Código: | MEPLAT008 | Sigla: | TCBS |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estudos Culturais - Portugueses |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MEP | 1 | MEP - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
MEPLAT | 3 | MEPLAT - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
O presente programa, integrado num ciclo de estudos de formação de professores, tem como objectivo fornecer aos estudantes sólidos conhecimentos de cultura portuguesa, tendo em conta os programas adoptados no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, de molde a dotá-los de ampla preparação na respectiva área de docência.
Sensibilização para grandes temas da cultura portuguesa, promovendo o conhecimento do património cultural e da memória colectiva. O programa, que privilegia o estudo dos processos de construção e reconstrução da memória cultural, desde a fixação do mito fundador de Ourique, justificando a reconquista e a expansão, à (re) construção identitária dos séculos XIX-XX, visa dotar os estudantes de competências que facultem a perceção da identidade portuguesa no mundo, adquirindo e sedimentando saberes que suscitem e escorem a relação com a memória coletiva, conhecendo a génese e desenvolvimento de temas fundamentais e estruturantes como a questão do sebastianismo, do Quinto Império e da sua projeção na contemporaneidade.
1. A construção da memória histórica oficial do Reino: da reconquista e da fixação do mito fundador de Ourique à justificação da expansão. 1.1. A cultura trovadoresca na Península Ibérica: tempos, espaços e estratificação social. 2. Do projecto imperial joanino ao projecto imperial «sebástico». 2.1. A expansão, a cultura do Humanismo Renascentista e a «modelação» das mentalidades. 3. Da «crise» do Império ao Quinto Império. 3.1. Alcácer Quibir e a génese do sebastianismo. 4. Sebastianismo – Do Romantismo ao Pós-modernismo 4.1 Do Romantismo ao romance contemporâneo 4.1.1. O Mosteiro de Agustina Bessa-Luís 4.1.2. O Conquistador de Almeida Faria 5. Ficções da Pátria e (Re)construção identitária
Exposição teórica dos conteúdos programáticos e análise de textos em aula.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 54,00 |
Frequência das aulas | 33,00 |
Trabalho de investigação | 75,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência obrigatória de 75% das aulas.
30% - trabalho; 70% - exame
Não se aplica.
Não se aplica.
De acordo com as normas em vigor.