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Didática do Português II

Código: MEP003     Sigla: DP_II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEP 3 MEP - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
MEPIEFA 8 MEPIEFA - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
MEPLAT 1 MEPLAT - Plano de Estudos 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos


I. Gerais: 
 1. Problematizar o valor formativo, cognitivo e sócio afetivo do ensino da Língua Materna; 
 2. Compreender a relação do ensino da Língua Materna com o ensino e a aprendizagem das outras áreas disciplinares, curriculares e não curriculares; 
3. Aprofundar, selecionar e adequar os conhecimentos científicos de referência às necessidades, etapas e ritmos de aprendizagem dos alunos; 
4. Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da Língua Materna; 
5. Conhecer meios pedagógicos e didáticos e recursos disponíveis para adotá-los em circunstâncias concretas. 

 II. Específicos 
 1. Preparar a planificação de projetos, unidades didáticas e aulas de Língua Portuguesa e Literatura Portugesa, com vista a uma gestão competente dos Programas, nos vários níveis e anos de escolaridade (do 7º ano 12º anos); 
2. Construir materiais adequados ao ensino da Língua Materna; 
 3. Construir instrumentos de avaliação nos vários domínios da disciplina, nomeadamente quanto à escrita e à gramática.

Resultados de aprendizagem e competências

Os objetivos da UC enunciados em primeiro lugar são transversais, atravessando tanto as aulas teóricas como as práticas. Já os específicos remetem, sobretudo, quer para as aulas práticas quer para os trabalhos de avaliação, que são pequenas tarefas relacionadas com pontos do programa: redigir instruções de escrita; corrigir um texto de um aluno, propondo tarefas de remediação; construir uma ficha de gramática. A preparação de unidades didáticas, aulas, tarefas e materiais relacionados quer com a escrita quer com a gramática está prevista nos objetivos da UC e materializa pontos obrigatórios do programa.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Programa

 1. Problemas específicos do Ensino Secundário 
 1.1.didática da Literatura 
 1.1.1. modos literários e periodização 
1.1.2. importância dos estudos literários 

 2. Pedagogia da escrita 

 2.1. momentos do ensino / aprendizagem da escrita: pré-escrita (recolha e organização de ideias num plano, atividades de alargamento lexical, reflexão sobre tipologias textuais, intenção comunicativa, análise das coordenadas enunciativas do texto); a textualização e a fase de revisão e melhoramento de texto. 2.2. Avaliação e escrita: um processo integrado 2.2.1. Avaliação de composições tendo em conta os níveis ortográfico, morfossintático, textual e discursivo e a adequação do texto ao destinatário. 2.3. Diferentes modalidades de escrita. 


 3. Pedagogia da gramática (gramática de frase / linguística de texto) 3.1. oficina gramatical; 3.2. didática da Língua Materna como pedagogia dos discursos 3.3. O lugar central da reflexão gramatical no ensino do Português como Língua Materna. Vantagens do ensino da gramática: instrumentais, atitudinais axiológicas e cognitivas. 3.2.1. A gramática como conhecimento autónomo. 3.2.2. a gramática em apoio ao desenvolvimento das competências de ouvir / falar, ler / escrever. 3.Pedagogia da gramática (gramática de frase / linguística de texto); 4. didática da Língua Materna como pedagogia dos discursos 

 5. A avaliação em Língua Materna 

 Prática pedagógica: Planificação de unidades didáticas, aulas e tarefas nos vários níveis do ensino Básico e Secundário, no que concerne a competência escrita e o ensino da gramática. 


Bibliografia Obrigatória

Azevedo, Flora; Ensinar e Aprender a Escrever – Através e para além do erro , Porto, Porto Editora, 2000
Barbeiro, Luís; Escrita. Construir a Aprendizagem. , Braga,Departamento de Metodologias da Educação. Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 2003
BERNARDES, J.A.C.; “História Literária e Ensino da Literatura”. In MELLO, C. (coord.) II Jornadas Científico-pedagógicas do Português, Coimbra, Almedina, 2002 (pp. 15-39 )
BROWN, G.; YULE, G; “Spoken and written language”. In Discourse Analysis., pp. 4-19, Cambridge, Cambridge University Press, 1983
BERNARDES J.A.C. ; ”A investigação e a didáctica da lírica de Camões”. In AAVV, Didáctica da Língua e da Literatura, Actas do V Congresso Internacional de Didáctica da Língua e da Literatura, Coimbra, Almedina, 2000 (pp. 745-762)
BRITO, A.M. ; “Retomar e reinventar o ensino da gramática da Língua Materna”. In A Língua mãe e a paixão de aprender. 2º Encontro de professores de português, Homenagem a Eugénio de Andrade. , Porto: Areal Editores. Pp.53-64, 1998
CARLOS, L.A. ; A poesia de Sophia. In “Revista da Faculdade de Letras «Línguas e Literaturas»”. XVII, Porto, Faculdade de Letras, 2000 (pp.233-250)
CARVALHO, J.A.; Escrita – Percursos de Investigação. , Braga, Braga: Departamento de Metodologias da Educação, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 2003
CASTRO, R.V. ; “O Português no Ensino Secundário: condições e princípios de reconfiguração”. In A Língua–Mãe e a paixão de aprender. Actas do 7º Encontro de Professores de Português, Homenagem a José Saramago, Porto: Areal Editores, 2003 (pp. 124-135)
CASTRO, A.P. ; “Camões e a Tradição Poética Peninsular”. In Actas da IV Reunião Internacional de Camonistas, Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 1984
COSTA, João; "Conhecimento gramatical à saída do Ensino Secundário: estado actual e consequências na relação com leitura, escrita e oralidade", In Reis, Carlos (org.), Actas - Conferência Internacional sobre o Ensino do Português, Lisboa, Ministério da Educação, pp. 149-165 , 2007
DUARTE, I. ; “Complexidade sintáctica: implicações no ensino da Língua Materna”. In MELLO, C. (coord.) (2002). II Jornadas Científico-pedagógicas do Português. , Coimbra: Almedina, pp. 67-85, 2002
DUARTE, I.; “Algumas boas razões para estudar gramática”. In A Língua Mãe e a paixão de aprender. Actas. , Porto: Areal, pp. 110-123, 1998
DUARTE, I.; “Oficina Gramatical: Contextos de Uso Obrigatório do Conjuntivo”. In DELGADO-MARTINS et alii. Para a Didáctica do Português. Seis Estudos de Linguística. , Lisboa: Edições Colibri, pp. 156-177, 1992
DUARTE, I.; Ensinar Gramática: para quê e como? In “Palavras” nº 11. L, Lisboa: APP, pp. 67-74., 1987
DUARTE, I.M.; «Do saber ao ensinar: em torno dos verbos introdutores de discurso relatado». In A Linguística na Formação do Professor de Português, (org. de Fonseca F.I.; Duarte, I.M. e Figueiredo, O.)., Porto, Centro de Linguística da Universidade do Porto, pp.125-134, 2001
DUARTE, I.M. ; «As vantagens de uma gramática de texto para o estudo do relato de discurso». In I Jornadas Científico-Pedagógicas de Português. , Coimbra: Almedina, pp. 113-120., 1999
FARIA, I.H.; “Conhecer o que se sabe e saber o que se conhece”. In Português, a língua dos nossos projectos. Actas do 1º Encontro de professores de Português, pp. 10-17, 1995
FIGUEIREDO, O. ; A anáfora nominal em texto de alunos, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / FCT, 2003
FONSECA, F.I.; A urgência de uma Pedagogia da escrita, in Gramática e Pragmática. Estudos e Linguística Geral e de Linguística Aplicada ao Ensino do Português, Porto, Porto Editora, 1994
FONSECA, F.I.(org.); Pedagogia da Escrita. Perspectivas, Porto, Porto Editora, 1994
FONSECA, J; “Ensino da Língua Materna como Pedagogia dos discursos” In Linguística e Texto / Discurso. , Lisboa: ME/ICALP, pp. 235-248, 1992
FONSECA, J. ; “A frase no Texto. Algumas propostas de trabalho para a aula de Língua Materna”. In Linguística e Texto / Discurso, Lisboa: ME/ICALP, pp. 227-234 , 1992
GONZÁLEZ, Irma; Instruções de escrita: Direcções de trabalho e critérios de construção textual , Lisboa: Ministério da Educação, Colecção Desenvolvimento Curricular, 2005
LOPES, A.C.M. ; “Oficina de Gramática – Tópicos de Semântica Frásica”. In MELLO, C. (coord.) II Jornadas Científico-pedagógicas do Português., Coimbra: Almedina. Pp. 171-183 , 2002
LOPES, Óscar ; A educação do gosto literário. in Uma Arte da Música e outros Ensaios, Porto: Oficina Musical, 1986 (pp. 177-213)
LOPES, Óscar ; “Um passeio de linguística por dentro de um poema de Eugénio de Andrade”. In Cifras do Tempo, Lisboa, Caminho, 1990 (pp. 249-255)
MATEUS, M.H.M.; Que gramática saber? Que gramática ensinar? In “Diacrítica”, nº 3-4. , Braga: Universidade do Minho, pp. 25-31, 1988-89
OLIVEIRA, F; “A Semântica faz parte da gramática?”. In A Língua mãe e a paixão de aprender. 1º Encontro de professores de português, Homenagem a Óscar Lopes. , Porto: Areal Editores, pp. 81-90, 1997
PEREIRA, L.A.; Escrever em Português. Didácticas e Práticas, Porto, Asa Editores, 2000
Maria da Graça L. Castro Pinto; A escrita. O papel da universidade na sua otimização., 2014. ISBN: 978-989-8648-30-3
PINTO, M.G. ; "Da escrita ou de um longo caminho para um possível final bem sucedido", in Linguarum Arena, Vol. 1,nº 1, Porto, Faculdade de Letras, pp. 103-132, 2010 (http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/8645.pdf)
PINTO, M.G. ; O oral e a escrita : um espaço de linguagem aberto à interacção de ritmos, IN Revista da Faculdade de Letras : Línguas e Literaturas, 22, Faculdade de Letras, p.337-372, 2005 (http://hdl.handle.net/10216/8583)
Prista, Luís; Mard. Maria; Dadinha, Cunha, Tentar que digam que consideramos que, ..., Colibri, 1992. ISBN: 972-8047-10-X (in Delgado-Martins, R. et al. Para a Didáctica do Português, Seis estudos de Linguística, Lisboa, pp. 119-163)
RAIMES, Ann; Techniques in Teaching Writing (Teaching Techniques in English as a Second Language) , Oxford University Pres, 1983
RODRIGUES, Sónia & SILVANO, Purificação; "A pedagogia dos Discursos e o laboratório gramatical no ensino da gramática. Uma proposta de articulação" In Brito, A.M. (org) Gramática: História, Teorias, Aplicações. , Porto, Clup / Flup, pp. 275-286, 2010 (também disponível em http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/8321.pdf)
RUIZ, Maité F.; Evaluación de la lengua escrita y dependencia de lo literal. , Barcelona: Graó, pp. 93-112, 2009
SILVA, V.M.A. ; “As relações entre a Teoria da Literatura e a Didáctica da Literatura: Filtros, Máscaras e Torniquetes”. In AAVV, Didáctica da Língua e da Literatura, Actas do V Congresso Internacional de Didáctica da Língua e da Literatura, Coimbra, Almedina, 2000 (pp.3-9)
VILELA, M. ; “Dicionário, Gramática e léxico”. In Léxico e Gramática. Coimbra: Almedina. Pp. 217- 237, Coimbra: Almedina, pp. 217- 237, 1995
VILELA, M; O ensino da Gramática na escola: que saída e que justificação? in Diacrítica nº 8 , Braga: Universidade do Minho, (pp. 143-166) , 1993

Observações Bibliográficas

Throughout the semester, references to complementary bibliography will be provided by the lecturers.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aula teórica 
Aula prática Aula teórica (exposição teórica e discussão) 
Aula prática (trabalhos de grupo, exposições pelos alunos, apresentação de recensões)

Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas românicas > Literatura portuguesa
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Linguística aplicada
Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação
Ciências Sociais > Ciências da educação > Métodos de ensino

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 0,00
Participação presencial 0,00
Trabalho escrito 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 64,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho de investigação 38,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência obrigatória de 75% das aulas classificação positiva em dois pequenos trabalhos práticos de investigação (um sobre escrita outro sobre gramática) OU exame final

Fórmula de cálculo da classificação final

Cálculo da Classificação Final 
Trabalhos de investigação escrito - 50% + 50% ou exame final

Provas e trabalhos especiais

não se aplica

Melhoria de classificação

Melhoria de Classificação Final/Distribuída De acordo com as regras em vigor na FLUP

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