Código: | 1EC204 | Sigla: | MACI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Economia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Economia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Economia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LECO | 328 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 2 | - | 6 | 63 | 162 |
A unidade curricular de Macroeconomia I 1EC204 tem por objectivo dotar os estudantes das primeiras competências com vista à compreensão dos movimentos agregados das economias contemporâneas. Macroeconomia I 1EC204 fornece bases conceptuais e teóricas de macroeconomia, articulando-se intimamente com Macroeconomia II 1EC210 e, ainda muito directamente, com Crescimento Económico 1EC301 e Economia Monetária 1EC302. A unidade curricular concentra-se em familiarizar os alunos com (i) conceitos e medidas básicas dos fenómenos macroeconómicos, (ii) aspectos nucleares da modelização do funcionamento agregado da economia em prazos curtos e (iii) fundamentos microeconómicos das componentes da procura agregada de bens e serviços. Ficam remetidas para 1EC210 Macroeconomia II (i) a modelização do funcionamento agregado, em prazos curtos, de economias abertas, (ii) o estudo agregado do mercado de trabalho, (iii) a modelização do funcionamento agregado da economia em prazos mais alargados incluindo as dinâmicas de ajustamento do curto para o longo prazo, e o estudo (iv) das políticas macroeconómicas e (v) de políticas sectoriais com impacto macroeconómico.
A UC pretende que o estudante aprovado tenha adquirido as seguintes competências essenciais.
Perceber o que distingue a Macroeconomia dos outros ramos de conhecimento da Ciência Económica.
Dominar os aspectos essenciais dos conceitos e da quantificação das principais variáveis macroeconómicas.
Ser capaz de enunciar os principais problemas da Macroeconomia e de desenvolver raciocínios básicos sobre esses problemas, no âmbito dum modelo adequado (e de perceber quais os problemas que não sabe ainda abordar com os modelos que conhece).
Ser capaz de ler criticamente artigos, textos de opinião, boletins de análise macroeconómica de conjuntura de forma compreensiva e crítica.
Estar em condições de iniciar o estudo de temas mais avançados do âmbito da Macroeconomia, designadamente modelos de conjuntura e de política macroeconómica de economia aberta, modelos de equilíbrio geral com flexibilidade de preços (médio e longo prazo), questões de economia monetária e financeira, questões de economia e finanças públicas e tópicos de crescimento económico.
Parte I - Introdução
1. O que é a Macroeconomia?
2. A Medição Agregada da Atividade Económica
Parte II. A Macroeconomia no Curto Prazo – Modelo Keynesiano
3. Mercado de Bens e Serviços e o Multiplicador Keynesiano Simples
4. Mercado Monetário, Modelo IS-LM e Políticas Orçamental e Monetária
5. Banco Central e Sistema Bancário, Modelo IS-TR
Parte III. Fundamentos Microeconómicos da Procura Agregada
6. As Restrições Orçamentais Inter-temporais
7. A Procura Agregada de Bens e Serviços pelo Sector Privado
As aulas são teórico-práticas. O docente apresentará as matérias - conceitos, teorias, modelos - e resolverá exercícios práticos de aplicação e/ou apresentará e discutirá estatísticas macroeconómicas do mundo real que permitam ilustrar as matérias. Em cada capítulo, alguns tópicos poderão ser objecto de aprofundamento através de estudo autónomo por cada estudante, com eventual discussão e resolução de dúvidas em sessão de apoio.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 103,50 |
Frequência das aulas | 58,50 |
Total: | 162,00 |
A avaliação de conhecimentos obedece às seguintes regras:
- É admitida a avaliação distribuída sem exame final ou a avaliação por exame final.
- A avaliação distribuída sem exame final é constituída por três testes.
- O primeiro e o segundo teste realizam-se durante o período de aulas do semestre e o terceiro teste realiza-se na data do exame final da época normal.
- A matéria objeto de avaliação em cada um dos testes não é avaliada diretamente no outro teste.
- A classificação final corresponde à média ponderada das classificações (arredondadas a uma casa decimal)
- O estudante é aprovado em avaliação distribuída sem exame final se obtiver
(i) classificação final igual ou superior a 9,5 valores,
e (ii) classificação igual ou superior a 9,5 valores no Teste 1,
e (iii) classificação igual ou superior a 7,0 valores no Teste 2,
e (iv) classificação igual ou superior a 7,0 valores no Teste 3.
- O exame final (na época normal e na época de recurso) incide sobre a totalidade da matéria da Unidade Curricular, e é constituído por uma prova escrita, sendo aprovados os estudantes que obtiverem uma classificação igual ou superior a 9,5 valores.
- Os estudantes que não obtiverem aprovação no exame final da época normal ou na avaliação distribuída sem exame final têm acesso ao exame da época de recurso.
Avaliação distribuída sem exame final:
classificação final = 0,3*Teste 1 + 0,4*Teste 2 + 0,3*Teste 3
(desde que o estudante não tenha obtido uma classificação inferior a 9,5, 7,0 e 7,0 valores nos Testes 1 2 e 3, respetivamente)
Conforme as normas legais e os regulamentos em vigor na FEP.