Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » MI532

Nefrologia e Urologia

Código: MI532     Sigla: NU

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Cirurgia e Fisiologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 132 Plano Oficial 2021 5 - 5,5 52 148,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Francisco José Miranda Rodrigues da Cruz Regente
João Miguel Machado Dória Frazão Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,00
Teorico-Prática: 0,71
Seminário: 0,14
Estágio: 1,86
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 4 4,00
Luís Alexandre de Castilho Silva Coentrão 0,21
João Miguel Machado Dória Frazão 0,98
Carlos Ismael Carvalho Ferreira 0,37
Francisco José Miranda Rodrigues da Cruz 0,53
Isabel Cristina Pinho Tavares Salome 0,21
Rui Miguel Correia de Almeida Pinto 0,20
Tiago Vieira Conceicao Antunes Lopes 0,40
Ricardo Morais Pereira Neto 0,60
Carlos Manuel Pires Martins da Silva 0,30
João Fernando Alturas da Silva 0,20
Teorico-Prática Totais 4 2,856
Ricardo Morais Pereira Neto 0,08
Carlos Manuel Pires Martins da Silva 0,28
Pedro Filipe Pinto De Abreu Mendes 0,70
Rui Miguel Correia de Almeida Pinto 0,25
João Fernando Alturas da Silva 0,19
João Miguel Machado Dória Frazão 0,69
Luís Alexandre de Castilho Silva Coentrão 0,22
Ana Alexandra Briga Cerqueira 0,20
Susana Maria Moreira Sampaio Norton 0,22
Seminário Totais 4 0,572
Pedro Augusto Amoroso de Passos Canão 0,04
José Manuel Pedrosa Baptista Lopes 0,01
Roberto Nicolau Pestana Silva 0,30
Estágio Totais 32 59,424
Luís Alexandre de Castilho Silva Coentrão 3,77
Nuno Dias Duarte Silva 0,84
Ana Alexandra Briga Cerqueira 2,74
Susana Maria Moreira Sampaio Norton 2,72
Ana Margarida Gonçalves Manso 1,39
Rui Miguel Correia de Almeida Pinto 3,74
Tiago Vieira Conceicao Antunes Lopes 3,80
Francisco José Miranda Rodrigues da Cruz 5,58
Bernardo José Teixeira Correia 0,70
Ricardo Morais Pereira Neto 3,52
Maria Teresa Pina Vaz Gonçalves Rodrigues 1,40
Carlos Ismael Carvalho Ferreira 1,03
António Bernardo Albuquerque Oliveira Faria 4,20
João Pedro Figueiredo Oliveira 1,40
Isabel Cristina Pinho Tavares Salome 3,99
João Fernando Alturas da Silva 3,81
João Miguel Machado Dória Frazão 7,33
Rafael Henriques Figueiredo 0,70
José Alberto Costa Silva 1,40
Carlos Manuel Pires Martins da Silva 3,61

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Habilitar o estudante na colheita, registo, gestos atitudes e transmissão da informação clínica (história da doença, exame objetivo e exames complementares) nas áreas da Nefrologia e da Urologia, importantes para a formação do médico pluripotencial. Utilizar a informação com vista ao diagnóstico dos principais síndromes e patologias nefrológicos e urológicas e ao estabelecimento de listas de problemas centrados na situação clínica do doente. Adquirir um núcleo de conhecimentos teóricos que habilite o estudante na avaliação e resolução das situações clínicas mais frequentes na área da nefrologia e da urologia e na elaboração de propostas terapêuticas adequadas. Habilitar o estudante na referenciação do doente e na busca informação para tomada de decisões.

Resultados de aprendizagem e competências

Habilitar o estudante na colheita, registo, gestos atitudes e transmissão da informação clínica (história da doença, exame objetivo e exames complementares) nas áreas da Nefrologia e da Urologia, importantes para a formação do médico pluripotencial. Utilizar a informação com vista ao diagnóstico dos principais síndromas nefrológicos e patologias urológicas e ao estabelecimento de listas de problemas centrados na situação clínica do doente. Adquirir um núcleo de conhecimentos teóricos que habilite o estudante na avaliação e resolução das situações clínicas mais frequentes na área da nefrologia e da urologia e na elaboração de propostas terapêuticas adequadas. Habilitar o estudante na referenciação do doente e na busca informação para tomada de decisões.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Nefrologia:

Ensino teórico: I. Semiologia renal – avaliação da função renal - síndromas nefrológicos; II. Doença Renal Crónica; III. Lesão Renal Aguda; IV. Síndrome nefrótico, síndrome nefrítico e anomalias urinárias assintomáticas; V. Distúrbios do equilíbrio ácido-base; VI. Distúrbios do metabolismo da água e do sódio; VII. Distúrbios do metabolismo do potássio e hipertensão secundária;

Ensino teórico-prático: I. Abordagem do doente com azotemia; II. Abordagem do doente com proteinúria e com hematúria; III Doenças glomerulares primárias e secundárias; IV. Abordagem do doente com Nefropatia diabética? V. O doente com patologia glomerular (c/Anatomia Patológica); VI Diagnóstico e terapêutica dos distúrbios ácido-base e fluidos e eletrólitos; VII. Abordagem dos doentes com distúrbios do metabolismo do cálcio.

Ensino prático: Análise e estudo centrado nos seguintes casos tipo de doente: I. O doente com insuficiência renal crónica; II. O doente com disfunção renal aguda/ rapidamente progressiva; III. O doente com necessidade de terapêutica de substituição da função renal – hemodiálise, diálise peritoneal, transplante renal, técnicas contínuas. IV. O doente com doença glomerular primária e secundária; V. O doente com distúrbios hidro-electrolíticos e do equilíbrio ácido-base; VI. O doente com hipertensão secundária e distúrbios do potássio; VII. O doente com proteinúria e hematúria.  

Urologia:

 Aulas teóricas, em número de 7: 1 - Hiperplasia benigna da próstata; 2 - Neoplasia da próstata; 3 - Incontinência urinária; 4 - Oncologia renal e vesical; 5 - Andrologia (disfunção sexual masculina e infertilidade masculina); 6 - Litíase urinária; 7 - Infeções to trato urinário.

Aulas teórico-praticas, em numero de 7: 1- O âmbito da especialidade de Urologia; 2- Sintomas do trato urinário inferior; 3- Noctúria; 4- Urgências urológicas e patologia benigna dos órgãos genitais externos; 5- Neuro-urologia; 6- Neoplasias do testículo e pénis; 7- Bio-patológica relevante para aparelho urinário e genital.

Nas aulas práticas: Patologia benigna dos órgãos genitais externos; Farmacologia Clínica no aparelho urinário inferior; Treino-simulação de algaliação e toque rectal; Contacto com exames próprios da especialidade (cistoscopia, urodinâmica, biópsias prostáticas) Discussão de casos clínicos.

Bibliografia Obrigatória

Gilbert S et al.; National Kidney Foundation Primer on Kidney Diseases
Dan, L., et al.; Harrison’s Manual of Medicine
McAninch, J., & Lue, T. ; General Urology, Smith
Wein, A., et al.; Campbell-Walsh Urology
Ivor, B., Griggs, R., Wing, E., & Fitz, J.; Andreoli and Carpenter’s Cecil Essentials of Medicine

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Cada aluno frequentará:

Aulas Teóricas – catorze aulas (sete de nefrologia e sete de urologia) com a duração de 2 horas cada, ministradas diariamente durante o bloco, sobre os temas referidos nos “conteúdos programáticos”.

Aulas Teorico-Práticas – catorze sessões (sete de nefrologia e sete de urologia) sobre os temas referidos nos “conteúdos programáticos” ministrados a turmas de cerca de 30 alunos, de segunda a sexta-feira.

Aulas Práticas – catorze aulas práticas (sete de nefrologia e sete de urologia) serão ministradas sobre os temas referidos nos conteúdos programáticos”, em grupos de 4/5 estudantes, de segunda a sexta-feira, no horário subsequente às aulas teórico-práticas. Os estudantes assistirão ainda a consultas de urologia em “live streaming” comentadas por um docente.

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Urologia
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Nefrologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 96,50
Frequência das aulas 52,00
Total: 148,50

Obtenção de frequência

Cada aluno frequentará:

Aulas Teóricas – catorze aulas (sete de nefrologia e sete de urologia) com a duração de 2 horas cada, ministradas diariamente sobre os temas referidos nos “conteúdos programáticos”.

Aulas Teorico-Práticas – catorze sessões (sete de nefrologia e sete de urologia) sobre os temas referidos nos “conteúdos programáticos” ministrados a turmas de cerca de 30 alunos, de segunda a sexta-feira. A área de ensino transversal (Anatomia Patológica), será ministrada neste formato (uma em Nefrologia e uma em Urologia).

Aulas Práticas – catorze aulas práticas (sete de nefrologia e sete de urologia) serão ministradas sobre os temas referidos nos conteúdos programáticos”, em turmas de 4/5 alunos, de segunda a sexta-feira, no horário subsequente às aulas teórico-práticas.

Avaliação:

A avaliação na disciplina constará de um componente teórico, com uma contribuição de 100% para a classificação final, respetivamente, quer na área de Nefrologia quer na área de Urologia. Só poderão apresentar-se a exame os alunos que tiverem obtido a frequência das aulas teóricas, teórico-práticas e práticas com a comparência a pelo menos 75 % em cada uma das tipologias de aulas, em cada uma das áreas de ensino (Nefrologia e Urologia).

A avaliação teórica consta de um teste de 60 perguntas de escolha múltipla (com cinco hipóteses e uma afirmação certa), contendo 30 perguntas da área de Nefrologia e 30 perguntas da área de Urologia. Para obter aprovação no teste teórico, o aluno deverá obter um mínimo de 14 respostas certas, quer na área de Nefrologia quer na área de Urologia. O teste teórico tem a duração total de 75 minutos.

A aprovação na disciplina está dependente da obtenção de um mínimo de 9,5/20 valores na classificação, quer da Nefrologia, quer da Urologia.

Os alunos que não obtiverem aprovação na disciplina deverão realizar na época seguinte o teste teórico nas duas áreas – Nefrologia e Urologia – de acordo com os critérios definidos acima.



Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação:

A avaliação na disciplina constará de um componente teórico, com uma contribuição de 100% para a classificação final, quer na área de Nefrologia quer na área de Urologia.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para o caso de alunos com estatuto especial (TE, DA, ...) que por esse motivo, não tenham a frequência mínima às aulas teóricas, teorico-práticas e práticas, em alternativa terão de realizar um exame prático oral no final do bloco, para terem acesso à realização do exame final escrito.

Melhoria de classificação

Melhoria de Nota: Os alunos que pretenderem melhoria da classificação na disciplina deverão repetir o exame final escrito de escolha múltipla nas duas áreas – Nefrologia e Urologia – de acordo com os critérios definidos acima em “avaliação”.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-07-31 às 09:06:44
Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico