Código Oficial: | 9209 |
Sigla: | L:M |
Descrição: | A Licenciatura em Matemática oferece ao estudante não só a oportunidade de adquirir uma sólida formação de base que garante conhecimentos fundamentais nas áreas principais da Matemática, como também o contacto com aplicações em áreas diversificadas, permitindo ainda a escolha entre várias formações complementares. Esta formação permite ao estudante entrar no mercado de trabalho ou prosseguir o percurso académico em Matemática ou em áreas afins, como Ciências, Informática, Engenharia, Economia e Gestão. |
Nesta unidade curricular pretende-se que o aluno conheça e compreenda alguns dos principais resultados da Geometria Euclidiana que, pela sua importância histórica, devem ser do conhecimento geral de qualquer matemático. Nesta unidade curricular o estudante deverá desenvolver também a sua aptidão para a resolução de problemas de cariz geométrico e a sua capacidade de visualização espacial.
O objetivo desta UC é dado um problema matemático estudar condições suficientes para a existência e unicidade de solução, escolher um método numérico para a sua resolução, controlar os erros, fornecer um algoritmo a implementar e experimentar em máquina de calcular ou em computador, e interpretar os resultados.
Introduzir, de uma forma concreta, os resultados principais da Análise Clássica de funções de várias variáveis assim como os da Análise Vectorial, enfatizando técnicas específicas desta área assim como suas aplicações.
Assimilar os conceitos básicos da teoria das funções de uma variável complexa, em particular o desenvolvimento em série de potências e a teoria de Cauchy. Este estudo contribuirá para desenvolver no estudante uma maior aptidão para lidar com os principais objectos e técnicas da análise matemática.
Aquisição dos conceitos básicos de Probabilidades e Estatística e sua aplicação a situações concretas
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve conhecer e saber aplicar os conceitos e resultados básicos estudados. Pretende-se paralelamente que a frequência desta unidade curricular contribua para o desenvolvimento de aptidões e competências no âmbito da matemática discreta e dos algoritmos.
Compreensão de certos teoremas clássicos da topologia e da análise funcional, e das suas aplicações à análise matemática.
Familiarizar-se com vários conceitos e técnicas da combinatória, com ênfase na teoria dos grafos e combinatória enumerativa.
Consolidar e complementar conceitos e princípios fundamentais da Estatística, quer numa perspetiva teórica geral, quer a nível da sua aplicação a problemas concretos.
Estudo das superfícies diferenciáveis no espaço euclidiano tridimensional.
Pretende-se que o estudante fique a conhecer alguns dos marcos mais importantes da história da Matemática, bem como a evolução de algumas das suas ideias e métodos basilares. E também que adquira algum espírito crítico relativamente a algumas simplificações redutoras e deturpações históricas que são infelizmente demasiado comuns em livros de texto de Matemática.
Introduzir os conceitos, métodos e resultados básicos de Teoria dos Números e alguns dos seus aspectos computacionais. Dar algumas das suas aplicações criptográficas.
Objectivos:
Proporcionar conhecimentos básicos em Teoria Matemática dos Sistemas, área de matemática orientada para aplicações que lida com os princípios básicos subjacentes à análise e concepção de sistemas de controlo, nomeadamente
1. analisar sistemas lineares e invariantes (LI) nos domínios temporal e de frequência;
2. operar com diferentes representações de sistemas LI;
3. analisar sistemas realimentados, incluíndo controladores realimentados;
4. sintetizar leis elementares de controlo, baseadas em requisitos de desempenho e estabilidade;
5. analisar comportamentos de sistemas não lineares.
A disciplina tem uma componente computacional em simulação de sistemas e utilização de ferramentas de CAD (SIMULINK/MATLAB).
A unidade curricular de Física II (L:B, L:CC, L:CTA, L:EG, L:G, L:M, L:Q) é um ciclo de estudos introdutório de Física Geral, onde são apresentados os princípios físicos fundamentais nas áreas de eletricidade, magnetismo, luz e termodinâmica.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve conhecer e saber aplicar os conceitos e resultados básicos estudados. Pretende-se paralelamente que a frequência desta unidade curricular contribua para o desenvolvimento de aptidões e competências no âmbito da matemática discreta e dos algoritmos.
A disciplina tem por objectivo fornecer as competências base em astrofísica estelar, tanto em termos de conceitos como de ferramentas físico/matemáticas relevantes para a Astronomia. Com esta formação procura-se assegurar que o estudante adquire a capacidade de compreender o que é uma estrela e de quer forma os dados observacionais nos permitem estudar a física fundamental que determina o seu comportamento. A abordagem é a um nível intermédio em que paralelamente à clarificação de conceitos é dada ênfase à fundamentação dos mesmos em termos formais. Procura-se dessa forma desenvolver a compreensão de conceitos globais em astrofísica estelar e a capacidade de os relacionar, incluindo-se nomeadamente a descrição de conceitos e fenómenos físicos que ocorrem no interior e atmosferas de estrelas e aqueles que são relevantes para descrever a formação estelar.
A UC sensibiliza os estudantes para a importância do desenvolvimento de competências pessoais em Comunicação em Ciência e trabalha, em particular, a elaboração de relatórios científicos, a preparação e execução de comunicações orais, e a elaboração de artigos científicos.
São objectivos:
Tendo por base a compreensão dos fenómenos electromagnéticos que suportam o funcionamento dos circuitos elétricos e da eletrónica, pretende-se comunicar os conceitos e estruturas centrais da teoria dos circuitos elétricos e da eletrónica analógica, e transmitir o enquadramento da eletrónica digital com descrição dos seus princípios e blocos fundamentais.
É também objectivo procurar que a perspectiva da utilização da eletrónica na instrumentação esteja sempre presente, assim como situar a evolução histórica deste domínio da Ciência e da Tecnologia e apontar tendências para desenvolvimentos futuros.
A unidade curricular (UC) foi desenvolvida para apresentar os princípios físicos básicos dos processos biológicos, através de conceitos e equações físicas. Está dividida nas seguintes secções: aspetos mecânicos de biossistemas, sólidos e fluidos, termodinâmica aplicada à vida, eletricidade na vida, e magnetismo nos biossistemas, tendo todas as secções da UC exemplos ilustrativos e aplicações biológicas.
Familiarizar-se com as ideias e métodos da Física Estatística. Conhecer os resultados fundamentais da Física Estatística Clássica e Quântica para sistemas físicos no equilíbrio. Realizar simulações Monte Carlo de sistemas estocásticos e aplicações simples. Conhecer algumas aplicações da Física Estatística a sistemas clássicos e quânticos.
Introdução à Física Térmica. Noções básicas de Termodinâmica clássica e de Mecânica Estatística. Aplicações a sistemas clássicos simples e a sistemas quânticos.
Adquirir conhecimentos e competências relativos à fundamentação e metodologias da Mecânica Quântica.
• Familiarização com ideias e métodos de Mecânica Ondulatória, Elasticidade e Hidrodinâmica. • Compreender o acoplamento entre osciladores lineares e a noção de modos normais. • Entender o conceito de onda, a sua descrição e aplicação nas mais variadas vertentes da física. • Efectuar análise de Fourier, bem como entender a sua importância no estudo de ondas lineares. • Compreender o resultado da sobreposição de ondas e o fenómeno de interferência e difracção. • Compreender os conceitos de velocidade de fase e de grupo e o conceito de dispersão. • Entender e descrever o estado de deformação e as tensões aplicadas num corpo elástico isotrópico, bem como relacionar as duas. • Analisar problemas simples de dinâmica de fluídos e de equilíbrio de fluídos. • Efectuar a ligação a problemas de tecnologia.
Obter uma visão articulada da Ótica Clássica e Fotónica, e das suas relações com a Ótica Moderna, que lhe permita ter os conhecimentos fundamentais, e a respetiva literacia, que lhe possibilite fazer a passagem entre conhecimento e aplicações.
Compreender os métodos da Ótica Geométrica e suas limitações, e aplicar esses métodos na análise de sistemas óticos.
Dominar aspetos fundamentais da Ótica Física (polarização, interferência, e difração de ondas óticas) e compreender uma gama diversificada das suas aplicações em instrumentos e métodos óticos de medição e processamento de sinal.
Obter uma visão genérica de certos tópicos de Ótica Moderna.
Esta é uma disciplina introdutória às redes de comunicação de dados que pretende familiarizar os alunos com os seus conceitos fundamentais, baseando-se na Internet e na pilha protocolar TCP/IP.
Estudo e comparação de vários modelos de computação
(Turing-completos), do seu poder computacional e das suas limitações. Estudo das diversas classes de complexidade computacional.
Ao completar este curso espera-se que os alunos
- conheçam os modelos de computação clássicos utilizados no estudo da computabilidade de diversos problemas;
- saibam provar a equivalência de vários modelos Turing-completos;
- conheçam os resultados e métodos mais importantes no estudo da computabilidade e complexidade;
- saibam classificar exemplos concretos de problemas e provar a sua (in)decidibilidade dentro das diversas classes de computabilidade.
- saibam classificar elemplos concretos pelas sua complexidade temporal e interpretar essa classificação.
Compreender a inadequação dos conceitos clássicos na interpretação de alguns resultados experimentais e a necessidade de uma nova formulação da Física. Introduzir a mecânica ondulatória, fazendo aplicações a sistemas unidimensionais. Compreender a estrutura atómica e processos atómicos. Estudar aplicações da Física Quântica em Astrofísica, Matéria Condensada e/ou Óptica.
A unidade curricular de Fundamentos de Astronomia introduz conceitos essenciais para a Astronomia moderna. A abordagem é feita a um nível introdutório, adequado para estudantes de outras áreas científicas, sendo colocada maior ênfase na discussão de conceitos e da nomenclatura própria da Astronomia.
Prática laboratorial em Física e Eletrónica.
Familiarização dos estudantes com aspectos de eletrónica e instrumentação necessários à realização de trabalho experimental, através da execução de um conjunto representativo de trabalhos de Física e Eletrónica, incluindo análise dos resultados experimentais, cálculo de erros, representação gráfica, e avaliação crítica dos resultados obtidos;
Promoção da pesquisa de informação relevante para o trabalho experimental;
Elaboração e redação de relatórios de atividades experimentais;
Desenvolvimento de competências de trabalho de grupo.
Ensinar conceitos e resultados fundamentais sobre três modelos de computação básicos (autómatos finitos, autómatos de pilha e máquinas de Turing) e sobre as classes de linguagens formais associadas, com foco nas linguagens regulares e independentes de contexto.
Introduzir os conceitos, métodos e resultados básicos de Teoria dos Números e alguns dos seus aspectos computacionais. Dar algumas das suas aplicações criptográficas.
A disciplina de Introdução à Química dos Materiais é uma unidade curricular destinada a alunos do primeiro ciclo dos cursos da Faculdade de Ciências da Universidade de Porto. Trata-se de uma disciplina de carácter introdutório e generalista que versa a estrutura interna das várias classes de materiais (a diferentes escalas, desde a escala atómico-molecular à macroscópica), as propriedades químicas, físicas e mecânicas diferenciadoras dos materiais, e, ainda, a sua função e aplicação prática.
Fornecer uma formação básica em Química Laboratorial, através da realização de trabalhos práticos envolvendo técnicas e operações fundamentais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DAS SESSÕES LABORATORIAIS
1 Execução de algumas técnicas básicas (de purificação / identificação) comuns em Química Orgânica; 2 Execução laboratorial da síntese de compostos orgânicos; 3 Desenvolvimento da capacidade de uma análise crítica dos resultados obtidos; 4 Desenvolvimento de alguma autonomia no laboratório.
Esta unidade curricular tem como objetivo principal apresentar uma visão coerente e integrada dos fundamentos químicos dos principais fenómenos biológicos, começando por uma descrição das bases moleculares da vida e prosseguindo pela descrição e racionalização físico-química de processos biológicos vitais e grandes vias metabólicas dos seres vivos.
A unidade curricular "Química Inorgânica" tem como principal objetivo proporcionar uma sólida formação nos princípios básicos desta área, de modo que os estudantes possam aplicar estes conceitos a todas as outras áreas da Química, bem como em estudos mais avançados na área. Para tal, são explorados conceitos prévios em estrutura atómica e ligação química em áreas como química inorgânica de estado sólido, reatividade ácido-base e de oxidação-redução, química de complexos de transição e suas aplicações.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve conhecer e saber aplicar os conceitos e resultados básicos estudados. Pretende-se paralelamente que a frequência desta unidade curricular contribua para o desenvolvimento de aptidões e competências no âmbito da matemática discreta e dos algoritmos.
Introdução à Física Térmica. Noções básicas de Termodinâmica clássica e de Mecânica Estatística. Aplicações a sistemas clássicos simples e a sistemas quânticos.
A disciplina de Introdução à Química dos Materiais é uma unidade curricular destinada a alunos do primeiro ciclo dos cursos da Faculdade de Ciências da Universidade de Porto. Trata-se de uma disciplina de carácter introdutório e generalista que versa a estrutura interna das várias classes de materiais (a diferentes escalas, desde a escala atómico-molecular à macroscópica), as propriedades químicas, físicas e mecânicas diferenciadoras dos materiais, e, ainda, a sua função e aplicação prática.
Pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de compreensão e descrição dos diferentes procedimentos analíticos habitualmente usados em análise química, identificando os seus aspectos comuns e mostrando as suas características particulares que os tornam específicos para aplicações analíticas. Assimilação e integração de conceitos e de características de modo a proporcionar uma visão abrangente dos processos baseados no equilíbrio heterógeneo, em particular, os processos de separação física e química. Proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre análise volumétrica.
Fornecer uma formação básica em Química Laboratorial, através da realização de trabalhos práticos envolvendo técnicas e operações fundamentais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DAS SESSÕES LABORATORIAIS
1 Execução de algumas técnicas básicas (de purificação / identificação) comuns em Química Orgânica; 2 Execução laboratorial da síntese de compostos orgânicos; 3 Desenvolvimento da capacidade de uma análise crítica dos resultados obtidos; 4 Desenvolvimento de alguma autonomia no laboratório.
Adquirir conhecimentos e competências relativos à fundamentação e metodologias da Mecânica Quântica.
• Familiarização com ideias e métodos de Mecânica Ondulatória, Elasticidade e Hidrodinâmica. • Compreender o acoplamento entre osciladores lineares e a noção de modos normais. • Entender o conceito de onda, a sua descrição e aplicação nas mais variadas vertentes da física. • Efectuar análise de Fourier, bem como entender a sua importância no estudo de ondas lineares. • Compreender o resultado da sobreposição de ondas e o fenómeno de interferência e difracção. • Compreender os conceitos de velocidade de fase e de grupo e o conceito de dispersão. • Entender e descrever o estado de deformação e as tensões aplicadas num corpo elástico isotrópico, bem como relacionar as duas. • Analisar problemas simples de dinâmica de fluídos e de equilíbrio de fluídos. • Efectuar a ligação a problemas de tecnologia.
Esta unidade curricular tem como objetivo principal apresentar uma visão coerente e integrada dos fundamentos químicos dos principais fenómenos biológicos, começando por uma descrição das bases moleculares da vida e prosseguindo pela descrição e racionalização físico-química de processos biológicos vitais e grandes vias metabólicas dos seres vivos.
A unidade curricular "Química Inorgânica" tem como principal objetivo proporcionar uma sólida formação nos princípios básicos desta área, de modo que os estudantes possam aplicar estes conceitos a todas as outras áreas da Química, bem como em estudos mais avançados na área. Para tal, são explorados conceitos prévios em estrutura atómica e ligação química em áreas como química inorgânica de estado sólido, reatividade ácido-base e de oxidação-redução, química de complexos de transição e suas aplicações.
Esta é uma disciplina introdutória às redes de comunicação de dados que pretende familiarizar os alunos com os seus conceitos fundamentais, baseando-se na Internet e na pilha protocolar TCP/IP.
Estudo e comparação de vários modelos de computação
(Turing-completos), do seu poder computacional e das suas limitações. Estudo das diversas classes de complexidade computacional.
Ao completar este curso espera-se que os alunos
- conheçam os modelos de computação clássicos utilizados no estudo da computabilidade de diversos problemas;
- saibam provar a equivalência de vários modelos Turing-completos;
- conheçam os resultados e métodos mais importantes no estudo da computabilidade e complexidade;
- saibam classificar exemplos concretos de problemas e provar a sua (in)decidibilidade dentro das diversas classes de computabilidade.
- saibam classificar elemplos concretos pelas sua complexidade temporal e interpretar essa classificação.
Compreender a inadequação dos conceitos clássicos na interpretação de alguns resultados experimentais e a necessidade de uma nova formulação da Física. Introduzir a mecânica ondulatória, fazendo aplicações a sistemas unidimensionais. Compreender a estrutura atómica e processos atómicos. Estudar aplicações da Física Quântica em Astrofísica, Matéria Condensada e/ou Óptica.
Integração dos conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares de Química Analítica e Introdução ao processo analítico na prática laboratorial de processos volumétricos, de separação física e de métodos potenciométricos e espectrofotométricos, através do tratamento de dados de diversos trabalhos práticos. Desenvolvimento de capacidades de registo sistemático, interpretação de resultados experimentais e sua avaliação crítica.
Desenvolver aptidões para a realização de trabalho experimental, registo sistemático de resultados, interpretação e discussão de resultados experimentais, apresentação de resultados e elaboração de relatórios e apresentações orais. Desenvolver a capacidade de adaptação a novas situações e de trabalho em grupo.
Fornecer uma formação básica em Química Laboratorial, através da realização e/ou visualização de atividades práticas, ilustrando operações unitárias em Química.
Ensinar conceitos e resultados fundamentais sobre três modelos de computação básicos (autómatos finitos, autómatos de pilha e máquinas de Turing) e sobre as classes de linguagens formais associadas, com foco nas linguagens regulares e independentes de contexto.
O objetivo fundamental desta disciplina é a lecionação de alguns tópicos fundamentais da Química Física, na sequência das aprendizagens que os estudantes deverão ter adquirido nas unidades curriculares Química I e Química II, no ano letivo transato.
O programa curricular adotado para a Licenciatura em Química contém um semestre obrigatório de Química Física, onde são lecionados alguns tópicos fundamentais e estruturantes deste ramo da Química.
Serão lecionados tópicos na área do equílibrio tais como a termodinâmica química, equílibrio em processos físicos e químicos; equações de estado e noção de potencial termodinâmico.
Considerações fundamentais sobre a estrutura da matéria e interações atómicas e moleculares. Estados de equilíbrio, noções fundamentais de estados fora do equílibrio termodinâmico, superficies e interfaces.
Na temática da mudança/alteração do sistema serão abordadas algumas propriedades de transporte e cinética Química (pela sua importância na compreensão de mecanismos dos processos químicos).
Objetivos:
- Proporcionar o conhecimento das principais classes funcionais de moléculas orgânicas, com foco na sua nomenclatura, estrutura tridimensional, reatividade, métodos de síntese e mecanismos das principais reações em que estão envolvidas.
A recolha e a preparação de uma amostra são passos essenciais num procedimento analítico e, apesar disso, são aqueles que o analista poderá estar menos preparado para enfrentar. Com esta disciplina pretende-se minimizar o efeito dos erros de amostragem no resultado final da análise, introduzindo as noções básicas do procedimento de amostragem, apresentando e discutindo as várias estratégias possíveis para a realização da amostragem. Aquisição de conhecimentos sobre os diversos processos de tratamento de amostras directamente relacionados ou não com o método de análise.
Introduzir os conceitos, métodos e resultados básicos de Teoria dos Números e alguns dos seus aspectos computacionais. Dar algumas das suas aplicações criptográficas.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve conhecer e saber aplicar os conceitos e resultados básicos estudados. Pretende-se paralelamente que a frequência desta unidade curricular contribua para o desenvolvimento de aptidões e competências no âmbito da matemática discreta e dos algoritmos.
Introdução à Física Térmica. Noções básicas de Termodinâmica clássica e de Mecânica Estatística. Aplicações a sistemas clássicos simples e a sistemas quânticos.
Adquirir conhecimentos e competências relativos à fundamentação e metodologias da Mecânica Quântica.
• Familiarização com ideias e métodos de Mecânica Ondulatória, Elasticidade e Hidrodinâmica. • Compreender o acoplamento entre osciladores lineares e a noção de modos normais. • Entender o conceito de onda, a sua descrição e aplicação nas mais variadas vertentes da física. • Efectuar análise de Fourier, bem como entender a sua importância no estudo de ondas lineares. • Compreender o resultado da sobreposição de ondas e o fenómeno de interferência e difracção. • Compreender os conceitos de velocidade de fase e de grupo e o conceito de dispersão. • Entender e descrever o estado de deformação e as tensões aplicadas num corpo elástico isotrópico, bem como relacionar as duas. • Analisar problemas simples de dinâmica de fluídos e de equilíbrio de fluídos. • Efectuar a ligação a problemas de tecnologia.
Esta é uma disciplina introdutória às redes de comunicação de dados que pretende familiarizar os alunos com os seus conceitos fundamentais, baseando-se na Internet e na pilha protocolar TCP/IP.
Estudo e comparação de vários modelos de computação
(Turing-completos), do seu poder computacional e das suas limitações. Estudo das diversas classes de complexidade computacional.
Ao completar este curso espera-se que os alunos
- conheçam os modelos de computação clássicos utilizados no estudo da computabilidade de diversos problemas;
- saibam provar a equivalência de vários modelos Turing-completos;
- conheçam os resultados e métodos mais importantes no estudo da computabilidade e complexidade;
- saibam classificar exemplos concretos de problemas e provar a sua (in)decidibilidade dentro das diversas classes de computabilidade.
- saibam classificar elemplos concretos pelas sua complexidade temporal e interpretar essa classificação.
Compreender a inadequação dos conceitos clássicos na interpretação de alguns resultados experimentais e a necessidade de uma nova formulação da Física. Introduzir a mecânica ondulatória, fazendo aplicações a sistemas unidimensionais. Compreender a estrutura atómica e processos atómicos. Estudar aplicações da Física Quântica em Astrofísica, Matéria Condensada e/ou Óptica.
Ensinar conceitos e resultados fundamentais sobre três modelos de computação básicos (autómatos finitos, autómatos de pilha e máquinas de Turing) e sobre as classes de linguagens formais associadas, com foco nas linguagens regulares e independentes de contexto.
Introduzir os conceitos, métodos e resultados básicos de Teoria dos Números e alguns dos seus aspectos computacionais. Dar algumas das suas aplicações criptográficas.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve conhecer e saber aplicar os conceitos e resultados básicos estudados. Pretende-se paralelamente que a frequência desta unidade curricular contribua para o desenvolvimento de aptidões e competências no âmbito da matemática discreta e dos algoritmos.
Compreensão de certos teoremas clássicos da topologia e da análise funcional, e das suas aplicações à análise matemática.
Introdução à Física Térmica. Noções básicas de Termodinâmica clássica e de Mecânica Estatística. Aplicações a sistemas clássicos simples e a sistemas quânticos.
Adquirir conhecimentos e competências relativos à fundamentação e metodologias da Mecânica Quântica.
• Familiarização com ideias e métodos de Mecânica Ondulatória, Elasticidade e Hidrodinâmica. • Compreender o acoplamento entre osciladores lineares e a noção de modos normais. • Entender o conceito de onda, a sua descrição e aplicação nas mais variadas vertentes da física. • Efectuar análise de Fourier, bem como entender a sua importância no estudo de ondas lineares. • Compreender o resultado da sobreposição de ondas e o fenómeno de interferência e difracção. • Compreender os conceitos de velocidade de fase e de grupo e o conceito de dispersão. • Entender e descrever o estado de deformação e as tensões aplicadas num corpo elástico isotrópico, bem como relacionar as duas. • Analisar problemas simples de dinâmica de fluídos e de equilíbrio de fluídos. • Efectuar a ligação a problemas de tecnologia.
Esta é uma disciplina introdutória às redes de comunicação de dados que pretende familiarizar os alunos com os seus conceitos fundamentais, baseando-se na Internet e na pilha protocolar TCP/IP.
Familiarizar-se com vários conceitos e técnicas da combinatória, com ênfase na teoria dos grafos e combinatória enumerativa.
Estudo e comparação de vários modelos de computação
(Turing-completos), do seu poder computacional e das suas limitações. Estudo das diversas classes de complexidade computacional.
Ao completar este curso espera-se que os alunos
- conheçam os modelos de computação clássicos utilizados no estudo da computabilidade de diversos problemas;
- saibam provar a equivalência de vários modelos Turing-completos;
- conheçam os resultados e métodos mais importantes no estudo da computabilidade e complexidade;
- saibam classificar exemplos concretos de problemas e provar a sua (in)decidibilidade dentro das diversas classes de computabilidade.
- saibam classificar elemplos concretos pelas sua complexidade temporal e interpretar essa classificação.
Consolidar e complementar conceitos e princípios fundamentais da Estatística, quer numa perspetiva teórica geral, quer a nível da sua aplicação a problemas concretos.
Compreender a inadequação dos conceitos clássicos na interpretação de alguns resultados experimentais e a necessidade de uma nova formulação da Física. Introduzir a mecânica ondulatória, fazendo aplicações a sistemas unidimensionais. Compreender a estrutura atómica e processos atómicos. Estudar aplicações da Física Quântica em Astrofísica, Matéria Condensada e/ou Óptica.
Pretende-se que o estudante fique a conhecer alguns dos marcos mais importantes da história da Matemática, bem como a evolução de algumas das suas ideias e métodos basilares. E também que adquira algum espírito crítico relativamente a algumas simplificações redutoras e deturpações históricas que são infelizmente demasiado comuns em livros de texto de Matemática.
Ensinar conceitos e resultados fundamentais sobre três modelos de computação básicos (autómatos finitos, autómatos de pilha e máquinas de Turing) e sobre as classes de linguagens formais associadas, com foco nas linguagens regulares e independentes de contexto.
Introduzir os conceitos, métodos e resultados básicos de Teoria dos Números e alguns dos seus aspectos computacionais. Dar algumas das suas aplicações criptográficas.
Objectivos:
Proporcionar conhecimentos básicos em Teoria Matemática dos Sistemas, área de matemática orientada para aplicações que lida com os princípios básicos subjacentes à análise e concepção de sistemas de controlo, nomeadamente
1. analisar sistemas lineares e invariantes (LI) nos domínios temporal e de frequência;
2. operar com diferentes representações de sistemas LI;
3. analisar sistemas realimentados, incluíndo controladores realimentados;
4. sintetizar leis elementares de controlo, baseadas em requisitos de desempenho e estabilidade;
5. analisar comportamentos de sistemas não lineares.
A disciplina tem uma componente computacional em simulação de sistemas e utilização de ferramentas de CAD (SIMULINK/MATLAB).
O objectivo geral desta Unidade Curricular é proporcionar conhecimentos sobre Horticultura Herbácea Geral, com ênfase nos aspectos de engenharia hortícola das culturas protegidas.
Concretamente, pretende-se que os alunos: 1) Desenvolvam uma visão integrada da horticultura herbácea, nomeadamente ao nível dos factores de produção e sua optimização; 2) Conheçam a relevância económica e social da horticultura herbácea, com ênfase para a geografia hortícola nacional, peso dos produtos hortícolas na economia agraria nacional e no comércio externo; 3) Conheçam as principais classificações utilizadas para enquadrar as plantas hortícolas, incluindo a nomenclatura científica das principais espécies; 4) Compreendam as bases fisiológicas das respostas das plantas ao condicionamento ambiental e conheçam as ferramentas disponíveis para o condicionamento ambiental adequado aos objectivos pretendidos.
Conhecer os princípios técnico-científicos que regem a produção de uva.
Desenvolver competências que permitam a aplicação em toda a área da vitivinicultura desses princípios e de novas tecnologias de produção, tais como sistemas de condução, gestão do coberto vegetal, relações hídricas da videira e mecanização da cultura da vinha.
Os alunos ficarão a conhecer as principais espécies fruteiras arbóreas e arbustivas, a sua distribuição no mundo assim como os fatores que determinam essa distribuição . Saberão quais as operações culturais para instalação e manutenção de um pomar.
A UC "Modo de produção biológico" é uma opção de entre 4 oferecidas no 2ºsemestre da licenciatura em Engenharia Agronómica podendo ser escolhida por estudantes de 2º ou de 3ºano. No plano de estudos surge depois das UC de base e depois ou em simultâneo das UC de engenharia agronómica transversais às diferentes culturas. Pela posição que ocupa no plano, por ser optativa e por se tratar de um modo de produção em crescimento em Portugal e no mundo, os objetivos desta UC são ganhar competências na conceção e implementação de uma estratégia de produção biológica e na sua avaliação.
Os principais objetivos da Unidade Curricular são:
- Domínio de terminologia técnica e científica utilizada na atividade agrícola, agroflorestal e práticas agronómicas.
- Desenvolver uma visão integrada da agricultura e dos sistemas agroflorestais e da sua multifuncionalidade.
- Fundamentar a integração das operações gerais de cultura com as características do ambiente biofísico, económico e social da exploração agrícola e com a natureza das atividades (produções vegetais e animais), combinando racionalmente os recursos disponíveis em diferentes modos de produção.
- Compreender que a agricultura e os sistemas florestais pelo valor que geram, pelo espaço que ocupam, pela mão-de-obra que requerem e pela sua tradição implícita, desempenham um conjunto diversificado de funções com grande impacte na utilização dos recursos naturais, na construção da paisagem e na sociedade, pelo que o design dos agro-sistemas agroflorestais devem basear-se em processos ecologicamente sustentáveis, socialmente responsáveis mas também economicamente eficientes.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve conhecer e saber aplicar os conceitos e resultados básicos estudados. Pretende-se paralelamente que a frequência desta unidade curricular contribua para o desenvolvimento de aptidões e competências no âmbito da matemática discreta e dos algoritmos.
Introdução à Física Térmica. Noções básicas de Termodinâmica clássica e de Mecânica Estatística. Aplicações a sistemas clássicos simples e a sistemas quânticos.
O objectivo geral desta Unidade Curricular é proporcionar conhecimentos sobre Horticultura Herbácea Geral, com ênfase nos aspectos de engenharia hortícola das culturas protegidas.
Concretamente, pretende-se que os alunos: 1) Desenvolvam uma visão integrada da horticultura herbácea, nomeadamente ao nível dos factores de produção e sua optimização; 2) Conheçam a relevância económica e social da horticultura herbácea, com ênfase para a geografia hortícola nacional, peso dos produtos hortícolas na economia agraria nacional e no comércio externo; 3) Conheçam as principais classificações utilizadas para enquadrar as plantas hortícolas, incluindo a nomenclatura científica das principais espécies; 4) Compreendam as bases fisiológicas das respostas das plantas ao condicionamento ambiental e conheçam as ferramentas disponíveis para o condicionamento ambiental adequado aos objectivos pretendidos.
Adquirir conhecimentos e competências relativos à fundamentação e metodologias da Mecânica Quântica.
• Familiarização com ideias e métodos de Mecânica Ondulatória, Elasticidade e Hidrodinâmica. • Compreender o acoplamento entre osciladores lineares e a noção de modos normais. • Entender o conceito de onda, a sua descrição e aplicação nas mais variadas vertentes da física. • Efectuar análise de Fourier, bem como entender a sua importância no estudo de ondas lineares. • Compreender o resultado da sobreposição de ondas e o fenómeno de interferência e difracção. • Compreender os conceitos de velocidade de fase e de grupo e o conceito de dispersão. • Entender e descrever o estado de deformação e as tensões aplicadas num corpo elástico isotrópico, bem como relacionar as duas. • Analisar problemas simples de dinâmica de fluídos e de equilíbrio de fluídos. • Efectuar a ligação a problemas de tecnologia.
Esta é uma disciplina introdutória às redes de comunicação de dados que pretende familiarizar os alunos com os seus conceitos fundamentais, baseando-se na Internet e na pilha protocolar TCP/IP.
Conhecer os princípios técnico-científicos que regem a produção de uva.
Desenvolver competências que permitam a aplicação em toda a área da vitivinicultura desses princípios e de novas tecnologias de produção, tais como sistemas de condução, gestão do coberto vegetal, relações hídricas da videira e mecanização da cultura da vinha.
Aplicação dos conceitos básicos de agricultura e agronomia através de uma visão integrada dos principais sistemas de produção vegetal e animal. No final desta Unidade curricular pretende-se que o aluno: 1) compreenda as técnicas e práticas de intensificação utilizadas em fitotecnias especializadas; 2) consiga executar projectos básicos das necessidades hídricas das culturas e respectiva programação de rega, 3) conheça o processo de tomada de decisão na protecção integrada, 4) integrar equipas multidisciplinares para estudar problemas complexos ao nível do sistema de agricultura.
Estudo e comparação de vários modelos de computação
(Turing-completos), do seu poder computacional e das suas limitações. Estudo das diversas classes de complexidade computacional.
Ao completar este curso espera-se que os alunos
- conheçam os modelos de computação clássicos utilizados no estudo da computabilidade de diversos problemas;
- saibam provar a equivalência de vários modelos Turing-completos;
- conheçam os resultados e métodos mais importantes no estudo da computabilidade e complexidade;
- saibam classificar exemplos concretos de problemas e provar a sua (in)decidibilidade dentro das diversas classes de computabilidade.
- saibam classificar elemplos concretos pelas sua complexidade temporal e interpretar essa classificação.
Compreender a inadequação dos conceitos clássicos na interpretação de alguns resultados experimentais e a necessidade de uma nova formulação da Física. Introduzir a mecânica ondulatória, fazendo aplicações a sistemas unidimensionais. Compreender a estrutura atómica e processos atómicos. Estudar aplicações da Física Quântica em Astrofísica, Matéria Condensada e/ou Óptica.
Os alunos ficarão a conhecer as principais espécies fruteiras arbóreas e arbustivas, a sua distribuição no mundo assim como os fatores que determinam essa distribuição . Saberão quais as operações culturais para instalação e manutenção de um pomar.
Ensinar conceitos e resultados fundamentais sobre três modelos de computação básicos (autómatos finitos, autómatos de pilha e máquinas de Turing) e sobre as classes de linguagens formais associadas, com foco nas linguagens regulares e independentes de contexto.
A UC "Modo de produção biológico" é uma opção de entre 4 oferecidas no 2ºsemestre da licenciatura em Engenharia Agronómica podendo ser escolhida por estudantes de 2º ou de 3ºano. No plano de estudos surge depois das UC de base e depois ou em simultâneo das UC de engenharia agronómica transversais às diferentes culturas. Pela posição que ocupa no plano, por ser optativa e por se tratar de um modo de produção em crescimento em Portugal e no mundo, os objetivos desta UC são ganhar competências na conceção e implementação de uma estratégia de produção biológica e na sua avaliação.
Introduzir os conceitos, métodos e resultados básicos de Teoria dos Números e alguns dos seus aspectos computacionais. Dar algumas das suas aplicações criptográficas.
Adquirir os conhecimentos de base na área da Ecologia e saber utilizá-los para interpretar e intervir em situações concretas.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve conhecer e saber aplicar os conceitos e resultados básicos estudados. Pretende-se paralelamente que a frequência desta unidade curricular contribua para o desenvolvimento de aptidões e competências no âmbito da matemática discreta e dos algoritmos.
Estudo dos principais grupos de animais invertebrados e vertebrados. Características morfológicas, filogenia, ciclos de vida, habitat e ecologia.
Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos estudantes uma visão geral da diversidade e evolução das plantas. A abordagem ao Reino Plantae inclui o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida, o estudo da morfologia de famílias selecionadas, das suas estruturas vegetativas e reprodutivas, das características anatómicas internas, uma introdução à fisiologia vegetal, incluindo as relações hídricas e transporte interno, e ainda classificação dos grandes grupos vegetais de acordo com as suas relações filogenéticas.
Introdução à Física Térmica. Noções básicas de Termodinâmica clássica e de Mecânica Estatística. Aplicações a sistemas clássicos simples e a sistemas quânticos.
A Unidade Curricular (UC) Fisiologia Vegetal tem como principal objetivo dar a conhecer os principais aspetos da fisiologia das plantas superiores, especialmente os processos bioquímicos e moleculares envolvidos no seu crescimento e desenvolvimento. É também objetivo desta UC que o estudante compreenda o modo como as plantas interagem com o meio ambiente. A componente prática da UC proporciona ainda o contacto dos estudantes com técnicas utilizadas para o estudo de processos fisiológicos.
Adquirir conhecimentos e competências relativos à fundamentação e metodologias da Mecânica Quântica.
Abordar alguns tópicos fundamentais da biologia das bactérias, focando as suas estruturas vegetativas e reprodutoras, genética, ecologia e a sistemática e taxonomia.
Executar e discutir trabalhos práticos relacionados com a biologia destes organismos.
No final da disciplina, os alunos com aproveitamento deverão possuir noções fundamentais sobre a biologia das bactérias e saber executar experiências básicas nesta área.
• Familiarização com ideias e métodos de Mecânica Ondulatória, Elasticidade e Hidrodinâmica. • Compreender o acoplamento entre osciladores lineares e a noção de modos normais. • Entender o conceito de onda, a sua descrição e aplicação nas mais variadas vertentes da física. • Efectuar análise de Fourier, bem como entender a sua importância no estudo de ondas lineares. • Compreender o resultado da sobreposição de ondas e o fenómeno de interferência e difracção. • Compreender os conceitos de velocidade de fase e de grupo e o conceito de dispersão. • Entender e descrever o estado de deformação e as tensões aplicadas num corpo elástico isotrópico, bem como relacionar as duas. • Analisar problemas simples de dinâmica de fluídos e de equilíbrio de fluídos. • Efectuar a ligação a problemas de tecnologia.
Esta é uma disciplina introdutória às redes de comunicação de dados que pretende familiarizar os alunos com os seus conceitos fundamentais, baseando-se na Internet e na pilha protocolar TCP/IP.
A disciplina de Toxicologia Geral visa fornecer conhecimentos básicos nesta área. Pretende-se referir e analisar a importância dos principais poluentes. Pretende-se ainda formar e informar os alunos sobre as principais questões de toxicologia geral no âmbito nacional e internacional. Serão ainda objectivos fundamentais desta disciplina o fornecimento de conceitos teóricos importantes em toxicologia geral, nomeadamente no que diz respeito ao processo de intoxicação, aos efeitos tóxicos em diferentes sistemas de órgãos, às metodologias de planeamento experimental, de quantificação e de aplicação dos resultados a situações reais de avaliação de risco. Far-se-á referência ás principais aplicações da Toxicologia.
Habilitar os alunos com conhecimentos básicos sobre etapas fundamentais relativas à origem e evolução do homem, e com um quadro conceptual que lhes permita compreender os padrões de diversidade biológica e genética das populações humanas contemporâneas. Familiarizá-los com ferramentas de análise em investigação antropológica.
Estudo e comparação de vários modelos de computação
(Turing-completos), do seu poder computacional e das suas limitações. Estudo das diversas classes de complexidade computacional.
Ao completar este curso espera-se que os alunos
- conheçam os modelos de computação clássicos utilizados no estudo da computabilidade de diversos problemas;
- saibam provar a equivalência de vários modelos Turing-completos;
- conheçam os resultados e métodos mais importantes no estudo da computabilidade e complexidade;
- saibam classificar exemplos concretos de problemas e provar a sua (in)decidibilidade dentro das diversas classes de computabilidade.
- saibam classificar elemplos concretos pelas sua complexidade temporal e interpretar essa classificação.
Compreender a inadequação dos conceitos clássicos na interpretação de alguns resultados experimentais e a necessidade de uma nova formulação da Física. Introduzir a mecânica ondulatória, fazendo aplicações a sistemas unidimensionais. Compreender a estrutura atómica e processos atómicos. Estudar aplicações da Física Quântica em Astrofísica, Matéria Condensada e/ou Óptica.
Fornecimento de bases teóricas e práticas para a compreensão da organização e fisiologia dos principais sistemas animais
Aprendizagem dos princípios essenciais relacionados com as várias áreas da genética: genética mendeliana, citogenética, alteraçoes cromossómicas genética molecular, genética populacional a, com especial atenção nas possíveis aplicações dos vários conceitos e métodos de análise.
Pretende-se que os conhecimentos e experiência obtidos pelos estudantes com a frequência desta unidade curricular, promovam a aquisição de competências que lhes permitam intervir nas várias temáticas relacionadas com a Microbiologia Alimentar. Espera-se ainda que os estudantes compreendam a importância das matérias abordadas para a indústria alimentar e numa perspectiva de saúde pública.
Ensinar conceitos e resultados fundamentais sobre três modelos de computação básicos (autómatos finitos, autómatos de pilha e máquinas de Turing) e sobre as classes de linguagens formais associadas, com foco nas linguagens regulares e independentes de contexto.
Introduzir os conceitos, métodos e resultados básicos de Teoria dos Números e alguns dos seus aspectos computacionais. Dar algumas das suas aplicações criptográficas.
Aquisição de conceitos básicos e fundamentais sobre os processos geodinâmicos internos e externos, sua interdependência e compreensão dos seus efeitos.
Pretende-se familiarizar o aluno com a leitura de cartas militares e de cartas geológicas a diversas escalas. Pretende-se que o aluno fique habilitado a realizar perfis geológicos em cartas geológicas de uso corrente, bem como que o aluno consiga resolver problemas simples de geologia em mapas geológicos. Pretende-se que os estudantes consigam realizar e interpretar colunas do registo estratigráfico obtido num perfil geológico. Pretende dar as bases para a interpretação fotogeológica de uma área. Pretende-se que o aluno conheça os princípios da realização de um levantamento geológico no terreno.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve conhecer e saber aplicar os conceitos e resultados básicos estudados. Pretende-se paralelamente que a frequência desta unidade curricular contribua para o desenvolvimento de aptidões e competências no âmbito da matemática discreta e dos algoritmos.
Aquisição de conhecimentos que possibilitem a identificação das operações de simetria ocorrentes na matéria cristalina; Aquisição de conhecimentos que possibilitem a projecção estereográfica de modelos cristalográficos; Aquisição de conhecimentos e metodologias que permitam a caracterização das propriedades macroscópicas e físico-mecânicas dos minerais e a identificação, de forma expedita, de minerais.
Unidade curricular que trata de dois temas essenciais, a Estratigrafia e a Paleontologia divididos em sub-temas. Pela aplicação dos princípios fundamentais da Estratigrafia e das metodologias clássicas de correlação bem como de outras mais recentes como a análise de fácies, a análise tectonossedimentar e a análise sequencial, e pela caracterização física, química e biológica dos ambientes, processos e produtos sedimentares, enquadrados no contexto geológico e temporal em que ocorrem, objectiva-se o conhecimento e a compreensão de modelos causa/efeito tendo como permuta principal o processo/produto geológico integrado na análise espacial e temporal de bacias sedimentares e respectivas relações com a geodinâmica ao longo dos tempos geológicos Na Paleontologia Geral pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos básicos da Paleontologia, nomeadamente sobre as aplicações desta disciplina, métodos e técnicas de investigação, relações com a Estratigrafia e Geohistória, assim como sobre a Sistemática Paleontológica. Os outros sub-temas dizem respeito à Paleozoologia e Paleobotânica e Evolução da Vida na Terra e tem por objectivo fornecer conhecimentos que permitam a identificação dos fósseis mais importantes no estudo da Estratigrafia salientando a sua importância no estabelecimento de biozonas, correlações estratigráficas, interpretação dos ambientes sedimentares, conhecimento da evolução da vida e sua relação com a história da Terra.
Introdução à Física Térmica. Noções básicas de Termodinâmica clássica e de Mecânica Estatística. Aplicações a sistemas clássicos simples e a sistemas quânticos.
Compreender a génese e evolução do relevo/paisagem de Portugal em ligação com o contexto geológico e geotectónico e os processos exógenos.
Identificar e descrever as características das geoformas e sua relação com os processos geomorficos e o clima.
Descrever aspetos relevantes da geomorfologia de Portugal.
Adquirir conhecimentos e competências relativos à fundamentação e metodologias da Mecânica Quântica.
• Familiarização com ideias e métodos de Mecânica Ondulatória, Elasticidade e Hidrodinâmica. • Compreender o acoplamento entre osciladores lineares e a noção de modos normais. • Entender o conceito de onda, a sua descrição e aplicação nas mais variadas vertentes da física. • Efectuar análise de Fourier, bem como entender a sua importância no estudo de ondas lineares. • Compreender o resultado da sobreposição de ondas e o fenómeno de interferência e difracção. • Compreender os conceitos de velocidade de fase e de grupo e o conceito de dispersão. • Entender e descrever o estado de deformação e as tensões aplicadas num corpo elástico isotrópico, bem como relacionar as duas. • Analisar problemas simples de dinâmica de fluídos e de equilíbrio de fluídos. • Efectuar a ligação a problemas de tecnologia.
Compreensão dos processos e princípios envolvidos na génese das rochas ígneas numa integração geotectónica.
Compreensão das características e dos contextos de génese das rochas metamórficas, e respetiva integração geotectónica.
Esta é uma disciplina introdutória às redes de comunicação de dados que pretende familiarizar os alunos com os seus conceitos fundamentais, baseando-se na Internet e na pilha protocolar TCP/IP.
Estudo e comparação de vários modelos de computação
(Turing-completos), do seu poder computacional e das suas limitações. Estudo das diversas classes de complexidade computacional.
Ao completar este curso espera-se que os alunos
- conheçam os modelos de computação clássicos utilizados no estudo da computabilidade de diversos problemas;
- saibam provar a equivalência de vários modelos Turing-completos;
- conheçam os resultados e métodos mais importantes no estudo da computabilidade e complexidade;
- saibam classificar exemplos concretos de problemas e provar a sua (in)decidibilidade dentro das diversas classes de computabilidade.
- saibam classificar elemplos concretos pelas sua complexidade temporal e interpretar essa classificação.
Compreender a inadequação dos conceitos clássicos na interpretação de alguns resultados experimentais e a necessidade de uma nova formulação da Física. Introduzir a mecânica ondulatória, fazendo aplicações a sistemas unidimensionais. Compreender a estrutura atómica e processos atómicos. Estudar aplicações da Física Quântica em Astrofísica, Matéria Condensada e/ou Óptica.
O ensino desta unidade curricular tem como principal objetivo a aquisição de conhecimentos, respetiva integração, compreensão e interpretação sobre a génese e a evolução geológica e estrutural das distintas unidades geotectónicas e estratigráficas que reconhecemos em Portugal e na Península Ibérica, com a devida correlação às unidades equivalentes que se situam noutros locais do mundo, numa perspectiva temporal e multidisciplinar que abrange conhecimentos nas diversas áreas das Ciências Geológicas. As aulas práticas têm como objetivo principal o conhecimento e a interpretação geológica e estrutural da cartografia geológica, e de observações efetuadas em aulas de campo.
Conhecimento dos princípios da Geologia e os métodos de estudo que permitem interpretar as características físicas e composicionais dos corpos planetários do Sistema Solar, tendo por base a analogia com os processos geológicos que presidem à dinâmica da Terra . Capacidade de relacionar a natureza geológica com a evolução dos diferentes planetas permitindo compreender a importância dos processos geológicos na origem da diversidade do Sistema Solar. Estabelecimento de uma cronologia relativa dos processos geológicos que estruturam os planetas.
Aquisição de conhecimentos teóricos sobre as leis que regem a distribuição dos elementos químicos nos processos geoquímicos naturais; resolução de casos práticos de tratamento de dados analíticos que permitam caracterizar a evolução primária e o efeito de processos geoquímicos secundários; compreensão dos efeitos da intervenção do homem no equilíbrio do ambiente natural a partir do estudo da mobilidade e dispersão dos elementos
Ensinar conceitos e resultados fundamentais sobre três modelos de computação básicos (autómatos finitos, autómatos de pilha e máquinas de Turing) e sobre as classes de linguagens formais associadas, com foco nas linguagens regulares e independentes de contexto.
Aquisição de conhecimentos teóricos e práticos essenciais para a compreensão e interpretação integrada dos processos envolvidos na génese das rochas sedimentares.
Como resultados da aprendizagem e competências, pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
- enquadrar as rochas sedimentares no contexto da dinâmica dos processos geológicos;
- compreender a diferenciação sedimentar/pedológica;
- interpretar os processos de meteorização, transporte a deposição dos sedimentos que formam as rochas;
- compreender as condições fisico-químicas associadas aos ambientes onde se depositaram os sedimentos que dão origem às rochas sedimentares;
- conhecer os processos diagenéticos associados à génese das rochas sedimentares;
- descrever e classificar as rochas sedimentares.
Introduzir os conceitos, métodos e resultados básicos de Teoria dos Números e alguns dos seus aspectos computacionais. Dar algumas das suas aplicações criptográficas.
Os principais objetivos da Unidade Curricular são:
- Domínio de terminologia técnica e científica utilizada na atividade agrícola, agroflorestal e práticas agronómicas.
- Desenvolver uma visão integrada da agricultura e dos sistemas agroflorestais e da sua multifuncionalidade.
- Fundamentar a integração das operações gerais de cultura com as características do ambiente biofísico, económico e social da exploração agrícola e com a natureza das atividades (produções vegetais e animais), combinando racionalmente os recursos disponíveis em diferentes modos de produção.
- Compreender que a agricultura e os sistemas florestais pelo valor que geram, pelo espaço que ocupam, pela mão-de-obra que requerem e pela sua tradição implícita, desempenham um conjunto diversificado de funções com grande impacte na utilização dos recursos naturais, na construção da paisagem e na sociedade, pelo que o design dos agro-sistemas agroflorestais devem basear-se em processos ecologicamente sustentáveis, socialmente responsáveis mas também economicamente eficientes.
A unidade tem por objetivo fornecer ao estudante as competências base em diferentes áreas da astronomia computacional, permitindo ao estudante o recurso aos métodos computacionais e à análise dos resultados numéricos no estudo e interpretação dos vários problemas de Astronomia abordados. Para tal, o estudante adquire experiência sobre os métodos, as ferramentas e as aplicações computacionais necessárias para a análise e resolução de alguns problemas comuns da astronomia moderna. O objetivo da componente prática é dotar o estudante com as técnicas e as competências necessárias na resolução por meios computacionais de um conjunto alargado de problemas de astronomia. Procura-se ainda reforçar a capacidade de validar e interpretar os resultados numéricos através do uso de observações astronómicas relevantes para o problema em estudo.
Dotar os estudantes da teoria e prática necessária à concepção, construção e análise de bases de dados relacionais.
Estudo dos principais grupos de animais invertebrados e vertebrados. Características morfológicas, filogenia, ciclos de vida, habitat e ecologia.
Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos estudantes uma visão geral da diversidade e evolução das plantas. A abordagem ao Reino Plantae inclui o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida, o estudo da morfologia de famílias selecionadas, das suas estruturas vegetativas e reprodutivas, das características anatómicas internas, uma introdução à fisiologia vegetal, incluindo as relações hídricas e transporte interno, e ainda classificação dos grandes grupos vegetais de acordo com as suas relações filogenéticas.
Estudo e implementação dos conceitos e técnicas usados para a construção de compiladores e interpretadores de linguagens de programação imperativas.
A UC sensibiliza os estudantes para a importância do desenvolvimento de competências pessoais em Comunicação em Ciência e trabalha, em particular, a elaboração de relatórios científicos, a preparação e execução de comunicações orais, e a elaboração de artigos científicos.
São objectivos:
Aquisição de conhecimentos que possibilitem a identificação das operações de simetria ocorrentes na matéria cristalina; Aquisição de conhecimentos que possibilitem a projecção estereográfica de modelos cristalográficos; Aquisição de conhecimentos e metodologias que permitam a caracterização das propriedades macroscópicas e físico-mecânicas dos minerais e a identificação, de forma expedita, de minerais.
Esta UC visa complementar os conhecimentos adquiridos na UC Observação da Terra por satélite (EGEO2004), com foco na Deteção Remota (DR) usando sensores de micro-ondas (em particular sensores ativos) e no processamento digital de imagem para um conjunto representativo de aplicações da DR.
Tendo por base a compreensão dos fenómenos electromagnéticos que suportam o funcionamento dos circuitos elétricos e da eletrónica, pretende-se comunicar os conceitos e estruturas centrais da teoria dos circuitos elétricos e da eletrónica analógica, e transmitir o enquadramento da eletrónica digital com descrição dos seus princípios e blocos fundamentais.
É também objectivo procurar que a perspectiva da utilização da eletrónica na instrumentação esteja sempre presente, assim como situar a evolução histórica deste domínio da Ciência e da Tecnologia e apontar tendências para desenvolvimentos futuros.
Unidade curricular que trata de dois temas essenciais, a Estratigrafia e a Paleontologia divididos em sub-temas. Pela aplicação dos princípios fundamentais da Estratigrafia e das metodologias clássicas de correlação bem como de outras mais recentes como a análise de fácies, a análise tectonossedimentar e a análise sequencial, e pela caracterização física, química e biológica dos ambientes, processos e produtos sedimentares, enquadrados no contexto geológico e temporal em que ocorrem, objectiva-se o conhecimento e a compreensão de modelos causa/efeito tendo como permuta principal o processo/produto geológico integrado na análise espacial e temporal de bacias sedimentares e respectivas relações com a geodinâmica ao longo dos tempos geológicos Na Paleontologia Geral pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos básicos da Paleontologia, nomeadamente sobre as aplicações desta disciplina, métodos e técnicas de investigação, relações com a Estratigrafia e Geohistória, assim como sobre a Sistemática Paleontológica. Os outros sub-temas dizem respeito à Paleozoologia e Paleobotânica e Evolução da Vida na Terra e tem por objectivo fornecer conhecimentos que permitam a identificação dos fósseis mais importantes no estudo da Estratigrafia salientando a sua importância no estabelecimento de biozonas, correlações estratigráficas, interpretação dos ambientes sedimentares, conhecimento da evolução da vida e sua relação com a história da Terra.
Estudo das estruturas discretas fundamentais que estão na base formal da área de Ciência de Computadores/Informática.
A unidade curricular (UC) foi desenvolvida para apresentar os princípios físicos básicos dos processos biológicos, através de conceitos e equações físicas. Está dividida nas seguintes secções: aspetos mecânicos de biossistemas, sólidos e fluidos, termodinâmica aplicada à vida, eletricidade na vida, e magnetismo nos biossistemas, tendo todas as secções da UC exemplos ilustrativos e aplicações biológicas.
Familiarizar-se com as ideias e métodos da Física Estatística. Conhecer os resultados fundamentais da Física Estatística Clássica e Quântica para sistemas físicos no equilíbrio. Realizar simulações Monte Carlo de sistemas estocásticos e aplicações simples. Conhecer algumas aplicações da Física Estatística a sistemas clássicos e quânticos.
Introdução à Física Térmica. Noções básicas de Termodinâmica clássica e de Mecânica Estatística. Aplicações a sistemas clássicos simples e a sistemas quânticos.
A Unidade Curricular (UC) Fisiologia Vegetal tem como principal objetivo dar a conhecer os principais aspetos da fisiologia das plantas superiores, especialmente os processos bioquímicos e moleculares envolvidos no seu crescimento e desenvolvimento. É também objetivo desta UC que o estudante compreenda o modo como as plantas interagem com o meio ambiente. A componente prática da UC proporciona ainda o contacto dos estudantes com técnicas utilizadas para o estudo de processos fisiológicos.
Na primeira parte são introduzidos conceitos e ferramentas fundamentais em mecânica de fluídos e são discutidas aplicações da mesma à física e à astrofísica. Na segunda parte tal abordagem é estendida ao estudo de plasmas, com particular ênfase na teoria orbital de plasmas e na magneto-hidrodinâmica (MHD). No final são apresentados alguns exemplos de aplicação da MHD.
Aquisição de conceitos básicos e fundamentais sobre os processos geodinâmicos internos e externos, sua interdependência e compreensão dos seus efeitos.
Compreender a génese e evolução do relevo/paisagem de Portugal em ligação com o contexto geológico e geotectónico e os processos exógenos.
Identificar e descrever as características das geoformas e sua relação com os processos geomorficos e o clima.
Descrever aspetos relevantes da geomorfologia de Portugal.
O objectivo geral desta Unidade Curricular é proporcionar conhecimentos sobre Horticultura Herbácea Geral, com ênfase nos aspectos de engenharia hortícola das culturas protegidas.
Concretamente, pretende-se que os alunos: 1) Desenvolvam uma visão integrada da horticultura herbácea, nomeadamente ao nível dos factores de produção e sua optimização; 2) Conheçam a relevância económica e social da horticultura herbácea, com ênfase para a geografia hortícola nacional, peso dos produtos hortícolas na economia agraria nacional e no comércio externo; 3) Conheçam as principais classificações utilizadas para enquadrar as plantas hortícolas, incluindo a nomenclatura científica das principais espécies; 4) Compreendam as bases fisiológicas das respostas das plantas ao condicionamento ambiental e conheçam as ferramentas disponíveis para o condicionamento ambiental adequado aos objectivos pretendidos.
A Unidade Curricular visa introduzir aos alunos os princípios fundamentais de criação e desenvolvimento de Interfaces Pessoa-Máquina, focando-se em sistemas interativos. A sua abordagem engloba tanto os conceitos teóricos, tais como usabilidade e design centrado no utilizador, assim como as práticas de prototipagem de baixa e alta fidelidade, através da construção de interfaces gráficas.
Introdução à programação de computadores usando a linguagem Python.
Noções fundamentais de programação: variáveis, tipos, operadores e expressões; funções e procedimentos; instruções condicionais e de seleção; iteração e recursão, leitura e escrita.
Estruturas de dados e algoritmos fundamentais: listas, dicionários, tuplos; pesquisa e processamento de dados, ordenação; problemas e aplicações.
A disciplina de Introdução à Química dos Materiais é uma unidade curricular destinada a alunos do primeiro ciclo dos cursos da Faculdade de Ciências da Universidade de Porto. Trata-se de uma disciplina de carácter introdutório e generalista que versa a estrutura interna das várias classes de materiais (a diferentes escalas, desde a escala atómico-molecular à macroscópica), as propriedades químicas, físicas e mecânicas diferenciadoras dos materiais, e, ainda, a sua função e aplicação prática.
Pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de compreensão e descrição dos diferentes procedimentos analíticos habitualmente usados em análise química, identificando os seus aspectos comuns e mostrando as suas características particulares que os tornam específicos para aplicações analíticas. Assimilação e integração de conceitos e de características de modo a proporcionar uma visão abrangente dos processos baseados no equilíbrio heterógeneo, em particular, os processos de separação física e química. Proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre análise volumétrica.
Fornecer aos estudantes uma visão geral sobre a Ciência de Computadores, em particular, sobre os conceitos fundamentais sobre a estrutura e o funcionamento dos computadores digitais e dos sistemas de operacão.
Fornecer uma formação básica em Química Laboratorial, através da realização de trabalhos práticos envolvendo técnicas e operações fundamentais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DAS SESSÕES LABORATORIAIS
1 Execução de algumas técnicas básicas (de purificação / identificação) comuns em Química Orgânica; 2 Execução laboratorial da síntese de compostos orgânicos; 3 Desenvolvimento da capacidade de uma análise crítica dos resultados obtidos; 4 Desenvolvimento de alguma autonomia no laboratório.
Pretende-se que o aluno aprenda as noções básicas do raciocínio lógico e seja capaz de utilizar correctamente os sistemas dedutivos; compreenda as relações entre as semânticas e os sistemas dedutivos e a sua caracterização do ponto de vista da decidibilidade; reconheça o papel dos sistemas formais nas várias áreas da Ciência de Computadores.
Adquirir conhecimentos e competências relativos à fundamentação e metodologias da Mecânica Quântica.
Abordar alguns tópicos fundamentais da biologia das bactérias, focando as suas estruturas vegetativas e reprodutoras, genética, ecologia e a sistemática e taxonomia.
Executar e discutir trabalhos práticos relacionados com a biologia destes organismos.
No final da disciplina, os alunos com aproveitamento deverão possuir noções fundamentais sobre a biologia das bactérias e saber executar experiências básicas nesta área.
Esta UC visa introduzir conceitos fundamentais de observação remota do planeta terra com recurso à radiação electromagnética nos diversos domínios do espectro electromagnético. Deve introduzir os conceitos fundamentais a serem utilizados na UC Deteção Remota do 3º ano de escolaridade, com foco em aplicações na Deteção Remota (DR) da superfície oceânica e na atmosfera, e usando principalmente sensores passivos.
Pretende-se que os estudantes:
1) Conheçam as enormes potencialidades da observação da Terra por satélite, bem como as suas limitações. Abordar e compreender as características das órbitas mais utilizadas em observação da Terra.
2) Obtenham conhecimentos fundamentais sobre técnicas de medida de superfícies na Terra através da radiação eletromagnética.
3) Aprendam os princípios básicos de processamento e análise de dados de imagem de satélite.
4) Conheçam o vasto conjunto de dados de satélites disponível, bem como os seus níveis de processamento e produtos disponíveis online, e sejam capazes de identificar o mais adequado à resolução de um dado problema.
5) Sejam capazes de usar dados de satélite e preparados para adquirir conhecimentos mais avançados na UC de Deteção Remota.
• Familiarização com ideias e métodos de Mecânica Ondulatória, Elasticidade e Hidrodinâmica. • Compreender o acoplamento entre osciladores lineares e a noção de modos normais. • Entender o conceito de onda, a sua descrição e aplicação nas mais variadas vertentes da física. • Efectuar análise de Fourier, bem como entender a sua importância no estudo de ondas lineares. • Compreender o resultado da sobreposição de ondas e o fenómeno de interferência e difracção. • Compreender os conceitos de velocidade de fase e de grupo e o conceito de dispersão. • Entender e descrever o estado de deformação e as tensões aplicadas num corpo elástico isotrópico, bem como relacionar as duas. • Analisar problemas simples de dinâmica de fluídos e de equilíbrio de fluídos. • Efectuar a ligação a problemas de tecnologia.
Obter uma visão articulada da Ótica Clássica e Fotónica, e das suas relações com a Ótica Moderna, que lhe permita ter os conhecimentos fundamentais, e a respetiva literacia, que lhe possibilite fazer a passagem entre conhecimento e aplicações.
Compreender os métodos da Ótica Geométrica e suas limitações, e aplicar esses métodos na análise de sistemas óticos.
Dominar aspetos fundamentais da Ótica Física (polarização, interferência, e difração de ondas óticas) e compreender uma gama diversificada das suas aplicações em instrumentos e métodos óticos de medição e processamento de sinal.
Obter uma visão genérica de certos tópicos de Ótica Moderna.
Compreensão dos processos e princípios envolvidos na génese das rochas ígneas numa integração geotectónica.
Compreensão das características e dos contextos de génese das rochas metamórficas, e respetiva integração geotectónica.
A unidade curricular visa iniciar o estudante num projeto de investigação/divulgação onde possa aprofundar os conhecimentos e competências adquiridas em outras unidades curriculares do curso. Este trabalho de investigação é desenvolvido em colaboração com investigadores, com base em tarefas que permitem a aquisição de conhecimento pela experiência e abordagem de diferentes métodos/técnicas de trabalho.
Esta unidade curricular tem como objetivo principal apresentar uma visão coerente e integrada dos fundamentos químicos dos principais fenómenos biológicos, começando por uma descrição das bases moleculares da vida e prosseguindo pela descrição e racionalização físico-química de processos biológicos vitais e grandes vias metabólicas dos seres vivos.
A unidade curricular "Química Inorgânica" tem como principal objetivo proporcionar uma sólida formação nos princípios básicos desta área, de modo que os estudantes possam aplicar estes conceitos a todas as outras áreas da Química, bem como em estudos mais avançados na área. Para tal, são explorados conceitos prévios em estrutura atómica e ligação química em áreas como química inorgânica de estado sólido, reatividade ácido-base e de oxidação-redução, química de complexos de transição e suas aplicações.
Esta é uma disciplina introdutória às redes de comunicação de dados que pretende familiarizar os alunos com os seus conceitos fundamentais, baseando-se na Internet e na pilha protocolar TCP/IP.
O objetivo desta unidade curricular é familiarizar os alunos com os conceitos e tecnologias utilizados no desenvolvimento de aplicações centradas na web. Isto inclui aprender sobre os diferentes tipos de aplicações web, as diferentes tecnologias que podem ser usadas para construí-las e as melhores práticas para projetar e desenvolver aplicações web.
A disciplina de Toxicologia Geral visa fornecer conhecimentos básicos nesta área. Pretende-se referir e analisar a importância dos principais poluentes. Pretende-se ainda formar e informar os alunos sobre as principais questões de toxicologia geral no âmbito nacional e internacional. Serão ainda objectivos fundamentais desta disciplina o fornecimento de conceitos teóricos importantes em toxicologia geral, nomeadamente no que diz respeito ao processo de intoxicação, aos efeitos tóxicos em diferentes sistemas de órgãos, às metodologias de planeamento experimental, de quantificação e de aplicação dos resultados a situações reais de avaliação de risco. Far-se-á referência ás principais aplicações da Toxicologia.
Conhecer os princípios técnico-científicos que regem a produção de uva.
Desenvolver competências que permitam a aplicação em toda a área da vitivinicultura desses princípios e de novas tecnologias de produção, tais como sistemas de condução, gestão do coberto vegetal, relações hídricas da videira e mecanização da cultura da vinha.
Aplicação dos conceitos básicos de agricultura e agronomia através de uma visão integrada dos principais sistemas de produção vegetal e animal. No final desta Unidade curricular pretende-se que o aluno: 1) compreenda as técnicas e práticas de intensificação utilizadas em fitotecnias especializadas; 2) consiga executar projectos básicos das necessidades hídricas das culturas e respectiva programação de rega, 3) conheça o processo de tomada de decisão na protecção integrada, 4) integrar equipas multidisciplinares para estudar problemas complexos ao nível do sistema de agricultura.
Fornecer aos estudantes os conceitos fundamentais da organização e funcionamento de um computador, nomeadamente, o seu modelo de representação de dados e programas, as suas componentes e interacções, e a forma de avaliar o seu desempenho.
Habilitar os alunos com conhecimentos básicos sobre etapas fundamentais relativas à origem e evolução do homem, e com um quadro conceptual que lhes permita compreender os padrões de diversidade biológica e genética das populações humanas contemporâneas. Familiarizá-los com ferramentas de análise em investigação antropológica.
Transmitir conhecimentos sobre os diferentes sistemas de projeção cartográfica e a sua implicação no armazenamento de informação geográfica.
Familiarizar os alunos com a Cartografia Nacional de base topográfica e de base temática.
Estudo e comparação de vários modelos de computação
(Turing-completos), do seu poder computacional e das suas limitações. Estudo das diversas classes de complexidade computacional.
Ao completar este curso espera-se que os alunos
- conheçam os modelos de computação clássicos utilizados no estudo da computabilidade de diversos problemas;
- saibam provar a equivalência de vários modelos Turing-completos;
- conheçam os resultados e métodos mais importantes no estudo da computabilidade e complexidade;
- saibam classificar exemplos concretos de problemas e provar a sua (in)decidibilidade dentro das diversas classes de computabilidade.
- saibam classificar elemplos concretos pelas sua complexidade temporal e interpretar essa classificação.
Adquirir os conhecimentos de base na área da Ecologia e saber utilizá-los para interpretar e intervir em situações concretas.
Compreender a inadequação dos conceitos clássicos na interpretação de alguns resultados experimentais e a necessidade de uma nova formulação da Física. Introduzir a mecânica ondulatória, fazendo aplicações a sistemas unidimensionais. Compreender a estrutura atómica e processos atómicos. Estudar aplicações da Física Quântica em Astrofísica, Matéria Condensada e/ou Óptica.
Fornecimento de bases teóricas e práticas para a compreensão da organização e fisiologia dos principais sistemas animais
Os alunos ficarão a conhecer as principais espécies fruteiras arbóreas e arbustivas, a sua distribuição no mundo assim como os fatores que determinam essa distribuição . Saberão quais as operações culturais para instalação e manutenção de um pomar.
A unidade curricular de Fundamentos de Astronomia introduz conceitos essenciais para a Astronomia moderna. A abordagem é feita a um nível introdutório, adequado para estudantes de outras áreas científicas, sendo colocada maior ênfase na discussão de conceitos e da nomenclatura própria da Astronomia.
Aprendizagem dos princípios essenciais relacionados com as várias áreas da genética: genética mendeliana, citogenética, alteraçoes cromossómicas genética molecular, genética populacional a, com especial atenção nas possíveis aplicações dos vários conceitos e métodos de análise.
O ensino desta unidade curricular tem como principal objetivo a aquisição de conhecimentos, respetiva integração, compreensão e interpretação sobre a génese e a evolução geológica e estrutural das distintas unidades geotectónicas e estratigráficas que reconhecemos em Portugal e na Península Ibérica, com a devida correlação às unidades equivalentes que se situam noutros locais do mundo, numa perspectiva temporal e multidisciplinar que abrange conhecimentos nas diversas áreas das Ciências Geológicas. As aulas práticas têm como objetivo principal o conhecimento e a interpretação geológica e estrutural da cartografia geológica, e de observações efetuadas em aulas de campo.
Conhecimento dos princípios da Geologia e os métodos de estudo que permitem interpretar as características físicas e composicionais dos corpos planetários do Sistema Solar, tendo por base a analogia com os processos geológicos que presidem à dinâmica da Terra . Capacidade de relacionar a natureza geológica com a evolução dos diferentes planetas permitindo compreender a importância dos processos geológicos na origem da diversidade do Sistema Solar. Estabelecimento de uma cronologia relativa dos processos geológicos que estruturam os planetas.
Aquisição de conhecimentos teóricos sobre as leis que regem a distribuição dos elementos químicos nos processos geoquímicos naturais; resolução de casos práticos de tratamento de dados analíticos que permitam caracterizar a evolução primária e o efeito de processos geoquímicos secundários; compreensão dos efeitos da intervenção do homem no equilíbrio do ambiente natural a partir do estudo da mobilidade e dispersão dos elementos
Prática laboratorial em Física e Eletrónica.
Familiarização dos estudantes com aspectos de eletrónica e instrumentação necessários à realização de trabalho experimental, através da execução de um conjunto representativo de trabalhos de Física e Eletrónica, incluindo análise dos resultados experimentais, cálculo de erros, representação gráfica, e avaliação crítica dos resultados obtidos;
Promoção da pesquisa de informação relevante para o trabalho experimental;
Elaboração e redação de relatórios de atividades experimentais;
Desenvolvimento de competências de trabalho de grupo.
Integração dos conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares de Química Analítica e Introdução ao processo analítico na prática laboratorial de processos volumétricos, de separação física e de métodos potenciométricos e espectrofotométricos, através do tratamento de dados de diversos trabalhos práticos. Desenvolvimento de capacidades de registo sistemático, interpretação de resultados experimentais e sua avaliação crítica.
Desenvolver aptidões para a realização de trabalho experimental, registo sistemático de resultados, interpretação e discussão de resultados experimentais, apresentação de resultados e elaboração de relatórios e apresentações orais. Desenvolver a capacidade de adaptação a novas situações e de trabalho em grupo.
Fornecer uma formação básica em Química Laboratorial, através da realização e/ou visualização de atividades práticas, ilustrando operações unitárias em Química.
Pretende-se familiarizar o aluno com a leitura de cartas militares e de cartas geológicas a diversas escalas. Pretende-se que o aluno fique habilitado a realizar perfis geológicos em cartas geológicas de uso corrente, bem como que o aluno consiga resolver problemas simples de geologia em mapas geológicos. Pretende-se que os estudantes consigam realizar e interpretar colunas do registo estratigráfico obtido num perfil geológico. Pretende dar as bases para a interpretação fotogeológica de uma área. Pretende-se que o aluno conheça os princípios da realização de um levantamento geológico no terreno.
Pretende-se que os conhecimentos e experiência obtidos pelos estudantes com a frequência desta unidade curricular, promovam a aquisição de competências que lhes permitam intervir nas várias temáticas relacionadas com a Microbiologia Alimentar. Espera-se ainda que os estudantes compreendam a importância das matérias abordadas para a indústria alimentar e numa perspectiva de saúde pública.
Ensinar conceitos e resultados fundamentais sobre três modelos de computação básicos (autómatos finitos, autómatos de pilha e máquinas de Turing) e sobre as classes de linguagens formais associadas, com foco nas linguagens regulares e independentes de contexto.
A UC "Modo de produção biológico" é uma opção de entre 4 oferecidas no 2ºsemestre da licenciatura em Engenharia Agronómica podendo ser escolhida por estudantes de 2º ou de 3ºano. No plano de estudos surge depois das UC de base e depois ou em simultâneo das UC de engenharia agronómica transversais às diferentes culturas. Pela posição que ocupa no plano, por ser optativa e por se tratar de um modo de produção em crescimento em Portugal e no mundo, os objetivos desta UC são ganhar competências na conceção e implementação de uma estratégia de produção biológica e na sua avaliação.
Esta UC visa introduzir os sistemas de posicionamento por satélite (GNSS - Global Navigation Satellite Systems) e as suas especificidades, bem como o enorme potencial de aplicação dos mesmos:
- Compreender os príncipios de funcionamento dos sistemas GNSS.
- Saber operar autonomamente um receptor GNSS, desde a sua programação para a aquisição de informação no terreno até à obtenção de coordenadas, incluindo o processamento das observações em gabinete.
- Conhecer as principais fontes de dados e informação disponíveis para a realização de trabalhos de campo e consequente processamento das observações.
O objetivo desta disciplina é compreender e desenvolver técnicas para usar a linguagem de programação para desenvolver programas complexos e automatizar tarefas práticas. Isto inclui compreender e desenvolver programas com tipos abstratos de dados (TAD), em particular para a extração, processamento e visualização de dados.
A unidade curricular visa iniciar o estudante num projeto de investigação em Astronomia ou Astrofísica onde possa aprofundar os conhecimentos e competências adquiridas em outras unidades curriculares do curso. Este trabalho de investigação é desenvolvido em colaboração com investigadores, com base em tarefas que permitem a aquisição de conhecimento pela experiência e abordagem de diferentes métodos/técnicas de trabalho.
O objetivo fundamental desta disciplina é a lecionação de alguns tópicos fundamentais da Química Física, na sequência das aprendizagens que os estudantes deverão ter adquirido nas unidades curriculares Química I e Química II, no ano letivo transato.
O programa curricular adotado para a Licenciatura em Química contém um semestre obrigatório de Química Física, onde são lecionados alguns tópicos fundamentais e estruturantes deste ramo da Química.
Serão lecionados tópicos na área do equílibrio tais como a termodinâmica química, equílibrio em processos físicos e químicos; equações de estado e noção de potencial termodinâmico.
Considerações fundamentais sobre a estrutura da matéria e interações atómicas e moleculares. Estados de equilíbrio, noções fundamentais de estados fora do equílibrio termodinâmico, superficies e interfaces.
Na temática da mudança/alteração do sistema serão abordadas algumas propriedades de transporte e cinética Química (pela sua importância na compreensão de mecanismos dos processos químicos).
Objetivos:
- Proporcionar o conhecimento das principais classes funcionais de moléculas orgânicas, com foco na sua nomenclatura, estrutura tridimensional, reatividade, métodos de síntese e mecanismos das principais reações em que estão envolvidas.
A recolha e a preparação de uma amostra são passos essenciais num procedimento analítico e, apesar disso, são aqueles que o analista poderá estar menos preparado para enfrentar. Com esta disciplina pretende-se minimizar o efeito dos erros de amostragem no resultado final da análise, introduzindo as noções básicas do procedimento de amostragem, apresentando e discutindo as várias estratégias possíveis para a realização da amostragem. Aquisição de conhecimentos sobre os diversos processos de tratamento de amostras directamente relacionados ou não com o método de análise.
Fornecer aos alunos os conceitos fundamentais da teoria e prática da organização e funcionamento de um sistema de operação.
Ser capaz de implementar partes de um sistema de operação e de escrever programas utilizando a API de um sistema de operação.
Os principais objetivos da Unidade Curricular são:
- Domínio de terminologia técnica e científica utilizada na atividade agrícola, agroflorestal e práticas agronómicas.
- Desenvolver uma visão integrada da agricultura e dos sistemas agroflorestais e da sua multifuncionalidade.
- Fundamentar a integração das operações gerais de cultura com as características do ambiente biofísico, económico e social da exploração agrícola e com a natureza das atividades (produções vegetais e animais), combinando racionalmente os recursos disponíveis em diferentes modos de produção.
- Compreender que a agricultura e os sistemas florestais pelo valor que geram, pelo espaço que ocupam, pela mão-de-obra que requerem e pela sua tradição implícita, desempenham um conjunto diversificado de funções com grande impacte na utilização dos recursos naturais, na construção da paisagem e na sociedade, pelo que o design dos agro-sistemas agroflorestais devem basear-se em processos ecologicamente sustentáveis, socialmente responsáveis mas também economicamente eficientes.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve conhecer e saber aplicar os conceitos e resultados básicos estudados. Pretende-se paralelamente que a frequência desta unidade curricular contribua para o desenvolvimento de aptidões e competências no âmbito da matemática discreta e dos algoritmos.
A unidade tem por objetivo fornecer ao estudante as competências base em diferentes áreas da astronomia computacional, permitindo ao estudante o recurso aos métodos computacionais e à análise dos resultados numéricos no estudo e interpretação dos vários problemas de Astronomia abordados. Para tal, o estudante adquire experiência sobre os métodos, as ferramentas e as aplicações computacionais necessárias para a análise e resolução de alguns problemas comuns da astronomia moderna. O objetivo da componente prática é dotar o estudante com as técnicas e as competências necessárias na resolução por meios computacionais de um conjunto alargado de problemas de astronomia. Procura-se ainda reforçar a capacidade de validar e interpretar os resultados numéricos através do uso de observações astronómicas relevantes para o problema em estudo.
Dotar os estudantes da teoria e prática necessária à concepção, construção e análise de bases de dados relacionais.
Estudo dos principais grupos de animais invertebrados e vertebrados. Características morfológicas, filogenia, ciclos de vida, habitat e ecologia.
Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos estudantes uma visão geral da diversidade e evolução das plantas. A abordagem ao Reino Plantae inclui o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida, o estudo da morfologia de famílias selecionadas, das suas estruturas vegetativas e reprodutivas, das características anatómicas internas, uma introdução à fisiologia vegetal, incluindo as relações hídricas e transporte interno, e ainda classificação dos grandes grupos vegetais de acordo com as suas relações filogenéticas.
Estudo e implementação dos conceitos e técnicas usados para a construção de compiladores e interpretadores de linguagens de programação imperativas.
A UC sensibiliza os estudantes para a importância do desenvolvimento de competências pessoais em Comunicação em Ciência e trabalha, em particular, a elaboração de relatórios científicos, a preparação e execução de comunicações orais, e a elaboração de artigos científicos.
São objectivos:
Aquisição de conhecimentos que possibilitem a identificação das operações de simetria ocorrentes na matéria cristalina; Aquisição de conhecimentos que possibilitem a projecção estereográfica de modelos cristalográficos; Aquisição de conhecimentos e metodologias que permitam a caracterização das propriedades macroscópicas e físico-mecânicas dos minerais e a identificação, de forma expedita, de minerais.
Esta UC visa complementar os conhecimentos adquiridos na UC Observação da Terra por satélite (EGEO2004), com foco na Deteção Remota (DR) usando sensores de micro-ondas (em particular sensores ativos) e no processamento digital de imagem para um conjunto representativo de aplicações da DR.
Compreensão de certos teoremas clássicos da topologia e da análise funcional, e das suas aplicações à análise matemática.
Tendo por base a compreensão dos fenómenos electromagnéticos que suportam o funcionamento dos circuitos elétricos e da eletrónica, pretende-se comunicar os conceitos e estruturas centrais da teoria dos circuitos elétricos e da eletrónica analógica, e transmitir o enquadramento da eletrónica digital com descrição dos seus princípios e blocos fundamentais.
É também objectivo procurar que a perspectiva da utilização da eletrónica na instrumentação esteja sempre presente, assim como situar a evolução histórica deste domínio da Ciência e da Tecnologia e apontar tendências para desenvolvimentos futuros.
Unidade curricular que trata de dois temas essenciais, a Estratigrafia e a Paleontologia divididos em sub-temas. Pela aplicação dos princípios fundamentais da Estratigrafia e das metodologias clássicas de correlação bem como de outras mais recentes como a análise de fácies, a análise tectonossedimentar e a análise sequencial, e pela caracterização física, química e biológica dos ambientes, processos e produtos sedimentares, enquadrados no contexto geológico e temporal em que ocorrem, objectiva-se o conhecimento e a compreensão de modelos causa/efeito tendo como permuta principal o processo/produto geológico integrado na análise espacial e temporal de bacias sedimentares e respectivas relações com a geodinâmica ao longo dos tempos geológicos Na Paleontologia Geral pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos básicos da Paleontologia, nomeadamente sobre as aplicações desta disciplina, métodos e técnicas de investigação, relações com a Estratigrafia e Geohistória, assim como sobre a Sistemática Paleontológica. Os outros sub-temas dizem respeito à Paleozoologia e Paleobotânica e Evolução da Vida na Terra e tem por objectivo fornecer conhecimentos que permitam a identificação dos fósseis mais importantes no estudo da Estratigrafia salientando a sua importância no estabelecimento de biozonas, correlações estratigráficas, interpretação dos ambientes sedimentares, conhecimento da evolução da vida e sua relação com a história da Terra.
Estudo das estruturas discretas fundamentais que estão na base formal da área de Ciência de Computadores/Informática.
A unidade curricular (UC) foi desenvolvida para apresentar os princípios físicos básicos dos processos biológicos, através de conceitos e equações físicas. Está dividida nas seguintes secções: aspetos mecânicos de biossistemas, sólidos e fluidos, termodinâmica aplicada à vida, eletricidade na vida, e magnetismo nos biossistemas, tendo todas as secções da UC exemplos ilustrativos e aplicações biológicas.
Familiarizar-se com as ideias e métodos da Física Estatística. Conhecer os resultados fundamentais da Física Estatística Clássica e Quântica para sistemas físicos no equilíbrio. Realizar simulações Monte Carlo de sistemas estocásticos e aplicações simples. Conhecer algumas aplicações da Física Estatística a sistemas clássicos e quânticos.
Introdução à Física Térmica. Noções básicas de Termodinâmica clássica e de Mecânica Estatística. Aplicações a sistemas clássicos simples e a sistemas quânticos.
A Unidade Curricular (UC) Fisiologia Vegetal tem como principal objetivo dar a conhecer os principais aspetos da fisiologia das plantas superiores, especialmente os processos bioquímicos e moleculares envolvidos no seu crescimento e desenvolvimento. É também objetivo desta UC que o estudante compreenda o modo como as plantas interagem com o meio ambiente. A componente prática da UC proporciona ainda o contacto dos estudantes com técnicas utilizadas para o estudo de processos fisiológicos.
Na primeira parte são introduzidos conceitos e ferramentas fundamentais em mecânica de fluídos e são discutidas aplicações da mesma à física e à astrofísica. Na segunda parte tal abordagem é estendida ao estudo de plasmas, com particular ênfase na teoria orbital de plasmas e na magneto-hidrodinâmica (MHD). No final são apresentados alguns exemplos de aplicação da MHD.
Aquisição de conceitos básicos e fundamentais sobre os processos geodinâmicos internos e externos, sua interdependência e compreensão dos seus efeitos.
Compreender a génese e evolução do relevo/paisagem de Portugal em ligação com o contexto geológico e geotectónico e os processos exógenos.
Identificar e descrever as características das geoformas e sua relação com os processos geomorficos e o clima.
Descrever aspetos relevantes da geomorfologia de Portugal.
O objectivo geral desta Unidade Curricular é proporcionar conhecimentos sobre Horticultura Herbácea Geral, com ênfase nos aspectos de engenharia hortícola das culturas protegidas.
Concretamente, pretende-se que os alunos: 1) Desenvolvam uma visão integrada da horticultura herbácea, nomeadamente ao nível dos factores de produção e sua optimização; 2) Conheçam a relevância económica e social da horticultura herbácea, com ênfase para a geografia hortícola nacional, peso dos produtos hortícolas na economia agraria nacional e no comércio externo; 3) Conheçam as principais classificações utilizadas para enquadrar as plantas hortícolas, incluindo a nomenclatura científica das principais espécies; 4) Compreendam as bases fisiológicas das respostas das plantas ao condicionamento ambiental e conheçam as ferramentas disponíveis para o condicionamento ambiental adequado aos objectivos pretendidos.
A Unidade Curricular visa introduzir aos alunos os princípios fundamentais de criação e desenvolvimento de Interfaces Pessoa-Máquina, focando-se em sistemas interativos. A sua abordagem engloba tanto os conceitos teóricos, tais como usabilidade e design centrado no utilizador, assim como as práticas de prototipagem de baixa e alta fidelidade, através da construção de interfaces gráficas.
Introdução à programação de computadores usando a linguagem Python.
Noções fundamentais de programação: variáveis, tipos, operadores e expressões; funções e procedimentos; instruções condicionais e de seleção; iteração e recursão, leitura e escrita.
Estruturas de dados e algoritmos fundamentais: listas, dicionários, tuplos; pesquisa e processamento de dados, ordenação; problemas e aplicações.
A disciplina de Introdução à Química dos Materiais é uma unidade curricular destinada a alunos do primeiro ciclo dos cursos da Faculdade de Ciências da Universidade de Porto. Trata-se de uma disciplina de carácter introdutório e generalista que versa a estrutura interna das várias classes de materiais (a diferentes escalas, desde a escala atómico-molecular à macroscópica), as propriedades químicas, físicas e mecânicas diferenciadoras dos materiais, e, ainda, a sua função e aplicação prática.
Pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de compreensão e descrição dos diferentes procedimentos analíticos habitualmente usados em análise química, identificando os seus aspectos comuns e mostrando as suas características particulares que os tornam específicos para aplicações analíticas. Assimilação e integração de conceitos e de características de modo a proporcionar uma visão abrangente dos processos baseados no equilíbrio heterógeneo, em particular, os processos de separação física e química. Proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre análise volumétrica.
Fornecer aos estudantes uma visão geral sobre a Ciência de Computadores, em particular, sobre os conceitos fundamentais sobre a estrutura e o funcionamento dos computadores digitais e dos sistemas de operacão.
Fornecer uma formação básica em Química Laboratorial, através da realização de trabalhos práticos envolvendo técnicas e operações fundamentais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DAS SESSÕES LABORATORIAIS
1 Execução de algumas técnicas básicas (de purificação / identificação) comuns em Química Orgânica; 2 Execução laboratorial da síntese de compostos orgânicos; 3 Desenvolvimento da capacidade de uma análise crítica dos resultados obtidos; 4 Desenvolvimento de alguma autonomia no laboratório.
Pretende-se que o aluno aprenda as noções básicas do raciocínio lógico e seja capaz de utilizar correctamente os sistemas dedutivos; compreenda as relações entre as semânticas e os sistemas dedutivos e a sua caracterização do ponto de vista da decidibilidade; reconheça o papel dos sistemas formais nas várias áreas da Ciência de Computadores.
Adquirir conhecimentos e competências relativos à fundamentação e metodologias da Mecânica Quântica.
Abordar alguns tópicos fundamentais da biologia das bactérias, focando as suas estruturas vegetativas e reprodutoras, genética, ecologia e a sistemática e taxonomia.
Executar e discutir trabalhos práticos relacionados com a biologia destes organismos.
No final da disciplina, os alunos com aproveitamento deverão possuir noções fundamentais sobre a biologia das bactérias e saber executar experiências básicas nesta área.
Esta UC visa introduzir conceitos fundamentais de observação remota do planeta terra com recurso à radiação electromagnética nos diversos domínios do espectro electromagnético. Deve introduzir os conceitos fundamentais a serem utilizados na UC Deteção Remota do 3º ano de escolaridade, com foco em aplicações na Deteção Remota (DR) da superfície oceânica e na atmosfera, e usando principalmente sensores passivos.
Pretende-se que os estudantes:
1) Conheçam as enormes potencialidades da observação da Terra por satélite, bem como as suas limitações. Abordar e compreender as características das órbitas mais utilizadas em observação da Terra.
2) Obtenham conhecimentos fundamentais sobre técnicas de medida de superfícies na Terra através da radiação eletromagnética.
3) Aprendam os princípios básicos de processamento e análise de dados de imagem de satélite.
4) Conheçam o vasto conjunto de dados de satélites disponível, bem como os seus níveis de processamento e produtos disponíveis online, e sejam capazes de identificar o mais adequado à resolução de um dado problema.
5) Sejam capazes de usar dados de satélite e preparados para adquirir conhecimentos mais avançados na UC de Deteção Remota.
• Familiarização com ideias e métodos de Mecânica Ondulatória, Elasticidade e Hidrodinâmica. • Compreender o acoplamento entre osciladores lineares e a noção de modos normais. • Entender o conceito de onda, a sua descrição e aplicação nas mais variadas vertentes da física. • Efectuar análise de Fourier, bem como entender a sua importância no estudo de ondas lineares. • Compreender o resultado da sobreposição de ondas e o fenómeno de interferência e difracção. • Compreender os conceitos de velocidade de fase e de grupo e o conceito de dispersão. • Entender e descrever o estado de deformação e as tensões aplicadas num corpo elástico isotrópico, bem como relacionar as duas. • Analisar problemas simples de dinâmica de fluídos e de equilíbrio de fluídos. • Efectuar a ligação a problemas de tecnologia.
Obter uma visão articulada da Ótica Clássica e Fotónica, e das suas relações com a Ótica Moderna, que lhe permita ter os conhecimentos fundamentais, e a respetiva literacia, que lhe possibilite fazer a passagem entre conhecimento e aplicações.
Compreender os métodos da Ótica Geométrica e suas limitações, e aplicar esses métodos na análise de sistemas óticos.
Dominar aspetos fundamentais da Ótica Física (polarização, interferência, e difração de ondas óticas) e compreender uma gama diversificada das suas aplicações em instrumentos e métodos óticos de medição e processamento de sinal.
Obter uma visão genérica de certos tópicos de Ótica Moderna.
Compreensão dos processos e princípios envolvidos na génese das rochas ígneas numa integração geotectónica.
Compreensão das características e dos contextos de génese das rochas metamórficas, e respetiva integração geotectónica.
A unidade curricular visa iniciar o estudante num projeto de investigação/divulgação onde possa aprofundar os conhecimentos e competências adquiridas em outras unidades curriculares do curso. Este trabalho de investigação é desenvolvido em colaboração com investigadores, com base em tarefas que permitem a aquisição de conhecimento pela experiência e abordagem de diferentes métodos/técnicas de trabalho.
Esta unidade curricular tem como objetivo principal apresentar uma visão coerente e integrada dos fundamentos químicos dos principais fenómenos biológicos, começando por uma descrição das bases moleculares da vida e prosseguindo pela descrição e racionalização físico-química de processos biológicos vitais e grandes vias metabólicas dos seres vivos.
A unidade curricular "Química Inorgânica" tem como principal objetivo proporcionar uma sólida formação nos princípios básicos desta área, de modo que os estudantes possam aplicar estes conceitos a todas as outras áreas da Química, bem como em estudos mais avançados na área. Para tal, são explorados conceitos prévios em estrutura atómica e ligação química em áreas como química inorgânica de estado sólido, reatividade ácido-base e de oxidação-redução, química de complexos de transição e suas aplicações.
Esta é uma disciplina introdutória às redes de comunicação de dados que pretende familiarizar os alunos com os seus conceitos fundamentais, baseando-se na Internet e na pilha protocolar TCP/IP.
O objetivo desta unidade curricular é familiarizar os alunos com os conceitos e tecnologias utilizados no desenvolvimento de aplicações centradas na web. Isto inclui aprender sobre os diferentes tipos de aplicações web, as diferentes tecnologias que podem ser usadas para construí-las e as melhores práticas para projetar e desenvolver aplicações web.
A disciplina de Toxicologia Geral visa fornecer conhecimentos básicos nesta área. Pretende-se referir e analisar a importância dos principais poluentes. Pretende-se ainda formar e informar os alunos sobre as principais questões de toxicologia geral no âmbito nacional e internacional. Serão ainda objectivos fundamentais desta disciplina o fornecimento de conceitos teóricos importantes em toxicologia geral, nomeadamente no que diz respeito ao processo de intoxicação, aos efeitos tóxicos em diferentes sistemas de órgãos, às metodologias de planeamento experimental, de quantificação e de aplicação dos resultados a situações reais de avaliação de risco. Far-se-á referência ás principais aplicações da Toxicologia.
Conhecer os princípios técnico-científicos que regem a produção de uva.
Desenvolver competências que permitam a aplicação em toda a área da vitivinicultura desses princípios e de novas tecnologias de produção, tais como sistemas de condução, gestão do coberto vegetal, relações hídricas da videira e mecanização da cultura da vinha.
Aplicação dos conceitos básicos de agricultura e agronomia através de uma visão integrada dos principais sistemas de produção vegetal e animal. No final desta Unidade curricular pretende-se que o aluno: 1) compreenda as técnicas e práticas de intensificação utilizadas em fitotecnias especializadas; 2) consiga executar projectos básicos das necessidades hídricas das culturas e respectiva programação de rega, 3) conheça o processo de tomada de decisão na protecção integrada, 4) integrar equipas multidisciplinares para estudar problemas complexos ao nível do sistema de agricultura.
Fornecer aos estudantes os conceitos fundamentais da organização e funcionamento de um computador, nomeadamente, o seu modelo de representação de dados e programas, as suas componentes e interacções, e a forma de avaliar o seu desempenho.
Habilitar os alunos com conhecimentos básicos sobre etapas fundamentais relativas à origem e evolução do homem, e com um quadro conceptual que lhes permita compreender os padrões de diversidade biológica e genética das populações humanas contemporâneas. Familiarizá-los com ferramentas de análise em investigação antropológica.
Transmitir conhecimentos sobre os diferentes sistemas de projeção cartográfica e a sua implicação no armazenamento de informação geográfica.
Familiarizar os alunos com a Cartografia Nacional de base topográfica e de base temática.
Familiarizar-se com vários conceitos e técnicas da combinatória, com ênfase na teoria dos grafos e combinatória enumerativa.
Estudo e comparação de vários modelos de computação
(Turing-completos), do seu poder computacional e das suas limitações. Estudo das diversas classes de complexidade computacional.
Ao completar este curso espera-se que os alunos
- conheçam os modelos de computação clássicos utilizados no estudo da computabilidade de diversos problemas;
- saibam provar a equivalência de vários modelos Turing-completos;
- conheçam os resultados e métodos mais importantes no estudo da computabilidade e complexidade;
- saibam classificar exemplos concretos de problemas e provar a sua (in)decidibilidade dentro das diversas classes de computabilidade.
- saibam classificar elemplos concretos pelas sua complexidade temporal e interpretar essa classificação.
Adquirir os conhecimentos de base na área da Ecologia e saber utilizá-los para interpretar e intervir em situações concretas.
Consolidar e complementar conceitos e princípios fundamentais da Estatística, quer numa perspetiva teórica geral, quer a nível da sua aplicação a problemas concretos.
Compreender a inadequação dos conceitos clássicos na interpretação de alguns resultados experimentais e a necessidade de uma nova formulação da Física. Introduzir a mecânica ondulatória, fazendo aplicações a sistemas unidimensionais. Compreender a estrutura atómica e processos atómicos. Estudar aplicações da Física Quântica em Astrofísica, Matéria Condensada e/ou Óptica.
Fornecimento de bases teóricas e práticas para a compreensão da organização e fisiologia dos principais sistemas animais
Os alunos ficarão a conhecer as principais espécies fruteiras arbóreas e arbustivas, a sua distribuição no mundo assim como os fatores que determinam essa distribuição . Saberão quais as operações culturais para instalação e manutenção de um pomar.
A unidade curricular de Fundamentos de Astronomia introduz conceitos essenciais para a Astronomia moderna. A abordagem é feita a um nível introdutório, adequado para estudantes de outras áreas científicas, sendo colocada maior ênfase na discussão de conceitos e da nomenclatura própria da Astronomia.
Aprendizagem dos princípios essenciais relacionados com as várias áreas da genética: genética mendeliana, citogenética, alteraçoes cromossómicas genética molecular, genética populacional a, com especial atenção nas possíveis aplicações dos vários conceitos e métodos de análise.
O ensino desta unidade curricular tem como principal objetivo a aquisição de conhecimentos, respetiva integração, compreensão e interpretação sobre a génese e a evolução geológica e estrutural das distintas unidades geotectónicas e estratigráficas que reconhecemos em Portugal e na Península Ibérica, com a devida correlação às unidades equivalentes que se situam noutros locais do mundo, numa perspectiva temporal e multidisciplinar que abrange conhecimentos nas diversas áreas das Ciências Geológicas. As aulas práticas têm como objetivo principal o conhecimento e a interpretação geológica e estrutural da cartografia geológica, e de observações efetuadas em aulas de campo.
Conhecimento dos princípios da Geologia e os métodos de estudo que permitem interpretar as características físicas e composicionais dos corpos planetários do Sistema Solar, tendo por base a analogia com os processos geológicos que presidem à dinâmica da Terra . Capacidade de relacionar a natureza geológica com a evolução dos diferentes planetas permitindo compreender a importância dos processos geológicos na origem da diversidade do Sistema Solar. Estabelecimento de uma cronologia relativa dos processos geológicos que estruturam os planetas.
Aquisição de conhecimentos teóricos sobre as leis que regem a distribuição dos elementos químicos nos processos geoquímicos naturais; resolução de casos práticos de tratamento de dados analíticos que permitam caracterizar a evolução primária e o efeito de processos geoquímicos secundários; compreensão dos efeitos da intervenção do homem no equilíbrio do ambiente natural a partir do estudo da mobilidade e dispersão dos elementos
Pretende-se que o estudante fique a conhecer alguns dos marcos mais importantes da história da Matemática, bem como a evolução de algumas das suas ideias e métodos basilares. E também que adquira algum espírito crítico relativamente a algumas simplificações redutoras e deturpações históricas que são infelizmente demasiado comuns em livros de texto de Matemática.
Prática laboratorial em Física e Eletrónica.
Familiarização dos estudantes com aspectos de eletrónica e instrumentação necessários à realização de trabalho experimental, através da execução de um conjunto representativo de trabalhos de Física e Eletrónica, incluindo análise dos resultados experimentais, cálculo de erros, representação gráfica, e avaliação crítica dos resultados obtidos;
Promoção da pesquisa de informação relevante para o trabalho experimental;
Elaboração e redação de relatórios de atividades experimentais;
Desenvolvimento de competências de trabalho de grupo.
Integração dos conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares de Química Analítica e Introdução ao processo analítico na prática laboratorial de processos volumétricos, de separação física e de métodos potenciométricos e espectrofotométricos, através do tratamento de dados de diversos trabalhos práticos. Desenvolvimento de capacidades de registo sistemático, interpretação de resultados experimentais e sua avaliação crítica.
Desenvolver aptidões para a realização de trabalho experimental, registo sistemático de resultados, interpretação e discussão de resultados experimentais, apresentação de resultados e elaboração de relatórios e apresentações orais. Desenvolver a capacidade de adaptação a novas situações e de trabalho em grupo.
Fornecer uma formação básica em Química Laboratorial, através da realização e/ou visualização de atividades práticas, ilustrando operações unitárias em Química.
Pretende-se familiarizar o aluno com a leitura de cartas militares e de cartas geológicas a diversas escalas. Pretende-se que o aluno fique habilitado a realizar perfis geológicos em cartas geológicas de uso corrente, bem como que o aluno consiga resolver problemas simples de geologia em mapas geológicos. Pretende-se que os estudantes consigam realizar e interpretar colunas do registo estratigráfico obtido num perfil geológico. Pretende dar as bases para a interpretação fotogeológica de uma área. Pretende-se que o aluno conheça os princípios da realização de um levantamento geológico no terreno.
Pretende-se que os conhecimentos e experiência obtidos pelos estudantes com a frequência desta unidade curricular, promovam a aquisição de competências que lhes permitam intervir nas várias temáticas relacionadas com a Microbiologia Alimentar. Espera-se ainda que os estudantes compreendam a importância das matérias abordadas para a indústria alimentar e numa perspectiva de saúde pública.
Ensinar conceitos e resultados fundamentais sobre três modelos de computação básicos (autómatos finitos, autómatos de pilha e máquinas de Turing) e sobre as classes de linguagens formais associadas, com foco nas linguagens regulares e independentes de contexto.
A UC "Modo de produção biológico" é uma opção de entre 4 oferecidas no 2ºsemestre da licenciatura em Engenharia Agronómica podendo ser escolhida por estudantes de 2º ou de 3ºano. No plano de estudos surge depois das UC de base e depois ou em simultâneo das UC de engenharia agronómica transversais às diferentes culturas. Pela posição que ocupa no plano, por ser optativa e por se tratar de um modo de produção em crescimento em Portugal e no mundo, os objetivos desta UC são ganhar competências na conceção e implementação de uma estratégia de produção biológica e na sua avaliação.
Esta UC visa introduzir os sistemas de posicionamento por satélite (GNSS - Global Navigation Satellite Systems) e as suas especificidades, bem como o enorme potencial de aplicação dos mesmos:
- Compreender os príncipios de funcionamento dos sistemas GNSS.
- Saber operar autonomamente um receptor GNSS, desde a sua programação para a aquisição de informação no terreno até à obtenção de coordenadas, incluindo o processamento das observações em gabinete.
- Conhecer as principais fontes de dados e informação disponíveis para a realização de trabalhos de campo e consequente processamento das observações.
O objetivo desta disciplina é compreender e desenvolver técnicas para usar a linguagem de programação para desenvolver programas complexos e automatizar tarefas práticas. Isto inclui compreender e desenvolver programas com tipos abstratos de dados (TAD), em particular para a extração, processamento e visualização de dados.
A unidade curricular visa iniciar o estudante num projeto de investigação em Astronomia ou Astrofísica onde possa aprofundar os conhecimentos e competências adquiridas em outras unidades curriculares do curso. Este trabalho de investigação é desenvolvido em colaboração com investigadores, com base em tarefas que permitem a aquisição de conhecimento pela experiência e abordagem de diferentes métodos/técnicas de trabalho.
O objetivo fundamental desta disciplina é a lecionação de alguns tópicos fundamentais da Química Física, na sequência das aprendizagens que os estudantes deverão ter adquirido nas unidades curriculares Química I e Química II, no ano letivo transato.
O programa curricular adotado para a Licenciatura em Química contém um semestre obrigatório de Química Física, onde são lecionados alguns tópicos fundamentais e estruturantes deste ramo da Química.
Serão lecionados tópicos na área do equílibrio tais como a termodinâmica química, equílibrio em processos físicos e químicos; equações de estado e noção de potencial termodinâmico.
Considerações fundamentais sobre a estrutura da matéria e interações atómicas e moleculares. Estados de equilíbrio, noções fundamentais de estados fora do equílibrio termodinâmico, superficies e interfaces.
Na temática da mudança/alteração do sistema serão abordadas algumas propriedades de transporte e cinética Química (pela sua importância na compreensão de mecanismos dos processos químicos).
Objetivos:
- Proporcionar o conhecimento das principais classes funcionais de moléculas orgânicas, com foco na sua nomenclatura, estrutura tridimensional, reatividade, métodos de síntese e mecanismos das principais reações em que estão envolvidas.
A recolha e a preparação de uma amostra são passos essenciais num procedimento analítico e, apesar disso, são aqueles que o analista poderá estar menos preparado para enfrentar. Com esta disciplina pretende-se minimizar o efeito dos erros de amostragem no resultado final da análise, introduzindo as noções básicas do procedimento de amostragem, apresentando e discutindo as várias estratégias possíveis para a realização da amostragem. Aquisição de conhecimentos sobre os diversos processos de tratamento de amostras directamente relacionados ou não com o método de análise.
Fornecer aos alunos os conceitos fundamentais da teoria e prática da organização e funcionamento de um sistema de operação.
Ser capaz de implementar partes de um sistema de operação e de escrever programas utilizando a API de um sistema de operação.
Introduzir os conceitos, métodos e resultados básicos de Teoria dos Números e alguns dos seus aspectos computacionais. Dar algumas das suas aplicações criptográficas.
Objectivos:
Proporcionar conhecimentos básicos em Teoria Matemática dos Sistemas, área de matemática orientada para aplicações que lida com os princípios básicos subjacentes à análise e concepção de sistemas de controlo, nomeadamente
1. analisar sistemas lineares e invariantes (LI) nos domínios temporal e de frequência;
2. operar com diferentes representações de sistemas LI;
3. analisar sistemas realimentados, incluíndo controladores realimentados;
4. sintetizar leis elementares de controlo, baseadas em requisitos de desempenho e estabilidade;
5. analisar comportamentos de sistemas não lineares.
A disciplina tem uma componente computacional em simulação de sistemas e utilização de ferramentas de CAD (SIMULINK/MATLAB).
A unidade curricular de Física II (L:B, L:CC, L:CTA, L:EG, L:G, L:M, L:Q) é um ciclo de estudos introdutório de Física Geral, onde são apresentados os princípios físicos fundamentais nas áreas de eletricidade, magnetismo, luz e termodinâmica.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve conhecer e saber aplicar os conceitos e resultados básicos estudados. Pretende-se paralelamente que a frequência desta unidade curricular contribua para o desenvolvimento de aptidões e competências no âmbito da matemática discreta e dos algoritmos.
A disciplina tem por objectivo fornecer as competências base em astrofísica estelar, tanto em termos de conceitos como de ferramentas físico/matemáticas relevantes para a Astronomia. Com esta formação procura-se assegurar que o estudante adquire a capacidade de compreender o que é uma estrela e de quer forma os dados observacionais nos permitem estudar a física fundamental que determina o seu comportamento. A abordagem é a um nível intermédio em que paralelamente à clarificação de conceitos é dada ênfase à fundamentação dos mesmos em termos formais. Procura-se dessa forma desenvolver a compreensão de conceitos globais em astrofísica estelar e a capacidade de os relacionar, incluindo-se nomeadamente a descrição de conceitos e fenómenos físicos que ocorrem no interior e atmosferas de estrelas e aqueles que são relevantes para descrever a formação estelar.
A unidade tem por objetivo fornecer ao estudante as competências base em diferentes áreas da astronomia computacional, permitindo ao estudante o recurso aos métodos computacionais e à análise dos resultados numéricos no estudo e interpretação dos vários problemas de Astronomia abordados. Para tal, o estudante adquire experiência sobre os métodos, as ferramentas e as aplicações computacionais necessárias para a análise e resolução de alguns problemas comuns da astronomia moderna. O objetivo da componente prática é dotar o estudante com as técnicas e as competências necessárias na resolução por meios computacionais de um conjunto alargado de problemas de astronomia. Procura-se ainda reforçar a capacidade de validar e interpretar os resultados numéricos através do uso de observações astronómicas relevantes para o problema em estudo.
A UC sensibiliza os estudantes para a importância do desenvolvimento de competências pessoais em Comunicação em Ciência e trabalha, em particular, a elaboração de relatórios científicos, a preparação e execução de comunicações orais, e a elaboração de artigos científicos.
São objectivos:
Introdução à Física Térmica. Noções básicas de Termodinâmica clássica e de Mecânica Estatística. Aplicações a sistemas clássicos simples e a sistemas quânticos.
Na primeira parte são introduzidos conceitos e ferramentas fundamentais em mecânica de fluídos e são discutidas aplicações da mesma à física e à astrofísica. Na segunda parte tal abordagem é estendida ao estudo de plasmas, com particular ênfase na teoria orbital de plasmas e na magneto-hidrodinâmica (MHD). No final são apresentados alguns exemplos de aplicação da MHD.
Adquirir conhecimentos e competências relativos à fundamentação e metodologias da Mecânica Quântica.
• Familiarização com ideias e métodos de Mecânica Ondulatória, Elasticidade e Hidrodinâmica. • Compreender o acoplamento entre osciladores lineares e a noção de modos normais. • Entender o conceito de onda, a sua descrição e aplicação nas mais variadas vertentes da física. • Efectuar análise de Fourier, bem como entender a sua importância no estudo de ondas lineares. • Compreender o resultado da sobreposição de ondas e o fenómeno de interferência e difracção. • Compreender os conceitos de velocidade de fase e de grupo e o conceito de dispersão. • Entender e descrever o estado de deformação e as tensões aplicadas num corpo elástico isotrópico, bem como relacionar as duas. • Analisar problemas simples de dinâmica de fluídos e de equilíbrio de fluídos. • Efectuar a ligação a problemas de tecnologia.
Obter uma visão articulada da Ótica Clássica e Fotónica, e das suas relações com a Ótica Moderna, que lhe permita ter os conhecimentos fundamentais, e a respetiva literacia, que lhe possibilite fazer a passagem entre conhecimento e aplicações.
Compreender os métodos da Ótica Geométrica e suas limitações, e aplicar esses métodos na análise de sistemas óticos.
Dominar aspetos fundamentais da Ótica Física (polarização, interferência, e difração de ondas óticas) e compreender uma gama diversificada das suas aplicações em instrumentos e métodos óticos de medição e processamento de sinal.
Obter uma visão genérica de certos tópicos de Ótica Moderna.
A unidade curricular visa iniciar o estudante num projeto de investigação/divulgação onde possa aprofundar os conhecimentos e competências adquiridas em outras unidades curriculares do curso. Este trabalho de investigação é desenvolvido em colaboração com investigadores, com base em tarefas que permitem a aquisição de conhecimento pela experiência e abordagem de diferentes métodos/técnicas de trabalho.
Esta é uma disciplina introdutória às redes de comunicação de dados que pretende familiarizar os alunos com os seus conceitos fundamentais, baseando-se na Internet e na pilha protocolar TCP/IP.
Estudo e comparação de vários modelos de computação
(Turing-completos), do seu poder computacional e das suas limitações. Estudo das diversas classes de complexidade computacional.
Ao completar este curso espera-se que os alunos
- conheçam os modelos de computação clássicos utilizados no estudo da computabilidade de diversos problemas;
- saibam provar a equivalência de vários modelos Turing-completos;
- conheçam os resultados e métodos mais importantes no estudo da computabilidade e complexidade;
- saibam classificar exemplos concretos de problemas e provar a sua (in)decidibilidade dentro das diversas classes de computabilidade.
- saibam classificar elemplos concretos pelas sua complexidade temporal e interpretar essa classificação.
Compreender a inadequação dos conceitos clássicos na interpretação de alguns resultados experimentais e a necessidade de uma nova formulação da Física. Introduzir a mecânica ondulatória, fazendo aplicações a sistemas unidimensionais. Compreender a estrutura atómica e processos atómicos. Estudar aplicações da Física Quântica em Astrofísica, Matéria Condensada e/ou Óptica.
A unidade curricular de Fundamentos de Astronomia introduz conceitos essenciais para a Astronomia moderna. A abordagem é feita a um nível introdutório, adequado para estudantes de outras áreas científicas, sendo colocada maior ênfase na discussão de conceitos e da nomenclatura própria da Astronomia.
Ensinar conceitos e resultados fundamentais sobre três modelos de computação básicos (autómatos finitos, autómatos de pilha e máquinas de Turing) e sobre as classes de linguagens formais associadas, com foco nas linguagens regulares e independentes de contexto.
A unidade curricular visa iniciar o estudante num projeto de investigação em Astronomia ou Astrofísica onde possa aprofundar os conhecimentos e competências adquiridas em outras unidades curriculares do curso. Este trabalho de investigação é desenvolvido em colaboração com investigadores, com base em tarefas que permitem a aquisição de conhecimento pela experiência e abordagem de diferentes métodos/técnicas de trabalho.
Introduzir os conceitos, métodos e resultados básicos de Teoria dos Números e alguns dos seus aspectos computacionais. Dar algumas das suas aplicações criptográficas.
Esta UC visa introduzir conceitos fundamentais de observação remota do planeta terra com recurso à radiação electromagnética nos diversos domínios do espectro electromagnético. Deve introduzir os conceitos fundamentais a serem utilizados na UC Deteção Remota do 3º ano de escolaridade, com foco em aplicações na Deteção Remota (DR) da superfície oceânica e na atmosfera, e usando principalmente sensores passivos.
Pretende-se que os estudantes:
1) Conheçam as enormes potencialidades da observação da Terra por satélite, bem como as suas limitações. Abordar e compreender as características das órbitas mais utilizadas em observação da Terra.
2) Obtenham conhecimentos fundamentais sobre técnicas de medida de superfícies na Terra através da radiação eletromagnética.
3) Aprendam os princípios básicos de processamento e análise de dados de imagem de satélite.
4) Conheçam o vasto conjunto de dados de satélites disponível, bem como os seus níveis de processamento e produtos disponíveis online, e sejam capazes de identificar o mais adequado à resolução de um dado problema.
5) Sejam capazes de usar dados de satélite e preparados para adquirir conhecimentos mais avançados na UC de Deteção Remota.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve conhecer e saber aplicar os conceitos e resultados básicos estudados. Pretende-se paralelamente que a frequência desta unidade curricular contribua para o desenvolvimento de aptidões e competências no âmbito da matemática discreta e dos algoritmos.
Esta UC visa complementar os conhecimentos adquiridos na UC Observação da Terra por satélite (EGEO2004), com foco na Deteção Remota (DR) usando sensores de micro-ondas (em particular sensores ativos) e no processamento digital de imagem para um conjunto representativo de aplicações da DR.
Introdução à Física Térmica. Noções básicas de Termodinâmica clássica e de Mecânica Estatística. Aplicações a sistemas clássicos simples e a sistemas quânticos.
Adquirir conhecimentos e competências relativos à fundamentação e metodologias da Mecânica Quântica.
• Familiarização com ideias e métodos de Mecânica Ondulatória, Elasticidade e Hidrodinâmica. • Compreender o acoplamento entre osciladores lineares e a noção de modos normais. • Entender o conceito de onda, a sua descrição e aplicação nas mais variadas vertentes da física. • Efectuar análise de Fourier, bem como entender a sua importância no estudo de ondas lineares. • Compreender o resultado da sobreposição de ondas e o fenómeno de interferência e difracção. • Compreender os conceitos de velocidade de fase e de grupo e o conceito de dispersão. • Entender e descrever o estado de deformação e as tensões aplicadas num corpo elástico isotrópico, bem como relacionar as duas. • Analisar problemas simples de dinâmica de fluídos e de equilíbrio de fluídos. • Efectuar a ligação a problemas de tecnologia.
Esta é uma disciplina introdutória às redes de comunicação de dados que pretende familiarizar os alunos com os seus conceitos fundamentais, baseando-se na Internet e na pilha protocolar TCP/IP.
Transmitir conhecimentos sobre os diferentes sistemas de projeção cartográfica e a sua implicação no armazenamento de informação geográfica.
Familiarizar os alunos com a Cartografia Nacional de base topográfica e de base temática.
Estudo e comparação de vários modelos de computação
(Turing-completos), do seu poder computacional e das suas limitações. Estudo das diversas classes de complexidade computacional.
Ao completar este curso espera-se que os alunos
- conheçam os modelos de computação clássicos utilizados no estudo da computabilidade de diversos problemas;
- saibam provar a equivalência de vários modelos Turing-completos;
- conheçam os resultados e métodos mais importantes no estudo da computabilidade e complexidade;
- saibam classificar exemplos concretos de problemas e provar a sua (in)decidibilidade dentro das diversas classes de computabilidade.
- saibam classificar elemplos concretos pelas sua complexidade temporal e interpretar essa classificação.
Compreender a inadequação dos conceitos clássicos na interpretação de alguns resultados experimentais e a necessidade de uma nova formulação da Física. Introduzir a mecânica ondulatória, fazendo aplicações a sistemas unidimensionais. Compreender a estrutura atómica e processos atómicos. Estudar aplicações da Física Quântica em Astrofísica, Matéria Condensada e/ou Óptica.
Ensinar conceitos e resultados fundamentais sobre três modelos de computação básicos (autómatos finitos, autómatos de pilha e máquinas de Turing) e sobre as classes de linguagens formais associadas, com foco nas linguagens regulares e independentes de contexto.
Esta UC visa introduzir os sistemas de posicionamento por satélite (GNSS - Global Navigation Satellite Systems) e as suas especificidades, bem como o enorme potencial de aplicação dos mesmos:
- Compreender os príncipios de funcionamento dos sistemas GNSS.
- Saber operar autonomamente um receptor GNSS, desde a sua programação para a aquisição de informação no terreno até à obtenção de coordenadas, incluindo o processamento das observações em gabinete.
- Conhecer as principais fontes de dados e informação disponíveis para a realização de trabalhos de campo e consequente processamento das observações.
Introduzir os conceitos, métodos e resultados básicos de Teoria dos Números e alguns dos seus aspectos computacionais. Dar algumas das suas aplicações criptográficas.
Dotar os estudantes da teoria e prática necessária à concepção, construção e análise de bases de dados relacionais.
Estudo e implementação dos conceitos e técnicas usados para a construção de compiladores e interpretadores de linguagens de programação imperativas.
Estudo das estruturas discretas fundamentais que estão na base formal da área de Ciência de Computadores/Informática.
A Unidade Curricular visa introduzir aos alunos os princípios fundamentais de criação e desenvolvimento de Interfaces Pessoa-Máquina, focando-se em sistemas interativos. A sua abordagem engloba tanto os conceitos teóricos, tais como usabilidade e design centrado no utilizador, assim como as práticas de prototipagem de baixa e alta fidelidade, através da construção de interfaces gráficas.
Introdução à programação de computadores usando a linguagem Python.
Noções fundamentais de programação: variáveis, tipos, operadores e expressões; funções e procedimentos; instruções condicionais e de seleção; iteração e recursão, leitura e escrita.
Estruturas de dados e algoritmos fundamentais: listas, dicionários, tuplos; pesquisa e processamento de dados, ordenação; problemas e aplicações.
Fornecer aos estudantes uma visão geral sobre a Ciência de Computadores, em particular, sobre os conceitos fundamentais sobre a estrutura e o funcionamento dos computadores digitais e dos sistemas de operacão.
Pretende-se que o aluno aprenda as noções básicas do raciocínio lógico e seja capaz de utilizar correctamente os sistemas dedutivos; compreenda as relações entre as semânticas e os sistemas dedutivos e a sua caracterização do ponto de vista da decidibilidade; reconheça o papel dos sistemas formais nas várias áreas da Ciência de Computadores.
Esta é uma disciplina introdutória às redes de comunicação de dados que pretende familiarizar os alunos com os seus conceitos fundamentais, baseando-se na Internet e na pilha protocolar TCP/IP.
O objetivo desta unidade curricular é familiarizar os alunos com os conceitos e tecnologias utilizados no desenvolvimento de aplicações centradas na web. Isto inclui aprender sobre os diferentes tipos de aplicações web, as diferentes tecnologias que podem ser usadas para construí-las e as melhores práticas para projetar e desenvolver aplicações web.
Fornecer aos estudantes os conceitos fundamentais da organização e funcionamento de um computador, nomeadamente, o seu modelo de representação de dados e programas, as suas componentes e interacções, e a forma de avaliar o seu desempenho.
Estudo e comparação de vários modelos de computação
(Turing-completos), do seu poder computacional e das suas limitações. Estudo das diversas classes de complexidade computacional.
Ao completar este curso espera-se que os alunos
- conheçam os modelos de computação clássicos utilizados no estudo da computabilidade de diversos problemas;
- saibam provar a equivalência de vários modelos Turing-completos;
- conheçam os resultados e métodos mais importantes no estudo da computabilidade e complexidade;
- saibam classificar exemplos concretos de problemas e provar a sua (in)decidibilidade dentro das diversas classes de computabilidade.
- saibam classificar elemplos concretos pelas sua complexidade temporal e interpretar essa classificação.
Ensinar conceitos e resultados fundamentais sobre três modelos de computação básicos (autómatos finitos, autómatos de pilha e máquinas de Turing) e sobre as classes de linguagens formais associadas, com foco nas linguagens regulares e independentes de contexto.
O objetivo desta disciplina é compreender e desenvolver técnicas para usar a linguagem de programação para desenvolver programas complexos e automatizar tarefas práticas. Isto inclui compreender e desenvolver programas com tipos abstratos de dados (TAD), em particular para a extração, processamento e visualização de dados.
Fornecer aos alunos os conceitos fundamentais da teoria e prática da organização e funcionamento de um sistema de operação.
Ser capaz de implementar partes de um sistema de operação e de escrever programas utilizando a API de um sistema de operação.
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve conhecer e saber aplicar os conceitos e resultados básicos estudados. Pretende-se paralelamente que a frequência desta unidade curricular contribua para o desenvolvimento de aptidões e competências no âmbito da matemática discreta e dos algoritmos.
Dotar os estudantes da teoria e prática necessária à concepção, construção e análise de bases de dados relacionais.
Estudo e implementação dos conceitos e técnicas usados para a construção de compiladores e interpretadores de linguagens de programação imperativas.
Estudo das estruturas discretas fundamentais que estão na base formal da área de Ciência de Computadores/Informática.
Introdução à Física Térmica. Noções básicas de Termodinâmica clássica e de Mecânica Estatística. Aplicações a sistemas clássicos simples e a sistemas quânticos.
A Unidade Curricular visa introduzir aos alunos os princípios fundamentais de criação e desenvolvimento de Interfaces Pessoa-Máquina, focando-se em sistemas interativos. A sua abordagem engloba tanto os conceitos teóricos, tais como usabilidade e design centrado no utilizador, assim como as práticas de prototipagem de baixa e alta fidelidade, através da construção de interfaces gráficas.
Introdução à programação de computadores usando a linguagem Python.
Noções fundamentais de programação: variáveis, tipos, operadores e expressões; funções e procedimentos; instruções condicionais e de seleção; iteração e recursão, leitura e escrita.
Estruturas de dados e algoritmos fundamentais: listas, dicionários, tuplos; pesquisa e processamento de dados, ordenação; problemas e aplicações.
Fornecer aos estudantes uma visão geral sobre a Ciência de Computadores, em particular, sobre os conceitos fundamentais sobre a estrutura e o funcionamento dos computadores digitais e dos sistemas de operacão.
Pretende-se que o aluno aprenda as noções básicas do raciocínio lógico e seja capaz de utilizar correctamente os sistemas dedutivos; compreenda as relações entre as semânticas e os sistemas dedutivos e a sua caracterização do ponto de vista da decidibilidade; reconheça o papel dos sistemas formais nas várias áreas da Ciência de Computadores.
Adquirir conhecimentos e competências relativos à fundamentação e metodologias da Mecânica Quântica.
• Familiarização com ideias e métodos de Mecânica Ondulatória, Elasticidade e Hidrodinâmica. • Compreender o acoplamento entre osciladores lineares e a noção de modos normais. • Entender o conceito de onda, a sua descrição e aplicação nas mais variadas vertentes da física. • Efectuar análise de Fourier, bem como entender a sua importância no estudo de ondas lineares. • Compreender o resultado da sobreposição de ondas e o fenómeno de interferência e difracção. • Compreender os conceitos de velocidade de fase e de grupo e o conceito de dispersão. • Entender e descrever o estado de deformação e as tensões aplicadas num corpo elástico isotrópico, bem como relacionar as duas. • Analisar problemas simples de dinâmica de fluídos e de equilíbrio de fluídos. • Efectuar a ligação a problemas de tecnologia.
Esta é uma disciplina introdutória às redes de comunicação de dados que pretende familiarizar os alunos com os seus conceitos fundamentais, baseando-se na Internet e na pilha protocolar TCP/IP.
O objetivo desta unidade curricular é familiarizar os alunos com os conceitos e tecnologias utilizados no desenvolvimento de aplicações centradas na web. Isto inclui aprender sobre os diferentes tipos de aplicações web, as diferentes tecnologias que podem ser usadas para construí-las e as melhores práticas para projetar e desenvolver aplicações web.
Fornecer aos estudantes os conceitos fundamentais da organização e funcionamento de um computador, nomeadamente, o seu modelo de representação de dados e programas, as suas componentes e interacções, e a forma de avaliar o seu desempenho.
Estudo e comparação de vários modelos de computação
(Turing-completos), do seu poder computacional e das suas limitações. Estudo das diversas classes de complexidade computacional.
Ao completar este curso espera-se que os alunos
- conheçam os modelos de computação clássicos utilizados no estudo da computabilidade de diversos problemas;
- saibam provar a equivalência de vários modelos Turing-completos;
- conheçam os resultados e métodos mais importantes no estudo da computabilidade e complexidade;
- saibam classificar exemplos concretos de problemas e provar a sua (in)decidibilidade dentro das diversas classes de computabilidade.
- saibam classificar elemplos concretos pelas sua complexidade temporal e interpretar essa classificação.
Compreender a inadequação dos conceitos clássicos na interpretação de alguns resultados experimentais e a necessidade de uma nova formulação da Física. Introduzir a mecânica ondulatória, fazendo aplicações a sistemas unidimensionais. Compreender a estrutura atómica e processos atómicos. Estudar aplicações da Física Quântica em Astrofísica, Matéria Condensada e/ou Óptica.
Ensinar conceitos e resultados fundamentais sobre três modelos de computação básicos (autómatos finitos, autómatos de pilha e máquinas de Turing) e sobre as classes de linguagens formais associadas, com foco nas linguagens regulares e independentes de contexto.
O objetivo desta disciplina é compreender e desenvolver técnicas para usar a linguagem de programação para desenvolver programas complexos e automatizar tarefas práticas. Isto inclui compreender e desenvolver programas com tipos abstratos de dados (TAD), em particular para a extração, processamento e visualização de dados.
Fornecer aos alunos os conceitos fundamentais da teoria e prática da organização e funcionamento de um sistema de operação.
Ser capaz de implementar partes de um sistema de operação e de escrever programas utilizando a API de um sistema de operação.
Introduzir os conceitos, métodos e resultados básicos de Teoria dos Números e alguns dos seus aspectos computacionais. Dar algumas das suas aplicações criptográficas.