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Saúde das Populações

Código: MI127     Sigla: SPOP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 309 Plano Oficial 2021 1 - 3 28 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Maria de Moura Lopes Regente
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2025-03-06.

Campos alterados: Avaliação especial

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular tem como objetivo permitir aos estudantes a aquisição de conhecimentos sobre princípios e conceitos em saúde das populações e a sua aplicação na compreensão dos processos de saúde e doença.

Os conteúdos programáticos desta Unidade Curricular são de natureza abrangente, compatível com o objectivo de compreender globalmente os princípios básicos e os principais problemas relacionados com a saúde das populações, e ajudar a compreender a integração dos médicos numa equipa mais alargada de profissionais que age antes e depois da intervenção curativa.

A Unidade providencia ferramentas para um melhor pensamento crítico sobre a diversidade e complexidade dos fatores que influenciam a saúde dos indivíduos e das populações. Utiliza uma abordagem baseada na evidência para analisar os determinantes de saúde e da doença e as melhores opções de intervenção para promover e preservar a saúde.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão saber descrever e compreender os principais padrões de ocorrência de doença na população e os seus determinantes; Deverão saber descrever e compreender as condições demográficas, sociais, económicas, antropológicas, comportamentais, ambientais e biológicas que influenciam ou interagem com o estado de saúde das populações; Deverão ser capazes de compreender os processos base da investigação de surtos; Deverão adquirir capacidade crítica para uma melhor compreensão dos principais desafios da saúde pública global.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Perspectiva histórica da Saúde Pública; Transição demográfica, epidemiológica e nutricional, Globalização e saúde; Padrões de ocorrência de doença na população, A carga global de doença; Fontes de informação em saúde; Determinantes ambientais e comportamentais da saúde; Determinantes sociais, culturais, económicos da saúde nas populações;  Prevenção e controlo dos riscos (abordagem individual vs. populacional); Doenças transmissíveis sob controlo e emergentes; Saúde internacional; Populações e mobilidade; A saúde e o acesso aos cuidados de saúde. Desigualdades e Iniquidades em saúde; Saúde Materno Infantil; Planos e programas de saúde; Identificar prioridades e definir estratégias em saúde populacional baseadas na evidência.

 

 

Bibliografia Obrigatória

Denise Seabert; James F. McKenzie; Robert R. Pinger; An Introduction to Community & Public Health, (10th edition), Jones & Bartlett Publishers, 2021

Bibliografia Complementar

Richard Riegelman, Brenda Kirkwood (editors); Public health 101: Healthy people-Healthy populations., 2nd ed. Burlington, MA: Jones and Bartlett Learning, 2014

Observações Bibliográficas

A bibliografia incluirá também artigos científicos relevantes para os tópicos de estudo.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Tendo a unidade curricular 3ECTs, estima-se um total de 81 horas de trabalho do estudante, das quais 28 são de contacto, distribuídas da seguinte forma:

  •  11 Sessões teóricas de 50 min – terça-feira às 11h (ou excecionalmente sexta às 11h) (formato presencial).
  • 6 Sessões Teórico Práticas de 150 min (para 20 turmas de 16 estudantes) (formato presencial).
  • 3 Seminários de 90 min – Sexta-feira das 11-12.30h. (formato presencial ou online síncrono).

 

A estimulação de discussões de grupo tendo como base “case-studies” e sessões de discussão ativa sobre pros e contras de uma determinada temática, são propostas como opções mais efetivas para a aquisição de capacidades.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Participação presencial 10,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 53,00
Frequência das aulas 28,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Assistência a pelo menos 75% das sessões teórico-práticas

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação da aprendizagem consistirá de uma prova escrita, com respostas por escolha múltipla e listas de correspondência, correspondendo a 70% da classificação final. Os 30% restantes serão obtidos através de avaliação realizada durante as sessões teórico práticas (10% para a participação nas sessões teórico práticas e 20% para a apresentação oral de um “case-study” por um grupo de trabalho).

A participação nas sessões teórico práticas incluem o envolvimento ativo na discussão dos temas propostos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

No caso de a avaliação distribuída não ser possível cumprir, como é o exemplo dos trabalhadores estudantes, estes serão avaliados a esta componente (30%) através de um teste escrito alternativo em formato presencial, a realizar em data a combinar na última semana de aulas da UC (terceira semana de maio). Os estudantes que se encontrem nesta situação devem comunicar ao responsável da UC (através do secretariado do Departamento epimed@med.up.pt), no máximo até 3 semanas após o inicio do ano letivo, para que possa ser proposto o referido tema e formato do trabalho.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação será apenas realizada através da componente correspondente ao exame final.
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