Anestesiologia e Medicina Intensiva
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIMED |
123 |
Plano Oficial 2021 |
5 |
- |
3 |
28 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Teórica |
Totais |
1 |
0,571 |
Fernando Jose Pereira Alves Abelha |
|
0,22 |
Paulo Jorge Machado Bragança Mergulhão Gomes |
|
0,28 |
Joana Irene de Barros Mourão |
|
0,071 |
Teorico-Prática |
Totais |
4 |
2,00 |
Paulo Jorge Machado Bragança Mergulhão Gomes |
|
0,80 |
José Manuel Castro Ribeiro Pereira |
|
0,10 |
Magna Celeste Fortunato Silva |
|
0,014 |
Joana Irene de Barros Mourão |
|
0,217 |
Fernando Jose Pereira Alves Abelha |
|
0,497 |
Andre Filipe Mendes Leite Moreira |
|
0,178 |
Sergio Mina Gaiao |
|
0,10 |
Seminário |
Totais |
8 |
0,568 |
Ana Isabel Pereira Marques |
|
0,127 |
Pedro Augusto Amoroso de Passos Canão |
|
0,048 |
José Manuel Pedrosa Baptista Lopes |
|
0,055 |
Elsa Maria Pereira da Fonseca |
|
0,055 |
Andre Filipe Mendes Leite Moreira |
|
0,214 |
Fernando Jose Pereira Alves Abelha |
|
0,035 |
Estágio |
Totais |
32 |
27,424 |
Carla Alexandra de Carvalho Basílio |
|
0,42 |
Magna Celeste Fortunato Silva |
|
0,008 |
Maria Celeste Pinheiro Dias Ferreira |
|
3,22 |
Margarida Maria Ferreira Rios |
|
0,42 |
Raquel Maria Neves de Oliveira |
|
0,414 |
José Manuel Castro Ribeiro Pereira |
|
2,88 |
Joana Irene de Barros Mourão |
|
3,142 |
Manuel Filipe Mendes Conceição |
|
1,12 |
João Manuel Guimarães de Sá Peixoto Fernandes |
|
0,371 |
Ana Cristina Fonte Amaral |
|
0,428 |
Patricia Marlene Carvalho Dos Santos |
|
0,007 |
José Artur Osório de Carvalho Paiva |
|
4,20 |
Sergio Mina Gaiao |
|
1,02 |
Maria Margarida Barbosa S. Rodrigues Pereira |
|
0,42 |
Sara Alexandra Cunha Fonseca Nogueira Sousa |
|
0,414 |
João Filipe Alves Mesquita Rosinhas |
|
0,42 |
Maria Cristina Granja Teixeira dos Santos |
|
0,42 |
Andre Filipe Mendes Leite Moreira |
|
1,17 |
Fernando Jose Pereira Alves Abelha |
|
2,60 |
Luis Alberto Guimarães Pereira |
|
3,356 |
Elisabete Sofia Peres Ribeiro Grilo Coelho Figueiredo Monteiro |
|
0,56 |
Vera Lúcia Ramos Fernandes |
|
0,414 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Integrar na formação geral dos futuros médicos, as noções de atuação em tempo real e de vigilância contínua das funções vitais em Anestesia, Cuidados Perioperatórios, Medicina Intensiva e Medicina de Emergência;
2. Contribuir para a aquisição de conhecimento e capacidades básicos capazes de salvar vidas, nomeadamente em situações de peri-paragem e de trauma grave;
3. Reconhecer o doente crítico e compreender o processo de receção, estabilização, diagnóstico e terapêutica inicial e triagem de nível de cuidados (II e III) do doente agudo ou agudizado emergente;
4. Compreender as metodologias de suporte orgânico do doente crítico;
5. Fomentar a capacidade de integração pluridisciplinar de conhecimentos sobre os doentes, particularmente em situações de não-colaboração, bem como a capacidade de transmissão de informação;
6. Dar a conhecer os âmbitos do exercício profissional da Anestesiologia e da Medicina Intensiva como contributo para a escolha informada da sua carreira profissional de futuros médicos.
Resultados de aprendizagem e competências
- Anestesia: Anestesia geral e regional monitorização do doente inconsciente
- Avaliação pré-anestésica, estratificação do risco; doenças e medicações associadas; abuso de drogas
- Medicina pós-anestésica: cuidados pós-anestésicos, incluindo a analgesia pós-operatória e a oxigenioterapia
- Analgesia do trabalho de parto (epidural)
- Medicina de Emergência: Suporte imediato de vida. Suporte avançado de vida. Avaliação e manuseamento do traumatizado grave
- Medicina Intensiva: Reconhecimento, triagem avaliação, estabilização, diagnóstico, definição de terapêutica etiológica e de suporte do agudo e agudizado grave
Medicina Intensiva: Monitorização, suporte e tratamento das disfunções orgânicas no doente crítico
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Anestesia geral e regional: objetivos e técnicas; vantagens e limitações; morbilidade e mortalidade; vigilância instrumental;
2. Medicina pré-anestésica; estratificação do risco; avaliação analítica pré-anestésica; doenças e medicações associadas
3. Medicina pós-anestésica: recobro imediato, vigilância, diagnóstico e tratamento das complicações; outcome dos doentes cirúrgicos;
4. Medicina da dor: analgesia pós-operatória; analgesia de parto; dor crónica
- Medicina Intensiva: missão e papel na organização hospitalar
- Os grandes síndromes da Medicina Intensiva: (a) disfunção hemodinâmica e choque, (b) insuficiência respiratória e suporte ventilatório, (c) sépsis e disfunção multiorgânica, (d) coma e disfunção neurológica
Medicina de Emergência, Suporte imediato de vida, Suporte avançado de Vida e Suporte de vida em trauma
Bibliografia Obrigatória
3rd edition 300 e ATLS Shipping charges11; TEAM Team Student Manual 3rd edition 300 e ATLS Shipping charges11
Observações Bibliográficas
Bibliografia:
São distribuídos, no início de cada bloco, textos de referência elaborados por elementos da equipa docente, acompanhados de artigos publicados em revistas de medicina ou especialidade, considerados interessantes para os objetivos propostos e o livro próprio do curso TEAM.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1.Aulas teóricas
Anestesiologia: Introdução à Anestesia geral, Introdução À anestesia loco regional, Introdução ao Pós-operatório, Medicina pré-anestésica
Medicina Intensiva: Missão e prática da Medicina Intensiva, Choque e disfunção hemodinâmica, Sépsis e MODS, Coma e disfunção neurológica
Seminários
Anestesiologia: Princípios de monitorização, Risco Anestésico, Medicina do pós-operatório, dor
Medicina Intensiva: Casos clínicos de Medicina de Emergência, Insuficiência respiratória e suporte ventilatório
Aulas praticas (incluindo ensino de simulação):
Suporte imediato de vida; Entubação endotraqueal, Cateterização venosa central, Cateterização arterial; Curso de Avaliação e Manuseamento do Trauma (TEAM); Monitorização e suporte do doente crítico em UCI.
Cuidados pós-anestésicos; Complicações; Dor pós-operatória; Analgesia de parto; Dor crónica, Bloco operatório (inclui a vigilância das funções vitais do doente anestesiado), Cuidados pós-anestésicos imediatos
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
60,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
1,00 |
Estudo autónomo |
51,00 |
Frequência das aulas |
28,00 |
Trabalho de investigação |
1,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
1.Teste de escolha múltipla (40 questões) – 40 x 0,3 = 12
- Discussão de relatórios curriculares (um de Anestesiologia e um outro de Medicina Intensiva) = 8 valores (4 da Anestesiologia e 4 da Medicina Intensiva)
Total = 20 valores
Requisitos mínimos para aprovação: mais de 50% no teste
A Avaliação é realizada em 2 momentos possíveis, no final de cada um dos semestres - época normal e de recurso, de acordo com o Regulamento Pedagógico da Faculdade.
Os Estudantes podem fazer melhoria de classificação de acordo com as regras fixadas no Regumento do Conselho Pedagógico mantendo a classificação na Discussão de relatórios curriculares (um de Anestesiologia e um outro de Medicina Intensiva) na fase de avaliação destes.
Fórmula de cálculo da classificação final
1.Teste de escolha múltipla (40 questões) – 40 x 0,3 = 12
2. Discussão de relatório curricular = 8 valores (4 da Anestesiologia e 4 da Medicina Intensiva)
Total = 20 valores
Requisitos mínimos para aprovação: mais de 50% no teste.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
1.Teste de escolha múltipla (40 questões) – 40 x 0,3 = 12
- Discussão de relatórios curriculares (um de Anestesiologia e um outro de Medicina Intensiva) = 8 valores (4 da Anestesiologia e 4 da Medicina Intensiva)
Total = 20 valores
Requisitos mínimos para aprovação: mais de 50% no teste
3. A Avaliação especial é realizada em 2 momentos possíveis, no final de cada um dos semestres - época
normal e de
recurso, de acordo com o Regulamento Pedagógico da Faculdade.
Os Estudantes podem fazer melhoria de classificação de acordo com as regras fixadas no Regulamento do Conselho Pedagógico, mantendo a classificação obtida na Discussão de relatórios curriculares (um de Anestesiologia e um outro de Medicina Intensiva) na fase de avaliação destes.
4. Para os estudantes que não possam cumprir com estas regras, será efetuada uma avaliação Prática Final, com os Regentes da Unidade Curricular.