Código Oficial: | 9081 |
Sigla: | LECO |
- Familiarizar os estudantes com o cálculo financeiro, sendo capazes de o usar na resolução de problemas financeiros práticos.
- Permitir aos estudantes conhecer alguns instrumentos financeiros e aplicar o cálculo financeiro na sua avaliação.
- Proporcionar aos estudantes a possibilidade de utilizar as funções do Excel na resolução de problemas de cálculo financeiro.
iii) Compreender os princípios contabilísticos e as características inerentes à informação financeira;
iv) Preparar as principais demonstrações financeiras e contactar com o conteúdo do respetivo Anexo.
Esta disciplina é uma introdução ao modo como as ciências sociais problematizam e produzem conhecimento sobre a realidade económica e social contemporânea. O objetivo específico é formar os estudantes na abordagem económica aos principais problemas sociais contemporâneos, sensibilizando-os para a necessidade e a utilidade da colaboração interdisciplinar, com especial relevo para o diálogo entre a economia e a sociologia.
Os estudantes aprovados a esta unidade curricular serão capazes de fazer o estudo de funções reais de várias variáveis reais e de usar esse estudo na tomada de decisões. Os estudantes estarão nomeadamente aptos a encontrar as ações (i) que maximizam os resultados dada a restrição dos fatores utilizados e (ii) que minimizam os fatores utilizados dado um objetivo quanto a resultados através da resolução de problemas de otimização, com e sem restrições.
Quando adequado será feita uma ponte entre os assuntos estudados e a sua aplicação em Economia e Gestão. As matérias serão lecionadas com a profundidade que se justifica numa licenciatura em Economia, sendo exigido rigor de linguagem.
Os estudantes adquirem igualmente capacidade de efetuar cálculos e estudar o comportamento de funções com recurso ao computador.
Os objectivos desta disciplina são fundamentalmente dois:
(1) compreender alguns princípios e instrumentos económicos básicos; (2) aplicar esses princípios e instrumentos a um conjunto de problemas económicos, nomeadamente a problemas de decisão económica individual e ao funcionamento de alguns mercados de bens.
O curso pretende desenvolver o conhecimento e competências dos alunos sobre as práticas de relato financeiro das empresas que lhes permitam avaliar de uma forma crítica tais práticas e avaliar alterações sugeridas a partir de uma base teórica.
Em particular, pretende-se:
• Apresentar os principais documentos de relato financeiro das empresas, incluindo as demonstrações financeiras;
• Refletir sobre o atual modelo de relato financeiro com base na estrutura conceptual da contabilidade financeira.
Abordar o papel de Sistemas de Informação na sua função de suporte à elaboração de decisões de negócio, imprescindível na economia da empresa. Formar utilizadores com sentido crítico dos métodos de gestão de informação, proporcionando a aprendizagem de instrumentos adequados à tomada de decisão. A gestão eficiente da informação disponível passa pela integração de vários tipos de informação de várias fontes, agregação de dados e tratamento e análise dos mesmos. Nesta unidade curricular pretende-se desenvolver a aprendizagem de instrumentos nas áreas dos sistemas de informação que permitam, entre outros aspetos:
- Conhecer as formas elementares de representação de dados,
- Utilizar ferramentas que permitam descrever e analisar dados e elaborar gráficos,
- Organizar informação em bases de dados,
- Selecionar subconjuntos de dados estruturados e utilizar métodos que permitam comparar esses subgrupos,
- Elaborar representações de estruturas de decisão e a desenvolver a sua relação com conceitos de programação.
O programa desta UC oferece aos futuros economistas conhecimentos estruturados sobre o crescimento das economias de mercado à escala mundial.
A UC estuda a evolução das principais economias mundiais desde o século XVII até ao tempo presente.
As aulas e o estudo são baseados numa seleção de textos de autores clássicos de cada época, capítulos de manuais e artigos científicos.
Com este programa, as aulas e os métodos de avaliação, a UC pretende estimular a interpretação de indicadores, a argumentação, a leitura crítica, a capacidade de síntese e o alargamento da cultura económica dos estudantes. O programa oferece aos estudantes a oportunidade de entender num contexto concreto alguns dos temas abordados noutras disciplinas.
A unidade curricular de Matemática II tem como objectivo dar formação Matemática nos domínios do Cálculo Integral e da Álgebra Linear. Pretende-se que os alunos compreendam e assimilem os conceitos mais importantes e sejam capazes de os expôr com um certo rigor. A disciplina tem ainda como objectivo melhorar as capacidades dos alunos em termos de raciocínio abstracto e lógico.
Esta disciplina destina-se a fornecer aos estudantes uma base sólida e tanto quanto possível completa da teoria microeconómica de modo que estejam adequadamente preparados para a aprendizagem de temas de Microeconomia aplicada, lecionados em disciplinas posteriores.
A unidade curricular (UC) visa dar a conhecer o enquadramento legal da atividade económica sob várias áreas do direito centrado nos empresários e nas empresas, em sentido amplo: designadamente, o direito dos contratos, o direito das garantias, o direito das sociedades comerciais e dos grupos de sociedades, o direito da propriedade industrial e o direito da concorrência. Sempre que é pertinente, apresenta-se o tratamento fiscal das transações e operações económicas tratadas e as sanções de natureza indemnizatória, contra-ordenacional e criminal advenientes do incumprimento de deveres e obrigações jurídicas assumidas.
A UC adota assim uma visão ampla e funcional das referidas áreas do direito com relevância para o exercício de atividades económicas no mercado.
Para o efeito, são referidas e estudadas as normas jurídicas estaduais, europeias e internacionais fundamentais e pertinentes para a compreensão dos direitos, vinculações e obrigações – nomeadamente de natureza patrimonial, indemnizatória e fiscal – que emergem do exercício de atividades económicas, na qualidade de empreendedor, empresário, sócio, gestor de empresas, titular de órgãos de fiscalização, profissional com responsabilidades em matéria de relações com os investidores, responsável pelos sistemas de compliance, consultor económico e financeiro.
A frequência da UC dota os estudantes de conhecimentos que lhes permitem percecionar a relevância da assessoria jurídica no futuro, tendo em vista prevenir e antecipar o risco legal de determinadas atuações, decisões, transações e operações económicas, bem assim enquadrar legalmente os direitos e obrigações relativamente à celebração de contratos e assunção de garantias, à constituição de sociedades comerciais, à qualidade de sócios, gestores e titulares de órgãos de fiscalização de sociedades, à criação de direitos da propriedade industrial e à realização de operações de concentração empresarial em mercado concorrencial.
O conhecimento jurídico relevante para a atividade económica pode ser alargado e consolidado através da frequência de outras UC na área do Direito, oferecidas pela FEP nos seus planos de estudos: Direito Fiscal, Direito do Trabalho (1.º ciclo de estudos), Direito da Concorrência, Direito Fiscal e Societário, Direito do Ambiente, Direito da Saúde, Direito dos Negócios Internacionais, Contratos Comerciais (2.º ciclo de estudos).
A disciplina de Economia e Finanças Públicas, na forma com está organizada, assegura um compromisso entre a Economia Pública e as Finanças Públicas. Nos capítulos 2, 3 e 4 do programa faz-se uma análise predominantemente em termos reais da intervenção do Estado na economia, enquanto nos capítulos 4 e 5 se adota uma perspetiva predominantemente institucional e financeira na análise da intervenção do Estado na economia.
1. Formar utilizadores críticos dos métodos estatísticos.
2. Criar competências para que os alunos sejam capazes de aplicar corretamente as técnicas e os conceitos estatísticos, nunca esquecendo a sua rigorosa formulação matemática e condições de aplicabilidade, mesmo quando compreendidos intuitivamente.
3. Desenvolvimento de capacidades para a utilização crítica das principais técnicas de Estatística Descritiva na análise de dados estatísticos. Em particular, criar competências para a elaboração de um relatório a partir dos outputs do software R.
4. Aquisição de conhecimentos indispensáveis para o estudo da Inferência Estatística e da Econometria.
5. Desenvolver a capacidade de raciocínio, de análise e de adaptação a novas situações.
A unidade curricular de Macroeconomia I 1EC204 tem por objectivo dotar os estudantes das primeiras competências com vista à compreensão dos movimentos agregados das economias contemporâneas. Macroeconomia I 1EC204 fornece bases conceptuais e teóricas de macroeconomia, articulando-se intimamente com Macroeconomia II 1EC210 e, ainda muito directamente, com Crescimento Económico 1EC301 e Economia Monetária 1EC302. A unidade curricular concentra-se em familiarizar os alunos com (i) conceitos e medidas básicas dos fenómenos macroeconómicos, (ii) aspectos nucleares da modelização do funcionamento agregado da economia em prazos curtos e (iii) fundamentos microeconómicos das componentes da procura agregada de bens e serviços. Ficam remetidas para 1EC210 Macroeconomia II (i) a modelização do funcionamento agregado, em prazos curtos, de economias abertas, (ii) o estudo agregado do mercado de trabalho, (iii) a modelização do funcionamento agregado da economia em prazos mais alargados incluindo as dinâmicas de ajustamento do curto para o longo prazo, e o estudo (iv) das políticas macroeconómicas e (v) de políticas sectoriais com impacto macroeconómico.
- Aprendizagem de um quadro conceptual centrado na lógica do consumidor;
- Compreender a dimensão estratégica das organizações na sua relação com o mercado;
- Potenciar a capacidade de análise orientada para a decisão em Marketing.
Nesta disciplina assume-se a Contabilidade e Controlo de Gestão como uma componente (ou sub-sistema) fundamental do sistema global de informação das organizações.
O objectivo fundamental é o de proporcionar aos alunos os conhecimentos necessários à construção, avaliação e utilização de tal sub-sistema de informação, sendo expostos e discutidos princípios que podem orientar a respectiva conceção e operacionalização.
Embora o modelo predominante de estudo seja o da empresa industrial transformadora, os temas cobertos são aplicáveis a outros tipos de instituições, como sejam as empresas de serviços ou as instituições sem fins lucrativos.
O objectivo principal da disciplina consiste em fornecer aos alunos um conjunto de instrumentos que eles possam utilizar na sua actividade profissional. Para este efeito, estão seleccionados vários tópicos centrados no estudo dos mercados reais. A abordagem conceptual adoptada é derivada essencialmente do paradigma económico neoclássico, onde o ênfase é colocado na modelação formal da estrutura económica e na determinação dos incentivos económicos daí resultantes - isto em detrimento da compreensão do contexto extra-económico e das contingências não previstas pelo modelo económico idealizado. Os alunos serão capazes então de compreender e avaliar o funcionamento e desempenho de mercados reais à luz das teorias positiva e normativa emanadas do paradigma económico vigente.
1. Formar utilizadores críticos dos métodos estatísticos.
2. Criar competências para que os alunos sejam capazes de aplicar corretamente as técnicas e os conceitos estatísticos em situações novas e aplicadas a problemas reais, nunca esquecendo a sua rigorosa formulação matemática e condições de aplicabilidade.
3. Desenvolvimento de capacidades para a utilização crítica das principais técnicas da Inferência Estatística.
4. Aquisição de conhecimentos indispensáveis para o estudo da Econometria.
5. Desenvolver a capacidade de raciocínio, de análise e de adaptação a novas situações.
A disciplina de Macroeconomia II (1EC210) tem por objetivo dotar os estudantes das primeiras competências para a explicação dos movimentos agregados das economias de mercado contemporâneas. Tendo em conta a localização da disciplina no plano da licenciatura, o tempo letivo disponível, e a articulação com as restantes disciplinas da fileira da macroeconomia - mais imediatamente Macroeconomia I (1EC204) -, a disciplina tem como objetivo central dotar os estudantes com a capacidade de utilizar os modelos macroeconómicos de base para a análise das flutuações económicas em economia aberta. Mais especificamente, a disciplina explora os modelos IS-LM e de procura-oferta agregadas (AD-AS) em economia aberta. Com base nos modelos, pretendem-se analisar os efeitos de curto e longo prazo das políticas de gestão da procura, num ambiente de interdependência internacional de políticas. Como complemento, é apresentado o enquadramento institucional da política económica, com referência quer às políticas monetária, orçamental e financeira, quer às políticas do lado da oferta.
O objectivo é proporcionar aos alunos uma formação teórica consistente sobre aspectos fundamentais do funcionamento dos mercados financeiros e das operações que aí se realizam. Ao mesmo tempo, pretende-se proporcionar-lhes informação de índole prática que espelhe as práticas correntes aí vigentes.
Assim, as competências com que se pretende habilitar os alunos são de dois tipos:
1. formação teórica adequada para a prossecução de estudos a nível mais avançado;
2. formação prática que facilite a sua inserção no mercado de trabalho.
Após a conclusão da unidade curricular, o estudante deve:
Conhecer:
e ser capaz de:
a)aplicar esses métodos a um novo problema de análise de dados;
Esta disciplina pretende dotar os alunos dos conhecimentos necessários para a análise, resolução e apresentação de recomendações para Business Cases de natureza diversa. Espera-se que no final da disciplina os alunos sejam capazes de, perante um Business Case:
a) identificar o(s) problema(s) em causa;
b) com recurso a bases de dados e metodologias adequadas, analisar criticamente o contexto no qual a empresa se insere e o ambiente no qual opera;
c) identificar soluções alternativas para o(s) problema(s) identificado(s) e, utilizando critérios de decisão adequados, identificar a melhor solução a propor;
d) estudar o impacto financeiro e organizacional da recomendação proposta;
e) apresentar um plano de implementação;
f) identificar e desenhar uma resposta para os principais riscos inerentes à recomendação proposta.
g) apresentar oralmente, de forma clara e convincente, a sua proposta de resolução do Business Case.
Serão trabalhadas nesta disciplina quer competências analíticas quer comportamentais. Os alunos que completem esta disciplina com melhor desempenho ficam aptos a integrar equipas da FEP em futuras Business Case Competitions (BCC) nacionais e internacionais.
Os objetivos da unidade curricular são:
a) Familiarizar os estudantes com o corpo principal de conceitos, teorias e problemáticas no domínio da Ciência Política.
b) Desenvolver a capacidade de compreensão e análise do fenómeno político.
A unidade curricular de Comércio Internacional visa fornecer aos estudantes um instrumental analítico compreensível e atualizado, necessário à compreensão dos fenómenos de globalização dos mercados e da produção que caracterizam atualmente a economia mundial, assim como a capacidade de avaliar o impacto da política comercial externa na economia e nos seus diversos agentes.
This course aims to improve students’ understanding of human behavior in organizations and the ability to lead people to achieve more effectively increased organizational performance. After completing this course.
A presente disciplina tem por objectivo dar a conhecer o modus operandi próprio do ordenamento jus-laboral, de forma a dotar os alunos de mais uma ferramenta para o desempenho das respectivas actividades profissionais. Tendo presente esse propósito serão abordados os conceitos fundamentais do Direito do Trabalho, fundamentalmente centrados na Relação Individual de Trabalho e procurando-se, sempre que possível, ilustrá-los com decisões jurisprudenciais reveladoras da aplicação prática que desses conceitos é efectuada.
A disciplina é uma introdução à Econometria que tem como objectivo fundamental a aquisição pelos estudantes de capacidade de leitura, interpretação e avaliação de resultados econométricos elementares. Constituem também objectivos da disciplina o reforço da capacidade de incorporar os postulados da teoria económica em modelos matemáticos e estatísticos com vista à quantificação, a aprendizagem dos métodos e técnicas de análise da regressão linear (na dupla perspectiva da estimação e da inferência) e a familiarização com meios informáticos que sirvam de suporte à produção de análises econométricas.
O objetivo da unidade curricular consiste em fornecer aos alunos um conjunto de instrumentos económicos específicos que permitam compreender o sistema de saúde em geral, e em particular, o funcionamento das instituições de saúde. A unidade curricular propicia também uma introdução aos modelos de gestão de instituições do setor da saúde.
Proporcionar aos alunos da licenciatura, atendendo ao tempo disponibilizado e à formação prévia dos mesmos, conhecimentos abrangentes e integrados sobre a forma como a política monetária é capaz de atingir objectivos de política económica, quer no contexto de economias fechadas quer no de economias abertas, tendo em conta o contexto institucional aplicável. para tanto dar-se-á o enfâse necessário aos instrumentos de política monetária e ao processo de transmissão da mesma no quadro das teorias económicas que lhe são subjacentes.
Pretende-se que os estudantes conheçam os principais conceitos e modelos fundamentais de economia e política social e compreendam a importância e potencialidades da economia social e os diferentes regimes de Estado-Providência. Pretende-se igualmente que os estudantes sejam capazes de analisar questões de desigualdade, pobreza e exclusão e políticas sociais compatíveis, assim como conhecer o funcionamento das organizações da economia social. Os estudantes deverão ser capazes de identificar temáticas e metodologias essenciais ao conhecimento de economia e política social, com suporte de informação para o caso português, europeu e internacional.
Pretende-se que os alunos desenvolvam as competências que lhes permitam compreender e avaliar o principal objectivo da empresa - a criação de valor - e como as decisões sobre as fontes e instrumentos de financiamento assim como sobre a distribuição dos seus resultados podem contribuir para esse objectivo.
O objetivo desta unidade curricular é fornecer aos estudantes uma introdução à economia da cultura, à gestão cultural e à sociologia da cultura, e à interdisciplinaridade entre elas na abordagem do setor cultural.
O objetivo da disciplina é criar condições de trabalho coletivo e de investigação acompanhados pelo docente que permitam aos estudantes
Capacitar o estudante para:
i) a tomada de decisão de investimentos em contexto empresarial, dotando-o de ferramentas e metodologias de análise económico-financeira;
ii) a análise de risco dos investimentos em diversos enquadramentos de financiamento.
A inovação é um dos mais importantes fenómenos económicos e empresariais do nosso tempo. Esta unidade curricular apresenta aos estudantes uma sólida compreensão dos fundamentos económicos da inovação, enfatizando duas abordagens complementares à inovação, a microeconómica e a macroeconómica. Assim, perspetiva a formação do estudante num quadro mais abrangente de interpretação de fenómenos de dinâmica económica, ao nível das empresas, das tecnologias, dos sectores e da economia no seu conjunto.
Esta UC analisa as ligações entre Economia e o Ambiente, fundamentais nos dias de hoje e com uma relevância crescente. São analisados os comportamentos dos vários agentes económicos envolvidos, bem como as suas consequências. São dados a conhecer os principais métodos de avaliação ambiental. São ainda estudados estrumentos de política ambiental que permitem a internalização de externalidades ambientais.
Pretende-se dotar os estudantes de ferramentas analíticas e dados empíricos que contribuam para compreender o comportamento dos agentes e das instituições nos mercados de trabalho e a sua singularidade face a outros mercados de que se ocupa a microeconomia.
Articulando factos e teorias, no final do curso, os estudantes deverão ser capazes de identificar as principais características e tendências dos mercados de trabalhos dos países da União Europeia e Estados Unidos. Deverão ser capazes de discutir as implicações das intervenções de política pública no comportamento dos empregadores e trabalhadores e identificar os fundamentos económicos das práticas de gestão de recursos humanos.
O estudo da economia internacional pode ser dividido em duas áreas: o “Comércio Internacional” e a “Economia Monetária Internacional”. A presente unidade curricular versa sobre esta última, focando o lado monetário da economia internacional, ou seja, as transações financeiras. Estudaremos a ocorrência de crises financeiras e as uniões monetárias, onde poderemos abordar as questões da maior importância atual que são a recente crise financeira global e as dificuldades com que se tem deparado a Área do Euro. Estudaremos também a determinação e o comportamento das taxas de câmbio, a política cambial e o funcionamento do sistema monetário internacional. Será mantido um vínculo forte entre a teoria e a prática.
Cabe à disciplina de Economia Regional e Urbana introduzir pela primeira vez, a dimensão espacial na análise dos fenómenos económicos. A disciplina visa fornecer aos estudantes conceitos, métodos e técnicas de análise que os iniciem em novos modos de raciocinar e abordar a realidade económica. Por outro lado, dada a natureza semestral da disciplina e a complexidade de que se reveste a introdução do espaço na análise económica, nos conteúdos programáticos de natureza teórica, dá-se particular ênfase à apresentação dos conceitos e à explicitação das hipóteses dos modelos. Sempre que possível, recorre-se à apresentação de resultados de estudos aplicados à realidade portuguesa.
O objetivo da disciplina é dotar os estudantes de conhecimentos aprofundados e atualizados, quer ao nível teórico, quer ao nível prático, na área de Finanças Empresariais/Gestão Financeira.
As Finanças Modernas são apresentadas como fundamentando-se nas teorias das utilidades, das preferências, da média-variância, do “capital asset pricing model”, da “arbitrage pricing theory”, dos “sinais financeiros”, positiva da informação, das justificativas da regulamentação, bem como dos teoremas de Modigliani-Miller.
Assim, numa primeira fase, são apresentados os diferentes riscos a que as empresas estão expostas, sendo consagrado a cada um praticamente um capítulo. Numa segunda fase os riscos são quantificados. Finalmente, são utilizados instrumentos, estratégias, mercados tradicionais e novos mercados financeiros (produtos derivados).
Neste contexto de incerteza, desempenham funções fundamentais a informação financeira, os conceitos de rentabilidade, de risco, de equilíbrio financeiro, os teoremas da estrutura de capitais, as políticas de dividendos e os modelos de avaliação e gestão dos valores mobiliários de rendimento variável.