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Didática do Latim I

Código: MEPLAT001     Sigla: DL_I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Página e-learning: http://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEPLAT 1 MEPLAT - Plano de Estudos 1 - 6 52 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Maria Guedes Ferreira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Ana Maria Guedes Ferreira 3,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Ana Maria Guedes Ferreira 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Problematizar o valor formativo e cognitivo do ensino do Latim.

2. Compreender a relação do ensino do Latim com o ensino e a aprendizagem das outras áreas

disciplinares, curriculares e não curriculares, em particular da Língua Portuguesa.

3. Aprofundar, selecionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos.

4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino do Latim.

5. Conhecer meios pedagógico-didáticos e recursos disponíveis, sendo capaz de os adotar em circunstâncias concretas.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Problematizar o valor formativo e cognitivo do ensino do Latim.

2. Compreender a relação do ensino do Latim com o ensino e a aprendizagem das outras áreas disciplinares, curriculares e não curriculares, em particular da Língua Portuguesa.

3. Aprofundar, selecionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos.

4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino do Latim.

5. Conhecer meios pedagógico-didáticos e recursos disponíveis, sendo capaz de os adotar em circunstâncias concretas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Breve história do ensino do Latim

2. Panorama histórico do ensino do Latim em Portugal

3. O ensino do Latim

3.1. Objeto e objetivos

3.2. Análise crítica dos Programas

3.3. Problemas teóricos e metodológicos

3.3.1. Importância do conhecimento científico para uma prática fundamentada

3.3.2. A importância fundamental da iniciação do Latim

3.4. Didática da língua

3.4.1. Textos construídos, de autor ou adaptados?

3.4.2. Importância da aquisição do vocabulário

3.4.3. Tradução literal e tradução elaborada

3.4.4. Uso de exercícios para conhecimento da morfologia e sintaxe

3.4.5. O dicionário terminológico da Língua Portuguesa nas aulas de Latim: conflito ou

complementaridade?

3.5. Didática da civilização e da cultura

3.5.1. Importância dos temas de cultura no ensino do Latim

3.5.1.1. Perenidade dos temas mitológicos

3.5.1.2. Origem romana de alguns costumes atuais

3.5.1.3. Influência da literatura latina no Ocidente

3.6. Oralidade nas aulas de Latim

3.7. Utilização de audiovisuais nas aulas de Latim

Bibliografia Obrigatória

ARMAND, A.; Didactique des langues anciennes, Bertrand-Lacoste, 2000
BULWER, J. ; Classics Teaching in Europe, 2006
CANFORA, L. & CARDINALE; Disegnare il futuro con intelligenza antica. L'insegnamento del latino e del greco antico in Italia e nel mondo, Il Mulino, 2013
KO, M. ; Enseigner les langues anciennes, Hachette, 2000
MORWOOD, J. ; The teaching of Classics, 2013
NATALUCII, N. ; Mondo classico e mondo moderno. Introduzione alla didattica e allo studio delle discipline classiche, 2012
ONIGA, R. ; Il latino. Breve introduzione linguistica., Franco Angeli, 2013
PULIGA, D. ; Percorsi della cultura latina. Per una didattica sostenibile., Carocci, 2003
VALENTI, R.; Il latino dentro e oltre la scuola, Loffredo, 2011

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, nas quais o docente expõe e comenta os conteúdos programáticos, analisando e explorando textos previamente fornecidos aos estudantes.

Aulas práticas, com trabalhos individuais ou de grupo, sujeitos a comentário e discussão pela turma, nas quais os estudantes reveem e aprofundam conhecimentos entretanto explorados nas aulas teóricas.

Avaliação:

Presença nas aulas + realização de dois pequenos trabalhos práticos (50% para cada: 40% para o trabalho escrito, 10% para a apresentação oral);

OU

Exame obrigatório (20 valores) para os estudantes que não podem assistir às aulas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Prova oral 10,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Presença nas aulas + realização de dois pequenos trabalhos práticos (50% para cada: 40% para o

trabalho escrito, 10% para a apresentação oral);

OU

Exame obrigatório (20 valores) para os estudantes que não podem assistir às aulas.

Melhoria de classificação

Realização de exame final.
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