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Temas de Cultura Portuguesa para os Ensinos Básico e Secundário

Código: MEPLAT008     Sigla: TCBS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Culturais - Portugueses

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEP 1 MEP - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
MEPLAT 3 MEPLAT - Plano de Estudos 2 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O presente programa, integrado num ciclo de estudos de formação de professores, tem como objectivo fornecer aos estudantes sólidos conhecimentos de cultura portuguesa, tendo em conta os programas adoptados no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, de molde a dotá-los de ampla preparação na respectiva área de docência.

Resultados de aprendizagem e competências

Sensibilização para grandes temas da cultura portuguesa, promovendo o conhecimento do património cultural e da memória colectiva. O programa, que privilegia o estudo dos processos de construção e reconstrução da memória cultural, desde a fixação do mito fundador de Ourique, justificando a reconquista e a expansão, à (re) construção identitária  dos séculos XIX-XX, visa dotar os estudantes de competências que facultem a perceção da identidade portuguesa no mundo, adquirindo e sedimentando saberes que suscitem e escorem a relação com a memória coletiva, conhecendo a génese e desenvolvimento de temas fundamentais e estruturantes como a questão do sebastianismo, do Quinto Império e da sua projeção na contemporaneidade. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. A construção da memória histórica oficial do Reino: da reconquista e da fixação do mito fundador de Ourique à justificação da expansão. 1.1. A cultura trovadoresca na Península Ibérica: tempos, espaços e estratificação social. 2. Do projecto imperial joanino ao projecto imperial «sebástico». 2.1. A expansão, a cultura do Humanismo Renascentista e a «modelação» das mentalidades. 3. Da «crise» do Império ao Quinto Império. 3.1. Alcácer Quibir e a génese do sebastianismo. 4. Sebastianismo – Do Romantismo ao Pós-modernismo 4.1 Do Romantismo ao romance contemporâneo 4.1.1. O Mosteiro de Agustina Bessa-Luís 4.1.2. O Conquistador de Almeida Faria 5. Ficções da Pátria e (Re)construção identitária 

Bibliografia Obrigatória

MATTOSO, José ; Identificação de um País. Ensaio sobre as origens de Portugal, Lisboa, Ed. Estampa, 1988
GOMES, Rita Costa ; A corte dos reis de Portugal no final da Idade Média, Lisboa, Ed. Difel,, 1995
OLIVEIRA, A. R; Trobadores e Xograres. Contexto histórico, Vigo, Edicións Xerais de Galicia, 1995
MATTOSO, José ; A Identidade Nacional, Lisboa, Gradiva, 2001
OLIVEIRA, A. R; O Trovador galego-português e o seu mundo, Lisboa, Editorial Notícias,, 2001
MARINHO, Maria de Fátima ; Um Poço sem Fundo – Novas Reflexões sobre Literatura e História, Porto, Campo das Letras, 2005
FONSECA, Luís Adão da ; «Política e cultura nas relações luso-castelhanas no século XV», Península, n.º 0 (2003), pp.53-61, 2003
RIBEIRO, Orlando ; Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico, Lisboa, Sá da Costa, 1991
MARINHO, José ; Nova Interpretação do Sebastianismo e Outros Textos, Lisboa, INCM, 2003
BUESCU, Ana Isabel ; Memória e Poder. Ensaios de História Cultural (Séculos XV-XVIII), Lisboa, Cosmos, 2000
GIL, José; Portugal, hoje - o medo de existir, Lisboa, Relógio d’Água, 2007
LOURENÇO, Eduardo - O Labirinto da Saudade - Psicanálise mítica do destino português, Lisboa, Publicaç¬ões D.Quixote, 3ªed., 1988
SANTOS, Boaventura de Sousa - Pela Mão de Alice - O Social e o Político na Pós-modernidade, Porto, Edições Afronta¬mento, 1994.
ARAÚJO, Alberto e MALHEIRO, Armando; «Afonso Henriques, o mito fundador e a recorrência mítica», Actas do 2.º Congresso Histórico de Guimarães, 1996, Vol. 3, pp. 319-404. , 1996
BHABHA, Homi - Nation and Narration, London/ New York, Routledge, 1990.
BHABHA, Homi – The Location of Culture, London and New York, Routledge, 1994.
QUADROS, António - Poesia e Filosofia do Mito Sebastianista, Lisboa, Guimarães Editores, 1982.
PIRES, António Machado - D. Sebastião o Encoberto, Lisboa, Fundação C. Gulbenkian, 2ªed., 1982.
HALL, Stuart – Identdade Cultural na Pós-modernidade, Rio de Janeiro, DP&A Editora, 2001.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica dos conteúdos programáticos e análise de textos em aula.

Palavras Chave

Humanidades
Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas românicas > Literatura portuguesa

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 33,00
Trabalho de investigação 75,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência obrigatória de 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

30% - trabalho; 70% - exame

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.

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