História do Pensamento Económico
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objectivo da unidade curricular é apresentar as principais perspectivas no campo da Metodologia da Economia, bem como discutir os contributos mais importantes dos autores fundamentais da História do Pensamento Económico.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes que obtenham aprovação à unidade curricular serão capazes de:
a) discutir a natureza da Economia enquanto ciência;
b) distinguir Realismo, Instrumentalismo e Retórica;
c) descrever e analisar criticamente os contributos essenciais de Adam Smith, dos Clássicos, de Marx, dos Marginalistas, dos Austríacos, de Schumpeter e de Keynes.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
PRIMEIRA PARTE: FILOSOFIA E METODOLOGIA DA ECONOMIA
1. Introdução: conceitos básicos; natureza do conhecimento científico; verdade e relativismo epistemológico; ontologia.
2. Realismo: a ontologia social de Cambridge.
3. Instrumentalismo: a perspectiva de Friedman.
4. Retórica: crítica a McCloskey.
SEGUNDA PARTE: PANORÂMICA DO PENSAMENTO ECONÓMICO
1. Adam Smith: a natureza humana; o sistema de liberdade natural.
2. O pensamento clássico: Malthus e a teoria da população; a Lei de Say; Ricardo: valor e distribuição; os postulados de Senior; Mill sobre liberdade.
3. Marx: materialismo histórico; valor e exploração.
4. A Revolução Marginalista, a síntese marshalliana e a evolução do pensamento neoclássico.
5. A Methodenstreit.
6. A Escola Austríaca - Mises e Hayek: a impossibilidade do socialismo; subjectivismo; o mercado enquanto processo; ordem espontânea.
7. Schumpeter e o evolucionismo.
8. Keynes e a tradição de Cambridge.
Bibliografia Obrigatória
Lawson Tony;
Economics and reality. ISBN: 0-415-15421-9 pbk
Observações Bibliográficas
Bibliografia Obrigatória
Conlin, J. (ed.);
Great Economic Thinkers, Reaktion Books, 2018 (cap. 6)
Lawson, T.;
Economics and Reality, Routledge, 1997 (cap. 1-4)
Lourenço, D. e M. Graça Moura; The economic problem of a community: ontological reflections inspired by the Socialist Calculation Debate,
Cambridge Journal of Economics, 42, 2018 (pp. 1-17)
Bibliografia Complementar
Caldwell, B.J.;
Beyond Positivism: Economic Methodology in the Twentieth Century, Routledge, 1994 (cap. 8)
Friedman, M.; 'The Methodology of Positive Economics' in
Essays in Positive Economics, University of Chicago Press, 1953 (pp. 3-43)
Hayek, F.A.; The Use of Knowledge in Society,
American Economic Review, 35, 1945 (pp. 519-530)
Heilbroner, R.;
The Essential Adam Smith, W.W.Norton & Company, 1986 (pp. 1-11, 13-20, 57-63, 149-157)
Keynes, J.M.;
The General Theory of Employment, Interest and Money, in The Collected Writings of John Maynard Keynes, MacMillan, Vol. 7, 1971 (cap. 1-3, 12, 24.)
Mäki, U.; Diagnosing McCloskey,
Journal of Economic Literature, 33, 1995 (pp. 1300-1318)
Mises, L. von; 'Economic Calculation in the Socialist Commonwealth', in
Collectivist Economic Planning (F.A. Hayek, ed.), Routledge, 1935
Schumpeter, J.A.;
Capitalism, Socialism and Democracy, Allen & Unwin, 1942 (Parte I, Parte II)
Schumpeter, J.A.;
History of Economic Analysis, Routledge, 1994
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas são teórico-práticas. Para além da exposição teórica, incentiva-se a participação dos estudantes na discussão sobre a relevância dos diversos contributos teóricos e metodológicos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
123,00 |
Frequência das aulas |
39,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Todos os estudantes inscritos na unidade curricular têm acesso ao exame final.
Fórmula de cálculo da classificação final
Modalidades de avaliação:
1. Avaliação distribuída: há 2 testes. O primeiro teste tem um peso de 30% na classificação final. A aprovação à unidade curricular exige uma nota mínima de 6,5 valores no segundo teste e uma classificação média ponderada de pelo menos 9,5 valores.
A participação na avaliação distribuída exige a inscrição numa turma.
2. Avaliação por exame final.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação em época especial - excepto na época de Setembro - será uma prova oral.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação pode efectuar-se por avaliação distribuída (no ano subsequente) ou por exame final.