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Ética e Educação

Código: MEFILO001     Sigla: ETED

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Formação Educacional Geral

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEFILO 2 MEFILO - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
MEG 10 MEG - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
MEI 4 MEI - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
MEP 3 MEP - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
MEPIEFA 8 MEPIEFA - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
MEPLAT 1 MEPLAT - Plano de Estudos 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Problematizar relações específicas entre ética e deontologia no âmbito educacional contemporâneo.

2. Reconhecer a complexidade das problemáticas abordadas, desenvolvendo competências de reflexão, intervenção e pesquisa autónoma.

3. Desenvolver competências de análise e reflexão crítica em torno das problemáticas pedagógicas da alteridade.

4. Problematizar a figura do Outro presente em diferentes modelos e teorias pedagógicas, sublinhando a necessidade e a importância do ênfase numa perspetiva integradora.

 

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta U.C os estudantes deverão reconhecer e valorizar a dimensão relacional da relação pedagógica enquanto espaço potenciador de desenvolvimento humano, assumindo uma posição crítica face os pressupostos científicos, às finalidades políticas e às exigências éticas da proficiência deontológica educacional.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

n/a

Programa

1. Conceitos e problematizações fundamentais

1.1. Ética e Moral,

1.2. Educação e Pedagogia

1.3. Formação e Deontologia

 

2. Questionamento ético e acção educativa

2.1. A educação como questão antropológica

2.2. Modelos pedagógicos e finalidades em educação

2.2.1 Educação e alteridade: identidade, diversidade e diferença

2.2.2. A relação educativa em questão

 

3. Ética e identidade profissional

3.1. Princípios éticos fundamentais e profissionalidade

3.2. O exercício da profissão docente: da representação social à percepção pessoal

3.3. Dilemas éticos no desempenho profissional docente

Bibliografia Obrigatória

Baptista, Isabel; Dar rosto ao futuro. ISBN: 972-8562-15-2
Bertrand, Yves; Teorias contemporâneas da educação. ISBN: 972-771-398-X
BRAGA, F., ; Formação de Professores e Identidade Profissional, Quarteto Editora, 2001
COUTO, Maria João; Da Comunicação entre as diferenças. Reflexões em torno da educação social e do seu sentido contemporâneo, FLUP, 1996
CUNHA, P. D’Orey,; Ética e Educação, UCP, 1996
ESTRELA, M.T., e CAETANO, A. P. (coords),; Ética Profissional Docente. Do pensamento dos professores à sua formação, Educa, 2010
KENNETH, A., et. al.,; The Ethics of Teaching, Teachers College Press, 2004
LABARRIERE, P-J; Discours de l'altérité, PUF, 1983
Pourtois, Jean-Pierre; A^educação pós-moderna. ISBN: 972-771-109-X
Quintana Cabanas, Jose Maria; Teoria da educação. ISBN: 972-41-2813-X
TRINDADE, Rui; Escola, Poder e Saber: a relação pedagógica em debate. , Livpsic, 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas, apoiadas em análise de excertos de obras fundamentais mencionadas na bibliografia, como base no debate da matéria exposta; realização de breves comentários escritos aos temas discutidos em aula; recensão crítica sobre um estudo relevante no âmbito das temáticas abordadas; trabalho escrito, realizado sob a orientação do docente, para expor oralmente em aula.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Prova oral 30,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho de investigação 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

- Assiduidade, de acordo com as normas em vigor na FLUP, às sessões de TP e OT.

Fórmula de cálculo da classificação final

Recensão crítica de uma obra selecionada (30%); Trabalhos presenciais (20%); trabalho escrito (20%);apresentação oral (30%).


R30%+TP 20%+TE 20%+AO30%=100%

Provas e trabalhos especiais

n/a

Melhoria de classificação

De acordo com o regulamento de avaliação em vigor

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