Temas de Literatura Portuguesa para os Ensinos Básico e Secundário
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Literatura Portuguesa |
Ocorrência: 2016/2017 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
O presente programa, integrado num ciclo de estudos de formação de professores, tem como objetivo fornecer aos estudantes sólidos conhecimentos de literatura portuguesa, tendo em conta os programas adotados no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, de molde a dotá-los de ampla preparação na respetiva área de docência. Integrando aspetos essenciais da literatura portuguesa, o programa seleciona um conjunto de temas, problematizando os respetivos contextos teóricos e enquadrando-os histórico-culturalmente, de molde a que os estudantes possam sedimentar os conhecimentos adquiridos ao longo da formação de 1º Ciclo, desenvolvendo, simultaneamente, a aptidão para reconhecer e enquadrar um tema, um autor, uma obra. A ordem do programa tem em conta a progressiva capacidade de abstração das faixas etárias em objeto: do ensino básico ao ensino secundário.
Resultados de aprendizagem e competências
Esta unidade curricular visa dotar os estudantes de competências na área da literatura portuguesa, procurando conciliar a visão cronológica (no sentido de solidificar o conhecimento da tradição literária portuguesa, sedimentando a «memória coletiva») com o aprofundamento de alguns temas criteriosamente escolhidos, estimulando o interesse dos estudantes pela reflexão teórica. Assumindo que a formação de professores deve procurar a articulação entre os saberes na área científica em causa e a problematização de questões transversais, o programa selecciona temas, obras e autores que permitam uma visão abrangente da literatura portuguesa até à contemporaneidade.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
TEMAS DE CULTURA PORTUGUESA PARA OS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO
- Identidade: Ana Luísa Amaral, A história da aranha Leopoldina.
- Alteridade: Afonso Cruz, Os livros que devoraram o meu pai.
- Crianças: Alves Redol, Constantino, guardador de vacas e de sonhos.
- Tempo: Sebastião da Gama, Diário.
- Saudade: D. Duarte, O Leal Conselheiro.
- Mar: Pero Vaz de Caminha, Carta do Achamento do Brasil.
- Descobertas: João de Barros, Diálogo de João de Barros com seus dous filhos.
- Europa: Eça de Queirós, A Cidade e as Serras.
- Dispersão: Fernando Pessoa, O Livro do Desassossego.
- Portugal: T. de Pascoaes: A arte de ser português.
Bibliografia Obrigatória
Amaral, Ana Luísa, 1956-;
A^história da aranha Leopoldina. ISBN: 972-610-318-5
CRUZ, Afonso; Os livros que devoraram o meu pai, Caminho, 2010. ISBN: 9789722120951
REDOL, Alves; Constantino guardador de vacas e de sonhos, Caminho, 2015. ISBN: 9789722127776
Gama, Sebastião da, 1924-1952;
Diário. ISBN: 972-617-016-8
Duarte, Rei de Portugal, 1391-1438;
Leal conselheiro. ISBN: 972-27-0940-2
CAMINHA, Pêro Vaz de; Carta do achamento do Brasil, Europa-América, 1987. ISBN: 5601072409910
Barros, João de, 1496-1570;
Diálogo com dois filhos seus sobre preceitos morais em modo de jogo
Queirós, Eça de, 1845-1900;
A cidade e as serras
Pessoa, Fernando, 1888-1935;
Páginas íntimas e de auto-interpretaçao
Pascoais, Teixeira de, pseud., 1877-1952;
Arte de ser português. ISBN: 972-37-0283-5
Bachelard, Gaston, 1884-1962;
A^poética do espaço. ISBN: 85-336-0234-0
Bettelheim, Bruno;
Psicanálise dos contos de fadas. ISBN: 972-25-0017-1
BURKE, Edmund; Uma investigação filosófica acerca da origem das nossas ideias do sublime e do belo, Edições 70, 2013. ISBN: 978-972-44-1751-6
Calvino, Italo, 1923-1985;
Seis propostas para o próximo milénio. ISBN: 972-695-176-3
Campbell, Joseph;
The hero with a thousand faces. ISBN: 0-691-01784-0
Castilho, António Feliciano de, 1800-1875;
Felicidade pela agricultura
Coelho, Jacinto do Prado, 1920-1984;
A originalidade da literatura portuguesa
Coelho, Jacinto do Prado, 1920-1984;
A educaçao do sentimento poético
CUNHA, Rodrigo Sobral; O essencial sobre ritmanálise, Imprensa Nacional- Casa da Moeda, 2010. ISBN: 978-972-27-1875-2
Huizinga, Johan, 1872-1945;
Homo ludens. ISBN: 972-44-1184-2
Lopes, Óscar, 1917-2013;
A^educação do gosto literário como problema social português
Lourenço, Eduardo, 1923-;
O labirinto da saudade
Lourenço, Eduardo, 1923-;
Nós e a Europa ou as duas razões
Pintos, Cláudio García;
A^logoterapia em contos. ISBN: 85-349-1343-9
Propp, Vladimir;
Morfologia do conto
TUAN, Yi-Fu; Topofilia, EDUEL, 2012. ISBN: 978-85-7216-627-0
Observações Bibliográficas
É incentivado o estudo de sub-temas que possam, eventualmente, ter despertado o interesse dos estudantes e para os quais se fornecerá bibliografia específica, de modo a que os formandos fiquem apetrechados para preparar programas novos ou adaptar à docência, de forma inovadora, conteúdos já conhecidos.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Lecionadas em regime de seminário, as aulas procuram combinar a prática letiva de transmissão de conteúdos com a existência de sessões em que uma questão teórica organiza o debate, previamente preparado pela leitura da bibliografia aconselhada. Embora o excessivo número de estudantes presente nas sessões dificulte as estratégias de ensino/aprendizagem, procura estimular-se a investigação individual de vários temas, de modo a que competências de argumentação e formas de preparação de um trabalho possam ser amplamente demonstradas no exame final.
Palavras Chave
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
52,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
Frequência obrigatória de 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final: 100%
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com a legislação em vigor.
Melhoria de classificação
De acordo com a legislação em vigor.