Código Oficial: | 9813 |
Sigla: | MIMED |
Descrição: | O Ciclo de Estudos Integrado do Mestrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto tem a duração de 12 semestres. Os 6 primeiros semestres (180 ECTS) conferem o grau de Licenciado em Ciências Básicas da Saúde e os 6 últimos (180 ECTS) o grau de Mestre em Medicina e, assim, a qualificação requerida para o acesso a todas as especialidades médicas. A organização curricular permite aos estudantes contacto precoce com unidades de saúde e doentes e formação prática intensa, abrangente e adaptada às necessidades dos futuros médicos. Através de unidades curriculares opcionais os estudantes têm ainda oportunidade de diferenciar e personalizar a sua formação e de participar, desde muito cedo no percurso seu académico, em actividades diversas, designadamente de investigação biomédica. No final do ciclo de estudos o estudante deverá ter adquirido sólida formação científica e ter desenvolvido todas as competências indispensáveis ao exercício idóneo e responsável da Medicina. |
No final desta unidade curricular o estudante deverá:
Estar familiarizado com a terminologia anatómica.
Conhecer a organização geral do aparelho locomotor.
Conhecer o modo de funcionamento do aparelho locomotor.
Compreender as bases anatómicas da postura e locomoção humana.
Desenvolver capacidade de observação.
Treinar técnica de descrição, com recurso à terminologia adequada.
Adquirir uma base de conhecimentos que possa ser utilizada na interpretação de situações patológicas e aplicada ulteriormente noutras unidades curriculares e na futura vivência clínica.
Esta proposta de Unidade Curricular (UC), Estrutura Molecular da Célula” (EMC), surge logo no início do plano curricular do Mestrado Integrado em Medicina, pelo que assume uma maior relevância. Sabemos que, pelo facto de os estudantes estarem a iniciar o seu percurso académico, com todo o entusiasmo inerente e desejável, as primeiras experiências podem ser determinantes na forma como vão encarar o curso e, mesmo, a opção vocacional que fizeram. Cumpre-nos, pois, nesta nossa UC, assegurar que a escolha dos temas e das formas de os apresentar, garantem a melhor aprendizagem e desempenho.
Desde logo há alguns aspetos que convém realçar, e que procuram ir nesse sentido:
A UC “Genética Molecular” tem como objetivo principal transmitir ao estudante o conhecimento mais recente sobre a dinâmica do genoma humano, assim como, os mecanismos que permitem a transmissão da informação molecular do DNA à proteína, e de que modo estes processos são controlados na célula eucariótica. Para dar cumprimento a este objetivo, os conteúdos programáticos abordam o conhecimento fundamental dos mecanismos moleculares de funcionamento e manutenção da integridade do genoma, a metodologia usada para estudo e diagnóstico e as terapêuticas conhecidas para modificar a expressão genética. É destacada a aplicação clínica do conhecimento em Genética Molecular. A UC integra também uma forte componente laboratorial que permite a prática sobre o modo de chegar ao conhecimento, também inclui sessões integrativas de discussão de trabalhos científicos, contando para tal, com um corpo docente constituído por professores que investigam os mecanismos básicos do funcionamento celular, e também especialistas em Genética humana.
Desenvolver o papel instrumental das humanidades como recurso para a formação global dos estudantes de medicina.
Aquisição de competências transversais/“transferíveis” nas áreas humanísticas, de auto-conhecimento, reflexão crítica, integridade, ética e profissionalismo.
O objetivo desta unidade curricular é permitir aos estudantes a aquisição de conhecimentos sobre conceitos e métodos específicos da área da Epidemiologia, e a sua aplicação na análise crítica e planeamento de estudos epidemiológicos.
No fim da unidade curricular os estudantes deverão estar familiarizados com a linguagem própria da área científica, sendo capazes de reconhecer, descrever e relacionar diferentes medidas de frequência, associação e impacto, os conceitos de erro aleatório, viés, confundimento, interação, validade e precisão, assim como os principais desenhos de estudo utilizados em epidemiologia. Os estudantes deverão ser capazes de realizar, de forma autónoma: tarefas epidemiológicas simples como tabular dados e calcular medidas de frequência, associação e impacto; a análise crítica de artigos científicos; tarefas essenciais para o planeamento de uma investigação epidemiológica, incluindo a revisão da literatura e o desenho do estudo.
Gerais: Ensino da organização geral da estrutura macroscópica do corpo humano que constitua uma base sólida sobre a qual assentará parte importante da sua educação médica e da sua futura profissão.
Específicos: (i) contribuir para a aprendizagem da terminologia que constitui a base da linguagem médica; (ii) ensinar a nomenclatura, relações, funções, desenvolvimento e variações das estruturas que integram os aparelhos respiratório, digestivo, urinário e reprodutor, do sistema cardiovascular e das glândulas endócrinas; (iii) desenvolver a capacidade de observação e aprender a técnica de descrição pelo recurso a terminologia adequada; (iv) desenvolver a auto-aprendizagem; (v) adquirir uma base de conhecimentos que possa ser aplicada noutras unidades curriculares do CE e na futura vivência clínica.
Adquirir conhecimentos fundamentais sobre: (A) regulação do ciclo celular, divisão celular e processos moleculares subjacentes à diferenciação, desdiferenciação e envelhecimento celulares; (B) técnicas de diagnóstico em citogenética e conceitos básicos sobre estrutura e função dos cromossomas; (C) etiopatogenia da patologia cromossómica, preparando os estudantes para a aquisição de conhecimentos relacionados com a transmissão genética de patologias cromossómicas e avaliação de risco genético. Adicionalmente pretende-se que os estudantes sejam capazes de avaliar criticamente a documentação científica e apliquem os princípios subjacentes ao método de investigação científica em Biologia e Genética.
Dotar o estudante de Medicina com conhecimentos teóricos sobre:
Estrutura e funcionamento integrado de organelos celulares, de mecanismos que promovem a sua interacção e de motivos que, decorrentes da sua anomalia estrutural ou disfunção, conduzem à instalação de entidades clínicas.
Fluxos metabólicos e informativos entre organelos, necessários à manutenção e à economia celulares.
Promover a aprendizagem prática e pessoal por meio da realização de:
Procedimentos laboratoriais tipo hands on, fonte de conhecimento biomédico.
Observação de espécimes, recolhendo e sistematizando elementos
Elaboração de pequenos projectos
Exposição aos pares da resolução de um problema científico baseado em resultados de publicações e associado aos conteúdos da UC.
Pretende-se que os estudantes fiquem a conhecer com profundidade o metabolismo, no ser humano, de glícidos, lípidos, proteínas, aminoácidos e derivados de aminoácidos de interesse biológico, do grupo heme, de bases púricas e pirimídicas e de xenobióticos.
Pretende-se que os estudantes compreendam o metabolismo no seu conjunto, fazendo a sua integração (regulação do metabolismo oxidativo e equilíbrio energético, regulação hormonal do metabolismo), e entendendo as alterações metabólicas que ocorrem em diferentes fases da vida (alterações metabólicas durante o ciclo alimentação/jejum, metabolismo em diferentes tecidos e órgãos, na grávida e recém-nascido, no envelhecimento, no exercício físico e em situações extremas).
Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimento sobre alguns fatores que influenciam o metabolismo, nomeadamente: vitaminas, stresse oxidativo e mecanismos de defesa antioxidante, envelhecimento, nutrição e ainda álcool e bebidas alcoólicas.
Pretende-se ainda que os estudantes adquiram conhecimento sobre algumas patologias relacionadas com o metabolismo ou associadas a alterações metabólicas: obesidade, diabetes, dislipidemias, doenças do metabolismo da frutose e galactose, doenças da oxidação em beta dos ácidos gordos, doenças do metabolismo do glicogénio, anemias megaloblásticas, doenças do metabolismo de aminoácidos, caquexia, icterícias e metabolismo no cancro.
A unidade curricular tem como objetivo permitir aos estudantes a aquisição de conhecimentos sobre princípios e conceitos em saúde das populações e a sua aplicação na compreensão dos processos de saúde e doença.
Os conteúdos programáticos desta Unidade Curricular são de natureza abrangente, compatível com o objectivo de compreender globalmente os princípios básicos e os principais problemas relacionados com a saúde das populações, e ajudar a compreender a integração dos médicos numa equipa mais alargada de profissionais que age antes e depois da intervenção curativa.
A Unidade providencia ferramentas para um melhor pensamento crítico sobre a diversidade e complexidade dos fatores que influenciam a saúde dos indivíduos e das populações. Utiliza uma abordagem baseada na evidência para analisar os determinantes de saúde e da doença e as melhores opções de intervenção para promover e preservar a saúde.
O processo de tomada de decisão em saúde deverá ser informado pela melhor evidência científica, a qual deverá ter na sua base dados obtidos, armazenados, analisados e interpretados de acordo com as práticas mais adequadas do ponto de vista metodológico, estatístico e informático. Nesse sentido, esta unidade curricular pretende colocar os estudantes em contacto com um processo contínuo que se inicia na formulação da questão de investigação e que, através das opções metodológicas e informáticas mais adequadas, permite gerar e armazenar dados de qualidade que, uma vez devidamente analisados e interpretados, resultam em evidência científica de qualidade e na tomada de decisões mais informadas em saúde. O conjunto de Unidades Curriculares DECIDES pretende contribuir para dotar os alunos de conhecimentos, aptidões e atitudes que lhes permitam participar em processos de:
Os objetivos da Unidade Curricular de Medicina Preventiva são:
Aprender a organização estrutural do Sistema Nervoso Central e sua organogénese, os nervos cranianos e órgãos dos sentidos. Aprender e utilizar a terminologia anatómica.
Valorizar a interdisciplinaridade no estabelecimento de correlações com a Fisiologia, a Bioquímica e outros ramos do conhecimento.
Adquirir uma base de conhecimentos que possa ser aplicada noutras unidades curriculares do curso de Medicina e na futura vivência clínica.
Alguns dos aspectos únicos da dissecção cadavérica incluem a natureza realista deste meio de ensino, que permite que os estudantes obtenham uma imagem tridimensional clara da organização do corpo humano, comprovem a existência de variações da normalidade, analisem a textura dos tecidos humanos e, por vezes, observem e compreendam condições patológicas.
Para além de ser indiscutivelmente um importante método de aprendizagem da anatomia, reforça as atitudes de respeito e compaixão entre os estudantes de Medicina.
Permite ainda aprender técnicas de dissecção e adquirir destreza manual, fundamentais para todos os futuros médicos.
Possibilita ainda que os estudantes desenvolvam pensamento crítico, e capacidade de resolução de problemas e de aplicação prática dos conhecimentos.
Aquisição de competências para o desempenho de tarefas relativas à Semiologia, patologia e clínica das entidades nosológicas essenciais (frequentes e/ou relevantes) da especialidade de Angiologia e Cirurgia Vascular.
Ao frequentar esta disciplina, pretende-se que o estudante atinja os seguintes objetivos:
Aprender o método de colheita de uma história clínica, incluindo os componentes psicossocial e familiar;
Utilizar métodos de avaliação familiar ao nível dos Cuidados de Saúde Primários;
Desenvolver competências de entrevista clínica;
Avaliar o impacto dos fatores psicossociais na pessoa com doença crónica, incapacidade ou evento de saúde relevante;
Relacionar a forma como esses fatores afetam a família do doente / utente e outras pessoas que com ele convivam.
No final desta Unidade Curricular, os Estudantes deverão ser capazes de:
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Aquisição de competências para o desempenho de tarefas relativas à Semiologia, patologia e clínica das entidades nosológicas essenciais (frequentes e/ou relevantes) da área da Flebologia.
Os objetivos desta Unidade Curricular são:
1) estudar a estrutura microscópica e submicroscópica dos principais órgãos constituintes de alguns dos sistemas do corpo Humano, completando assim o estudo iniciado na UC “Histologia I”, que decorrerá no semestre anterior; nomeadamente serão estudados os Aparelho Digestivo, Sistema Urinário, Aparelho Reprodutor Masculino e Feminino, e as glândulas endócrinas.
2) estudar as principais etapas do desenvolvimento embrionário dos diversos órgãos constituintes de alguns dos sistemas do corpo Humano, incluindo as etapas iniciais desde a fertilização, formação de diferentes órgãos, alguns fatores moleculares envolvidos e discussão de algumas anomalias congénitas resultantes de malformações. O estudo é realizado numa perspetiva funcional e conferindo o significado clínico necessário ao curso.
Para atingir estes objetivos o programa curricular consta de um núcleo de conhecimentos básicos, fundamentais para a formação de qualquer médico, e decorre em articulação com o ensino fisiológico e anatómico, abrindo perspetivas a aprofundar em biopatologia.
Os conteúdos estão organizados de forma sequencial e integrada, visando a construção progressiva do conhecimento histológico e embriológico. Dá-se continuidade ao estudo da organização histológica dos sistemas orgânicos que não são abordados na UC “Histologia I” para depois se abordar progressivamente as principais etapas de desenvolvimento dos principais órgãos de cada sistema, com observação histológica dos órgãos em diferentes estadios de desenvolvimento.
De forma sumária enunciamos: Sensibilizar o estudante para a história da sua Faculdade nas suas vertentes docente e estudantil; conhecer a História da Medicina internacional e portuguesa de forma a adquirir um saber estruturado capaz de despertar um interesse contínuo por esta temática e de ser importante suporte em futuras investigações na Medicina; identificar e valorizar a importância dos factores sócio-culturais na evolução e desenvolvimento da sua profissão através da história humana; valorizar a importância do método científico no desenvolvimento da ciência médica; adquirir motivação para captar e sentir os valores da cultura através da autoformação; estimular a reflexão crítica sobre a Medicina contemporânea e o que por si é validado; contribuir para uma crescente humanização da Medicina; sensibilizar para a temática da Museologia, em geral e na Medicina, em particular; divulgar o património museológico e documental da Faculdade na perspectiva de sensibilizar e capacitar pelo saber a sua salvaguarda e utilização como fontes bibliográficas ou de saber médico-histórico.
Aprendizagem dos mecanismos básicos da resposta imunológica, como resposta biológica à agressão exógena ou endógena, e as suas interações em patologia humana, particularmente no caso de deficiência dos seus componentes.
- Indicar as características celulares das células neoplásicas
- Descrever as características celulares das células neoplásicas
- Identificar metodologias apropriadas para o estudo de várias características celulares
- Explicar os pressupostos teóricos das metodologias
- Experimentar técnicas para a avaliação das características das células neoplásicas
- Distinguir as várias metodologias quanto às suas limitações
- Conhecer os vários modelos experimentais celulares e animais e saber as suas limitações
- Identificar as limitações dos vários modelos experimentais celulares e animais
- Planear abordagens experimentais para estudo de uma característica celular
- Interpretar resultados obtidos nas várias abordagens experimentais
Integrar o estudante nas temáticas relativas ao processo da adolescência, dos comportamentos juvenis e da abordagem preventiva e clínica do adolescente e do jovem adulto. No final desta unidade curricular o estudante deverá ter adquirido capacidades para:
- Conhecer o processo da adolescência de uma forma holística
- Identificar as particularidades dos comportamentos juvenis e a potencialidade da promoção de saúde
- Adquirir competências na abordagem clínica do adolescente e do jovem adulto
Trata-se de uma UC eminentemente vivencial pelo que todas as aulas são nas modalidades TP/P. No final da unidade curricular, os principais objetivos de aprendizagem são o reconhecimento e a análise critica dos (as):
Aquisição de conhecimentos no âmbito da propedêutica — perícias da entrevista clínica onde se contempla, por um lado, a vertente terapêutica da relação médico-doente; e por outro o comportamento na doença e comportamentos levando à doença, stress e perturbações somatoformes —, e da semiótica.
Conhecimentos a serem complementados pelo treino de competências a adquirir, no sentido de reconhecer o que da pessoa resulta no sintoma e o que do sintoma resulta na pessoa; bem assim como para identificar estilos de vida tóxicos. E por outro lado, incidindo sobre a relação médico-doente, pelo desenvolvimento da capacidade de conduzir uma relação transferencial em sentido terapêutico — aqui incluída a capacidade empática, a autenticidade, e o “saber ouvir” e alcançar um diagnóstico global relativo à pessoa na sua circunstância.
Aplicar as competências de comunicação clínica aprendidas na UC Psicologia Médica I na realização de uma entrevista clínica a um doente de ambulatório.Esta Unidade Curricular tem por objectivos:
- Capacitar os estudantes com uma visão holística e global da saúde, focando nos determinantes sociais que influenciam as desigualdades em saúde, impactando o seu acesso e os resultados terapêuticos.
- Desenvolver competências analíticas, críticas e de intervenção para melhorar o acesso e a qualidade dos cuidados de saúde, considerando os contextos socioeconómicos e culturais, reforçando a (necessidade de uma) perspetiva focada no doente e as competências de comunicação e relação entre médico e doente.
- Capacitar para uma atenção especializada na recolha de informação contextual, social e pessoal, mantedo uma atitude de respeito e tolerância de modo a reforçar a parceria e colaboração fomentando a autonomia e capacidade de partilhada de decisões.
Alguns dos aspectos únicos da dissecção cadavérica incluem a natureza realista deste meio de ensino, que permite que os estudantes obtenham uma imagem tridimensional clara da organização do corpo humano, comprovem a existência de variações da normalidade, analisem a textura dos tecidos humanos e, por vezes, observem e compreendam condições patológicas.
Para além de ser indiscutivelmente um importante método de aprendizagem da anatomia, reforça as atitudes de respeito e compaixão entre os estudantes de Medicina.
Permite ainda aprender técnicas de dissecção e adquirir destreza manual, fundamentais para todos os futuros médicos.
Possibilita ainda que os estudantes desenvolvam pensamento crítico, e capacidade de resolução de problemas e de aplicação prática dos conhecimentos.
O objectivo fundamental do ensino da Biopatologia I é o de conseguir que os estudantes aprendam uma linguagem clínico-patológica. A aprendizagem desta linguagem subentende não só a memorização de palavras e dos conceitos que elas exprimem, como a capacidade de utilizar estes conhecimentos na interpretação de dados e na resolução de problemas. Um segundo objectivo do ensino da Biopatologia I é o de conseguir que os estudantes aperfeiçoem as suas capacidades de observação e descrição a diferentes níveis (macroscópico, microscópico, histoquímico, etc.) tornando-se capazes de raciocinar em termos biopatológicos a partir dos dados que essa observação proporciona.
Constará do treino clínico com aplicação prática de conhecimentos adquiridos, numa contribuição para o ensino de forma vertical e englobando semiologia, semiótica e terapêutica cirúrgica nas situações mais frequentes da Cirurgia Laparoscópica.
Aquisição de competências para o desempenho de tarefas relativas à Semiologia, patologia e clínica das entidades nosológicas essenciais (frequentes e/ou relevantes) da especialidade de Angiologia e Cirurgia Vascular.
Constará do treino clínico com aplicação prática de conhecimentos adquiridos nos anos anteriores, numa contribuição para o ensino de forma vertical e englobando semiologia, semiótica e terapêutica cirúrgica nas situações mais frequentes de Coloproctologia.
O objetivo da Unidade Curricular é sensibilizar o estudante para a importância da Comunicação, da Marca e do Marketing como estratégia global de diferenciação competitiva geradora de valor para as empresas, instituições, pessoas e organizações em geral, assim como desenvolver nos estudantes a capacidade de tomada de decisão tendo em vista assegurar uma eficaz gestão das relações com os seus principais stakeholders, de acordo com um novo paradigma que coloca o cliente no centro da gestão das interações em Saúde.
Objetivos:
Conhecer a organização dos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal
Conhecer o perfil dos profissionais a exercer em Cuidados de Saúde Primários (médicos de Medicina Geral e Familiar e de Saúde Pública, enfermeiro, secretário clínico)
Conhecer a atividade do setor social ligado à saúde
Conhecer o funcionamento de uma Unidade de Saúde Familiar
Ao frequentar esta disciplina, pretende-se que o estudante atinja os seguintes objetivos:
Aprender a desenvolver uma abordagem centrada na pessoa, orientada para o indivíduo, a família e a comunidade, lidando com os problemas de saúde em todas as suas dimensões física, psicológica, social, cultural e existencial;
Desenvolver competências de continuidade de cuidados ao longo do tempo, através de uma comunicação médico-doente efetiva;
Promover a gestão simultânea de problemas, tanto agudos como crónicos, dos pacientes;
Utilizar métodos de avaliação familiar ao nível dos Cuidados de Saúde Primários.
Espera-se que no final os estudantes tenham aprendido as intervenções moleculares dos medicamentos e dos tóxicos e tenham aprendido a valorizar a importância médica de novos conhecimentos sobre medicamentos e tóxicos. Em mais detalhe, espera-se que conheceçam as formas de atuação dos medicamentos e tóxicos, as ações com importância médica dos medicamentos que pertencem a grupos com ações sobre múltiplos órgãos (medicamentos que interferam nas ações do sistema nervoso vegetativo, do sistema endócrino e da perceção da dor, mediamentos antibacterianos e antídotos). Espera-se que compreendam a importância e limitações destes medicamentos, e que sejam capazes de avaliar os novos medicamentos.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Aquisição de competências para o desempenho de tarefas relativas à Semiologia, patologia e clínica das entidades nosológicas essenciais (frequentes e/ou relevantes) da área da Flebologia.
Proporcionar aos estudantes competências mais específicas dos critérios de utilização das técnicas de reprodução medicamente assistida, dos limites impostos pelas causas genéticas e do seu potencial terapêutico e diagnóstico.
- Indicar as características celulares das células neoplásicas
- Descrever as características celulares das células neoplásicas
- Identificar metodologias apropriadas para o estudo de várias características celulares
- Explicar os pressupostos teóricos das metodologias
- Experimentar técnicas para a avaliação das características das células neoplásicas
- Distinguir as várias metodologias quanto às suas limitações
- Conhecer os vários modelos experimentais celulares e animais e saber as suas limitações
- Identificar as limitações dos vários modelos experimentais celulares e animais
- Planear abordagens experimentais para estudo de uma característica celular
- Interpretar resultados obtidos nas várias abordagens experimentais
O estudante deverá adquirir conhecimentos e aptidões básicas para a participação em projetos científicos que necessitem do recurso a técnicas laboratoriais de avaliação funcional cardíaca in vivo.
1 - Consolidar a aprendizagem dos princípios básicos do cancro e identificar as principais vias de sinalização oncogénicas da célula.
2 - Identificar os principais alvos moleculares terapêuticos em cancro e descrever a sua importância no desenho terapêutico oncológico.
3 - Identificar as diferentes formas de resistência terapêutica em cancro.
4 - Interpretar a interligação das principais vias moleculares oncogénicas da célula como forma de resposta e resistência terapêutica.
5 - Explicar a importância dos biomarcadores moleculares na prática clinica oncológica, nomeadamente na estratificação dos doentes e na decisão terapêutica.
6 - Discutir a importância da investigação de translação na identificação de novos alvos terapêuticos.Proporcionar conhecimento científico, humanístico e artístico sobre a atividade musical.
Desenvolver e potenciar as competências médicas, artísticas, sociais e humanas, integrados na atividade de um escopo profissional, enquanto estrutura produtora de cultura e comunicação.
Potenciar o conhecimento e promover a investigação sobre as relações entre a música e a medicina nas suas diferentes especialidades, nomeadamente: o potencial terapêutico da música; comunicação individual e social, médica e científica; conhecimento da patologia associada aos diferentes artistas musicais.Esta unidade curricular visa aprofundar os conhecimentos de anatomia de superfície das diferentes regiões do encéfalo humano, bem como o reconhecimento da sua organização interna, das suas funções básicas e identificar e compreender a organização tridimensional do encéfalo.
Permitirá ao estudante adestrar-se ou aperfeiçoar as técnicas de dissecção com vista à identificação, isolamento e preservação de núcleos, feixes de fibras nervosas dos hemisférios cerebrais, tronco cerebral e cerebelo e, ainda, dos vasos cerebrais e meninges.
Permitirá igualmente ao estudante a capacidade de estabelecer correlações entre a morfologia e a função, de correlacionar a morfologia com aspectos imagiológicos e, de transpor a bidimensionalidade para a tridimensionalidade das regiões encefálicas em apreço. Recorrer-se-á a diferentes técnicas de imagem, utilizadas tanto na caracterização diagnóstica, fisiológica e funcional das doenças, como na sua terapêutica e na avaliação de resultados.Trata-se de uma UC eminentemente vivencial pelo que todas as aulas são nas modalidades TP/P. No final da unidade curricular, os principais objetivos de aprendizagem são o reconhecimento e análise criticas dos (as):
Desenvolver competências - cognitivas, - aptidões e comportamentos - na área da comunicação médico-doente, incluindo a habilitação para os procedimentos da história clínica e exame físico, compreendendo os sinais vitais, a área do tórax, e ainda o exame neurológico.
No decurso da unidade curricular o/a estudante irá iniciar o seu contacto com a realidade clínica, predominantemente no contexto das enfermarias hospitalares, pontualmente no contexto da consulta externa.
No fim desta unidade curricular o aluno deve ter adquirido a capacidade para recolher uma história clínica que interesse os assuntos próprios dos doentes com patologias do foro respiratório, cardiovascular, e do sistema nervoso. Serão lecionados métodos para redigir os dados, ordená-los numa narrativa com significado que torne possível a correta interpretação pelos outros, o uso adequado da semântica médica e a sua correspondência com o vocabulário geral. Serão demonstradas técnicas para despiste de incoerências e falhas na informação prestada pelo doente.
A metodologia do exame físico respeitante ao aspeto geral, a interpretação dos sinais vitais, técnicas de palpação, percussão e auscultação do tórax serão ensinadas enquanto que a aprendizagem será avaliada durante as aulas práticas. Será ainda praticado o exame neurológico sumário.
Esta Unidade Curricular tem por objectivos:
- Capacitar os estudantes com uma visão holística e global da saúde, focando nos determinantes sociais que influenciam as desigualdades em saúde, impactando o seu acesso e os resultados terapêuticos.
- Desenvolver competências analíticas, críticas e de intervenção para melhorar o acesso e a qualidade dos cuidados de saúde, considerando os contextos socioeconómicos e culturais, reforçando a (necessidade de uma) perspetiva focada no doente e as competências de comunicação e relação entre médico e doente.
- Capacitar para uma atenção especializada na recolha de informação contextual, social e pessoal, mantedo uma atitude de respeito e tolerância de modo a reforçar a parceria e colaboração fomentando a autonomia e capacidade de partilhada de decisões.
Esta unidade curricular tem como objetivo principal alertar os estudantes de medicina para a importância do stresse e dos seus efeitos na saúde. No final desta unidade, os estudantes deverão ser capazes de:
1. Reconhecer os efeitos do stresse na vida moderna e na saúde
2. Identificar os mediadores major envolvidos na resposta ao stresse
3. Compreender as respostas fisiológicas a diferentes tipos de stressores
4. Demonstrar uma compreensão efetiva dos conceitos nucleares na área do stresse
5. Reconhecer as principais alterações características da síndrome metabólica
6. Identificar patologias relacionadas com o stresse
7. Reconhecer os principais modelos experimentais, humanos e animais, e biomarcadores, no estudo do stresse
8. Reconhecer várias estratégias para lidar com o stresseConhecimentos: O objetivo essencial da Unidade Curricular de Bioética e Deontologia Médica é que o estudante adquira conhecimentos no domínio da ética nos cuidados de saúde, muito em particular no que diz respeito à dimensão ética da saúde e da doença e sua relação com a profissão médica. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível das teorias éticas mais representativas do pensamento humano, de modo a que seja viável a integração desses conceitos na tradição humanista caraterística das sociedades modernas ocidentais.
Aptidões e Competências: Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para o exercício digno da profissão médica. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre os preceitos da deontologia médica para que a sua prática se desenrole também de acordo com os princípios que norteiam eticamente a medicina. Deve ainda adquirir competências na área mais genérica das ciências da vida incluindo preocupações ambientais e de proteção do bem-estar animal.
O objectivo fundamental do ensino da Biopatologia II é o de conseguir que os estudantes reforcem a aprendizagem da linguagem clínico-patológica ficando capazes de a utilizar no estudo das lesões neoplásicas e pré-neoplásicas. Esse estudo estende-se desde os aspectos gerais da classificação e biologia molecular aos diversos modelos de cancerização. Como corolário desse estudo pretende-se avançar na compreensão da etiopatogénese, diagnóstico, prognóstico e selecção terapêutica das doenças cancerosas mais frequentes.
Durante a sua permanência na Unidade de Propedêutica Cirúrgica o estudante deverá adquirir:
Conhecimentos teóricos que lhe permitiam ser capaz de recolher dados clínicos na exploração de doenças do foro cirúrgico e pediátrico bem como selecionar os diagnósticos diferenciais adequados e os exames complementares que lhe permitam atingir um diagnóstico definitivo.
Conhecimentos e atitudes que lhe permitam estabelecer um contacto adequado com o doente e com os demais profissionais envolvidos no acompanhamento e tratamento dos doentes.
Conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam compreender a complexidade da interpretação diagnóstica dos sinais e sintomas do doente, integrando-os com os conhecimentos de epidemiologia, etiopatogenia, genética, patologia e fisiopatologia. Da mesma forma deve compreender as razões dos diagnósticos diferenciais e o pedido de exames auxiliares de diagnóstico que permitam chegar ao diagnóstico finalNo final desta Unidade Curricular, os Estudantes deverão ser capazes de:
Aquisição de conhecimentos e aptidões sobre a etiologia, fisiopatologia, prevenção, diagnóstico, tratamento e prognóstico das patologias cardíacas e vasculares mais frequentes e/ou relevantes, de modo a que os estudantes desenvolvam as aptidões e competências necessárias à orientação clínica dos doentes, no âmbito destas patologias. Adotar-se-á uma abordagem integrada médico-cirúrgica dos conteúdos provenientes das áreas da Cardiologia, da Cirurgia Cardíaca, da Angiologia e Cirurgia Vascular, da Radiologia e Imagiologia Médicas, daTerapêutica Geral e Farmacologia Clínica e da Anátomo- Patologia
Esta unidade curricular tem como objetivo a aquisição de conhecimentos e aptidões sobre a etiologia, fisiopatologia, prevenção, diagnóstico, tratamento e prognóstico das patologias respiratórias e torácicas (não cardiovasculares) mais frequentes ou revelevantes, de modo a que os estudantes desenvolvam as aptidões e competências necessárias à orientação clínica dos doentes no âmbito destas patologias.
Para o efeito adotar-se-á uma abordagem integrada médico-cirúrgica, terapêutica, anatomo-patológica e imagiológica com o envolvimento de espacilaistas em Pneumologia, Cirurgia torácica, Farmacologis clínica, Radiologia e Anatomia patológica.
A unidade curricular Medicina Geral e Familiar visa permitir aos estudantes a aquisição de conhecimentos sobre os fundamentos e competências fundamentais da Medicina Geral e Familiar: gestão e coordenação de cuidados de saúde primários, cuidados centrados na pessoa, capacidade para a resolução de problemas específicos, abordagem abrangente, orientação comunitária e abordagem holística.
Pretende-se que adquiram conhecimentos sobre a organização do Serviço Nacional de Saúde e a história dos Cuidados de Saúde Primários.
Pretende-se ainda que os estudantes saibam como, no exercício da Medicina Geral e Familiar atual, se incorpora a prática da Medicina Baseada na Evidência e novas tecnologias de informação e comunicação no apoio à decisão de situações clínicas concretas.
- Aprendizagem da avaliação e interpretação das funções do sistema nervoso (SN) no sentido de, com os dados da história e exame clínico, determinar o síndrome neurológico, propor hipóteses diagnósticas, determinar quais os exames complementares adequados para esclarecimento, tendo como base o conhecimento das doenças do SN e músculo mais frequentes na população em geral.
- Conhecimentos teóricos e avaliação à cabeceira do doente, sempre que possível, dos seguintes temas:
Dar a conhecer aos estudantes o âmbito da atuação profissional dos médicos oftalmologistas.
Estimular a opção por uma carreira profissional como médico oftalmologista por parte dos estudantes que sentem vocação pela área científico-profissional da Oftalmologia.
Transmitir noções básicas que possam permitir aos futuros médicos contribuir para o rastreio, manobras clinicas, diagnóstico e tratamento das principais doenças oculares e sua aplicação à observação geral do doente.
Apreensão dos quadros clínicos, mecanismos fisiopatológicos e princípios terapêuticos genéricos em doenças do âmbito da Ortopedia, Traumatologia e Cirurgia Plástica mais frequentes e/ou graves, hierarquizar os princípios da decisão médica e cirúrgica, atuação e referenciação atempada.
Saber integrar-se numa equipe de Ortopedia e de Cirurgia Plástica na consulta, internamento ou no bloco, valorizar a aprendizagem autodirigida e a aprendizagem continuada, do trabalho de equipe e da abordagem multidisciplinar.
Contacto e treino nos métodos de observação, estudo e abordagem terapêutica, médica e cirúrgica, das afeções do âmbito da Ortopedia e da Cirurgia Plástica
1. Adquirir conhecimentos nucleares na área da Otorrinolaringologia.
2. Ganhar competências na aquisição da história clínica e exame físico do doente.
3. Desenvolver estratégias diagnósticas e critérios de seleção de exames/técnicas auxiliares de diagnóstico.
4. Aprofundar o espírito crítico com vista à resolução de problemas clínicos e elaboração de orientações terapêuticas.
5. Estimular uma atitude de excelência e humanidade na abordagem do doente.
Alicerçar a visão crítica das diversas áreas relacionadas com o medicamento desde a descoberta, avaliação e registo à seleção e prescrição racional.
Proporcionar um conhecimento mais especializado da terapêutica e da farmacologia clínica.
Promover no estudante uma visão crítica de forma a facilitar a aprendizagem e aplicação de regras para a selecção e prescrição racional de medicamentos.
A disciplina de Terapêutica tem um carácter essencialmente formativo, visando a aquisição de aptidões que permitam o uso correto de medicamentos e também o exercício de funções pedagógicas na educação para a saúde. É bem conhecido que a educação do doente, na relação deste com a terapêutica, tem consequências importantes até quanto à adesão ao tratamento.
No final desta Unidade Curricular, os Estudantes deverão ser capazes de:
Aquisição de conhecimentos e aptidões sobre a etiologia, fisiopatologia, prevenção, diagnóstico, tratamento e prognóstico das patologias cardíacas e vasculares mais frequentes e/ou relevantes, de modo a que os estudantes desenvolvam as aptidões e competências necessárias à orientação clínica dos doentes, no âmbito destas patologias. Adotar-se-á uma abordagem integrada médico-cirúrgica dos conteúdos provenientes das áreas da Cardiologia, da Cirurgia Cardíaca, da Angiologia e Cirurgia Vascular, da Radiologia e Imagiologia Médicas, da Terapêutica Geral e Farmacologia Clínica e da Anátomo- Patologia
A unidade curricular Medicina Geral e Familiar visa permitir aos estudantes a aquisição de conhecimentos sobre os fundamentos e competências fundamentais da Medicina Geral e Familiar: a gestão e coordenação de cuidados de saúde primários, a orientação comunitária, capacidade para a resolução de problemas específicos, abordagem abrangente, cuidados centrados na pessoa e abordagem holística.
Pretende-se que adquiram conhecimentos sobre a organização do Serviço Nacional de Saúde e a história dos Cuidados de Saúde Primários.
Pretende-se ainda que os estudantes saibam como, no exercício da Medicina Geral e Familiar atual, se incorpora a prática da Medicina Baseada na Evidência e novas tecnologias de informação e comunicação no apoio à decisão de situações clínicas concretas.
- Aprendizagem da avaliação e interpretação das funções do sistema nervoso (SN) no sentido de, com os dados da história e exame clínico, determinar o síndrome neurológico, propor hipóteses diagnósticas, determinar quais os exames complementares adequados para esclarecimento, tendo como base o conhecimento das doenças do SN e músculo mais frequentes na população em geral.
- Conhecimentos teóricos e avaliação à cabeceira do doente, sempre que possível, dos seguintes temas:
Dar a conhecer aos estudantes o âmbito da atuação profissional dos médicos oftalmologistas.
Estimular a opção por uma carreira profissional como médico oftalmologista por parte dos estudantes que sentem vocação pela área científico-profissional da Oftalmologia.
Transmitir noções básicas que possam permitir aos futuros médicos contribuir para o rastreio, manobras clinicas, diagnóstico e tratamento das principais doenças oculares e sua aplicação à observação geral do doente.
Apreensão dos quadros clínicos, mecanismos fisiopatológicos e princípios terapêuticos genéricos em doenças do âmbito da Ortopedia, Traumatologia e Cirurgia Plástica mais frequentes e/ou graves, hierarquizar os princípios da decisão médica e cirúrgica, atuação e referenciação atempada.
Saber integrar-se numa equipe de Ortopedia e de Cirurgia Plástica na consulta, internamento ou no bloco, valorizar a aprendizagem autodirigida e a aprendizagem continuada, do trabalho de equipe e da abordagem multidisciplinar.
Contacto e treino nos métodos de observação, estudo e abordagem terapêutica, médica e cirúrgica, das afeções do âmbito da Ortopedia e da Cirurgia Plástica
1. Adquirir conhecimentos nucleares na área da Otorrinolaringologia.
2. Ganhar competências na aquisição da história clínica e exame físico do doente.
3. Desenvolver estratégias diagnósticas e critérios de seleção de exames/técnicas auxiliares de diagnóstico.
4. Aprofundar o espírito crítico com vista à resolução de problemas clínicos e elaboração de orientações terapêuticas.
5. Estimular uma atitude de excelência e humanidade na abordagem do doente.
Objectivos específicos: Identificar os mecanismos subjacentes às doenças reumáticas mais frequentes ou relevantes.
Desnvolver as perícias na colheita, registo e transmissão da informação clínica (História clínica e exame físico das doenças reumáticas).
Usar a informação obtida de modo a elaborar uma lista de problemas e propor a investigação que permita diferenciar os principais diagnósticos e resolver as dúvidas persistentes pelo uso racional dos meios complementares de diagnóstico (estratégia de diagnóstico).
Adquirir um núcleo de conhecimentos teóricos que lhe permita a resolução das mais frequentes situações reumáticas (resolução de problemas clínicos).
Construir uma estratégia terapêutica com recurso a todos os meios disponíveis, desde os não farmacológicos, como a modificação de comportamentos e terapia física e reabilitação, aos fármacos, à cirurgia e estar habilitado a procurar informação para tomar decisões.
Alicerçar a visão crítica das diversas áreas relacionadas com o medicamento desde a descoberta, avaliação e registo à seleção e prescrição racional.
Proporcionar um conhecimento mais especializado da terapêutica e da farmacologia clínica.
Promover no estudante uma visão crítica de forma a facilitar a aprendizagem e aplicação de regras para a selecção e prescrição racional de medicamentos.
A disciplina de Terapêutica tem um carácter essencialmente formativo, visando a aquisição de aptidões que permitam o uso correto de medicamentos e também o exercício de funções pedagógicas na educação para a saúde. É bem conhecido que a educação do doente, na relação deste com a terapêutica, tem consequências importantes até quanto à adesão ao tratamento.
Alicerçar a visão crítica das diversas áreas relacionadas com o medicamento, desde a descoberta, avaliação e registo à seleção e prescrição racional.
Proporcionar um conhecimento mais especializado da terapêutica e da farmacologia clínica.
Promover no estudante uma visão crítica de forma a facilitar a aprendizagem e aplicação de regras para a seleção e prescrição racional de medicamentos.
A disciplina de Terapêutica e Farmacologia Clínica tem um carácter essencialmente formativo, visando a aquisição de aptidões que permitam o uso correto de medicamentos e também o exercício de funções pedagógicas na educação para a saúde.
É bem conhecido que a educação do doente, na relação deste com a terapêutica, tem consequências importantes até quanto à adesão ao tratamento.
Alguns dos aspectos únicos da dissecção cadavérica incluem a natureza realista deste meio de ensino, que permite que os estudantes obtenham uma imagem tridimensional clara da organização do corpo humano, comprovem a existência de variações da normalidade, analisem a textura dos tecidos humanos e, por vezes, observem e compreendam condições patológicas.
Para além de ser indiscutivelmente um importante método de aprendizagem da anatomia, reforça as atitudes de respeito e compaixão entre os estudantes de Medicina.
Permite ainda aprender técnicas de dissecção e adquirir destreza manual, fundamentais para todos os futuros médicos.
Possibilita ainda que os estudantes desenvolvam pensamento crítico, e capacidade de resolução de problemas e de aplicação prática dos conhecimentos.
1. Integrar na formação geral dos futuros médicos, as noções de atuação em tempo real e de vigilância contínua das funções vitais em Anestesia, Cuidados Perioperatórios, Medicina Intensiva e Medicina de Emergência;
2. Contribuir para a aquisição de conhecimento e capacidades básicos capazes de salvar vidas, nomeadamente em situações de peri-paragem e de trauma grave;
3. Reconhecer o doente crítico e compreender o processo de receção, estabilização, diagnóstico e terapêutica inicial e triagem de nível de cuidados (II e III) do doente agudo ou agudizado emergente;
4. Compreender as metodologias de suporte orgânico do doente crítico;
5. Fomentar a capacidade de integração pluridisciplinar de conhecimentos sobre os doentes, particularmente em situações de não-colaboração, bem como a capacidade de transmissão de informação;
6. Dar a conhecer os âmbitos do exercício profissional da Anestesiologia e da Medicina Intensiva como contributo para a escolha informada da sua carreira profissional de futuros médicos.
Componente pratica de artroscopia
O consumo de tabaco é causa importante de morte, morbilidade, sobrecarga do sistema de saúde e da economia.
A Organização Mundial de Saúde, entre outras, tem reconhecido o tabagismo como umas das principais ameaças à saúde pública. As estratégias de combate ao tabagismo são prioritárias em saúde, representando uma excelente aposta para a obtenção de ganhos concretos em saúde. A abordagem para a cessação tabágica deve ser, idealmente, realizada em todos os contactos com os cuidados de saúde e tem não só potencial terapêutico, mas de promoção da saúde e de prevenção da doença.
Os objetivos da Unidade Curricular (UC) são:
- Impacto do tabagismo na saúde
- Os novos produtos derivados do tabaco
- Plano de prevenção e combate ao tabagismo, tendo em conta estratégias de prevenção primária e secundária
- Estratégias para a mudança de comportamento
- Modelos de intervenção para a cessação tabágica
- Utilização de tecnologias de informação e comunicação no combate ao tabagismo
- Avaliação da dependência e da motivação
- Treino de entrevista motivacional
- Treino de intervenção breve em consulta
- Treino de abordagem em intervenção intensiva de cessação tabágica
- Enquadramento da recaída
Constará do treino clínico com aplicação prática de conhecimentos adquiridos, numa contribuição para o ensino de forma vertical e englobando semiologia, semiótica e terapêutica cirúrgica nas situações mais frequentes da Cirurgia Laparoscópica.
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
Os estudantes devem ser capazes de:
Constará do treino clínico com aplicação prática de conhecimentos adquiridos nos anos anteriores, numa contribuição para o ensino de forma vertical e englobando semiologia, semiótica e terapêutica cirúrgica nas situações mais frequentes de Coloproctologia.
- Abordagem de situações clínicas frequentes na prática clínica, enquadrando dados semiológicos, com o respectivo processo de investigação diagnóstica e instituição de terapêutica (por exemplo: dor torácica, dispneia, dor abdominal, hemorragia digestiva, alteração do estado de consciência, alterações iónicas e do equilíbrio ácido-base)
-Execução de técnicas médicas essenciais (toracocentese, paracentese, punção lombar, electrocardiograma, colheira de sangue venoso e arterial, entubação nasogástrica, algaliação, suturas de feridas)
- Análise sistematizada do electrocardiograma; noções básicas de ecografia e ecocardiografia (point of care ultrasonography)
- Familiarização com material cirúrgico (ferros, fios e tipos de suturas); avaliação de feridas (classificação, cicatrização e opções terapêuticas); drenagens cirúrgicas e tipo de drenos; estomas (indicações, classificação e complicações)
- Cuidados peri-operatórios e peri-procedimentos invasivos (incluindo noções de fluidoterapia)O objetivo da Unidade Curricular é sensibilizar o estudante para a importância da Comunicação, da Marca e do Marketing como estratégia global de diferenciação competitiva geradora de valor para as empresas, instituições, pessoas e organizações em geral, assim como desenvolver nos estudantes a capacidade de tomada de decisão tendo em vista assegurar uma eficaz gestão das relações com os seus principais stakeholders, de acordo com um novo paradigma que coloca o cliente no centro da gestão das interações em Saúde.
Perspectiva histórica e panorama actual da Transplantação a nível nacional e internacional
- Percepção da dimensão do problema da insuficiência de órgãos e mortalidade na lista de espera
- Indicações e patologias com insuficiência de órgão terminal para as quais a transplantação é a única ou a melhor opção de tratamento.
- Princípios éticos e enquadramento legal da doação de órgãos e transplantação
- Modelos de consentimento para a doação
- Especificidades e desafios do dador vivo
- Noções básicas sobre a problemática do doente transplantado
- Sistema de gestão de qualidade implícito na aplicação de substâncias de origem humana (órgãos, tecidos e células)
Através de uma integração na atividade do Serviço, pretende-se que os estudantes tenham a perceção dos aspetos específicos da patologia Infeciosas. A complementar esta vivência de prática clínica, serão discutidos diariamente casos clínicos de doentes do Serviço de Doenças Infeciosas (SDI).
Praticar a colheita da história clínica e exame objectivo, com especial incidência em patologia hematológica (ensino teórico e prático de semiologia clínica e laboratorial do sistema hematopoiético); Reconhecer e orientar o diagnóstico da patologia hematológica mais frequente; Possibilitar aos estudantes o contacto com patologia hematooncológica (leucemias agudas e crónicas, síndromes mielodisplásicas e neoplasias mieloproliferativas, linfomas de Hodgkin e não-Hodgkin, mieloma múltiplo, etc) e com princípios fundamentais da quimioterapia citotóxica e do apoio médico e psicológico ao doente neoplásico; Aprender a interpretar o hemograma e alguns exames hematológicos básicos; Reconhecer e investigar as manifestações hematológicas de doenças sistémicas; Conhecer as bases da transfusão sanguínea, suas indicações e potenciais problemas. Conhecer as bases da transplantação hematopoiética.
Abordagem do doente com tumor sólido. Contacto com doentes com vários tipos de tumor. Discussão de doentes com carcinoma da mama, carcinoma do cólon e recto, carcinoma ginecológico, carcinoma uro-genital, carcinoma esófago-gástrico, tumores do sistema nervoso central e tumores da cabeça e pescoço.
Noções sobre quimioterapia oncológica e sobre agentes biológicos e terapêuticas alvo.
Discussão anátomo-clínica de casos de leucemias e linfomas e de tumores sólidos.
O objectivo da unidade curricular é aplicar os princípios da epidemiologia ao estudo de grupos de doentes.
No fim da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
Avaliar o efeito das intervenções de diagnóstico, prevenção e terapêutica nos outcomes clínicos.
Estudar os determinantes e efeitos das decisões clínicas.
Incorporar os resultados da investigação epidemiológica clínica nos processos de tomada de decisão.
- Adquirir conhecimentos nucleares.
- Aprender e obter a informação clínica através da história e do exame objetivo.
- Elaborar estratégias de diagnóstico complementando a História e o exame físico com meios auxiliares.
- Resolver de problemas clínicos com propostas terapêuticas. Desenvolver uma atitude de permanente exigência ética e científica.
Habilitação do estudante com a teoria e com a prática, necessárias ao estágio clínico do 6º ano, ao exame de acesso ao Internato Médico e à aprendizagem contínua.
Proporcionar conteúdos teóricos e práticos no âmbito da medicina do exercício, do desporto e da atividade física, com fortes motivações clínicas e assistenciais.
Esta UC visa familiarizar os estudantes com conhecimentos, gestos e atitudes necessários à prestação de cuidados ao doente na área da medicina desportiva, em particular os referentes às condições de saúde necessárias para a prática da atividade desportiva, as principais complicações e lesões resultantes, bem como os fundamentos da prescrição do exercício físico na saúde e na doença.
Os níveis de competência exigidos serão de acordo com duas categorias principais:
Proporcionar conhecimento científico, humanístico e artístico sobre a atividade musical.
Desenvolver e potenciar as competências médicas, artísticas, sociais e humanas, integrados na atividade de um escopo profissional, enquanto estrutura produtora de cultura e comunicação.
Potenciar o conhecimento e promover a investigação sobre as relações entre a música e a medicina nas suas diferentes especialidades, nomeadamente: o potencial terapêutico da música; comunicação individual e social, médica e científica; conhecimento da patologia associada aos diferentes artistas musicais.Objetivo geral: promover conhecimentos, capacidades e atitudes no que se refere aos gestos médicos que se enquandram no âmbito da medicina legal, tendo em vista garantir que os futuros médicos irão atuar de forma correta e adequada, no melhor interesse dos doentes, e sempre nos termos da lei, quando confrontados com questões de índole médico-legal, independentemente da especialidade em que trabalhem, tudo isto numa atitude de trabalho interdisciplinar e articulado.
Objetivos específicos: que os estudantes adquiram capacidades e competências na abordagem de vítimas e seus familiares, na elaboração de certificado de óbito por via eletrónica, nos corretos procedimentos face a um cadáver, na descrição de lesões/sequelas e sua documentação fotográfica, no exame físico de vítimas (designadamente de crimes sexuais), na seleção, colheita, preservação e acondicionamento de diferentes tipos de vestígios e de outras amostras, e na elaboração de sinalização e/ou denúncia de alegados crimes.Habilitar o estudante na colheita, registo, gestos atitudes e transmissão da informação clínica (história da doença, exame objetivo e exames complementares) nas áreas da Nefrologia e da Urologia, importantes para a formação do médico pluripotencial. Utilizar a informação com vista ao diagnóstico dos principais síndromes e patologias nefrológicos e urológicas e ao estabelecimento de listas de problemas centrados na situação clínica do doente. Adquirir um núcleo de conhecimentos teóricos que habilite o estudante na avaliação e resolução das situações clínicas mais frequentes na área da nefrologia e da urologia e na elaboração de propostas terapêuticas adequadas. Habilitar o estudante na referenciação do doente e na busca informação para tomada de decisões.
Esta unidade curricular visa aprofundar os conhecimentos de anatomia de superfície das diferentes regiões do encéfalo humano, bem como o reconhecimento da sua organização interna, das suas funções básicas e identificar e compreender a organização tridimensional do encéfalo.
Permitirá ao estudante adestrar-se ou aperfeiçoar as técnicas de dissecção com vista à identificação, isolamento e preservação de núcleos, feixes de fibras nervosas dos hemisférios cerebrais, tronco cerebral e cerebelo e, ainda, dos vasos cerebrais e meninges.
Permitirá igualmente ao estudante a capacidade de estabelecer correlações entre a morfologia e a função, de correlacionar a morfologia com aspectos imagiológicos e, de transpor a bidimensionalidade para a tridimensionalidade das regiões encefálicas em apreço. Recorrer-se-á a diferentes técnicas de imagem, utilizadas tanto na caracterização diagnóstica, fisiológica e funcional das doenças, como na sua terapêutica e na avaliação de resultados.Trata-se de uma UC eminentemente vivencial pelo que todas as aulas são nas modalidades TP/P. No final da unidade curricular, os principais objetivos de aprendizagem são o reconhecimento e análise criticas dos (as):
- Orientar a aprendizagem da patologia neurocirúrgica mais comum (TCE, tumores cerebrais, neurocirurgia vascular, raquis).
- Promover a prática de internamento, consulta, bloco e cuidados intensivos.
- Orientar a patologia neurocirurgica mais comum no Serviço de Urgência nomeadamente os TCE ligeiros, moderados e graves.
- Executar a avaliação clínica dos doentes neurocirúrgicos.
- Identificar as principais patologias que recorrem à consulta externa.
- Conhecer gestos técnicos essencias da Neurocirurgia.
- Conhecer os cuidados básicos no âmbito do neurointensivismo.
Reconhecer o universo de ação da ORL Pediátrica
Identificar, diagnosticar e tratar as condições mais frequentes no âmbito da ORL Pediátrica
Compreender as especificidades da criança com patologia ORL no que respeita à recolha da história clínica, exame físico e exames complementares de diagnóstico
Finalidade- Aquisição de competências (conhecimentos- ++; atitudes- +++; aptidões-+) que habilitem ao reconhecimento e referenciação adequada das principais entidades nosológicas neonatais cirúrgicas.
Esta Unidade Curricular tem por objectivos:
- Capacitar os estudantes com uma visão holística e global da saúde, focando nos determinantes sociais que influenciam as desigualdades em saúde, impactando o seu acesso e os resultados terapêuticos.
- Desenvolver competências analíticas, críticas e de intervenção para melhorar o acesso e a qualidade dos cuidados de saúde, considerando os contextos socioeconómicos e culturais, reforçando a (necessidade de uma) perspetiva focada no doente e as competências de comunicação e relação entre médico e doente.
- Capacitar para uma atenção especializada na recolha de informação contextual, social e pessoal, mantedo uma atitude de respeito e tolerância de modo a reforçar a parceria e colaboração fomentando a autonomia e capacidade de partilhada de decisões.
Esta unidade curricular tem como objetivo principal alertar os estudantes de medicina para a importância do stresse e dos seus efeitos na saúde. No final desta unidade, os estudantes deverão ser capazes de:
1. Reconhecer os efeitos do stresse na vida moderna e na saúde
2. Identificar os mediadores major envolvidos na resposta ao stresse
3. Compreender as respostas fisiológicas a diferentes tipos de stressores
4. Demonstrar uma compreensão efetiva dos conceitos nucleares na área do stresse
5. Reconhecer as principais alterações características da síndrome metabólica
6. Identificar patologias relacionadas com o stresse
7. Reconhecer os principais modelos experimentais, humanos e animais, e biomarcadores, no estudo do stresse
8. Reconhecer várias estratégias para lidar com o stresseObjetivo principal: integrar o estudante nas temáticas relativas aos consumos de etanol e outras substâncias psicoativas e dependências. No final desta unidade curricular o estudante deverá ter adquirido capacidades para:
Alguns dos aspectos únicos da dissecção cadavérica incluem a natureza realista deste meio de ensino, que permite que os estudantes obtenham uma imagem tridimensional clara da organização do corpo humano, comprovem a existência de variações da normalidade, analisem a textura dos tecidos humanos e, por vezes, observem e compreendam condições patológicas.
Para além de ser indiscutivelmente um importante método de aprendizagem da anatomia, reforça as atitudes de respeito e compaixão entre os estudantes de Medicina.
Permite ainda aprender técnicas de dissecção e adquirir destreza manual, fundamentais para todos os futuros médicos.
Possibilita ainda que os estudantes desenvolvam pensamento crítico, e capacidade de resolução de problemas e de aplicação prática dos conhecimentos.
1. Integrar na formação geral dos futuros médicos, as noções de atuação em tempo real e de vigilância contínua das funções vitais em Anestesia, Cuidados Perioperatórios, Medicina Intensiva e Medicina de Emergência;
2. Contribuir para a aquisição de conhecimento e capacidades básicos capazes de salvar vidas, nomeadamente em situações de peri-paragem e de trauma grave;
3. Reconhecer o doente crítico e compreender o processo de receção, estabilização, diagnóstico e terapêutica inicial e triagem de nível de cuidados (II e III) do doente agudo ou agudizado emergente;
4. Compreender as metodologias de suporte orgânico do doente crítico;
5. Fomentar a capacidade de integração pluridisciplinar de conhecimentos sobre os doentes, particularmente em situações de não-colaboração, bem como a capacidade de transmissão de informação;
6. Dar a conhecer os âmbitos do exercício profissional da Anestesiologia e da Medicina Intensiva como contributo para a escolha informada da sua carreira profissional de futuros médicos.
Constará do treino clínico com aplicação prática de conhecimentos adquiridos, numa contribuição para o ensino de forma vertical e englobando semiologia, semiótica e terapêutica cirúrgica nas situações mais frequentes da Cirurgia Laparoscópica.
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
Os estudantes devem ser capazes de:
Constará do treino clínico com aplicação prática de conhecimentos adquiridos nos anos anteriores, numa contribuição para o ensino de forma vertical e englobando semiologia, semiótica e terapêutica cirúrgica nas situações mais frequentes de Coloproctologia.
No final desta Unidade Curricular, os estudantes deverão ser capazes de efectuar:
- Abordagem de situações clínicas frequentes na prática clínica, enquadrando dados semiológicos, com o respectivo processo de investigação diagnóstica e instituição de terapêutica (por exemplo: dor torácica, dispneia, dor abdominal, hemorragia digestiva, alteração do estado de consciência, alterações iónicas e do equilíbrio ácido-base)
-Execução de técnicas médicas essenciais (toracocentese, paracentese, punção lombar, electrocardiograma, colheira de sangue venoso e arterial, entubação nasogástrica, algaliação, suturas de feridas)
- Análise sistematizada do electrocardiograma; noções básicas de ecografia e ecocardiografia (point of care ultrasonography)
- Familiarização com material cirúrgico (ferros, fios e tipos de suturas); avaliação de feridas (classificação, cicatrização e opções terapêuticas); drenagens cirúrgicas e tipo de drenos; estomas (indicações, classificação e complicações)
- Cuidados peri-operatórios e peri-procedimentos invasivos (incluindo noções de fluidoterapia)Através de uma integração na atividade do Serviço, pretende-se que os estudantes tenham a perceção dos aspetos específicos da patologia Infeciosas. A complementar esta vivência de prática clínica, serão discutidos diariamente casos clínicos de doentes do Serviço de Doenças Infeciosas (SDI).
O objectivo da unidade curricular é aplicar os princípios da epidemiologia ao estudo de grupos de doentes.
No fim da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
Avaliar o efeito das intervenções de diagnóstico, prevenção e terapêutica nos outcomes clínicos.
Estudar os determinantes e efeitos das decisões clínicas.
Incorporar os resultados da investigação epidemiológica clínica nos processos de tomada de decisão.
- Adquirir conhecimentos nucleares.
- Aprender e obter a informação clínica através da história e do exame objetivo.
- Elaborar estratégias de diagnóstico complementando a História e o exame físico com meios auxiliares.
- Resolver de problemas clínicos com propostas terapêuticas. Desenvolver uma atitude de permanente exigência ética e científica.
Habilitação do estudante com a teoria e com a prática, necessárias ao estágio clínico do 6º ano, ao exame de acesso ao Internato Médico e à aprendizagem contínua.
De forma sumária enunciamos: Sensibilizar o estudante para a história da sua Faculdade nas suas vertentes docente e estudantil; conhecer a História da Medicina internacional e portuguesa de forma a adquirir um saber estruturado capaz de despertar um interesse contínuo por esta temática e de ser importante suporte em futuras investigações na Medicina; identificar e valorizar a importância dos factores sócio-culturais na evolução e desenvolvimento da sua profissão através da história humana; valorizar a importância do método científico no desenvolvimento da ciência médica; adquirir motivação para captar e sentir os valores da cultura através da autoformação; estimular a reflexão crítica sobre a Medicina contemporânea e o que por si é validado; contribuir para uma crescente humanização da Medicina; sensibilizar para a temática da Museologia, em geral e na Medicina, em particular; divulgar o património museológico e documental da Faculdade na perspectiva de sensibilizar e capacitar pelo saber a sua salvaguarda e utilização como fontes bibliográficas ou de saber médico-histórico.
Abordar a prevalência da infertilidade, suas etiologias, avaliação diagnóstica e terapêutica.
Expor as diversas técnicas de Procriação Medicamente Assistida (PMA).
Abordar as complicações decorrentes da PMA.
Dar a conhecer as indicações para a preservação da fertilidade e suas opções.
Objetivo geral: promover conhecimentos, capacidades e atitudes no que se refere aos gestos médicos que se enquandram no âmbito da medicina legal, tendo em vista garantir que os futuros médicos irão atuar de forma correta e adequada, no melhor interesse dos doentes, e sempre nos termos da lei, quando confrontados com questões de índole médico-legal, independentemente da especialidade em que trabalhem, tudo isto numa atitude de trabalho interdisciplinar e articulado.
Objetivos específicos: que os estudantes adquiram capacidades e competências na abordagem de vítimas e seus familiares, na elaboração de certificado de óbito por via eletrónica, nos corretos procedimentos face a um cadáver, na descrição de lesões/sequelas e sua documentação fotográfica, no exame físico de vítimas (designadamente de crimes sexuais), na seleção, colheita, preservação e acondicionamento de diferentes tipos de vestígios e de outras amostras, e na elaboração de sinalização e/ou denúncia de alegados crimes.Habilitar o estudante na colheita, registo, gestos atitudes e transmissão da informação clínica (história da doença, exame objetivo e exames complementares) nas áreas da Nefrologia e da Urologia, importantes para a formação do médico pluripotencial. Utilizar a informação com vista ao diagnóstico dos principais síndromes e patologias nefrológicos e urológicas e ao estabelecimento de listas de problemas centrados na situação clínica do doente. Adquirir um núcleo de conhecimentos teóricos que habilite o estudante na avaliação e resolução das situações clínicas mais frequentes na área da nefrologia e da urologia e na elaboração de propostas terapêuticas adequadas. Habilitar o estudante na referenciação do doente e na busca informação para tomada de decisões.
Trata-se de uma UC eminentemente vivencial pelo que todas as aulas são nas modalidades TP/P. No final da unidade curricular, os principais objetivos de aprendizagem são o reconhecimento e a análise critica dos (as):
Preparar o estudante para a resolução da maioria dos problemas básicos de uma consulta de planeamento familiar, proporcionado condições para que possa integrar equipas de primeiro apoio a comunidades mais desfavorecidas, nacionais e estrangeiras, e de encaminhamento dos casos mais complexos para centros mais diferenciados. Permitir ao estudante uma avaliação da sua vocação para prosseguir um internato de especialidade na área da disciplina de opção.
Os objectivos gerais desta Unidade Curricular (UC) são:
Esta Unidade Curricular tem por objectivos:
- Capacitar os estudantes com uma visão holística e global da saúde, focando nos determinantes sociais que influenciam as desigualdades em saúde, impactando o seu acesso e os resultados terapêuticos.
- Desenvolver competências analíticas, críticas e de intervenção para melhorar o acesso e a qualidade dos cuidados de saúde, considerando os contextos socioeconómicos e culturais, reforçando a (necessidade de uma) perspetiva focada no doente e as competências de comunicação e relação entre médico e doente.
- Capacitar para uma atenção especializada na recolha de informação contextual, social e pessoal, mantedo uma atitude de respeito e tolerância de modo a reforçar a parceria e colaboração fomentando a autonomia e capacidade de partilhada de decisões.
Apreender conceitos fundamentais de diagnóstico e tratamento das patologias mais frequentes na área da traumatologia desportiva.
Integrar estes conhecimentos e descobrir as possibilidades que se apresentam em termos de investigação científica nestas matérias.
Esta UC pretende, com base nos conhecimentos específicos e/ou transversais adquiridos ao longo do curso, conferir competências para desenvolver um trabalho de investigação numa área de interesse.
- Tomar conhecimento dos princípios de orientação de um doente com patologia degenerativa da coluna vertebral
- Conhecer opções técnicas para o tratamento cirúrgico dos doentes com patologia da coluna
- Conhecer opções de tratamento menos invasivas para estes doentesConstará do treino clínico com aplicação prática de conhecimentos adquiridos, numa contribuição para o ensino de forma vertical e englobando semiologia, semiótica e terapêutica cirúrgica nas situações mais frequentes da Cirurgia Laparoscópica.
Aquisição de competências (conhecimentos +, atitudes ++, aptidões +++) para o desempenho clínico básico em Cirurgia.
Os objetivos da aprendizagem nesta unidade curricular são assegurar que o estudante de medicina consegue efetuar uma prática clínica profissional, mas também ética e humana, para o doente e para a sua família, no domínio dos cuidados paliativos. Reconhecer as suas atitudes pessoais, valores e expetativas em relação à morte e à diversidade individual, cultural e espiritual, e ficar capacitado com os conceitos básicos de cuidados paliativos de modo a integrá-los num plano individualizado para o doente e família/cuidador e poder exercer esta função com rigor e conhecimento técnico-científico.
Reconhecer o papel dos cuidados de saúde primários como primeiro ponto de contacto, que promove os cuidados paliativos e cuidados centrados na pessoa. Dado o envelhecimento da população e o aumento de doenças crónicas e complexas, é essencial para melhorar a eficácia do sistema de saúde. Adquirir competências básicas de gestão em cuidados paliativos.
Adquirir conhecimentos e competências no domínio clínico dos Cuidados Paliativos, especificamente no que respeita a sintomas comuns, diferentes tipos de intervenção paliativa em doentes terminais, situações de urgência e mesmo na fase agónica. Enfatizando a dicotomia entre paliação e tratamento curativo.
-Fornecer conhecimento e treino prático que permitam capacidade para intervir na prevenção, diagnóstico e tratamento do acidente vascular cerebral e doenças relacionadas
- Fornecer preparação prática na avaliação dos doentes, aplicação de escalas clínicas e discussão racional da melhor orientação clínica de casos concretos
-Aplicação prática das Recomendações internacionais atualizadas (“guidelines”)
-Aquisição da noção da multidisciplinaridade e necessidade de organização em cadeia da abordagem do doente com acidente vascular cerebral, focando nomeadamente a Via Verde do AVC
-Reconhecer um acidente vascular cerebral (AVC) em contexto de urgência e seus diagnósticos diferenciais
-Contacto com a investigação complementar adaptada a cada caso, e com a interpretação da imagiologia parenquimatosa e vascular
-Contacto com as intervenções emergentes, nomeadamente a recanalização arterial por trombólise, a neurorradiologia de intervenção, a neurocirurgia, a neuromonitorização e as abordagens de neurorreabilitação
Aquisição de conhecimentos, aptidões e competências na abordagem clínica do paciente com dor crónica. O tratamento da dor é um imperativo ético para os médicos, e pretende-se que os estudantes valorizem a dor e reconheçam as principais estratégias do seu tratamento.
O objetivo geral é a frequência de um estágio clínico profissionalizante em Obstetrícia e Ginecologia.
São objetivos, na área das competências, o desenvolvimento de qualificações na prática clínica de obstetrícia e ginecologia, que permitam um desempenho adequado no âmbito da atividade assistencial indiferenciada.
Serão privilegiadas as áreas da prevenção, do rastreio e do diagnóstico e terapêutica das patologias mais frequentes, incluindo situações de urgência e emergência ginecológicas e obstétricas.
Introduzir os estudantes no ambiente da moderna Medicina Geral e Familiar, na equipa dos Cuidados de Saúde Primários, na epidemiologia, na consulta e na prática da Medicina neste contexto;
Colocar os estudantes no contexto apropriado para aprenderem os princípios da prevenção, dos rastreios, do diagnóstico precoce da doença e da promoção da Saúde;
Estudar os aspectos comunitários da saúde infantil e pediatria, da saúde mental, da saúde materna, da saúde da mulher, da medicina psico-social e dos cuidados aos idosos;
Desenvolver a capacidade dos estudantes para trabalhar autonomamente, quer na clínica, quer na auto-formação;
Desenvolver atitudes profissionais que melhorem os cuidados de saúde e conduzam a boas relações de trabalho;
Alargar a experiência em questões éticas, em aptidões de comunicação e na prática clínica baseada na evidência.
Durante o estágio, o estudante deverá adquirir capacidade e autonomia progressiva na aplicação do método clínico, no contexto da abordagem das patologias enquadradas no âmbito da Medicina Interna, integrando conhecimentos e informações e tomando decisões, de forma tutelada. Deverá adquirir experiência no estabelecimento de prioridades de atuação e aprimorar a seu relacionamento com os doentes, os seus familiares, os membros da equipa médica e outros profissionais da equipa de saúde. Deverá adquirir experiência na utilização de meios informáticos, e apresentar e discutir casos clínicos selecionados em seminários.
Neste estágio os discentes acompanharam os docentes nas suas atividades clínicas. As suas atividades serão distribuídas entre a consulta externa, a urgência de oftalmologia e o bloco operatório.
Quer na consulta, quer no bloco a atividade será diversificada nas várias subespecialidades médicas e cirúrgicas
Objectivos de aprendizagem - conhecimentos, aptidões e competências (domínios cognitivo, afetivo e psico-motor) a desenvolver pelos estudantes:
Objetivos gerais: Aperfeiçoamento de conhecimentos, atitudes e aptidões que permitam ao estudante assegurar cuidados de saúde à criança no contexto do seu meio familiar e social.
Objetivos específicos:
O estudante deve sedimentar conhecimentos anteriormente aprendidos sobre a criança normal: crescimento e desenvolvimento e suas variantes; temperamento e comportamento e seus principais fatores determinantes; integração no meio familiar, escolar e social; necessidades nutricionais nos diferentes grupos etários; prevenção da doença por vacinação; promoção de hábitos de vida saudáveis; promoção da literacia em saúde; medidas sociais de proteção à criança; rede de cuidados de saúde.
Deve aprender a diagnosticar e tratar doenças pediátricas comuns na sua comunidade; a rastrear e orientar doenças raras que ultrapassem a sua competência; a prestar cuidados imediatos em situações de urgência; a reconhecer o impacto das doenças na criança e na família.
O aluno deverá:
Saber comunicar com os doentes, familiares e com todos os profissionais de saúde.
Ter sempre presentes nas suas atitudes referências de
Saber recolher dados da anamnese.
Saber observar crianças, dos vários grupos etários.
Saber decidir, de forma criteriosa, quais os exames subsidiários de diagnóstico a prescrever e interpretar os resultados.
Saber formular e discutir hipóteses de diagnóstico.
Saber realizar algumas técnicas correntes de diagnóstico e de tratamento.
Ser capaz de tomar algumas decisões terapêuticas.
Ser capaz de acompanhar a evolução da doença, adequando as decisões terapêuticas.
Saber adiantar algumas perspetivas sobre o prognóstico.
comportamento ético.
O objectivo geral desta UC é a aplicação e desenvolvimento na prática clínica supervisionada, dos conhecimentos, aptidões e atitudes previamente adquiridos na UC de Psiquiatria e Saúde Mental do 5º ano, com particular destaque para os aspectos clínicos e preventivos. Organiza-se por blocos de formação profissionalizante sob a forma de estágio, incluindo prática tutelada.
Os objectivos na área dos conhecimentos resultam do aprofundamento dos temas que constam do programa do 5º ano, com a sua aplicação à prática clínica, através de acompanhamento tutelado de pessoas com patologia psiquiátrica, visando o desenvolvimento de capacidades individuais para o exercício das funções médicas, com responsabilidade e independência progressivas.
Os objectivos no domínio das aptidões englobam o desenvolvimento da capacidade de apresentação de casos clínicos com autonomia na observação de um doente psiquiátrico e realização de história e exame clínico, com formulação de um diagnóstico, diagnósticos diferenciais, prognóstico e proposta de orientação terapêutica. Engloba ainda a capacidade de pesquisa bibliográfica e análise da evidência científica.
Torna-se ainda relevante a sensibilização dos estagiários para os aspectos do funcionamento e organização das estruturas do Serviço Nacional de Saúde, e em particular, de organização dos cuidados de saúde mental em Portugal.
Os objectivos no domínio das atitudes devem valorizar a capacidade de comunicação e o trabalho integrado em equipa e colaboração multidisciplinar, com especial destaque para as componentes familiar, social, psicológica, profissional/educacional e médico-legal relativas ao enquadramento da doença mental.
Será ainda de valorizar a necessidade de motivação e aprofundamento das bases científicas de apoio à decisão clínica, pela metodologia de auto-aprendizagem e de formação continuada, bem como pela transmissão de conhecimentos aos estudantes. Sempre que possível, será desejável a colaboração regular dos alunos em projectos científicos, estimulando-os precocemente para uma cultura e actividade de investigação.
Esta unidade curricular complementa o percurso curricular que, ao longo do Mestrado Integrado de Medicina, compreendeu, entre outras, a formação teórico-prática em Saúde das Populações, Epidemiologia Geral, Epidemiologia Clínica e Bioestatística.
- Aquisição de competências clínicas para o desempenho básico no perioperatório de doentes propostos para procedimentos anestésicos fora do bloco operatório.
- Avaliação preoperatória do doente baseada na história clínica, exame físico e na análise de exames auxiliares de diagnóstico apropriados.
- Avaliação do estado físico ASA
- Monitorização mínima indespensável
- Preparação e aplicação dos princípios de segurança com recurso a listas de verificação do local de trabalho.
- Aplicação de técnicas assépticas durante a colocação dum acesso venoso periférico e durante a recolha de sangue arterial.
- Distinguir entre procedimento de sedação e analgesia e anestesia geral
- Analgesia do trabalho de parto.
- Observar um procedimento de anestesia ou sedação em locais fora do bloco operatório, tendo em consideração a acessibilidade ao doente, o doente, o tipo de ato anestésico e o local em que é efetuado.
- Princípios de segurança durante os procedimentos em radiologia e ressonância magnética nuclear (RMN)
- Transporte dos doentes de e para os locais de anestesia fora do bloco
- Aplicação dos aspetos éticos e médico legais.A Anestesiologia, fruto da diversidade e complexidade das suas competências, constitui uma especialidade médica fundamental na abordagem do doente urgente e emergente.
Objetivos de aprendizagem: