Economia Portuguesa e Europeia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Economia |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Transmitir aos estudantes um conjunto de conhecimentos devidamente organizados sobre a economia portuguesa, usando como fio condutor o percurso da economia em matéria de convergência real no longo prazo face à economia europeia; operacionalizar, aplicando à economia portuguesa e à economia europeia, um conjunto de conceitos previamente adquiridos em disciplinas anteriormente lecionadas; ensinar os estudantes a procurar e a lidar com a informação estatística disponível a propósito da economia portuguesa no contexto europeu.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do curso os estudantes deverão ser capazes de procurar e analisar criticamente informação quantitativa e qualitativa sobre a economia portuguesa no contexto europeu.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos de Macroeconomia.
Programa
Módulo I. A industrialização europeia e o atraso económico português (1830-1913): 1. Os níveis de vida em Portugal e na Europa no princípio do século XIX; 2. O processo de industrialização europeu e o crescimento económico moderno; 3. O crescimento económico comparado no período; 4. Os factores que frearam a industrialização em Portugal.
Módulo II. O período das guerras mundiais e da crise de 1929 (1913-1950): 1. A economia europeia no período entre guerras; 2. O crescimento económico comparado no período; 3. Os desequilíbrios macroeconómicos durante a I República; 4. O ruralismo e a estagnação programada do Estado Novo.
Módulo III. A industrialização introvertida dos anos 50 (1950-1960): 1. As grandes linhas da economia europeia do após guerra; 2. O crescimento económico comparado no período; 3. A industrialização por substituição de importações e a evolução das estruturas produtivas internas.
Módulo IV. A integração europeia nos anos 60 (1960-1973): 1. O crescimento económico comparado no período; 2. A adesão à EFTA e o acordo de comércio livre com as Comunidades Europeias; 3. A industrialização extrovertida e a evolução das estruturas produtivas internas; 4. A evolução do comércio externo e do investimento directo estrangeiro; 5. Os grupos económicos; 6. O andamento dos grandes agregados macroeconómicos: produção e procura, preços, mercado de trabalho e contas externas.
Módulo V. O período das rupturas e dos choques petrolíferos (1973-1985): 1. A economia europeia depois dos choques petrolíferos e do desaparecimento do regime de pagamentos internacionais de Bretton Woods; 2. As rupturas: a liberdade sindical, a descolonização, as nacionalizações e a reforma agrária; 3. O crescimento económico comparado no período; 4. O desequilíbrio externo e os acordos com o FMI; 5. A inflação; 6. A situação no mercado de trabalho; 7. O comércio externo e o investimento directo estrangeiro; 8. A terciarização e a evolução das estruturas produtivas internas.
Módulo VI. A consolidação da integração europeia (da adesão à CEE aos nossos dias): 1. O crescimento económico comparado no período; 2. O impacte da integração na CEE no crescimento económico; 3. A adesão à Área do Euro e o programa de ajustamento de 2011-2014; 4. Os ciclos de crescimento e a situação no mercado de trabalho; 5. A desinflação; 6. A evolução nas relações com o exterior: comércio externo e investimento direto; 7. A aceleração no processo de terciarização e a evolução das estruturas produtivas internas.
Bibliografia Obrigatória
A bibliografia está indicada no curso de E-learning; ver abaixo.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas. Curso de "E-learning" na plataforma Moodle (para entrar, deverá ir para a sua página pessoal no sistema Sigarra, autenticar-se e carregar no lado direito em Moodle).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
123,00 |
Frequência das aulas |
39,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Avaliação contínua através de dois testes: o primeiro teste será implementado durante o período das aulas e incidirá sobre a matéria dos 4 primeiros módulos do programa; o segundo teste será realizado na mesma ocasião que o exame final de primeira época e recairá sobre a matéria dos 2 últimos módulos do programa. A opção pela avaliação contínua requer inscrição numa das turmas e a presença em, pelo menos, 75% das aulas lecionadas sobre a matéria para cada teste. Os alunos que se apresentem ao segundo teste da avaliação contínua ficam vinculados, não podendo realizar o exame final de primeira época. Para realizarem com sucesso o processo de avaliação contínua, os alunos não poderão obter em qualquer dos dois testes uma classificação inferior a 6,0 valores.
Avaliação através de exame final.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua: a classificação final do aluno será obtida como a média aritmética ponderada das classificações obtidas em cada um dos testes, sendo que o primeiro teste tem um peso de 40% e o segundo de 60%.
Avaliação através de exame final: a classificação final será a obtida no exame final.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da FEP.
Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da FEP.