A Universidade do Porto, atualmente com as suas 14 Faculdades, só foi criada em 1911, e então com apenas duas Faculdades: Ciências e Medicina.
No caso da Faculdade de Ciências é possível acompanhar uma evolução de
250 anos, iniciada com a Aula de Náutica (1762), a Aula de Debuxo e Desenho (1779), a Academia Real de Marinha e Comércio (1803), a Academia Politécnica (1837).
Toda essa evolução decorreu no local do Edifício Central da Universidade do Porto. A transferência gradual da Faculdade de Ciências para o Polo 3 (Campo Alegre) ocorreu no período 1996-2009.
No edifício, agora ocupado pela Reitoria e Serviços Centrais, apenas permaneceram o Fundo Antigo, o Museu de História Natural e o Museu de Ciência.
Se deseja conhecer algo sobre a atual Faculdade de Ciências e seus departamentos, ou sobre a história de um longo passado honroso, esperamos que encontre aqui alguma informação útil ou interessante.
Património da FCUP
Ao longo de mais de um século, a Faculdade de Ciências da UP tem vindo a construir um vasto e valioso património. Neste momento, dispõe de um conjunto de instalações as quais incluem o Observatório Astronómico Prof. Manuel de Barros no Monte da Virgem, o Instituto Geofísico na Serra do Pilar e a Estação de Zoologia Marítima na Foz. Em termos museológicos, no edifício histórico da Universidade do Porto, podemos conhecer o espólio do Museu de Ciência e o Museu de História Natural. Por último, destaca-se o acervo bibliográfico, iconográfico e arquivístico que a FCUP dispõe no Fundo Antigo e na Pinacoteca.
Se deseja conhecer algo sobre a atual Faculdade de Ciências e seu valioso património ou sobre a história de um longo passado honroso, esperamos que encontre aqui alguma informação útil e interessante.