Código: | 1OP07 | Sigla: | ESoc |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Economia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Economia |
Instituição Responsável: | Faculdade de Economia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LECO | 21 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 3 | - | 3 | 42 | 81 |
LGES | 13 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 3 | - | 3 | 42 | 81 |
Pretende-se que os estudantes conheçam os principais conceitos e modelos fundamentais de economia e política social e compreendam a importância e potencialidades da economia social e os diferentes regimes de Estado-Providência. Pretende-se igualmente que os estudantes sejam capazes de analisar questões de desigualdade, pobreza e exclusão e políticas sociais compatíveis, assim como conhecer o funcionamento das organizações da economia social. Os estudantes deverão ser capazes de identificar temáticas e metodologias essenciais ao conhecimento de economia e política social, com suporte de informação para o caso português, europeu e internacional.
Os estudantes deverão desenvolver competências de investigação científica e de reflexão crítica em economia social e proteção social, e capacidade de análise da realidade social e dos problemas económicos concretos, com vista ao desenvolvimento sustentável. Pretende-se igualmente estimular o potencial do trabalho em grupo.
1 - Economia social, economia solidária, terceiro setor e setor não lucrativo - Conceptualização, delimitação e caracterização. - Importância, atividades e perspetivas de desenvolvimento.
2 - Os princípios do Pilar Europeu dos Direitos Sociais e os objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
3 - Modelos de política social e da intervenção social do Estado - Diferentes regimes de Estado-Providência e processo de transformação do modelo social europeu. – Estado-Providência versus Sociedade-Providência.
4 - Especificidades do terceiro setor face ao papel do Estado e do mercado e aos desafios atuais e futuros do Estado social.
5 - Desigualdades, pobreza e exclusão em Portugal e na UE, desenvolvimento económico e políticas sociais, educacionais e laborais. - Programas de apoio ao rendimento. - Investimento nas capacidades das pessoas. - Economia informal e trabalho não declarado. – Emprego, inovações tecnológicas e trabalho digno.
6 - Potencialidades da economia social para o emprego, o desenvolvimento local, a coesão social e a luta contra a exclusão.
7 - Integração de migrantes e refugiados, políticas migratórias, direitos humanos e gestão intercultural.
8 – Inovação social, empreendedorismo social e voluntariado, face a novos problemas sociais e geracionais, entre os quais o envelhecimento demográfico.
9 - Cidadania empresarial, ética e responsabilidade social e sustentabilidade. - Gestão da qualidade nas organizações da economia social.
10 - Alternativas económicas, sustentáveis, inovadoras, solidárias, de produção, comércio, consumo e financiamento. - Economia de partilha ou colaborativa, economia do bem comum e economia circular. - Economia de serviços orientada para o cuidado das pessoas e para a saúde. - Agricultura familiar e desenvolvimento sustentável.
11 - Finanças solidárias, microcrédito e literacia financeira como políticas sociais ativas e de cidadania, no fomento do microempreendedorismo e no combate ao desemprego e à pobreza.
12 - Desafios da economia social e solidária, plural e ética. - Repensar e promover o desenvolvimento sustentável e o trabalho digno, a cidadania, novos paradigmas económicos, sociais e políticos no contexto da globalização e dos grandes problemas do século XXI.
A diversificação da bibliografia pretende dar cobertura aos possíveis temas de trabalho escolhidos pelos estudantes.
Indicações bibliográficas completas serão fornecidas nas aulas, tendo em conta os interesses de investigação dos estudantes e os objetivos do programa da disciplina.
- Aulas teórico-práticas de exposição, análise e discussão. - Apresentação dos principais temas da disciplina, mas também participação dos estudantes na análise e reflexão crítica dos mesmos. - Exposição nas aulas dos resultados dos trabalhos de investigação dos estudantes. - Realização de seminários por parte de especialistas convidados e representantes de organizações de economia social. - Acompanhamento individualizado da aprendizagem, indicação de suporte bibliográfico, apresentação de materiais para leitura e discussão, apoio à realização e supervisão dos trabalhos.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 15,00 |
Teste | 30,00 |
Trabalho escrito | 55,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 15,00 |
Frequência das aulas | 39,00 |
Trabalho de investigação | 27,00 |
Total: | 81,00 |
Existem duas formas de avaliação:
- Avaliação distribuída, através de relatórios individuais, de um trabalho de investigação em grupo e de uma prova escrita final, em data a definir.
- Avaliação por exame final.
Existem duas formas de avaliação:
- Avaliação distribuída: a classificação final é o resultado de várias dimensões da avaliação - assiduidade e participação nas discussões e apresentações nas aulas, com a realização de relatórios individuais (15%), de um trabalho de investigação, de grupo, a apresentar oralmente nas aulas pelos estudantes (55%) e de uma prova escrita final (30%).
- Avaliação por exame final: a classificação será a obtida no exame.