Saúde Pública
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2024/2025 - SP 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIMED |
260 |
Plano Oficial 2021 |
6 |
- |
3 |
57 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Seminário |
Totais |
8 |
3,432 |
Teresa Maria Alves Rodrigues |
|
1,714 |
José Henrique Dias Pinto de Barros |
|
1,714 |
Estágio |
Totais |
13 |
20,891 |
Diogo Sampaio Barros Viana |
|
0,43 |
Diogo Bernardo de Lacerda Queiroz e Almeida |
|
0,42 |
Rui Manuel Malheiro de Sousa Coelho |
|
1,285 |
Maria Margarida Martins Novais Teixeira |
|
0,428 |
Ana Lúcia Ferreira Figueiredo |
|
0,43 |
Vera Ferreira Cordeiro Pinheiro |
|
0,428 |
Marie Hélène Domingues Oliveira |
|
0,43 |
Marília Cláudia Castro Ribeiro |
|
0,43 |
Maria Leonor Vaz de Carvalho Godinho |
|
0,43 |
Ilidio Paulo Leão Soares Ferreira |
|
0,43 |
João Vasco Nunes dos Santos |
|
0,428 |
Marta Silva Lemos |
|
0,43 |
Filipe Jerónimo Alves Vaz |
|
0,428 |
Teresa Isabel da Costa Leão |
|
3,285 |
Paula Cristina Cardoso Teixeira |
|
0,43 |
João Alberto Peixoto Ferreira |
|
0,43 |
José Henrique Dias Pinto de Barros |
|
1,50 |
Ana de Sousa Pinto Sottomayor |
|
0,43 |
Miguel Ângelo Teixeira Maia |
|
0,428 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivo
promover o contacto do estudante com a perspetiva populacional, comunitária, da Saúde e a prática desta especialidade médica. Este contacto permitirá ao estudante compreender o
âmbito da intervenção, as
estratégias e
ferramentas utilizadas, e reconhecer a sua
relevância na promoção da saúde e prevenção da doença, em diálogo com outras especialidades médicas, entidades e cidadãos.
Esta unidade curricular complementa o percurso curricular que, ao longo do Mestrado Integrado de Medicina, compreendeu, entre outras, a formação teórico-prática em Saúde das Populações, Epidemiologia Geral, Epidemiologia Clínica e Bioestatística.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
- Observar a saúde sob uma perspetiva populacional, tendo em conta não só os determinantes de saúde, mas também as estratégias de intervenção utilizadas à escala comunitária;
- Conhecer e compreender como, onde e quando atuam os profissionais de Saúde Pública, com ênfase na atividade dos médicos de Saúde Pública;
- Conhecer e compreender as condições e os processos práticos implicados no planeamento em saúde, desenho e avaliação de intervenções comunitárias, e na intervenção de autoridade de saúde;
- Conhecer os principais desafios à prática da saúde pública e entender como se integram as diferentes organizações (organizações não governamentais, municípios, unidades de saúde, etc.) envolvidas na promoção da saúde e prevenção da doença;
- Diagnosticar os problemas de saúde de uma população e os seus determinantes, priorizar as necessidades em saúde, e definir quais as estratégias mais adequadas para satisfazer essas necessidades, de acordo com os determinantes e a população onde ocorre;
- Saber qual o papel do médico de Saúde Pública na monitorização e controlo das doenças transmissíveis e de riscos ambientais;
- Analisar a adequação e qualidade de atividades de promoção da saúde ao nível comunitário.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
I. Seminários (Dia 1 e 2)
II. Estágio em Unidade de Saúde Pública (Semana 1-2)
Vigilância Epidemiológica
Planeamento em Saúde
Saúde Ambiental
Promoção da Saúde
Medicina das Viagens
Sanidade Internacional
Saúde Ocupacional
Programa Nacional de Vacinação
Outro
Journal Club
III. Relatório Estágio, Comentário e Reflexão Crítica (Semana 1-2-3)
Bibliografia Obrigatória
Guest C, Ricciardi W, Kawachi I, Lang I, editors; Oxford handbook of public health practice, Oxford University Press, 2013
Bibliografia Complementar
Heymann, David L.; Control of communicable diseases manual, Washington: American Public Health Association, 2014 (VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA)
Schmets G, Rajan D, Kadandale S, editors; Strategizing national health in the 21st century: a handbook, Geneva: World Health Organization, 2016 (PLANEAMENTO EM SAÚDE)
Wilkinson, Paul; Environmental Epidemiology. Understanding Public Health, Open University Press. London: London School of Hygiene & Tropical Medicine, 2006 (SAÚDE AMBIENTAL)
Nutland W, Cragg L; Health Promotion Practice, Second edi. Berkshire, England: McGraw Hill, 2015 (PROMOÇÃO DE DE SAÚDE)
Porta, Miquel, ed.; A Dictionary of epidemiology. 6th ed., Oxford University Pres, 2014
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A UC tem a duração de 57 horas de contacto, distribuídas ao longo de 3 semanas, divididas em 12 horas de seminário e 45 horas de estágio. Nos seminários as metodologias expositivas serão complementadas com metodologias de discussão em sala de casos de estudo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho de campo |
60,00 |
Trabalho escrito |
32,50 |
Participação presencial |
7,50 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
12,00 |
Estudo autónomo |
12,00 |
Frequência das aulas |
12,00 |
Realização de Estágio |
45,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Os alunos deverão estar presentes em, pelo menos, 75% das horas de contacto.
Fórmula de cálculo da classificação final
ESTÁGIO (0-12) + RELATÓRIO (0-5) + PARTICIPAÇÃO (0-1,5)+ COMENTÁRIO (0-1,5)
Trabalho de estágio/projeto
Relatório de estágio:
corresponde ao trabalho escrito que o estudante deverá desenvolver ao longo da unidade curricular. Espera-se que o estudante seja capaz de estruturar um relatório (máximo 2.000 palavras de corpo de texto, excluindo figuras, tabelas, referências bibliográficas, capa e anexos, submetido em ficheiro Microsoft Word na plataforma Turnitin e enviado por e-mail ao orientador de estágio) descrevendo as atividades efetuadas durante o estágio assim como o journal club, caso o tenha realizado. As descrições devem conter uma breve contextualização e descrição das atividades realizadas. O relatório deve ser submetido via Turnitin e enviado por e-mail ao orientador de estágio até às 23:59 do domingo após o final da unidade curricular.
Os estudantes têm a opção de, individualmente ou em grupos de 2-3 estudantes, escrever um artigo de comentário que reflita sobre um tema premente e atual em Saúde Pública, potencialmente publicável num jornal científico com revisão por pares de Q1. O tema deve ser previamente combinado com os responsáveis da Unidade Curricular, Professora Teresa Leão. O comentário deve seguir as normas de publicação de artigos científicos, quanto ao rigor científico, autonomia e conflito de interesses. Deve conter no máximo 750 palavras, 10 referências bibliográficas e pode ser acompanhado de uma figura e/ou um quadro. Deve ser submetido via Turnitin até às 23:59 do domingo após o final da unidade curricular.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não prevista.
Tratando-se essencialmente de estágio, os componentes da avaliação não são passíveis de avaliação especial.
Melhoria de classificação
Será dada a possibilidade de discussão para subida de notas através de prova oral, até ao máximo de 2 valores; a a discussão poderá sustentar-se nos conteúdos do relatório de estágio.