Fisiologia II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIMED |
320 |
Plano Oficial 2021 |
2 |
- |
7 |
66 |
189 |
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Teórica |
Totais |
1 |
1,00 |
Paulo Manuel Barreiros de Castro Chaves |
|
0,50 |
Roberto Liberal Fernandes Roncon Albuquerque |
|
0,50 |
Teorico-Prática |
Totais |
10 |
10,71 |
Nuno Teodoro V. Reis Bettencourt Sousa |
|
0,60 |
Roberto Liberal Fernandes Roncon Albuquerque |
|
1,57 |
Sara Vanessa Amorim Leite |
|
1,18 |
Pedro Filipe Vieira Pimentel Nunes |
|
1,19 |
Joana Oliveira Miranda |
|
2,38 |
António Manuel Coelho Gaspar |
|
0,60 |
Paulo Manuel Barreiros de Castro Chaves |
|
1,19 |
Ricardo Luís Castro e Silva Ferreira |
|
2,00 |
Práticas Laboratoriais |
Totais |
20 |
52,86 |
Marina Felicidade Dias Neto |
|
1,39 |
Francisco Aguiar Vasques Novoa Faria |
|
2,66 |
Jose Pedro Oliveira Pinto |
|
2,66 |
André Pedro Leite Martins Lourenço |
|
1,12 |
Marta Borges Canha |
|
0,10 |
Sara Vanessa Amorim Leite |
|
0,06 |
Pedro Miguel Sousa Marques |
|
1,388 |
Madalena Pereira de Sousa Von Hafe Pérez |
|
1,39 |
Pedro Miguel Gonçalves Teixeira |
|
0,12 |
Roberto Liberal Fernandes Roncon Albuquerque |
|
0,95 |
Fábio Sousa Nunes |
|
1,50 |
Manuel João Neves Ferreira Pinto |
|
1,29 |
Benedita Almeida Pires Couto Viana |
|
2,22 |
Jennifer Mâncio Silva |
|
0,34 |
Paulo Manuel Barreiros de Castro Chaves |
|
0,36 |
João Sérgio de Lima Soares Neves |
|
2,44 |
Joaquim Adelino Correia Ferreira Leite Moreira |
|
0,04 |
Ricardo Luís Castro e Silva Ferreira |
|
0,31 |
Ana Rita Gonçalves Cardoso |
|
2,66 |
Diogo Alexandre Santos Ferreira |
|
2,66 |
Joana Oliveira Miranda |
|
0,28 |
Ricardo José Araújo Ladeiras Lopes |
|
2,66 |
Francisco José Limpo Serra dos Santos Dias |
|
1,17 |
Mariana Marques Santos Pintalhão |
|
2,66 |
Andre Filipe Mendes Leite Moreira |
|
1,39 |
António Manuel Coelho Gaspar |
|
0,10 |
Catarina Afonso Couto e Vale |
|
1,38 |
Rafael Clara Martins |
|
0,02 |
Sílvia Marta Araújo Oliveira |
|
2,66 |
Pedro Filipe Vieira Pimentel Nunes |
|
2,28 |
António Afonso Angélico Gonçalves |
|
2,31 |
Luís Carlos Ferreira Mendonça |
|
2,66 |
Nuno Teodoro V. Reis Bettencourt Sousa |
|
0,10 |
Ana Rita Ferreira Leite |
|
2,09 |
Marta Ramos Tavares da Silva |
|
0,02 |
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português
Objetivos
- Conhecer os mecanismos celulares e subcelulares que estão na base do funcionamento do organismo humano;
- Conhecer o normal funcionamento dos diferentes aparelhos e sistemas lecionados na unidade curricular;
- Compreender a interação dos diferentes aparelhos e sistemas, bem como a sua adaptação a alterações do meio;
- Estabelecer as bases para a compreensão das alterações da homeostasia e dos mecanismos e manifestações da doença;
- Conhecer as alterações na função do organismo humano associadas ao desenvolvimento e ao envelhecimento;
- Adquirir uma base de conhecimentos que possa ser utilizada nos vários campos fisiológicos e aplicada posteriormente noutras unidades curriculares do curso e na futura vivência clínica.
Resultados de aprendizagem e competências
1. Resolução de problemas.
2. Pensamento crítico e clínico-dedutivo.
3. Avaliação prática do funcionamento dos vários aparelhos e sistemas.
4. Bases para a estruturação de um trabalho científico.
5. Identificação de problemas fisiológicos em casos clínicos seleccionados.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Fisiologia do Sistema Gastrointestinal; Fisiologia Renal e do Aparelho Urinário; Equilíbrios Ácido-base e Hidro-electrolítico: Fisiologia do Sistema Endócrino; Fisiologia do Aparelho Reprodutor; Fisiologia Fetal e Neonatal; Crescimento, Desenvolvimento e Envelhecimento; Fisiologia Integrada; Adaptação ao Exercício Físico; Adaptação à Altitude e à Submersão; Regulação da Temperatura Corporal; Fisiologia do Stress; Bases de Fisiopatologia.
Bibliografia Obrigatória
Walter F. Boron and Emile L. Boulpaep Editors; Medical Physiology, 3rd Edition, Saunders Elsevier, 2017
Berne & Levy;Principles of Physiology, 7ª Edição;
Guyton and Hall;Textbook of Medical Physiology (Guyton Physiology) 14ª Edição;
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas 14 h
Aulas teórico-práticas 15 h
Aulas práticas 37 h
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
80,00 |
Teste |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
123,00 |
Frequência das aulas |
66,00 |
Total: |
189,00 |
Obtenção de frequência
Para obter aprovação à disciplina o estudante deverá ter pelo menos 3/4 de presenças.
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação Final = 0,20*P + 0,80*T
- Avaliação teórico-prática e prática (P): Avaliação distribuída nas aulas práticas pelos respetivos docentes. A avaliação prática é ponderada em 20% na classificação final (ver fórmula).
- Avaliação teórica (T): Realizada sob a forma de exame escrito e ponderada em 80% na classificação final. O exame é constituído por 80 perguntas de escolha múltipla. Para a aprovação é requerida uma classificação mínima de 9,5 valores na avaliação teórica.
Provas e trabalhos especiais
Prova de valorização complementar: trabalho de carácter voluntário que pretende complementar a avaliação e valorizar as capacidades de pesquisa científica, escrita, apresentação oral e síntese. Este trabalho deve ser selecionar um tema dentro que qualquer uma das áreas da Fisiologia. Os critérios de avaliação estarão disponíveis na plataforma Moddle.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Para os estudantes que pertençam a contingentes especiais, têm que comparecer na semana das avaliações, em qualquer uma das turmas, em data a combinar.
Melhoria de classificação
Em caso de melhoria de classificação o aluno poderá repetir apenas o exame teórico.