Código: | MEG013 | Sigla: | IE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Formação Educacional Geral |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geografia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MEBI | 2 | MEBI - Plano de Estudos | 1 | - | 3 | 26 | 81 |
MEG | 10 | MEG - Plano de Estudos | 1 | - | 3 | 26 | 81 |
MEI | 3 | MEI - Plano de Estudos | 1 | - | 3 | 26 | 81 |
MEIEFA | 7 | MEIEFA - Plano de Estudos | 1 | - | 3 | 26 | 81 |
MEP | 3 | MEP - Plano de Estudos | 1 | - | 3 | 26 | 81 |
MEPIEFA | 4 | MEPIEFA - Plano de Estudos | 1 | - | 3 | 26 | 81 |
MEPLAT | 1 | MEPLAT - Plano de Estudos | 1 | - | 3 | 26 | 81 |
Docente | Responsabilidade |
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Paulo Jorge de Sousa Oliveira Santos | Regente |
Teorico-Prática: | 1,50 |
Orientação Tutorial: | 0,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 1,50 |
Paulo Jorge de Sousa Oliveira Santos | 1,50 | ||
Orientação Tutorial | Totais | 1 | 0,50 |
Paulo Jorge de Sousa Oliveira Santos | 0,50 |
1. Caraterizar os diferentes momentos de um projeto de investigação: a escolha de um tema, a revisão da literatura, a delimitação de um objeto de estudo, a definição das questões de investigação, a escolha de um design de investigação, a recolha de dados, a análise dos dados e a apresentação das conclusões.
2. Identificar e descrever diferentes estratégias de investigação educacional.
3. Elaboração de um projeto de investigação;
3.1. Elaborar o projeto;
3.2. Conceber um inquérito por questionário e proceder à sua testagem;
3.3. Escrever o relatório do estudo;
3.4. Apresentar publicamente o trabalho de investigação.
4. Desenvolver competências de trabalho de grupo.
5. Desenvolver competências de expressão escrita e oral.
No final do semestre os estudantes deverão ser capazes de compreender a importância da investigação para uma compreensão fundamentada da educação e da prática docente. Assim, perante um determinado tema de investigação, deverão demonstrar as competências básicas necessárias para efetuar uma revisão da literatura, definir questões e objetivos de um estudo, elaborar um design de investigação, construir um instrumento de recolha de dados e elaborar um relatório de acordo com as boas práticas da investigação científica.
1. O papel da investigação educacional na formação de professores;
1.1. As Ciências da Educação e o seu objeto de estudo;
1.2. Conhecimento científico e ação docente: enquadramento, problematização e finalidades.
2. Etapas do processo de investigação: da escolha do tema à apresentação das conclusões.
3. Modalidades de investigação educacional;
3.1. Métodos quantitativos, qualitativos e mistos de investigação: contextualização histórica e epistemológica;
3.2. Tipos de investigação educacional: estudos históricos, estudos naturalistas (descritivos, correlacionais e causais comparativos), estudos experimentais e investigação-ação.
4. Questões éticas na investigação educacional.
Aulas expositivas com recurso a metodologias ativas de ensino. Serão utilizados métodos diversificados de ensino-aprendizagem, com especial relevância para atividades de grupo em situação de sala de aula relacionadas com a realização do trabalho de investigação que os alunos realizarão. A avaliação será concretizada através de um trabalho de grupo que consistirá na realização de um projeto de investigação sobre uma temática relacionada com a educação. A concretização deste projeto implica mobilizar conhecimentos, atitudes e competências para a concretização com êxito do trabalho que os alunos terão que concretizar e apresentar publicamente. O trabalho de grupo será acompanhado em aulas teórico-práticas, de forma a fomentar a partilha entre grupos de trabalho, e em sessões de orientação tutorial, dirigidas a grupos individuais. Adotar-se-á uma metodologia de aprendizagem cooperativa no que respeita à realização do trabalho e à avaliação individual dos alunos.
Designação | Peso (%) |
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Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 20,00 |
Trabalho escrito | 80,00 |
Total: | 100,00 |
A realização do trabalho de grupo contará com um peso de 80% na classificação final. Os 20% restantes dizem respeito à apresentação pública do trabalho.
Na disciplina de Investigação Educacional utilizar-se-á uma metodologia de aprendizagem cooperativa que pressupõe que em função da auto e hetero-avaliação dos estudantes, assim como da observação do professor, a classificação final individual possa não coincidir com a classificação atribuída ao trabalho de grupo, podendo ser inferior ou superior a esta.
Apenas os estudantes-trabalhadores poderão realizar um trabalho individual.