. 3.1. Latinização de formas gregas: 3.1.1. regras de transliteração e de acentuação; 3.1.2. as palavras híbridas. 3.2. Cultismos provenientes da mitologia grega e romana. 3.3. Expressões e aforismos latinos. 4. Aplicação dos conhecimentos adquiridos na análise de textos seleccionados de: 4.1. Gil Vicente, Sá de Miranda e Camões; 4.2. P. António Vieira, Correia Garção e Bocage; 4.3. Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner e Eugénio de Andrade.
Bibliografia Obrigatória
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Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição teórica dos conteúdos programáticos; análise e interpretação de textos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho escrito |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
108,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Frequência obrigatória de 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalho de investigação - 100%.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.