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Investigação Educacional

Código: MEG013     Sigla: IE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Formação Educacional Geral

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEBI 2 MEBI - Plano de Estudos 1 - 3 26 81
MEG 10 MEG - Plano de Estudos 1 - 3 26 81
MEI 3 MEI - Plano de Estudos 1 - 3 26 81
MEIEFA 7 MEIEFA - Plano de Estudos 1 - 3 26 81
MEP 3 MEP - Plano de Estudos 1 - 3 26 81
MEPIEFA 4 MEPIEFA - Plano de Estudos 1 - 3 26 81
MEPLAT 1 MEPLAT - Plano de Estudos 1 - 3 26 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-05-14.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Caraterizar os diferentes momentos de um projeto de investigação: a escolha de um tema, a revisão da literatura, a delimitação de um objeto de estudo, a definição das questões de investigação, a escolha de um design de investigação, a recolha de dados, a análise dos dados e a apresentação das conclusões.

2. Identificar e descrever diferentes estratégias de investigação educacional.

3. Elaboração de um projeto de investigação;

    3.1. Elaborar o projeto;

    3.2. Conceber um inquérito por questionário e proceder à sua testagem;

    3.3. Escrever o relatório do estudo;

    3.4. Apresentar publicamente o trabalho de investigação.

4. Desenvolver competências de trabalho de grupo.

5. Desenvolver competências de expressão escrita e oral.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre os estudantes deverão ser capazes de compreender a importância da investigação para uma compreensão fundamentada da educação e da prática docente. Assim, perante um determinado tema de investigação, deverão demonstrar as competências básicas necessárias para efetuar uma revisão da literatura, definir questões e objetivos de um estudo, elaborar um design de investigação, construir um instrumento de recolha de dados e elaborar um relatório de acordo com as boas práticas da investigação científica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. O papel da investigação educacional na formação de professores;

    1.1. As Ciências da Educação e o seu objeto de estudo;

    1.2. Conhecimento científico e ação docente: enquadramento, problematização e finalidades.

2. Etapas do processo de investigação: da escolha do tema à apresentação das conclusões.

3. Modalidades de investigação educacional;

    3.1. Métodos quantitativos,  qualitativos e mistos de investigação: contextualização histórica e epistemológica;

    3.2. Tipos de investigação educacional: estudos históricos, estudos naturalistas (descritivos,  correlacionais e causais comparativos), estudos experimentais e investigação-ação.

4. Questões éticas na investigação educacional. 

    

Bibliografia Obrigatória

Afonso, Natércio; Investigação naturalista em educação. ISBN: 972-41-4487-9
Almeida, Leandro S.; Metodologia da investigação em psicologia e educação. ISBN: 978-972-97388-5-2
Bell, Judith; Como realizar um projecto de investigação. ISBN: 978-972-662-524-7
Bogdan, Robert C; Investigação qualitativa em educação. ISBN: 972-0-34112-2
Moreira, João Manuel; Questionários. ISBN: 978-972-40-2142-3
Quivy, Raymond; Manual de investigação em ciências sociais. ISBN: 972-662-275-1
Tuckman, B. W. ; Manual de investigação em educação (4ª ed.), Fundação Calouste Gulbenkian, 2012

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas com recurso a metodologias ativas de ensino. Serão utilizados métodos diversificados de ensino-aprendizagem, com especial relevância para atividades de grupo em situação de sala de aula relacionadas com a realização do trabalho de investigação que os alunos realizarão. A avaliação será concretizada através de um trabalho de grupo que consistirá na realização de um projeto de investigação sobre uma temática relacionada com a educação. A concretização deste projeto implica mobilizar conhecimentos, atitudes e competências para a concretização com êxito do trabalho que os alunos terão que concretizar e apresentar publicamente. O trabalho de grupo será acompanhado em aulas teórico-práticas, de forma a fomentar a partilha entre grupos de trabalho, e em sessões de orientação tutorial, dirigidas a grupos individuais. Adotar-se-á uma metodologia de aprendizagem cooperativa no que respeita à realização do trabalho e à avaliação individual dos alunos.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A realização do trabalho de grupo contará com um peso de 80% na classificação final. Os 20% restantes dizem respeito à apresentação pública do trabalho.
Na disciplina de Investigação Educacional utilizar-se-á uma metodologia de aprendizagem cooperativa que pressupõe que em função da auto e hetero-avaliação dos estudantes, assim como da observação do professor, a classificação final individual possa não coincidir com a classificação atribuída ao trabalho de grupo, podendo ser inferior ou superior a esta.  

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Apenas os estudantes-trabalhadores poderão realizar um trabalho individual.

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