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Economia Regional e Urbana

Código: 1EC402     Sigla: ERU

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Economia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LECO 44 Plano de Bolonha a partir de 2012 3 - 3 42 81

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

Cabe à disciplina de Economia Regional e Urbana introduzir pela primeira vez, a dimensão espacial na análise dos fenómenos económicos. A disciplina visa fornecer aos estudantes conceitos, métodos e técnicas de análise que os iniciem em novos modos de raciocinar e abordar a realidade económica. Por outro lado, dada a natureza semestral da disciplina e a complexidade de que se reveste a introdução do espaço na análise económica, nos conteúdos programáticos de natureza teórica, dá-se particular ênfase à apresentação dos conceitos e à explicitação das hipóteses dos modelos. Sempre que possível, recorre-se à apresentação de resultados de estudos aplicados à realidade portuguesa.

Resultados de aprendizagem e competências

Formação teórica e aprendizagem de métodos de análise regional que permita aos estudantes fazer uma leitura espacial da realidade económica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. INTRODUÇÃO 1.1. O espaço e a teoria económica 1.2. O espaço de análise 1.2.1. Conceito de espaço 1.2.2. Conceito de região 1.2.3. Metodologias de caracterização e delimitação das regiões 1.2.3.1. Medidas de caracterização da concentração das actividades e da especialização regional 1.2.3.2. O conceito de distância económica e a análise de clusters 1.2.3.3. O método dos grafos 1.2.3.4. O conceito de interação e os modelos de interação espacial 1.2.3.5. A teoria da base económica 1.2.3.6. A análise shift-share 1.2.4.
2. OS ANTECEDENTES TEÓRICOS DA ECONOMIA REGIONAL: A TEORIA DA LOCALIZAÇÃO 2.1. Teoria da localização das actividades agrícolas: o modelo de von Thünen 2.2. Teoria da localização industrial: o modelo de Weber 2.3. Interdependência de localização e áreas de mercado 2.3.1. Os contributos de Launhardt e de Palander 2.3.2. O modelo de Hotelling 2.3.3. O modelo de Lösch
3. A CIDADE E O SISTEMA DE CENTROS URBANOS 3.1. O conceito de cidade 3.2. Traços gerais do processo de urbanização 3.3. Os factores determinantes da formação de aglomerados urbanos 3.4. A teoria dos lugares centrais e o conceito de hierarquia urbana
4. RENDA FUNDIÁRIA E USO RESIDENCIAL DO SOLO URBANO 4.1. O conceito de renda fundiária e de preço do solo 4.2. O modelo básico de equilíbrio de localização da família 4.3. Caso de estudo
5. POLÍTICA REGIONAL E URBANA 5.1. Análise das disparidades regionais em Portugal 5.2. Tipologias de políticas de desenvolvimento regional 5.3. O Acordo de Parceria Portugal -UE 2020. 

Bibliografia Obrigatória

José da Silva Costa, Peter Nijkamp, Tomaz Ponce Dentinho (coord.); Compêndio de economia regional, Principia, 2009. ISBN: (E/k5/ 359(6))
Philip McCann; Modern urban and regional economics. ISBN: 978-0-19-958200-6

Bibliografia Complementar

A. O’Sullivan; Urban Economics, Irwin, Chicago, 2007. ISBN: 978-0-07-298476-7(13) ((E(K5) 302))
Brakman, S., H. Garretsen, C. van Marrewijk; The new introduction to geographical economics, Cambridge University Press, 2009. ISBN: 978-0-521-87532-5
E.M. Hoover, F. Giarratani; An Introduction to Regional Economics, West Virginia University, 1999 (The WEB Book of Regional Science (www.rri.wvu.edu/WebBook)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 20,00
Exame 60,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 42,00
Frequência das aulas 39,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

O regime de avaliação distribuída com exame final é composto por um mini-teste, um teste global, este último a realizar na data indicada para o exame da época normal e um trabalho de grupo.

Para obter aprovação à disciplina, o estudante não poderá ter classificação inferior a 6,0 valores em qualquer um dos momentos de avaliação (mini-testes e teste global). A falta a qualquer um desses momentos implica a atribuição de uma classificação de zero valores a essa componente.

Na época normal, haverá sempre lugar a exame final como forma de avaliação supletiva.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

No regime de avaliação distribuída com exame:

- 1 trabalho de grupo com a ponderação na classificação final de 20%.
- 1 mini teste, com uma ponderação na classificação final de 20%;
- 1 exame global, com a ponderação na classificação final de 60%;


Nota final: Máximo (0,6*exame+0,2*mini teste+0,2*trabalho de grupo; exame)

No caso de avaliação por exame final: o exame corresponderá a 100% da classificação final.

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplica-se o RAC.

Melhoria de classificação

Aplica-se o RAC. Melhoria em exame final.

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