Código: | OPT30 | Sigla: | SSM14 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 4 | Plano Oficial 2021 | 3 | - | 2 | 19 | 54 |
5 |
Docente | Responsabilidade |
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Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro | Regente |
Teórica: | 0,64 |
Teorico-Prática: | 0,71 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 0,643 |
Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro | 0,643 | ||
Teorico-Prática | Totais | 1 | 0,714 |
Laura Virginia Pereira Teixeira Ribeiro | 0,714 |
Esta unidade curricular tem como objetivo principal alertar os estudantes de medicina para a importância do stresse e dos seus efeitos na saúde. No final desta unidade, os estudantes deverão ser capazes de:
1. Reconhecer os efeitos do stresse na vida moderna e na saúde
2. Identificar os mediadores major envolvidos na resposta ao stresse
3. Compreender as respostas fisiológicas a diferentes tipos de stressores
4. Demonstrar uma compreensão efetiva dos conceitos nucleares na área do stresse
5. Reconhecer as principais alterações características da síndrome metabólica
6. Identificar patologias relacionadas com o stresse
7. Reconhecer os principais modelos experimentais, humanos e animais, e biomarcadores, no estudo do stresse
8. Reconhecer várias estratégias para lidar com o stresseEsta unidade curricular irá rever a base de conhecimentos que conduzirá os estudantes de medicina à aprendizagem e discussão das interligações entre a exposição ao stresse crónico e o desenvolvimento de doenças metabólicas, como a obesidade e a diabetes, dois componentes importantes da síndrome metabólica.
Programa: Definição de stresse, alostase e carga alostática; Resposta fisiológica ao stresse: sistemas, principais mediadores e sua regulação; Stresse e comportamento alimentar; Síndrome metabólica: hipertensão, obesidade, dislipidemia e resistência à insulina. Relação entre stresse, obesidade e diabetes: principais vias neuroendócrinas e inflamatórias; Papel do stresse crónico na fisiopatologia da hipertensão. Stresse, síndrome metabólica e etiologia e progressão do cancro. Modelos experimentais humanos e animais para o estudo do stresse. Estratégias de coping.Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 60,00 |
Participação presencial | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 35,00 |
Frequência das aulas | 17,00 |
Trabalho escrito | 2,00 |
Total: | 54,00 |
Avaliação formativa ponderada em 40% na classificação final: incidirá na avaliação da participação dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem da unidade curricular.
Avaliação sumativa (preparação, apresentação e discussão oral de um artigo científico na área do stresse e patologias associadas) ponderada em 60% na classificação final.