Código: | MI127 | Sigla: | SPOP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 309 | Plano Oficial 2021 | 1 | - | 3 | 28 | 81 |
Docente | Responsabilidade |
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Carla Maria de Moura Lopes | Regente |
Teórica: | 0,82 |
Teorico-Prática: | 1,18 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 0,821 |
Ana Azevedo Cardoso de Oliveira | 0,06 | ||
José Henrique Dias Pinto de Barros | 0,06 | ||
Teresa Isabel da Costa Leão | 0,13 | ||
Carla Maria de Moura Lopes | 0,57 | ||
Teorico-Prática | Totais | 20 | 23,58 |
Teresa Isabel da Costa Leão | 0,28 | ||
Paula Cristina Cardoso Teixeira | 0,21 | ||
Carla Maria de Moura Lopes | 0,50 | ||
Ana Cristina Correia dos Santos | 0,43 | ||
Elisabete Conceição Pereira Ramos | 0,67 | ||
Soraia Ramos Costa | 0,21 | ||
José Henrique Dias Pinto de Barros | 0,04 |
A unidade curricular tem como objetivo permitir aos estudantes a aquisição de conhecimentos sobre princípios e conceitos em saúde das populações e a sua aplicação na compreensão dos processos de saúde e doença.
Os conteúdos programáticos desta Unidade Curricular são de natureza abrangente, compatível com o objectivo de compreender globalmente os princípios básicos e os principais problemas relacionados com a saúde das populações, e ajudar a compreender a integração dos médicos numa equipa mais alargada de profissionais que age antes e depois da intervenção curativa.
A Unidade providencia ferramentas para um melhor pensamento crítico sobre a diversidade e complexidade dos fatores que influenciam a saúde dos indivíduos e das populações. Utiliza uma abordagem baseada na evidência para analisar os determinantes de saúde e da doença e as melhores opções de intervenção para promover e preservar a saúde.
Os estudantes deverão saber descrever e compreender os principais padrões de ocorrência de doença na população e os seus determinantes; Deverão saber descrever e compreender as condições demográficas, sociais, económicas, antropológicas, comportamentais, ambientais e biológicas que influenciam ou interagem com o estado de saúde das populações; Deverão ser capazes de compreender os processos base da investigação de surtos; Deverão adquirir capacidade crítica para uma melhor compreensão dos principais desafios da saúde pública global.
Perspectiva histórica da Saúde Pública; Transição demográfica, epidemiológica e nutricional, Globalização e saúde; Padrões de ocorrência de doença na população, A carga global de doença; Fontes de informação em saúde; Determinantes ambientais e comportamentais da saúde; Determinantes sociais, culturais, económicos da saúde nas populações; Prevenção e controlo dos riscos (abordagem individual vs. populacional); Doenças transmissíveis sob controlo e emergentes; Saúde internacional; Populações e mobilidade; A saúde e o acesso aos cuidados de saúde. Desigualdades e Iniquidades em saúde; Saúde Materno Infantil; Planos e programas de saúde; Identificar prioridades e definir estratégias em saúde populacional baseadas na evidência.
A bibliografia incluirá também artigos científicos relevantes para os tópicos de estudo.
Tendo a unidade curricular 3ECTs, estima-se um total de 81 horas de trabalho do estudante, das quais 28 são de contacto, distribuídas da seguinte forma:
A estimulação de discussões de grupo tendo como base “case-studies” e sessões de discussão ativa sobre pros e contras de uma determinada temática, são propostas como opções mais efetivas para a aquisição de capacidades.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 53,00 |
Frequência das aulas | 28,00 |
Total: | 81,00 |
Assistência a pelo menos 75% das sessões teórico-práticas
A avaliação da aprendizagem consistirá de uma prova escrita, com respostas por escolha múltipla e listas de correspondência, correspondendo a 70% da classificação final. Os 30% restantes serão obtidos através de avaliação realizada durante as sessões teórico práticas (10% para a participação nas sessões teórico práticas e 20% para a apresentação oral de um “case-study” por um grupo de trabalho).
A participação nas sessões teórico práticas incluem o envolvimento ativo na discussão dos temas propostos.
No caso de a avaliação distribuída não ser possível cumprir, como é o exemplo dos trabalhadores estudantes, estes serão avaliados a esta componente (30%) através de um teste escrito alternativo em formato presencial, a realizar em data a combinar na última semana de aulas da UC (terceira semana de maio). Os estudantes que se encontrem nesta situação devem comunicar ao responsável da UC (através do secretariado do Departamento epimed@med.up.pt), no máximo até 3 semanas após o inicio do ano letivo, para que possa ser proposto o referido tema e formato do trabalho.