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Stress e síndrome metabólica

Código: OPT30     Sigla: SSM14

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 4 Plano Oficial 2021 3 - 2 19 54
5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro Regente

Docência - Horas

Teórica: 0,64
Teorico-Prática: 0,71
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 0,643
Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro 0,643
Teorico-Prática Totais 1 0,714
Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro 0,714

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objetivo principal alertar os estudantes de medicina para a importância do stresse e dos seus efeitos na saúde. No final desta unidade, os estudantes deverão ser capazes de:

1. Reconhecer os efeitos do stresse na vida moderna e na saúde

2. Identificar os mediadores major envolvidos na resposta ao stresse

3. Compreender as respostas fisiológicas a diferentes tipos de stressores

4. Demonstrar uma compreensão efetiva dos conceitos nucleares na área do stresse

5. Reconhecer as principais alterações características da síndrome metabólica

6. Identificar patologias relacionadas com o stresse

7. Reconhecer os principais modelos experimentais, humanos e animais, e biomarcadores, no estudo do stresse

8. Reconhecer várias estratégias para lidar com o stresse

Resultados de aprendizagem e competências

A unidade curricular “Stresse e síndrome metabólica” pretende habilitar os estudantes de medicina com os conhecimentos e competências que lhes permita não só identificar o stresse como um importante factor de risco para o desenvolvimento da síndrome metabólica e das complicações metabólicas e cardiovasculares associadas, mas também dominar estratégias de minimizar os seus efeitos na saúde.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Esta unidade curricular irá rever a base de conhecimentos que conduzirá os estudantes de medicina à aprendizagem e discussão das interligações entre a exposição ao stresse crónico e o desenvolvimento de doenças metabólicas, como a obesidade e a diabetes, dois componentes importantes da síndrome metabólica.

Programa: Definição de stresse, alostase e carga alostática; Resposta fisiológica ao stresse: sistemas, principais mediadores e sua regulação;  Stresse e comportamento alimentar; Síndrome metabólica: hipertensão, obesidade, dislipidemia e resistência à insulina. Relação entre stresse, obesidade e diabetes: principais vias neuroendócrinas e inflamatórias; Papel do stresse crónico na fisiopatologia da hipertensão. Stresse, síndrome metabólica e etiologia e progressão do cancro. Modelos experimentais humanos e animais para o estudo do stresse. Estratégias de coping. 

Bibliografia Obrigatória

Raquel Soares; Oxidative Stress, Inflammation and Angiogenesis in the Metabolic Syndrome. , Raquel Soares and Carla Costa; Springer, 2009
Azevedo A, Santos AC, Ribeiro L, Azevedo I ; The metabolic syndrome. , Springer, 2009
Braun S et al. ; The link between the metabolic syndrome and cancer. , 2011. ISBN: International Journal of Biological Sciences
Bruce KD, Hanson MA ; The developmental origins, mechanisms, and implications of metabolic syndrome, 2010. ISBN: Journal of Nutrition
Purkayastha S, Cai D ; Neuroinflammatory basis of metabolic syndrome, 2013. ISBN: Molecular Metabolism
Tomiyama A. J. ; Stress and Obesity Annual review of psychology, 70, 703–718. , 2019. ISBN: 1545-2085 (https://doi.org/10.1146/annurev-psych-010418-102936)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O programa descrito envolve 19 horas a decorrer durante 1 semestre, com as seguintes modalidades: palestras, seminários ou jornal clubs.  

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências Médicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 60,00
Participação presencial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 35,00
Frequência das aulas 17,00
Trabalho escrito 2,00
Total: 54,00

Obtenção de frequência

Assiduidade de 75%.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação formativa ponderada em 40% na classificação final: incidirá na avaliação da participação dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem da unidade curricular.

Avaliação sumativa (preparação, apresentação e discussão oral de um artigo científico na área do stresse e patologias associadas) ponderada em 60% na classificação final.
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