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Didática do Português I

Código: MEP001     Sigla: DP_I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEP 3 MEP - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
MEPIEFA 15 MEPIEFA - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
MEPLAT 1 MEPLAT - Plano de Estudos 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

OBJETIVOS A. Objetivos 
I. Gerais: 
 1. Problematizar o valor formativo cognitivo e sócio afetivo do ensino da Língua Materna; 
 2. Compreender a relação do ensino da Língua Materna com o ensino e a aprendizagem das outras áreas disciplinares, curriculares e não curriculares; 
3. Aprofundar, selecionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos; 
4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da Língua Materna; 
5. Conhecer meios pedagógioco didáticos e recursos disponíveis para adotá-los em circunstâncias concretas. 

 II. Específicos 
 1. Preparar a planificação de projetos, unidades didáticas e aulas de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa, com vista a uma gestão competente dos Programas, nos vários níveis e anos de escolaridade (do 7º ao 12º anos); 
2. Construir materiais adequados ao ensino da Língua Materna; 
 3. Construir instrumentos de avaliação nos vários domínios da disciplina.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos aparecem, nos 3 primeiros pontos, estruturados em dois eixos: do geral (ponto 1) ao específico (pontos 2 e 3) e do plano retrospetivo (ponto 2 2) ao presente (ponto 3). Esta estrutura é adequada aos objetivos e coerente com eles, porquanto, nos dois planos, são apresentados e problematizados, através da metodologia referida em 6.2.1.7, os elementos suficientes para os estudantes os aprenderem de forma crítica e reflexiva. Os estudantes deverão conhecer métodos e estratégias de ensino diversificadas e ajustadas, meios pedagogico-didáticos e recursos disponíveis para adotá-los em circunstâncias concretas. Os objetivos específicos articulam-se mais com o ponto 3, mais tratado nas práticas e nos trabalhos realizados pelos estudantes, pois prendem-se com planificação de unidades didáticas, aulas, tarefas, avaliação de materiais existentes e construção de outros originais e de instrumentos de avaliação, quanto à pedagogia da leitura e da oralidade (ouvir/falar). 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Situação atual do ensino da Língua Portuguesa 
 1.1.1. Breve história do ensino da Língua Materna em Portugal, nos últimos 50 anos. 
 1.1.2. Ensino da Língua Materna: objeto e objetivos. 
 1.1.3. Análise crítica dos Programas de Língua Portuguesa e de Literatura Portuguesa. 

 2.Problemas teóricos e metodológicos 
 2.1. Importância do conhecimento científico como condição de uma prática fundamentada. 
 2.2. Didática da Língua e didática da Literatura 
2.2.1. Importância dos textos literários no desenvolvimento da competência linguística 
 2.2.2. Problemas específicos do 3º Ciclo do Ensino Básico: 
 2.2.2.1. pedagogia da leitura 
 2.2.2.2. formação da competência literária básica 
 2.2.2.3. pedagogia da oralidade (competências ouvir / falar) 


 3. Prática pedagógica 
 3.1. Planificação de unidades didáticas, aulas e tarefas nos vários níveis do ensino Básico (3º ciclo) e Secundário. 
 3.2. Construção de instrumentos de avaliação para os seguintes domínios do ensino da Língua Materna: leitura e compreensão e produção 
oral. 3.3. Construção de instrumentos e materiais didáticos do domínio da Língua Materna. 
 3.4. Apreciação crítica de manuais e outros materiais didáticos disponíveis.

Bibliografia Obrigatória

AGUIAR E SILVA, V.; “Horizontes de uma nova interdisciplinaridade entre os estudos literários e os estudos linguísticos”. In REIS, C. (org.), Actas, Conferência Internacional sobre o Ensino do Português. , Lisboa, Ministério da Educação, DGIDC, 2008 (pp. 19-32)
BARBEIRO, L.; Escrita Construir a Aprendizagem, Braga: Departamento de Metodologias da Educação, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho , 2003
BRANCO, A.; O programa de Literatura Portuguesa do ensino secundário: o último reduto? In Revista Portuguesa de Educação, vol. 14, nº 2, Braga: Universidade do Minho, 2001 (pp. 95-109)
BRITO, A.M. ; “Ensinar Português: o que significa?” In A Língua mãe e a paixão de aprender. 1º Encontro de professores de português, Homenagem a Óscar Lopes, Porto: Areal Editores, 1997 (pp. 67-80)
BRITO, A.M. ; “Retomar e reinventar o ensino da gramática da Língua Materna”. In A Língua mãe e a paixão de aprender. 2º Encontro de professores de português, Homenagem a Eugénio de Andrade, Porto: Areal Editores, 1998 (pp.53-64)
CARVALHO, J. A. B.; Escrita. Percursos de Investigação, Braga: Departamento de Metodologias da Educação, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho , 2003
COSTA, Maria Armanda; “Se a língua materna não se pode ensinar, que professores temos de formar?”. In DELGADO-MARTINS, M. R. et alii (org). Formar professores de português, hoje. , Lisboa: Edições Colibri, pp. 75-84 , 1996
COSTA, Maria Armanda; "O processo de compreensão na leitura e o conhecimento linguístico" in DELGADO-MARTINS, M. R. et alii (org.) Para a Didáctica do Português. Seis Estudos de Linguística. , Lisboa: Edições Colibri, 1992
DUARTE, Inês; “Se a língua materna se tem de ensinar, o que se aprende nas aulas de português?”. In DELGADO-MARTINS, M. R. et alii (org). Formar professores de português, hoje. , Lisboa: Edições Colibri, pp. 63-74, 1996
DUARTE, I. M.; As vantagens de uma gramática de texto para o estudo do relato de discurso, in I Jornadas Científico-Pedagógicas de Português, Coimbra: Almedina, Instituto de Língua e Literatura Portuguesas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1999 (pp.113-120)
DUARTE, I. M. ; "Do saber ao ensinar: em torno dos verbos introdutores de discurso relatado", in A LinguÍstica na Formação do Professor de Português (org. de F. I. Fonseca, I. M. Duarte e O. Figueiredo), Actas do colóquio «A Linguística na Formação do Professor de Português», Porto: Centro de Linguística da Universidade do Porto, 2001 (pp.125-134 )
DUARTE, I. M. (Introdução e organização); Gavetas de leitura, Estratégias e materiais para uma pedagogia da leitura, Porto, Edições ASA, 2002
DUARTE, I.M, e FIGUEIREDO, O. (org.); Português, Língua e Ensino, Porto, UP Editorial, 2011
DUARTE, I. M., FIGUEIREDO, O. e VILELA, G.; Metodologia do ensino do Português", in Adalberto Dias de Carvalho (org.), Novas Metodologias em Educação, Porto, Porto Editora, 1995 (pp. 227-261 )
FIGUEIREDO, O. ; A anáfora nominal em texto de alunos, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / FCT, 2003
FONSECA, F. I. ; Da inseparabilidade entre o ensino da língua e o ensino da literatura, Coimbra: Almedina, 2002 (ctas do V Congresso Internacional de Didáctica da Língua e da Literatura)
FONSECA, F. I. (org.); Pedagogia da Escrita. Perspectivas. , Porto, Porto Editora, 1994
FONSECA, F. I. ; Gramática e Pragmática: Estudos de Linguística Geral e de Linguística Aplicada ao Ensino do Português. , Porto, Porto Editora, 1994
FONSECA, J.; Língua e discurso
, Porto: Porto Editora , 2001
FONSECA, F. I. e FONSECA, J. (; Pragmática Linguística e Ensino do Português, Coimbra: Almedina, 1977
LOMAS, C. (org.); O Valor das Palavras (I) Falar, ler e escerver nas aulas, orto: Edições ASA, 2003 (Prólogo: Rui Vieira de Castro)
PINTO, M. da G. L. C. ; Saber Viver a Linguagem, Um Desafio aos Problemas de Literacia, Porto: Porto Editora , 1998
PINTO, M. da G. L. C; Desenvolvimento e distúrbios da linguagem, Porto: Porto Editora , 1994
SOUSA, Maria de L. Dionísio; “«Agora não posso. Estou a ler!»” in SOUSA, M.L.; CASTRO, R.V., Entre linhas paralelas, Estudos sobre o Português nas escolas. , Coimbra: Angelus Novus, pp. 55-70, 1998
VILELA, M. ; O ensino da Gramática na escola: que saída e que justificação?in Diacrítica nº 8, Braga: Universidade do Minho, 1993 (pp. 143-166)
YULE, George & BROWN, Gillian; “Spoken and written language”, in Discourse Analysis, London, NY, Cambridge University Press, pp. 4-19, 1983

Observações Bibliográficas

Serão sugeridas outras obras leituras durante o semestre.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Métodos de Ensino Aula teórica (exposição teórica e discussão) 
Aula prática (trabalhos de grupo, exposições pelos alunos, apresentação de recensões).

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Métodos de ensino
Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas românicas > Literatura portuguesa
Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Linguística aplicada

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 0,00
Trabalho de campo 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 98,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho de investigação 4,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Obtenção de Frequência 1. presença em aula + pequeno trabalho de investigação (50%) + recensão crítica (50%) 
Nota positiva nos trabalhos OU 2. nota positiva no exame final

Fórmula de cálculo da classificação final


Trabalho escrito de investigação / aplicação - (50%) + recensão escrita (50%) ou exame escrito 20 valores

Provas e trabalhos especiais

não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

não se aplica

Melhoria de classificação

não se aplica

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