Doenças Respiratórias e do Tórax
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIMED |
118 |
Plano Oficial 2021 |
4 |
- |
4,5 |
43 |
121,5 |
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Teórica |
Totais |
4 |
3,428 |
Patricia Caetano Gomes Mota |
|
0,238 |
Maria Gabriela Oliveira Fernandes |
|
1,00 |
Marta Susana Monteiro Drummond Freitas |
|
0,50 |
Joaquim Adelino Correia Ferreira Leite Moreira |
|
0,69 |
António Manuel Martins Morais |
|
0,50 |
Hélder Novais e Bastos |
|
0,50 |
Teorico-Prática |
Totais |
4 |
3,144 |
Maria Gabriela Oliveira Fernandes |
|
1,00 |
Miguel David Afonso Rodrigues Silva Guerra |
|
0,15 |
António Manuel Martins Morais |
|
0,39 |
Rui João Gonçalves Cerqueira |
|
0,19 |
Joaquim Adelino Correia Ferreira Leite Moreira |
|
0,19 |
Hélder Novais e Bastos |
|
0,39 |
Patricia Caetano Gomes Mota |
|
0,344 |
Marta Susana Monteiro Drummond Freitas |
|
0,39 |
Pedro Filipe Sousa Fernandes |
|
0,10 |
Seminário |
Totais |
8 |
1,144 |
Ana Isabel Pereira Marques |
|
0,11 |
Ana Rita Moreira Coelho |
|
0,18 |
José Manuel Pedrosa Baptista Lopes |
|
0,14 |
Elsa Maria Pereira da Fonseca |
|
0,14 |
Estágio |
Totais |
32 |
41,152 |
Rui João Gonçalves Cerqueira |
|
1,28 |
Ana Mafalda van Zeller Macedo Basto Goncalves |
|
1,00 |
José Carlos Máximo Duarte |
|
0,62 |
Bruno Filipe Faria Couto |
|
0,42 |
Anita Gomes Alves de Paiva |
|
0,56 |
Catarina Costa Dias Sousa |
|
1,00 |
Maria Gabriel Silva Gonçalves Jacob |
|
1,00 |
Miguel David Afonso Rodrigues Silva Guerra |
|
0,08 |
Ana Catarina Gouveia Cardoso |
|
1,00 |
Pedro Filipe Sousa Fernandes |
|
0,06 |
Patricia Caetano Gomes Mota |
|
3,613 |
Benjamim Manuel Silva Pereira Marinho |
|
0,15 |
Rita Daniela Peixoto Boaventura |
|
1,00 |
Carlos Daniel Silva Pinto |
|
0,56 |
Maria Adelina de Azevedo Amorim Cordeiro |
|
1,00 |
Hélder Novais e Bastos |
|
3,31 |
Mário Jorge Gonçalves dos Santos de Matos Amorim |
|
0,84 |
Sara Isabel Pacheco Lopes |
|
0,56 |
Francisco Ribeiro Viana Machado |
|
1,26 |
Joaquim Adelino Correia Ferreira Leite Moreira |
|
0,55 |
António Manuel Martins Morais |
|
3,31 |
Rita Alexandra Afonso da Costa |
|
0,001 |
Maria Adriana Morais Macedo Magalhães |
|
1,00 |
Elisa Lopez Rodriguez |
|
0,15 |
Miguel Ramalho Souto Goncalves |
|
1,40 |
David Jorge Araújo Barros Coelho |
|
1,00 |
Cláudia Andreia da Silva Freitas |
|
1,00 |
José Gonçalo Teixeira de Vale Sousa Paupério |
|
0,56 |
Marta Susana Monteiro Drummond Freitas |
|
3,31 |
José Manuel Lima Pinheiro Torres |
|
0,34 |
Daniela Cátia Fernandes Correia Gouveia |
|
0,15 |
Carla Augusta Gonçalves Rodrigues Damas |
|
1,00 |
David Manuel Ventura Camões de Almeida Araújo |
|
1,00 |
Armando José Pimenta de Abreu |
|
0,15 |
Elson Salgueiro da Silva |
|
0,15 |
Jorge Bernardo Oliveira Casanova |
|
0,52 |
Filipe Miguel Ferreira Leite |
|
0,56 |
Maria Gabriela Oliveira Fernandes |
|
2,20 |
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivo a aquisição de conhecimentos e aptidões sobre a etiologia, fisiopatologia, prevenção, diagnóstico, tratamento e prognóstico das patologias respiratórias e torácicas (não cardiovasculares) mais frequentes ou revelevantes, de modo a que os estudantes desenvolvam as aptidões e competências necessárias à orientação clínica dos doentes no âmbito destas patologias.
Para o efeito adotar-se-á uma abordagem integrada médico-cirúrgica, terapêutica, anatomo-patológica e imagiológica com o envolvimento de espacilaistas em Pneumologia, Cirurgia torácica, Farmacologis clínica, Radiologia e Anatomia patológica.
Resultados de aprendizagem e competências
Nos conteúdos programáticos descritos estão compreendidas as principais entidades clínicas que um médico gereralista deve conhecer, privilegiando uma abordagem que dote os estudantes com as competências e aptidões necessárias à prevenção, orientação clínica e seguimento destes doentes.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Fisiopatologia, semiologia, prevenção, diagnóstico, tratamento (médico e cirúrgico) e prognóstico das patologias do foro pulmonar e torácico (não cardiovascular). Mais concretmehte serão abordados os tema seguintes:
Sistema respiratório: estrutura e função; Exame físico e história clínica em Pneumologia e Cirurgia torácica; Estudo funcional respiratório; Broncologia; Ventilação não invasiva; Procedimentos diagnósticos invasivos; Pneumonias; Tuberculose; Asma; DPOC; Infeções das vias aéreas; Cancro do pulmão; Patologia Pleural; Aparelho respiratório e sono; Doenças Pulmonares Difusas; Bronquiectasias; Fibrose Quística; Tabagismo e Cessação Tabágica; Patologia do timo e do mediastino; Patologia do diafragma;Traumatismos torácicos; Resseções pulmonares (tipos, indicações e implicações); Transplantação pulmonar: Suporte ventilatório mecânico: princípios gerais e aplicações clínicas; Substituição da função pulmonar: princípios gerais e aplicações clínicas.
Bibliografia Obrigatória
Jameson, Fauci, Kasper et col;
Harrison, Principles of Internal Medicine
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino da unidade curricular é distribuído sob a forma de aulas teóricas (20 horas), seminários com discussão de casos clínicos (12 horas), aulas práticas (20 horas), trabalhos de grupo e orientação tutorial (3 horas), perfazendo um total de 57 horas de contacto, incluindo avaliação (2 horas).
A classificação final terá um componente prático ponderado em 50% (resultantes da avaliação contínua + exame prático e um componente teórico (teste de escolha múltipla) ponderado em 50%.
A avaliação privilegiará a integreção de conhecimentos e a capacidade de resolução de problemas.
As aulas teóricas destinam-se à exposição dos grandes temas da UC, sendo complementadas por seminários para grupos mais pequenos de estudantes onde se procede à discussão de casos clínicos que facilitam a integração das matérias e onde se estimula a capacidade de decisão dos estudantes.
As aulas práticas serão efetuadas com doentes e incluirão a anamnese e o exame físico dos mesmos, seguidas de discussão dos meios complementares de diagnóstico a pedir, os seus resultados e a orientação do doente.
Nas aulas de orientação tutorial os estudantes acompanharão o seu tutor durante a sua atividade clínica de modo a obter uma perceção da atividade desenvolvida nos diferentes sectores assistenciais dos serviços.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Exame |
30,00 |
Teste |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
78,50 |
Frequência das aulas |
43,00 |
Total: |
121,50 |
Obtenção de frequência
Os estudantes têm de ter frequentado, pelo menos, 2/3 das aulas práticas e 2/3 dos seminários.
Fórmula de cálculo da classificação final
0,6ET + 0,3EP+ 0,1AC = Classificação final
ET - Exame teórico
EP - Exame prático
AC - Avalição contínua
No conjunto, a média das 3 parcelas de avaliação têm de perfazer, 10 valores (9,50 antes de arredondamento).
É obrigatório obter 10 valores em cada parcela.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Aos alunos abrangidos pelos Estatutos Especiais efetua-se exame pratico alargado a alguns aspectos da avaliação continua.
A classificação final será:
0,5ET + 0,5EP = Classificação final
Melhoria de classificação
Só há possibilidade de melhoria de nota ao exame teórico de escolha multipla.