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Doenças Endócrinas, Nutrição e Metabolismo

Código: MI434     Sigla: DENM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 120 Plano Oficial 2021 4 - 5 47 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Manuel Ferreira de Gouveia Regente
Paula Isabel Marques Simões de Freitas Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,07
Teorico-Prática: 0,86
Seminário: 0,21
Estágio: 1,21
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 4 4,284
Ana Maria Varela Sande 0,36
João Alberto Capela Alves Rodrigues Costa 0,43
João Sérgio de Lima Soares Neves 0,04
Ana Sara Varela Mendes Ribeiro 0,39
Paula Isabel Marques Simões de Freitas 1,63
Maria Elisabete Gonçalves Rodrigues 0,32
António Manuel Ferreira de Gouveia 0,43
Fernando Miguel da Silva Mendonça 0,34
Luís Manuel de Oliveira Sá Vinhas 0,22
Manuel Celestino da Silva Neves 0,12
Teorico-Prática Totais 4 3,428
António Manuel Ferreira de Gouveia 0,29
Manuel Celestino da Silva Neves 0,40
Paula Isabel Marques Simões de Freitas 1,22
João Alberto Capela Alves Rodrigues Costa 0,26
Luís Manuel de Oliveira Sá Vinhas 0,29
Ana Maria Varela Sande 0,40
Maria Elisabete Gonçalves Rodrigues 0,42
Vítor Bruno dos Santos Devezas 0,02
Diana Alexandra Festas da Silva 0,11
Seminário Totais 8 1,712
Sofia Veríssimo Pedrosa 0,14
João Manuel Marques Miranda Magalhães 0,09
Elsa Maria Pereira da Fonseca 0,17
Fernando Carlos de Landér Schmitt 0,17
José Manuel Pedrosa Baptista Lopes 0,29
Estágio Totais 32 38,848
João Alberto Capela Alves Rodrigues Costa 2,37
Maria Manuel Faria de Sousa e Silva 0,98
Inês Meira da Cunha Pereira 0,98
Diana Alexandra Festas da Silva 1,01
Duarte Luís Pignatelli Dias Almeida 0,80
Patrícia Andrea Pinheiro da Silva Sousa Ferreira Bouça Machado 0,41
Manuel Celestino da Silva Neves 3,30
Ana Sara Varela Mendes Ribeiro 1,15
Jorge Manuel Pires Pedro 0,98
Maria Elisabete Gonçalves Rodrigues 3,26
Juliana Patrícia Ribeiro Gonçalves 0,98
Susana Isabel Mourão Domingues 2,10
António Manuel Ferreira de Gouveia 1,34
Pedro Carneiro de Melo Pereira de Magalhães 0,95
Joana Lima Ferreira 0,98
João Paulo Botelho de Gusmão Menino 0,98
João Sérgio de Lima Soares Neves 0,38
Paula Isabel Marques Simões de Freitas 4,40
Vítor Bruno dos Santos Devezas 0,14
Fernando Miguel da Silva Mendonça 0,78
Diogo Lebreiro Moreira da Cruz 0,41
Cristina de Jesus da Costa Fernandes 0,15
Luís Manuel de Oliveira Sá Vinhas 2,16
Patrícia Sofia Ribeiro Ferreira 0,98
Ana Maria Varela Sande 3,44
Ana Rita Ferreira Leite 0,42
Marta Borges Canha 0,28
Gil Filipe Ramada Faria 0,62
Rosa Maria Monteiro Castro de Araújo Príncipe 2,10

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Objetivo Geral: Adquirir competências no dominio da teoria e da prática clínica (aptidões) sobre patologia endócrina, metabólica e nutricional.
Objetivos Específicos: Identificar os mecanismos subjacentes às doenças endócrinas, metabólicas e nutricionais mais frequentes.
Desenvolver as perícias na colheita, registo e transmissão da informação clinica (História clínica e do exame físico das doenças endócrinas, metabólicas e nutricionais).
Usar a informação obtida de modo a elaborar uma lista de problemas e propor a investigação que permita diferenciar os principais diagnósticos e resolver as dúvidas persistentes pelo uso racional dos meios complementares de diagnóstico (estratégia de diagnóstico).
Adquirir um núcleo de conhecimentos teóricos que lhe permita a resolução das mais frequentes situações endócrino, metabólicas e nutricionais (resolução de problemas clínicos).
Construir uma estratégia terapêutica com recurso a todos os meios disponiveis, desde os não farmacológicos, como a modificação de estilo de vida, aos fármacos, à cirurgia e aos outros meios complementares de terapêutica e, estar habilitado a procurar informação para tomar decisões.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos e respetivas metodologias de ensino permitirão aos alunos uma adequada preparação no que se refere aos objetivos de aprendizagem propostos.

Os métodos de avaliação procurarão determinar se os objetivos de aprendizagem foram alcançados e, por isso, incluirão uma vertente de avaliação de conhecimentos, uma avaliação de gestos e atitudes integrada numa componente prática complementar.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Os estudantes devem ser capazes de estabelecer um diálogo com o doente, obter a história clínica, realizar o exame físico e, discutir o diagnostico diferencial.
Os estudantes devem ter conhecimento de quais os possíveis meios de diagnóstico complemantar a usar: exames laboratoriais, de imagem, e outros exames complementares de diagnóstico.

Programa









Temas Introdutórios: duração de 45 minutos; Método - Exposição.
1. Semiologia clínica e laboratorial das doenças endócrinas: 
2. Doenças da hipófise (Acromegalia, Doença de Cushing, Prolactinoma, Adenoma não funcionante, Diabetes insípida, hipopituitarismos);
3. Obesidade e tratamento médico (nutrição, atividade física e tratamento farmacológico);
4. Tratamento cirúrgico da obesidade; cirurgia metabólica;
5. Diabetes mellitus: Diagnóstico, classificação e tipos de diabetes; terapêutica e medidas gerais;
6. Complicações tardias da Diabetes (Neuropatia, Nefropatia, Retinopatia diabética, complicações cardiovasculares e pé diabético);
7. Disfunção gonadal (hipogonadismo masculino, feminino e disfunção eréctil);
8. Dislipidemias;
9. Disfunção tiroideia;
10. Patologia nodular da tiroide;
11. Cirurgia no tratamento das doenças  da tiróide;
12. Distúrbios do metabolismo fosfo-cálcico (hipercalcemia, hipocalcemia, doenças ósseas metabólicas, doença de Paget, raquitismos);
13. Tratamento cirúrgico de doenças das paratiroides;
14. Doenças da suprarrenal (doença de Addison, hiperplasia suprarrenal congénita, displasia macronodular);
15. Hipertensão de causa Endócrina (hiperaldosteronismo, síndrome de Cushing, feocromocitoma);
16. Cirurgia no tratamento das doenças da suprarrenal;
17. Pâncreas e tumores neuroendócrinos (NET's); tratamento cirúrgico; 
18. Distúrbios endócrinos multisistémicos (síndromes poliglandulares autoimunes; Neoplasias endócrinas múltiplas);
19. Alimentação - princípios gerais. Avaliação do estado nutricional;
20. Nutrição e alimentação do doente com obesidade, diabetes e dislipidemia.


Seminários de discussão de Casos clínicos (10): 


Duração 90 minutos. Método - casos clínicos:  apresentação e discussão.



  1. Tumores da Hipófise;

  2. Obesidade: da prevenção à terapêutica;

  3. Hipercalcemia;

  4. Diabetes (Insulinoterapia e Autovigilância glicémica);

  5. Doenças da Suprarrenal (Acidentalomas, Hiperaldosteronismo, Feocromocitoma, síndrome de Cushing);

  6. Doente com diabetes: abordagem global;

  7. Diabetes (Complicações agudas da diabetes);

  8. Cancro da tiroide;

  9. Doença nodular da tiroide; disfunção tiroideia;

  10. Obesidade mórbida: tratamento cirúrgico e endoscópico.


Práticas – 7 aulas práticas em 3 semanas: 4 aulas de Endocrinologia Médica e 3 de Endocrinologia Cirúrgica.


Total: 8 horas na 1ª semana; 4,5 horas nas 2ª e 3ª semanas.



Bibliografia Obrigatória

Vários; Endocrinologia Clínica, Vilar L, Kater C, Naves L, Freitas MC, Albuquerque L, Diniz ET; Carvalho D, 2021. ISBN: 9788527736664

Bibliografia Complementar

Kelly Morrow; Krause.s food & the nutrition care process. ISBN: 978-0-323-74962-6
Shlomo Melmed; Williams textbook of endocrinology. ISBN: 9780323297387
J. Larry Jameson; Harrison.s principles of internal medicine. ISBN: 978-1-264-26846-7 (volume 1)
Brunicardi F, Andersen DK, Billiar TR, Dunn DL, Kao LS, Hunter JG, Matthews JB, Pollock RE; Schwartz's Principles of Surgery

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Temas introdutórios - 20 aulas de 45 minutos (15 horas); 2 aulas de 45 minutos/semana
Seminários e Teorico-práticas - 10 seminários de 90 minutos (15 horas); 1 seminário/semana
Prática Clínica (enfermaria, consulta, apoio a outros serviços e à urgência) -(17 horas) - 8 horas práticas/na 1ª semana e 4,5 horas na 2ª e 3ª semanas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 70,00
Prova oral 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 88,00
Frequência das aulas 47,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Os alunos deverão frequentar no mínimo 75% aulas teórico-práticas, seminários e estágios

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de cálculo = (10% da avaliação continua) + (70% da avaliação teórica) + (20% da avaliação prática).

A classificação obtida em cada componente de avaliação tem que ser igual ou superior a 50% (10).

Provas e trabalhos especiais

A Avaliação Teórica consiste num teste de escolha múltipla com 60 perguntas, com 5 alíneas, das quais apenas uma certa, com valorização de 0,33/cada, num total de 20 valores (70%).

Avaliação prática:


O exame prático  será realizado no Centro de Simulação Clínica da FMUP (piso 6, do edifício do HSJ) e consta de:


Parâmetros a avaliar:



  1. Exame Físico / gestos clínicos em modelos


O estudante deve realizar e explicar 1 ou 2 manobras práticas em modelo apropriado - serão solicitados gestos que fazem parte do programa da UC.



  1. Interpretação de meios complementares de diagnóstico


Na análise de 1 ou 2 resultados de meios complementares de diagnóstico selecionados (laboratoriais ou imagiológicos), o aluno deverá interpretar e comentar os resultados, especificando o seu significado diagnóstico e/ou eventuais implicações terapêuticas.



  1. Inspeção e interpretação de fotografias


Na inspeção de 1 ou 2 fotografias selecionadas o aluno deverá identificar e comentar um fenótipo ou um diagnóstico específico de patologia endócrina.




Total - 4 tarefas (5 min)


Classificação: 25% (0,5 valores) por cada tarefa cumprida


 


  Total: 2 valores (10% da classificação final)





Validade da classificação da avaliação contínua e prática:


 A avaliação contínua é válida durante 2 anos;
A avaliação prática será válida durante 2 anos. 


 

Trabalho de estágio/projeto

A unidade curricular não requer a elaboração de um projecto.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para os trabalhadores estudantes, dirigentes associativos e outras situações especiais (com impossibilidade de frequentar as aulas práticas), a avaliação contínua poderá ser substituída por um exame teórico-prático de pelo menos de 60 minutos com 2 docentes.

Melhoria de classificação

Os estudantes já aprovados que pretendam efetuar melhoria da classificação obtida, devem inscrever-se para a mesma e informar a coordenação da UC para agendamento do respetivo exame prático.

A melhoria de classificação obriga a repetição do exame teórico e do exame prático, sendo a avaliação contínua válida durante 2 anos. 

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