Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » MI435

Doenças Respiratórias e do Tórax

Código: MI435     Sigla: DRT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 118 Plano Oficial 2021 4 - 4,5 43 121,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Manuel Martins Morais Regente
Joaquim Adelino Correia Ferreira Leite Moreira Regente

Docência - Horas

Teórica: 0,86
Teorico-Prática: 0,79
Seminário: 0,14
Estágio: 1,29
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 4 3,428
Patricia Caetano Gomes Mota 0,238
Maria Gabriela Oliveira Fernandes 1,00
Marta Susana Monteiro Drummond Freitas 0,50
Joaquim Adelino Correia Ferreira Leite Moreira 0,69
António Manuel Martins Morais 0,50
Hélder Novais e Bastos 0,50
Teorico-Prática Totais 4 3,144
Maria Gabriela Oliveira Fernandes 1,00
Miguel David Afonso Rodrigues Silva Guerra 0,15
António Manuel Martins Morais 0,39
Rui João Gonçalves Cerqueira 0,19
Joaquim Adelino Correia Ferreira Leite Moreira 0,19
Hélder Novais e Bastos 0,39
Patricia Caetano Gomes Mota 0,344
Marta Susana Monteiro Drummond Freitas 0,39
Pedro Filipe Sousa Fernandes 0,10
Seminário Totais 8 1,144
Ana Isabel Pereira Marques 0,11
Ana Rita Moreira Coelho 0,18
José Manuel Pedrosa Baptista Lopes 0,14
Elsa Maria Pereira da Fonseca 0,14
Estágio Totais 32 41,152
Rui João Gonçalves Cerqueira 1,28
Ana Mafalda van Zeller Macedo Basto Goncalves 1,00
José Carlos Máximo Duarte 0,62
Bruno Filipe Faria Couto 0,42
Anita Gomes Alves de Paiva 0,56
Catarina Costa Dias Sousa 1,00
Maria Gabriel Silva Gonçalves Jacob 1,00
Miguel David Afonso Rodrigues Silva Guerra 0,08
Ana Catarina Gouveia Cardoso 1,00
Pedro Filipe Sousa Fernandes 0,06
Patricia Caetano Gomes Mota 3,613
Benjamim Manuel Silva Pereira Marinho 0,15
Rita Daniela Peixoto Boaventura 1,00
Carlos Daniel Silva Pinto 0,56
Maria Adelina de Azevedo Amorim Cordeiro 1,00
Hélder Novais e Bastos 3,31
Mário Jorge Gonçalves dos Santos de Matos Amorim 0,84
Sara Isabel Pacheco Lopes 0,56
Francisco Ribeiro Viana Machado 1,26
Joaquim Adelino Correia Ferreira Leite Moreira 0,55
António Manuel Martins Morais 3,31
Rita Alexandra Afonso da Costa 0,001
Maria Adriana Morais Macedo Magalhães 1,00
Elisa Lopez Rodriguez 0,15
Miguel Ramalho Souto Goncalves 1,40
David Jorge Araújo Barros Coelho 1,00
Cláudia Andreia da Silva Freitas 1,00
José Gonçalo Teixeira de Vale Sousa Paupério 0,56
Marta Susana Monteiro Drummond Freitas 3,31
José Manuel Lima Pinheiro Torres 0,34
Daniela Cátia Fernandes Correia Gouveia 0,15
Carla Augusta Gonçalves Rodrigues Damas 1,00
David Manuel Ventura Camões de Almeida Araújo 1,00
Armando José Pimenta de Abreu 0,15
Elson Salgueiro da Silva 0,15
Jorge Bernardo Oliveira Casanova 0,52
Filipe Miguel Ferreira Leite 0,56
Maria Gabriela Oliveira Fernandes 2,20

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objetivo a aquisição de conhecimentos e aptidões sobre a etiologia, fisiopatologia, prevenção, diagnóstico, tratamento e prognóstico das patologias respiratórias e torácicas (não cardiovasculares) mais frequentes ou revelevantes, de modo a que os estudantes desenvolvam as aptidões e competências necessárias à orientação clínica dos doentes no âmbito destas patologias.
Para o efeito adotar-se-á uma abordagem integrada médico-cirúrgica, terapêutica, anatomo-patológica e imagiológica com o envolvimento de espacilaistas em Pneumologia, Cirurgia torácica, Farmacologis clínica, Radiologia e Anatomia patológica.

Resultados de aprendizagem e competências

Nos conteúdos programáticos descritos estão compreendidas as principais entidades clínicas que um médico gereralista deve conhecer, privilegiando uma abordagem que dote os estudantes com as competências e aptidões necessárias à prevenção, orientação clínica e seguimento destes doentes.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Fisiopatologia, semiologia, prevenção, diagnóstico, tratamento (médico e cirúrgico) e prognóstico das patologias do foro pulmonar e torácico (não cardiovascular). Mais concretmehte serão abordados os tema seguintes:

Sistema respiratório: estrutura e função; Exame físico e história clínica em Pneumologia e Cirurgia torácica; Estudo funcional respiratório; Broncologia; Ventilação não invasiva; Procedimentos diagnósticos invasivos; Pneumonias; Tuberculose; Asma; DPOC; Infeções das vias aéreas; Cancro do pulmão; Patologia Pleural; Aparelho respiratório e sono; Doenças Pulmonares Difusas; Bronquiectasias; Fibrose Quística; Tabagismo e Cessação Tabágica; Patologia do timo e do mediastino; Patologia do diafragma;Traumatismos torácicos; Resseções pulmonares (tipos, indicações e implicações); Transplantação pulmonar: Suporte ventilatório mecânico: princípios gerais e aplicações clínicas; Substituição da função pulmonar: princípios gerais e aplicações clínicas.

Bibliografia Obrigatória

Jameson, Fauci, Kasper et col; Harrison, Principles of Internal Medicine

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino da unidade curricular é distribuído sob a forma de aulas teóricas (20 horas), seminários com discussão de casos clínicos (12 horas), aulas práticas (20 horas), trabalhos de grupo e orientação tutorial (3 horas), perfazendo um total de 57 horas de contacto, incluindo avaliação (2 horas).
A classificação final terá um componente prático ponderado em 50% (resultantes da avaliação contínua + exame prático e um componente teórico (teste de escolha múltipla) ponderado em 50%.
A avaliação privilegiará a integreção de conhecimentos e a capacidade de resolução de problemas.

As aulas teóricas destinam-se à exposição dos grandes temas da UC, sendo complementadas por seminários para grupos mais pequenos de estudantes onde se procede à discussão de casos clínicos que facilitam a integração das matérias e onde se estimula a capacidade de decisão dos estudantes.
As aulas práticas serão efetuadas com doentes e incluirão a anamnese e o exame físico dos mesmos, seguidas de discussão dos meios complementares de diagnóstico a pedir, os seus resultados e a orientação do doente.
Nas aulas de orientação tutorial os estudantes acompanharão o seu tutor durante a sua atividade clínica de modo a obter uma perceção da atividade desenvolvida nos diferentes sectores assistenciais dos serviços.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Exame 30,00
Teste 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 78,50
Frequência das aulas 43,00
Total: 121,50

Obtenção de frequência

Os estudantes têm de ter frequentado, pelo menos, 2/3 das aulas práticas e 2/3 dos seminários.

Fórmula de cálculo da classificação final

0,6ET + 0,3EP+ 0,1AC = Classificação final



ET - Exame teórico
EP - Exame prático
AC - Avalição contínua

No conjunto, a média das 3 parcelas de avaliação têm de perfazer, 10 valores (9,50 antes de arredondamento).

É obrigatório obter 10 valores em cada parcela.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aos alunos abrangidos pelos Estatutos Especiais efetua-se exame pratico alargado a alguns aspectos da avaliação continua.    
A classificação final será: 
0,5ET + 0,5EP = Classificação final

Melhoria de classificação

Só há possibilidade de melhoria de nota ao exame teórico de escolha multipla.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-07-31 às 06:38:17
Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico