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Saúde Pública

Código: MI635     Sigla: SP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2024/2025 - SP Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 260 Plano Oficial 2021 6 - 3 57 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Henrique Dias Pinto de Barros Regente

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objetivo promover o contacto do estudante com a perspetiva populacional, comunitária, da Saúde e a prática desta especialidade médica. Este contacto permitirá ao estudante compreender o âmbito da intervenção, as estratégias e ferramentas utilizadas, e reconhecer a sua relevância na promoção da saúde e prevenção da doença, em diálogo com outras especialidades médicas, entidades e cidadãos.

Esta unidade curricular complementa o percurso curricular que, ao longo do Mestrado Integrado de Medicina, compreendeu, entre outras, a formação teórico-prática em Saúde das Populações, Epidemiologia Geral, Epidemiologia Clínica e Bioestatística.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular o estudante deve ser capaz de:

  1. Observar a saúde sob uma perspetiva populacional, tendo em conta não só os determinantes de saúde, mas também as estratégias de intervenção utilizadas à escala comunitária;
  2. Conhecer e compreender como, onde e quando atuam os profissionais de Saúde Pública, com ênfase na atividade dos médicos de Saúde Pública;
  3. Conhecer e compreender as condições e os processos práticos implicados no planeamento em saúde, desenho e avaliação de intervenções comunitárias, e na intervenção de autoridade de saúde;
  4. Conhecer os principais desafios à prática da saúde pública e entender como se integram as diferentes organizações (organizações não governamentais, municípios, unidades de saúde, etc.) envolvidas na promoção da saúde e prevenção da doença;
  5. Diagnosticar os problemas de saúde de uma população e os seus determinantes, priorizar as necessidades em saúde, e definir quais as estratégias mais adequadas para satisfazer essas necessidades, de acordo com os determinantes e a população onde ocorre;
  6. Saber qual o papel do médico de Saúde Pública na monitorização e controlo das doenças transmissíveis e de riscos ambientais;
  7. Analisar a adequação e qualidade de atividades de promoção da saúde ao nível comunitário.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. Seminários (Dia 1 e 2)

II. Estágio em Unidade de Saúde Pública (Semana 1-2)
Vigilância Epidemiológica

Planeamento em Saúde

Saúde Ambiental

Promoção da Saúde

Medicina das Viagens

Sanidade Internacional

Saúde Ocupacional

Programa Nacional de Vacinação

Outro

Journal Club


III. Relatório Estágio, Comentário e Reflexão Crítica (Semana 1-2-3)

Bibliografia Obrigatória

Guest C, Ricciardi W, Kawachi I, Lang I, editors; Oxford handbook of public health practice, Oxford University Press, 2013

Bibliografia Complementar

Heymann, David L.; Control of communicable diseases manual, Washington: American Public Health Association, 2014 (VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA)
Schmets G, Rajan D, Kadandale S, editors; Strategizing national health in the 21st century: a handbook, Geneva: World Health Organization, 2016 (PLANEAMENTO EM SAÚDE)
Wilkinson, Paul; Environmental Epidemiology. Understanding Public Health, Open University Press. London: London School of Hygiene & Tropical Medicine, 2006 (SAÚDE AMBIENTAL)
Nutland W, Cragg L; Health Promotion Practice, Second edi. Berkshire, England: McGraw Hill, 2015 (PROMOÇÃO DE DE SAÚDE)
Porta, Miquel, ed.; A Dictionary of epidemiology. 6th ed., Oxford University Pres, 2014

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC tem a duração de 57 horas de contacto, distribuídas ao longo de 3 semanas, divididas em 12 horas de seminário e 45 horas de estágio. Nos seminários as metodologias expositivas serão complementadas com metodologias de discussão em sala de casos de estudo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho de campo 60,00
Trabalho escrito 32,50
Participação presencial 7,50
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 12,00
Estudo autónomo 12,00
Frequência das aulas 12,00
Realização de Estágio 45,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Os alunos deverão estar presentes em, pelo menos, 75% das horas de contacto.

Fórmula de cálculo da classificação final

ESTÁGIO (0-12) + RELATÓRIO (0-5) + PARTICIPAÇÃO (0-1,5)+ COMENTÁRIO (0-1,5)

Trabalho de estágio/projeto

Relatório de estágio:
corresponde ao trabalho escrito que o estudante deverá desenvolver ao longo da unidade curricular. Espera-se que o estudante seja capaz de estruturar um relatório (máximo 2.000 palavras de corpo de texto, excluindo figuras, tabelas, referências bibliográficas, capa e anexos, submetido em ficheiro Microsoft Word na plataforma Turnitin e enviado por e-mail ao orientador de estágio) descrevendo as atividades efetuadas durante o estágio assim como o journal club, caso o tenha realizado. As descrições devem conter uma breve contextualização e descrição das atividades realizadas. O relatório deve ser submetido via Turnitin e enviado por e-mail ao orientador de estágio até às 23:59 do domingo após o final da unidade curricular.

Os estudantes têm a opção de, individualmente ou em grupos de 2-3 estudantes, escrever um artigo de comentário que reflita sobre um tema premente e atual em Saúde Pública, potencialmente publicável num jornal científico com revisão por pares de Q1. O tema deve ser previamente combinado com os responsáveis da Unidade Curricular, Professora Teresa Leão. O comentário deve seguir as normas de publicação de artigos científicos, quanto ao rigor científico, autonomia e conflito de interesses. Deve conter no máximo 750 palavras, 10 referências bibliográficas e pode ser acompanhado de uma figura e/ou um quadro. Deve ser submetido via Turnitin até às 23:59 do domingo após o final da unidade curricular.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não prevista.
Tratando-se essencialmente de estágio, os componentes da avaliação não são passíveis de avaliação especial.

Melhoria de classificação

Será dada a possibilidade de discussão para subida de notas através de prova oral, até ao máximo de 2 valores; a a discussão poderá sustentar-se nos conteúdos do relatório de estágio.
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