Oficina de Gramática de Língua Portuguesa
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Língua, Literatura e Estudos Culturais |
Ocorrência: 2016/2017 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Refletir sobre o âmbito da Gramática, nomeadamente na sua relação com o Léxico; 2. Usar a reflexão gramatical como uma mais valia na aula de Língua Portuguesa nos Ensinos Básico e Secundário; 3. Adquirir metodologias de ensino da Gramática adequadas ao nível do ensino, nomeadamente do ponto de vista oficinal ou laboratorial.
Resultados de aprendizagem e competências
1.No final da unidade curricular os estudantes deverão ter: 1 ter percebido o âmbito da Gramática, nomeadamente na sua relação com o Léxico; 2. ter revisto conteúdos gramaticais, nomeadamente em Sintaxe e em Morfologia; 3. adquirido metodologias de ensino da Gramática adequadas ao Ensino Básico e Secundário, nomeadamente laboratórios gramaticais.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Programa: I – O âmbito da Gramática: 1.1. As áreas tradicionais da Gramática: Morfologia e Sintaxe. 1.2. A Fonologia e Semântica como áreas da Gramática.
II – O ensino da Gramática como trabalho oficinal e laboratorial 2.1. Algumas noções metodológicas prévias. 2.2. Alguns temas de Sintaxe a trabalhar experimentalmente: 2.2.1. Estrutura de frase, categorias e funções. 2.2.2. Complementos verbais e adjuntos do SV. 2.2.3. Complementos e adjuntos no Sintagma Nominal. 2.2.4. Orações relativas. 2.2.5. Adjetivos e advérbios: duas categorias heterogéneas. 2.2.6. Coordenação e subordinação adverbial: critérios de distinção. 2.2.7. Construções completivas finitas e infinitivas. 2.2.8. Os auxiliares. 2.2.9. O conjuntivo.
Bibliografia Obrigatória
Costa, A.; Aprender gramática, compreender e produzir melhor, in Actas da Conferência internacional sobre o Ensino do Português, pp.167-182., Ministério da Educação, DGIDC, 2007. ISBN: 978-972-742-291-3
Costa, Ana ; Estruturas contrastivas : desenvolvimento do conhecimento explícito e da competência de escrita, Diss. Dout.., Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2010
Costa, J. ; Conhecimento gramatical à saída do Ensino Secundário: estado actual e consequências na relação com leitura, escrita e oralidade, in Actas da Conferência internacional sobre o Ensino do Português, pp. 149-165. , Ministério da Educação, DGIDC, 2007. ISBN: 978-972-742-291-3
Duarte, I. .; “Algumas boas razões para ensinar gramática”, in A Língua Mãe e a paixão de aprender, 2 2º Encontro de Professores de Português, Homenagem a Eugénio de Andrade, Actas, 15 de 16 de Maio 97, pp. 110-123, Areal Editores,, 1997
Duarte, I.; Língua Portuguesa, Instrumentos de análise, U. Aberta, Lisboa, 2000
Duarte, I.; O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística , PNEP, Ministério da Educação, Dgidc., 2008
Duarte, I. M. e Figueiredo, O. (orgs.); Terminologia Linguística: das teorias às práticas, DEPER, Faculdade de Letras da Universidade do Porto., 2006
Duarte, Isabel e Olivia Figueiredo; Português, Língua e Ensino, Uporto Editorial, 2011. ISBN: 978-989-8265-72-2
Faria, I.H. et alii (orgs.); Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, , caps. 1, 3, 4, 5, 6 e 7., Caminho, Lisboa, 1996
Ferraz, M. J; Ensino da Língua Materna, Col. O essencial sobre língua portuguesa, Caminho. Lisboa, 2007
FIGUEIREDO, O. & FIGUEIREDO, E. B. ; Dicionário prático para o estudo do Português. Da língua aos discursos , Asa, Porto, 2003
Hudson, R. ; Grammar teaching and writing skills: the research evidence. Syntax in the Schools, 17, pp. 1-6, 2001
Raposo, E. P., B., Nascimento, M. F. B., Mota, M. A., Segura, L. e Mendes, A. (Eds.); Gramática do Português, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Vols. I e II. , 2013. ISBN: 9789723114560
Rodrigues, S. e Silvano, P.; O conhecimento sintáctico e semântico da língua como factor de qualificação no processo de escrita de uma apreciação crítica. Resultados de um estudo no âmbito do projecto IELP, in Textos Seleccionados do XXIV Encontro Nacional da APL, Lisboa: Associação Portuguesa de Linguística, p. 437-451, 2009
Silvano, P.; O conhecimento explícito da língua no Programa de Português do Ensino Básico: o Dicionário Terminológico e o Laboratório Gramatical com uma exemplificação, in revista Palavras, Associação de Professores de Português, 2014
Silvano, P. e Rodrigues, S.; A pedagogia dos discursos e o laboratório gramatical no ensino da gramática. Uma proposta de articulação, in Brito, A. M. (org) Gramática, História, Teorias e Aplicações, Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Centro de Linguística da Universidade do Porto, p. 275-286, 2010
Sim-sim, I., Duarte, I. e Ferraz, M.J. ; A Língua Materna na Educação Básica. Competências Nucleares e Níveis de Desempenho, ME-DEB, Lisboa, 1997
Vários; Dicionário Terminológico para os Ensinos Básico e Secundário., Ministério da Educação, DGIDC, 2008
Observações Bibliográficas
Outras indicações bibliográficas serão apresentadas ao longo do semestre.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas.
Palavras Chave
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Gramática
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
50,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Trabalho de investigação |
56,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Média final positiva dos vários elementos de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média final positiva dos vários elementos de avaliação.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor na FLUP.