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Temas de Literatura Portuguesa para os Ensinos Básico e Secundário

Código: MEPLAT007     Sigla: TLPBS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Literatura Portuguesa

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEP 1 MEP - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
MEPIEFA 6 MEPIEFA - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
MEPLAT 3 MEPLAT - Plano de Estudos 2 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O presente programa, integrado num ciclo de estudos de formação de professores, tem como objetivo fornecer aos estudantes sólidos conhecimentos de literatura portuguesa, tendo em conta os programas adotados no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, de molde a dotá-los de ampla preparação na respetiva área de docência. Integrando aspetos essenciais da literatura portuguesa, o programa seleciona um conjunto de temas, problematizando os respetivos contextos teóricos e enquadrando-os histórico-culturalmente, de molde a que os estudantes possam sedimentar os conhecimentos adquiridos ao longo da formação de 1º Ciclo, desenvolvendo, simultaneamente, a aptidão para reconhecer e enquadrar um tema, um autor, uma obra. A ordem do programa tem em conta a progressiva capacidade de abstração das faixas etárias em objeto: do ensino básico ao ensino secundário.

Resultados de aprendizagem e competências

Esta unidade curricular visa dotar os estudantes de competências na área da literatura portuguesa, procurando conciliar a visão cronológica (no sentido de solidificar o conhecimento da tradição literária portuguesa, sedimentando a «memória coletiva») com o aprofundamento de alguns temas criteriosamente escolhidos, estimulando o interesse dos estudantes pela reflexão teórica. Assumindo que a formação de professores deve procurar a articulação entre os saberes na área científica em causa e a problematização de questões transversais, o programa selecciona temas, obras e autores que permitam uma visão abrangente da literatura portuguesa até à contemporaneidade.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

TEMAS DE CULTURA PORTUGUESA PARA OS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO

  1. Identidade: Ana Luísa Amaral, A história da aranha Leopoldina.
  2. Alteridade: Afonso Cruz, Os livros que devoraram o meu pai.
  3. Crianças: Alves Redol, Constantino, guardador de vacas e de sonhos.
  4. Tempo: Sebastião da Gama, Diário.
  5. Saudade: D. Duarte, O Leal Conselheiro.
  6. Mar: Pero Vaz de Caminha, Carta do Achamento do Brasil.
  7. Descobertas: João de Barros, Diálogo de João de Barros com seus dous filhos.
  8. Europa: Eça de Queirós, A Cidade e as Serras.
  9. Dispersão: Fernando Pessoa, O Livro do Desassossego.
  10. Portugal: T. de Pascoaes: A arte de ser português.

Bibliografia Obrigatória

Amaral, Ana Luísa, 1956-; A^história da aranha Leopoldina. ISBN: 972-610-318-5
CRUZ, Afonso; Os livros que devoraram o meu pai, Caminho, 2010. ISBN: 9789722120951
REDOL, Alves; Constantino guardador de vacas e de sonhos, Caminho, 2015. ISBN: 9789722127776
Gama, Sebastião da, 1924-1952; Diário. ISBN: 972-617-016-8
Duarte, Rei de Portugal, 1391-1438; Leal conselheiro. ISBN: 972-27-0940-2
CAMINHA, Pêro Vaz de; Carta do achamento do Brasil, Europa-América, 1987. ISBN: 5601072409910
Barros, João de, 1496-1570; Diálogo com dois filhos seus sobre preceitos morais em modo de jogo
Queirós, Eça de, 1845-1900; A cidade e as serras
Pessoa, Fernando, 1888-1935; Páginas íntimas e de auto-interpretaçao
Pascoais, Teixeira de, pseud., 1877-1952; Arte de ser português. ISBN: 972-37-0283-5
Bachelard, Gaston, 1884-1962; A^poética do espaço. ISBN: 85-336-0234-0
Bettelheim, Bruno; Psicanálise dos contos de fadas. ISBN: 972-25-0017-1
BURKE, Edmund; Uma investigação filosófica acerca da origem das nossas ideias do sublime e do belo, Edições 70, 2013. ISBN: 978-972-44-1751-6
Calvino, Italo, 1923-1985; Seis propostas para o próximo milénio. ISBN: 972-695-176-3
Campbell, Joseph; The hero with a thousand faces. ISBN: 0-691-01784-0
Castilho, António Feliciano de, 1800-1875; Felicidade pela agricultura
Coelho, Jacinto do Prado, 1920-1984; A originalidade da literatura portuguesa
Coelho, Jacinto do Prado, 1920-1984; A educaçao do sentimento poético
CUNHA, Rodrigo Sobral; O essencial sobre ritmanálise, Imprensa Nacional- Casa da Moeda, 2010. ISBN: 978-972-27-1875-2
Huizinga, Johan, 1872-1945; Homo ludens. ISBN: 972-44-1184-2
Lopes, Óscar, 1917-2013; A^educação do gosto literário como problema social português
Lourenço, Eduardo, 1923-; O labirinto da saudade
Lourenço, Eduardo, 1923-; Nós e a Europa ou as duas razões
Pintos, Cláudio García; A^logoterapia em contos. ISBN: 85-349-1343-9
Propp, Vladimir; Morfologia do conto
TUAN, Yi-Fu; Topofilia, EDUEL, 2012. ISBN: 978-85-7216-627-0

Observações Bibliográficas

É incentivado o estudo de sub-temas que possam, eventualmente, ter despertado o interesse dos estudantes e para os quais se fornecerá bibliografia específica, de modo a que os formandos fiquem apetrechados para preparar programas novos ou adaptar à docência, de forma inovadora, conteúdos já conhecidos.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Lecionadas em regime de seminário, as aulas procuram combinar a prática letiva de transmissão de conteúdos com a existência de sessões em que uma questão teórica organiza o debate, previamente preparado pela leitura da bibliografia aconselhada. Embora o excessivo número de estudantes presente nas sessões dificulte as estratégias de ensino/aprendizagem, procura estimular-se a investigação individual de vários temas, de modo a que competências de argumentação e formas de preparação de um trabalho possam ser amplamente demonstradas no exame final.

Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 52,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

Frequência obrigatória de 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final: 100%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com a legislação em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com a legislação em vigor.
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