Código: | MEFILO001 | Sigla: | ETED |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Formação Educacional Geral |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Filosofia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MEFILO | 2 | MEFILO - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
MEG | 10 | MEG - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
MEI | 4 | MEI - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
MEP | 3 | MEP - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
MEPIEFA | 8 | MEPIEFA - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
MEPLAT | 1 | MEPLAT - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria João Couto | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Orientação Tutorial: | 1,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
Lídia Maria Cardoso Pires | 3,00 | ||
Orientação Tutorial | Totais | 1 | 1,00 |
Lídia Maria Cardoso Pires | 1,00 |
1. Problematizar relações específicas entre ética e deontologia no âmbito educacional contemporâneo.
2. Reconhecer a complexidade das problemáticas abordadas, desenvolvendo competências de reflexão, intervenção e pesquisa autónoma.
3. Desenvolver competências de análise e reflexão crítica em torno das problemáticas pedagógicas da alteridade.
4. Problematizar a figura do Outro presente em diferentes modelos e teorias pedagógicas, sublinhando a necessidade e a importância do ênfase numa perspetiva integradora.
1. Conceitos e problematizações fundamentais
1.1. Ética e Moral,
1.2. Educação e Pedagogia
1.3. Formação e Deontologia
2. Questionamento ético e acção educativa
2.1. A educação como questão antropológica
2.2. Modelos pedagógicos e finalidades em educação
2.2.1 Educação e alteridade: identidade, diversidade e diferença
2.2.2. A relação educativa em questão
3. Ética e identidade profissional
3.1. Princípios éticos fundamentais e profissionalidade
3.2. O exercício da profissão docente: da representação social à percepção pessoal
3.3. Dilemas éticos no desempenho profissional docente
Aulas expositivas, apoiadas em análise de excertos de obras fundamentais mencionadas na bibliografia, como base no debate da matéria exposta; realização de breves comentários escritos aos temas discutidos em aula; recensão crítica sobre um estudo relevante no âmbito das temáticas abordadas; trabalho escrito, realizado sob a orientação do docente, para expor oralmente em aula.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Prova oral | 30,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 60,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Trabalho de investigação | 50,00 |
Total: | 162,00 |
- Assiduidade, de acordo com as normas em vigor na FLUP, às sessões de TP e OT.
R30%+TP 20%+TE 20%+AO30%=100%
De acordo com o regulamento de avaliação em vigor