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Concurso de Escrita Criativa da FEUP

Cursos

Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão

Dados Gerais

Código Oficial: 9510
Sigla: MIEIG
Descrição: O MIEIG resultou do processo de adequação a Bolonha da LGEI, Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial, criada em 1990 na FEUP sob proposta do Prof. Rui Campos Guimarães. O plano curricular do MIEIG é constituído por disciplinas de base em Matemática e Física, disciplinas tecnológicas na área da Engenharia Mecânica, e disciplinas de Gestão. Muitas disciplinas envolvem a realização de trabalhos individuais e em grupo com uso de ferramentas informáticas muito variadas. Nos últimos anos, os estudantes têm acesso a programas de intercâmbio internacional, particularmente na Europa e no Brasil. O curso termina com um projeto individual de dissertação, que normalmente é realizado numa empresa em Portugal, na Europa ou em outros países. Após o curso, os diplomados poderão desempenhar funções de engenharia industrial e gestão em várias áreas, tais como produção, distribuição, logística, aprovisionamentos, manutenção, marketing, sistemas de informação e consultadoria, ou optarem por uma carreira de investigação.

Diplomas

  • Mestrado em Engenharia Industrial e Gestão (300 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Ciências de Engenharia - orientação em Engenharia Industrial e Gestão (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Álgebra Linear e Geometria Analítica

EM0005 - ECTS CONTEXTO:
Esta unidade curricular tem dois objectivos fundamentais: por um lado, tratando-se de uma unidade curricular propedêutica tem um carácter didáctico/científico, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e de métodos de análise e, por outro, visa introduzir e desenvolver em termos teóricos um conjunto de conceitos que serão ferramentas essenciais para apoio às unidades curriculares mais específicas dos diferentes ramos da Engenharia leccionados no DEMec.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
Esta unidade curricular tem o objectivo de introduzir os conceitos fundamentais sobre Álgebra Linear, Álgebra Vectorial e Geometria Analítica, que são essenciais para a formação matemática de um estudante de Engenharia.

CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
O estudante deverá ter conhecimentos básicos sobre trigonometria, funções reais a uma variável real, geometria analítica plana, sistemas de equações lineares e lógica.

DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL:
Componente científica: 100%

RESULTADOS ESPERADOS:
No final do período lectivo os estudantes devem ser capazes de:
1) Conhecer as operações algébricas com vectores, suas propriedades e saber aplicá-las.
2) Definir espaço vectorial, subespaço vectorial e espaço euclideano.
3) Definir combinação linear de vectores, independência/dependência linear de vectores e subespaço gerado por um conjunto de vectores.
4) Definir e determinar uma base e a dimensão de um espaço vectorial; obter as componentes de um vector em relação a uma base.
5) Definir recta e plano, conhecer as suas propriedades e saber representá-los através de expressões matemáticas adequadas.
6) Resolver problemas com rectas e planos envolvendo distâncias, ângulos e ser capaz de identificar as suas posições relativas no espaço.
7) Conhecer as operações básicas com matrizes, suas propriedades e saber operar com elas.
8) Definir e determinar a característica de uma matriz.
9) Definir matriz não singular, conhecer as propriedades da matriz inversa e saber determiná-la.
10) Definir o determinante de uma matriz, conhecer as suas propriedades e saber determiná-lo.
11) Analisar e resolver sistemas de equações lineares.
12) Definir uma transformação linear, calcular e caracterizar o seu núcleo e contradomínio, conhecer as suas operações algébricas, saber em que condições ela é injectiva e, neste caso, definir e calcular a sua transformação inversa.
13) Recorrer à matriz para representar uma transformação linear e operar com transformações lineares recorrendo à álgebra matricial.
14) Definir matriz mudança de base e aplicá-la a problemas de mudanças de base envolvendo elementos de um espaço vectorial e transformações lineares.
15) Definir matrizes semelhantes e conhecer as suas propriedades.
16) Calcular valores próprios e vectores próprios de transformações lineares, conhecer as suas propriedades e identificar, no caso de ser possível, uma representação matricial diagonal para a transformação linear.

Análise Matemática I

EM0009 - ECTS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
Conhecimentos teóricos e práticos, essenciais, sobre o cálculo diferencial e integral de funções reais de variável real e sobre algumas das suas aplicações.

RESULTADOS ESPERADOS:
No fim do período lectivo os estudantes devem ser capazes de:

1 - Saber aplicar as regras da derivação e calcular diferenciais de funções de uma variável.
2 - Obter a aproximação polinomial de funções reais de variável real usando os Polinómios de Taylor e ter a noção do erro cometido.
3 - Construir as séries de Taylor a partir do polinómio respectivo.
4- Analisar a convergência das séries numéricas.
5 - Usar os Teoremas Fundamentais do Cálculo como o elo de ligação entre os conceitos de integral definido, de integral indefinido e de primitiva.
6 - Calcular integrais por substituição e por partes.
7 - Calcular áreas em coordenadas cartesianas e polares.
8 - Calcular volumes usando a integração.
9 - Saber primitivar fracções racionais algébricas e expressões racionais trigonométricas.
10 - Saber primitivar expressões irracionais por substituição trigonométrica.
11 - Calcular integrais impróprios.
12 - Saber resolver equações diferenciais de primeira ordem.

Desenho Industrial

EIG0005 - ECTS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:

Introdução do conceito de Normalização em geral e sua importância na Engenharia. Aquisição de bons conhecimentos sobre representação de objectos, em termos da sua geometria e dimensões nominais. Desenvolvimento das capacidades de visualização espacial e de comunicação técnica. Introdução ao conceito de Especificação Geométrica de Produtos (GPS).

RESULTADOS ESPERADOS:

No final do período lectivo, os estudantes devem ser capazes de:

1) Elaborar desenhos de objectos em representação ortográfica e com cotagem nominal.
2) Ler desenhos de objectos em representação ortográfica e fazer as correspondentes representações perspécticas em axonometria isométrica.
3) Interpretar ou inscrever especificações geométricas (tolerâncias) em desenhos de definição de produto acabado e determinar ajustamentos ISO que satisfaçam requisitos de concepção pré-determinados.

Física e Química

EIG0004 - ECTS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
Homogeneização do nível de conhecimentos dos estudantes em Electricidade, necessária devido a uma parte significativa dos estudantes não ter frequentado a disciplina de Física no 12ª ano.

RESULTADOS ESPERADOS:
Espera-se que, no final destas 4 semanas (8h de aulas), os estudantes tenham adquirido um nível de conhecimento sobre a análise de circuitos eléctricos DC que lhes permita iniciar as aulas de Electricidade e Electrónica em igualdade de circunstâncias.

Introdução aos Materiais e Processos de Fabrico

EIG0006 - ECTS Objectivos específicos:
Pretende-se proporcionar ao estudante uma formação básica no campo dos Materiais e Processos Tecnológicos Industriais, capacitando-o à integração de conhecimentos teóricos relacionados directa ou indirectamente com as matérias leccionadas. Relativamente aos processos tecnológicos nesta unidade curricular dá-se enfase especial ao processo de fabrico por Conformação Plástica.



Resultados esperados:
Espera-se que, no final do período lectivo, os estudantes:
1. Conheçam as propriedades características dos principais grupos de materiais usados industrialmente e os métodos de processamento associados.
2. Tenham a capacidade de seleccionar materiais adequados para a realização de um componente (através da análise de catálogos e fichas ou tabelas de propriedades), e conheçam os processos de fabrico utilizáveis.
3. Sejam capazes de interpretar e compreender os resultados de ensaios mecânicos de caracterização de materiais.
4.Compreender os conceitos necessários à análise teórica dos processos de conformação plástica.
5.Identificar os equipamentos e terminologia associada.
6.Conceber e realizar produtos e ferramentas de conformação plástica.

Matemática

EIG0003 - ECTS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
Conhecimentos teóricos e práticos, essenciais, sobre o cálculo diferencial de funções reais de variável real e algumas das suas aplicações.

RESULTADOS ESPERADOS:
No fim do período lectivo os estudantes devem ser capazes de:

1 - Saber aplicar as regras da derivação a funções polinomiais, exponenciais, logarítmicas e trigonométricas
2 - Calcular a derivada da função composta e aplicá-la a problemas práticos.
3 - Obter a derivada da inversa de uma função.

Programação de Computadores I

EIG0007 - ECTS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
O objectivo desta unidade curricular é o de fornecer aos estudantes uma base sólida de conhecimentos na área de informática, em particular na programação de computadores, que lhes permita depois aprofundar os seus conhecimentos ou a título individual ou no âmbito de outras cadeiras de informática leccionadas ao longo do curso.

RESULTADOS ESPERADOS:
Os estudantes devem ser capazes de:
- conhecer os diversos equipamentos informáticos e os termos técnicos usados nesta área;
- trabalhar em diversos ambientes informáticos tais como os sistemas operativos MS-Windows e Unix e saber utilizar algumas funções das redes de computadores;
- usar a rede Internet para a comunicação entre utilizadores, acesso a computadores remotos, transferência de documentos e para o acesso e disponibilização de informação (criação de páginas HTML e programação em linguagens 'script');
- utilizar aplicações de produtividade pessoal tais como processadores de texto, aplicações gráficas e de apresentação, bem como terem a capacidade de desenvolver aplicações integradas usando linguagens de programação de suporte tal como o Visual Basic for Applications (VBA);
- construir algoritmos independentemente de uma linguagem de programação;
- implementar algoritmos e desenvolver aplicações na linguagem 'Visual Basic'.
- desenvolver aplicações usando programação orientada a objectos em 'Visual Basic' no ambiente Windows.

Projeto FEUP

FEUP002 - ECTS OBJECTIVOS
• Receber e integrar no ambiente FEUP os alunos recém chegados
• Dar a conhecer os principais serviços disponíveis
• Dar formação inicial nas áreas conhecidas como “Soft Skills” e alertar para a sua importância ao longo da carreira em engenharia (soft skills: trabalho em equipa, comunicação, etc.)
• Discutir cientificamente um tema / resolver um projecto de dificuldade limitada

RESULTADOS ESPERADOS
• RES_1 Conhecer a FEUP e utilizar os serviços comuns mais CICA, SICC, SERAC e SDI.
• RES_2 Demonstrar capacidades de comunicação (relatório, apresentação oral e poster).
• RES_3 Demonstrar capacidades de pesquisa, organização e síntese de informação
• RES_4 Demonstrar capacidades de trabalho em grupo: integrar a equipa; de se sujeitar à apreciação dos pares; de flexibilidade no relacionamento interpessoal; capacidade de interiorizar e respeitar as regras do grupo.
• RES_5 Demonstrar que os objectivos específicos do Tema/Projecto foram satisfeitos.

Nota: consultar mais abaixo a forma como cada um destes resultados é avaliado

Análise Matemática II

EM0010 - ECTS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
Adquirir conhecimentos teóricos e práticos, essenciais, sobre o cálculo diferencial e integral de funções reais e vectoriais de uma ou várias variáveis, e sobre algumas das suas aplicações.

RESULTADOS ESPERADOS:
No fim do período lectivo os estudantes devem ser capazes de:

1- Usar representações paramétricas de curvas em Rn e obter o seu vector tangente e normal; calcular integrais de linha ao longo dessas curvas.
2- Discutir a continuidade de funções escalares de várias variáveis.
3 - Obter derivadas parciais e direccionais para campos escalares e campos vectoriais e saber. construir o vector gradiente e a matriz jacobiana.
4 - Calcular derivadas de funções compostas, de campos escalares e vectoriais, bem como de funções definidas implicitamente.
5 - Obter máximos e mínimos livres de funções de duas ou três variáveis, bem como máximos e mínimos condicionados dessas mesmas funções, com uma ou duas restrições, pelo método dos multiplicadores de Lagrange.
6 - Calcular integrais duplos sobre regiões limitadas de R2, quer em coordenadas cartesianas quer em coordenadas polares e calcular áreas dessa regiões. Relacionar um integral duplo com um integral de linha, usando o teorema de Green.
7 - Calcular integrais triplos sobre regiões limitadas de R3, obter o volume dessas regiões por integração e transformar integrais triplos em coordenadas cartesianas para integrais em coordenadas cilíndricas e esféricas.

Economia

EIG0012 - ECTS Objectivos gerais
1 Ter capacidade de resolução de problemas e saber construir e fundamentar a sua própria argumentação
2 Saber lidar com situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares
3 Saber recolher, seleccionar e interpretar a informação relevante para fundamentar as soluções que preconiza e os juízos que emite
4 Ter capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas e desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada, reflectindo sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais 5 Avaliação distribuída; trabalho de grupo, apresentação e discussão.
6 Ser capaz de comunicar as suas conclusões (e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes) quer a especialistas quer a não especialistas, de uma forma clara e objectiva
7 Ser capaz de, de uma forma auto-orientada e autónoma, prosseguir uma aprendizagem ao longo da vida, demonstrando uma atitude pró-activa perante o conhecimento
1 OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Pretende-se que os estudantes sejam capazes de recolher, seleccionar e interpretar informações de natureza económica e financeira, por forma a integrá-las em situações complexas e multidisciplinares.
Assim, de acordo com o programa e mais especificamente, pretende-se que os estudantes:

Saibam aplicar os princípios da Economia: princípio da escassez; princípio do custo-benefício; princípio dos custos de oportunidade crescentes; princípio da vantagem comparativa e princípio da eficiência.
Saibam realizar análises custo-benefício elementares.
Saibam interpretar e comentar a situação económica com base nas variáveis macroeconómicas .

Saibam extrair conclusões dessa interpretação e concluir pela evolução provável das relações entre os principais agregados e suas consequências – em termos de oportunidades e limitações - para as empresas, as famílias, os investidores e o Estado.

Saibam formular cenários elementares para tomada de decisão, por forma a serem atingidos os objectivos dos diversos operadores económicos da sociedade, no quadro de uma situação concreta da economia, caracterizada por determinados valores dos indicadores económicos.
Saibam equacionar as variáveis de decisão para a realização dos objectivos do produtor, no curto prazo.

Saibam equacionar as variáveis de decisão para a realização dos objectivos do consumidor.

RESULTADOS ESPERADOS

• Espera-se que, ao fim de cerca de um mês, os estudantes :

Saibam expor e aplicar os princípios gerais da Economia. Espera-se ainda que saibam interpretar e expor os mecanismos económicos de base ao nível macroeconómico, por forma a poderem interpretar e comentar a situação económica de um país, com base nas variáveis macroeconómicas .

• Espera-se que, no final do período lectivo, os estudantes:

Saibam aplicar os demais conhecimentos.

Eletricidade e Eletrónica

EIG0010 - ECTS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
Apresentar os conceitos fundamentais da Electricidade e Electrónica no âmbito do curso de Engenharia Industrial e Gestão.

RESULTADOS ESPERADOS:
Espera-se que, no final do período lectivo, os estudantes:
1. saibam utilizar as ferramentas tradicionais de análise de circuitos eléctricos de corrente contínua e de corrente alternada;
2. saibam analisar circuitos electrónicos elementares;
3. saibam utilizar equipamento laboratorial corrente: osciloscópios, multímetros, fontes de alimentação, geradores de sinal.

Processos de Fabrico

EIG0009 - ECTS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
Esta U.C. tem como objectivo proporcionar ao estudante uma formação no campo dos Processos Tecnológicos Industriais. O âmbito da U.C. inclui o processo de fabrico por fundição e as características fundamentais dos Processos de Prototipagem Rápida. Inclui também o processo de fabrico por arranque de apara e respectivas ferramentas.



RESULTADOS ESPERADOS:
No final do período lectivo, os estudantes devem ser capazes de:
1.Compreender os conceitos necessários à análise teórica destes processos.
2.Identificar os equipamentos e terminologia associada.
3.Conhecer a nomenclatura e as características fundamentais dos Processos Fundição e de Prototipagem Rápida e caracterizar as respectivas ferramentas.
4.Conhecer a nomenclatura e as características fundamentais dos Processos por arranque de apara e conheçam as respectivas ferramentas.
5.Associar a cada forma os possíveis métodos de fabrico, com vista à elaboração de sequências de maquinagem.

Programação de Computadores II

EIG0011 - ECTS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
O objectivo desta unidade curricular é fornecer aos estudantes uma base sólida de conhecimentos na área de informática que lhes permita depois aprofundar os seus conhecimentos ou a título individual ou no âmbito de outras unidades curriculares de informática leccionadas ao longo do curso.

RESULTADOS ESPERADOS:
Os estudantes devem ser capazes de:
- Criar páginas HTML e programação em linguagens 'script';
- utilizar aplicações de produtividade pessoal tais como folhas de cálculo com recurso a programação;
- desenvolver aplicações integradas usando linguagens de programação de suporte tal como o Visual Basic for Applications (VBA);
- construir algoritmos independentemente de uma linguagem de programação;
- implementar algoritmos e desenvolver aplicações na linguagem 'Visual Basic';
- desenvolver aplicações usando programação orientada a objectos em 'Visual Basic' no ambiente Windows.

Análise Matemática III

EIG0045 - ECTS Nesta disciplina pretende-se atingir os seguintes objectivos: transmitir aos alunos conceitos e técnicas de integração de equações diferenciais ordinárias (e de sistemas de equações diferenciais ordinárias), de modo a que aprendam a reconhecer uma equação diferencial(ou sistema) e resolvê-la usando essas técnicas. Pretende-se também que o aluno consiga resolver alguns problemas, quer de natureza física quer de natureza geométrica, pondo-os sob a forma de uma equação diferencial e determinando a sua solução, assim como dotar o aluno com os conhecimentos de cálculo diferencial e integral em espaços tridimensionais que permitam a sua utilização como ferramenta no estudo e resolução de problemas de engenharia. Os alunos deverão ainda ficar habilitados a usar a representação e/ou aproximação de funções periódicas em séries de Fourier em variadas aplicações.
Espera-se que os alunos fiquem aptos a:
-resolver equações diferenciais e sistemas
-calcular integrais de linha e de superfície
-representar funções em séries de Fourier
-integrar algumas equações de derivadas parciais

Automação Industrial

EIG0014 - ECTS É objectivo desta Unidade Curricular proporcionar aos discentes um conjunto de conhecimentos de base, estruturantes, no domínio da Automação Industrial. Pretende-se que os estudantes adquiram a capacidade de dialogar com os especialistas da área em questão e que sejam capazes de realizar escolhas, técnica e cientificamente fundamentadas, entre as várias soluções que se poderão prefigurar face a um determinado problema.
Assim, no final desta Unidade Curricular, o estudante deverá ser capaz de:
• Identificar os diferentes equipamentos de accionamentos e comando, presentes em sistemas de automação;
• Descrever o modo de operação e aplicabilidade dos diversos equipamentos utilizados em sistemas de automação;
• Analisar e especificar diferentes soluções de accionamentos e comandos;
• Dimensionar soluções de accionamentos pneumáticos, hidráulicos e electromecânicos;
• Projectar soluções de comando baseadas em lógica cablada pneumática, electromecânica e lógica programada;
• Implementar soluções de controlo baseadas em Autómatos Programáveis.

Estatística I

EIG0015 - ECTS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Permitir que os estudantes desenvolvam conhecimentos básicos de Estatística Descritiva, Teoria da Probabilidade, Distribuições de Probabilidade, Amostragem Aleatória e Distribuições por Amostragem, e Estimação Pontual e por Intervalo. Mais tarde, no âmbito da disciplina de Estatística II serão chamados a recorrer a tais conhecimentos na aprendizagem de um conjunto de técnicas estatísticas com grande aplicação potencial no exercício da sua profissão.

RESULTADOS ESPERADOS
No final do período lectivo pretende-se que os estudantes sejam capazes de: (i) Apreender de uma forma estruturada os conceitos que são objecto da disciplina; (ii) Utilizar as ferramentas de estatística descritiva na análise de dados amostrais ou populacionais; (iii) Resolver problemas comuns envolvendo a teoria elementar da probabilidade, variáveis aleatórias, distribuições de probabilidade e estimação pontual e por intervalo; e (iv) Utilizar o programa “Microsoft Excel” na resolução dos problemas mencionados.

Materiais

EIG0013 - ECTS Conhecer e compreender as propriedades mecânicas das ligas metálicas, poliméricas e cerâmicas e perceber o modo como utilizar essas propriedades para a selecção adequada de materiais e (ou) tratamentos térmicos, mecânicos ou termoquímicos.

Espera-se que no fim das primeiras cinco semanas os alunos
1 - Sejam capazes de compreender e antecipar as microestruturas dos aços e ferros fundidos e relacioná-las com a composição química e as velocidades de arrefecimento impostas pelos diversos tratamentos térmicos.
2 - Sejam capazes de relacionar as microestruturas obtidas com as propriedades mecânicas dependentes delas: resistência, ductilidade e tenacidade.

Espera-se que no final do período lectivo, os alunos
3 - Conheçam a nomenclatura e objectivos dos principais estados de fornecimento das ligas metálicas e respectivos tratamentos térmicos.
4 - Sejam capazes de reconhecer os principais polímeros comerciais, suas vantagens e limitações.
5 – Possam identificar as vantagens e limitações dos processos de fabrico dos polímeros
6 - Saibam identificar as propriedades gerais dos materiais cerâmicos e as aplicações dos cerâmicos tradicionais e de engenharia.

Mecânica I

EM0014 - ECTS Objectivos específicos:
Identificar correctamente as forças que actuam sobre uma estrutura e as ligações desta ao exterior. Caracterização dos esforços gerados internamente por acção das cargas e caracterização de corpos e estruturas em termos da sua distribuição de massa.

Espera-se que no final do período lectivo, os alunos
- Consigam identificar todas as acções sobre uma dada estrutura e desenhar o respectivo diagrama de corpo livre;
-Saibam aplicar o cálculo vectorial ao estudo da estática a 3D e dominem os conceitos de equilíbrio estático de sistemas de corpos;
-No que respeita à análise de estruturas os alunos deverão identificar correctamente as forças nas ligações e determiná-las, com e sem a presença de atrito seco;
-Os alunos deverão ainda aprender a caracterizar áreas e corpos a 3D determinando o seu centroide, centro de massa, momentos e produtos de inércia e obter a respectiva matriz de inércia.

Análise Numérica

EM0016 - ECTS Gerais:
Conhecer os métodos de resolução numérica mais aplicáveis e mais eficientes, para cada problema base de Análise Numérica, bem como as condições de aplicabilidade e teoremas de convergência destes métodos.
Espera-se que executem testes de aplicação prática em computador, discutindo os resultados obtidos, e que através da programação de alguns desses métodos em Matlab apesar de eventualmente xistirem programas de biblioteca, adquiram prática de programação numérica.

Específicos:
Para cada capítulo do programa
os alunos devem ser capazes de listar as condições de aplicabilidade dos métodos e enunciar os respectivos teoremas de convergência;
devem ser capazes de aplicar os métodos, fórmulas e algoritmos dados, a problemas concretos simples;
devem ser capazes de descrever o funcionamento dos métodos dados, traduzi-los em algoritmos e subprogramas (Functions) em Matlab e testá-los sobre exemplos, comparando e analisando os resultados;
devem ser capazes de explicar as demonstrações dos teoremas dados, e aplicar as técnicas ai dscritas a outras situações relacionadas.
Devem ser capazes de resolver problemas novos com as ferramentas numéricas dadas e comparar o desempenho de vários métodos numéricos quando á velocidade e fiabilidade.

Conceção e Fabrico Assistido por Computador

EIG0016 - ECTS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Transmitir aos estudantes a capacidade de manusear informação geométrica e não geométrica, na área da produção.
Desenvolver conceitos relativos à normalização em desenho de construção mecânica. Abordar o desenho de concepção. Introduzir a análise funcional de mecanismos, a partir da leitura de desenhos de conjunto em representação ortográfica, com a execução de desenhos de definição de produto acabado de alguns dos seus elementos componentes.
Implementar programas computacionais que permitam o processamento de informação de sistemas CAD/CAM.
Identificar e utilizar as diversas características inerentes aos programas computacionais de desenho, de simulação e de máquinas de controlo numérico.

RESULTADOS ESPERADOS:
No final do semestre, os estudantes deverão ser capazes de:
1) Conhecer os sistemas CAD/CAM mais usuais, bem como saber utilizar as funções disponibilizadas pelos mesmos;
2) Perceber conceitos relativos à normalização em desenho de construção mecânica;
3) Analisar funcionalmente mecanismos a partir da leitura de desenhos de conjunto em representação ortográfica;
4) Executar adequadamente um desenho de definição ou de conjunto usando sistemas CAD;
5) Modelar tridimensionalmente componentes de sistemas mecânicos bem como proceder à sua montagem usando sistemas CAD;
6) Obter automaticamente desenhos de definição e de conjunto de sistemas mecânicos previamente modelados ou de um dos seus componentes usando sistemas CAD;
7) Desenvolver programas computacionais para processar informação de sistemas CAD/CAM;
8) Conhecer os princípios base de sistemas de comando numérico e de máquinas ferramenta associadas;
9) Desenvolver programas de comando numérico para operações de maquinagem em torno e fresadora.

Estatística II

EIG0018 - ECTS OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Na sequência da unidade curricular de Estatística I, pretende reforçar-se nos estudantes o desenvolvimento de conhecimentos básicos de Teste de Hipóteses, Testes Não-Paramétricos, Análise de Variância, Regresssão e Desenho de Experiências, com grande aplicação potencial no exercício da sua profissão.

RESULTADOS ESPERADOS
No final do período lectivo pretende-se que os estudantes sejam capazes de: (i) Apreender de uma forma estruturada os conceitos que são objecto da disciplina; (ii) Aplicar tais conceitos na resolução de problemas comuns, recorrendo eventualmente a software de Estatística.

Mecânica II

EM0018 - ECTS 1. Compreender e saber aplicar os conceitos de CINEMÁTICA necessários à caracterização do movimento dos CORPOS RÍGIDOS, nomeadamente a determinação de velocidades e acelerações.

2. Saber determinar os campos de velocidades e acelerações contemporâneas, em movimentos absolutos ou relativos dos diversos componentes de um mecanismo, em movimento arbitrário 3 D.

3. Conhecer as "solicitações" que actuam sobre um sólido devidas ao seu movimento (massa e inércia).

4. Saber determinar o equilíbrio dinâmico de sistemas mecânicos atrvés dos teoremas vectoriais, dos teoremas energéticos e do teorema do impulso e quantidade de movimento.

No final do semestre espera-se que o aluno saiba analisar os comportamentos cinemático e dinâmico de mecanismos bidimensionais e tridimensionais.

Sistemas de Automação Industrial

EIG0017 - ECTS CONTEXTUALIZAÇÃO

Sistemas de automação industrial podem ser considerados a vários níveis e perspetivas. Num contexto de atuação dos profissionais de engenharia industrial e gestão, a capacidade de reconhecer o potencial das tecnologias de automação é essencial. Neste caso particular, uma visão global das várias tecnologias permite perceber, e avaliar melhor, os impactos da sua aplicação no complexo mundo dos sistemas de produção.
Numa perspetiva de visão global e de forma a complementar os conhecimentos previamente adquiridos, são introduzidas redes de comunicação e soluções de automação atualmente disponíveis para as funções de caráter “físico” ao nível da produção (transporte, armazenamento, manipulação, supervisão e controlo) bem como ao nível do planeamento (tecnológico e organizacional).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

A contribuição que os sistemas de automação podem dar, individualmente ou numa visão de conjunto, é um aspeto central para que os processos produtivos não constituam uma limitação aos objetivos e necessidades da empresa. Para além da análise dos aspetos tecnológicos, é importante abordar as implicações para a produção flexível e outros conceitos atuais associados aos sistemas de produção.

COMPETÊNCIAS

São particularmente relevantes conhecimentos adquiridos previamente:
- elementos básicos de automação tais como sensores, atuadores e controladores lógicos programáveis (unidade curricular Automação Industrial-AI, EIG0014);
- modelos para representação e troca de informação do produto (unidade curricular Conceção e Fabrico Assistido por Computador-CFAC, EIG0016).


DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL

Distribuição percentual dos conteúdos científico e tecnológico:
- Componente científica: 30%.
- Componente tecnológica: 70%.


RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se que no final do período letivo, os alunos sejam capazes de:
1. Identificar os elementos de automação mais atuais para sistemas de produção.
2. Explicar a contribuição destes elementos para os fluxos de informação e processos de decisão da empresa.
3. Avaliar as possibilidades e perceber as limitações da automação como alternativa ao nível da produção.
4. Reconhecer a importância dos sistemas de automação para além da sua aplicação em sistemas de produção.
5. Perceber os princípios e o reconhecer o interesse dos conceitos de produção modernos, tais como produção flexível e produção integrada.

Investigação Operacional I

EIG0022 - ECTS No âmbito desta disciplina procura transmitir-se aos alunos uma visão global da Investigação Operacional (IO), salientando-se, em particular, o papel que esta desempenha como método de abordagem de processos de decisão. Pretende-se dotar os alunos com competências para:
- identificar problemas de decisão;
- aplicar as várias fases de resolução de um problema de decisão, em particular, a definição e estruturação de problemas, a construção de modelos e a utilização de métodos quatitativoas para a obtenção da solução
- analisar de forma crítica a solução obtida
- perceber a importância do papel de agente de mudança nas organizações.

Mecânica Sólidos e Estruturas

EIG0020 - ECTS - Adquirir capacidade de Identificar, definir e manipular as grandezas fundamentais para efeitos de quantificação do Processo de Deformação dos Sólidos. Proceder ao cálculo de Tensões, Deformações e Deslocamentos em Peças Lineares com vista à determinação da sua capacidade resistente em serviço. Dimensionar Peças Lineares.

Microeconomia

EIG0023 - ECTS Pretende-se com esta disciplina dotar os alunos com as ferramentas económicas necessárias para um correcto entendimento do funcionamento dos mercados e da forma de interaccção dos agentes económicos.

Sistemas de Informação I

EIG0021 - ECTS OBJECTIVO GERAL
O principal objectivo da disciplina é o de preparar os alunos para projectarem sistemas de informação adequados às necessidades dos utilizadores e aos objectivos de gestão das organizações, considerando o curto, médio e longo prazo.

OBJECTIVOS PARTICULARES
1. Preparar os alunos para utilizarem técnicas de identificação de factores críticos de sucesso e de modelação de actividades e processos de negócio.

2. Preparar os alunos para utilizarem técnicas de modelação conceptual de informação, em particular de classes de objectos.

3. Preparar os alunos para utilizarem técnicas de modelação da interacção com os utilizadores, em particular interacção gráfica.

4. Preparar os alunos para utilizarem uma metodologia de projecto de engenharia informática.

5. Preparar os alunos para utilizarem as ferramentas informáticas disponíveis nos Sistemas de Gestão de Bases de Dados de modelo relacional, ou SGBDr, para prototipificação de Sistemas de Informação.

6. Preparar os alunos para utilizarem técnicas de modelação relacional.

Termodinâmica e Transferência de Calor

EIG0019 - ECTS CÁLCULOS BÁSICOS DE ENGENHARIA. Definir, calcular e estimar propriedades, ou variações de propriedades, de substâncias ou de sistemas incluindo entalpia, energia interna, entropia, massa volúmica, caudal mássico, pressão e temperatura.
CÁLCULOS TERMODINÂMICOS E PRIMEIRA LEI. Definir e calcular trabalhos de aceleração e elevação de massas, trabalhos de deslocamento de fronteiras, eléctrico e de veio. Definir e calcular calores e trabalhos trocados em sistemas fechados, abertos em regime estacionário e abertos em regime instacionário.
APLICAÇÕES DA SEGUNDA LEI. Cálculos de rendimentos de motores térmicos e máquinas frigoríficas ideais. Definir e calcular rendimentos de diversos dispositivos de conversão de energia. Definir e calcular rendimentos isentrópicos de dispositivos motrizes de escoamento estacionário.
CICLOS DE POTÊNCIA E REFRIGERAÇÃO. Representar graficamente os ciclos e calcular o seu rendimento/eficiência com diferentes graus de realismo.
TRANSFERÊNCIA DE CALOR. Realizar cálculos de transferência de calor por condução em superfícies planas, cilíndricas ou esféricas ( outras configurações comuns), simples ou compostas, com os dados sobre convecção e radiação sendo disponibilizados sempre que não se possam calcular de forma simples.
COMPUTAÇÃO. Utilizar o programa EES na resolução de problemas de balanços de energia e outras aplicações da termodinâmica.
TRABALHO DE EQUIPA. Trabalhar efectivamente em equipa na resolução de problemas e realizar avaliações
cuidadas do desempenho dos membros da equipa.

Contabilidade

EIG0027 - ECTS No âmbito desta disciplina procura-se dotar os alunos de um conjunto de conhecimentos que lhes permita elaborar e interpretar os vários mapas que a informação contabilística proporciona, que estão na base de toda a análise económica e financeira, e que fazem parte dos processos de decisão.
Procura-se também dar a conhecer aos alunos as problemáticas de contabilidade de gestão com as quais as empresas se deparam, com especial relevo aos métodos de valorização da produção, stocks e vendas.

Investigação Operacional II

EIG0026 - ECTS No âmbito desta disciplina pretende-se que os alunos adquiram competências sobre diversas técnicas de Investigaçao Operacional (IO), tendo em vista a resolução de problemas reais nas organizaçoes. Nesta disciplina prossegue-se o estudo de técnicas da IO iniciado na disciplina de Investigação Operacional I.

Espera-se que os alunos, no final do período lectivo:

1. Dominem as diferentes técnicas de Investigação Operacional apresentadas.
2. Sejam capazes de formular diferentes problemas reais.
3. Saibam seleccionar e aplicar as técnicas de Investigação Operacional para a resolução desses problemas.
4. Dominem os aspectos algorítmicos e computacionais associados às técnicas estudadas.

Mecânica dos Fluidos

EIG0024 - ECTS Conhecer, compreender e analisar, com base nas leis fundamentais da mecânica e usando metodologias específicas, o comportamento dos fluidos em repouso e em movimento, com vista à resolução de problemas de mecânica dos fluidos na area da engenharia.
Espera-se que, ao fim de cerca de um mês, os alunos
1. Consigam caracterizar os fluidos em termos das suas propriedades e sejam capazes de resolver problemas simples envolvendo a lei de Newton da viscosidade.
2. Conheçam e saibam aplicar os princípios básicos da análise dimensional e da semelhança na perspectiva do estudo experimental em mecânica dos fluidos.
3. Sejam capazes de aplicar os princípios da hidrostática à determinação de forças de pressão, incluindo a determinação dos respectivos centros de pressões, e à manometria.
Espera-se que, no final do período lectivo, os alunos
4. Sejam capazes de aplicar a equação de Bernoulli ao estudo de escoamentos supostos ideais, incluindo a medição do caudal e da velocidade dos escoamentos.
5. Sejam capazes de aplicar as equações de conservação da massa e da energia ao estudo dos escoamentos em condutas, incluindo o cálculo das perdas de carga que afectam esses escoamentos, com vista ao dimensionamento de instalações simples.
6. Compreendam as curvas características de funcionamento das bombas e ventiladores, de forma a seleccionar correctamente esses equipamentos de acordo com as exigências das instalações.
7. Saibam determinar forças de interacção associadas aos escoamentos em torno de corpos neles imersos.

Órgãos de Máquinas

EM0038 - ECTS A disciplina visa fornecer conhecimentos relativos ao
projecto de máquinas, através da análise de problemas de dimensionamento e de alguns tipos de órgãos de máquinas de uso frequente. Pretende-se que os alunos façam aplicação dos conhecimentos previamente adquiridos noutras disciplinas (Mecânica dos Sólidos, Estruturas, Materiais, ... ) e os complementem com a aplicação a orgãos mecânicos.

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The objective of this course is to give knowledge relevant for machine design, through the analysis of design problems and of some machine elements frequently used. Students are expected to use knowledge already obtained in other courses, such as Solid Mechanics, Structures and Materials, and to complement that knowledge through applications to design of machine elements.

Sistemas de Informação II

EIG0025 - ECTS Com esta disciplina pretende-se que os alunos atinjam os seguintes objectivos:
- Compreendam o papel dos Sistemas de Informação (SI) nas organizações e a importância de estes se encontrarem alinhados com a estratégia das organizações.
- Adquiram sensibilidade para os modelos de negócio na economia digital
- Sejam capazes de tomar decisões em SI, particularmente na área de planeamento e gestão de SI
- Saibam explorar os SI nos aspectos relacionados com a análise do negócio e gestão do conhecimento
- Reforcem os conhecimentos anteriormente adquiridos na área de Sistemas de Gestão de Bases de Dados, em particular na modelação (UML), modelo relacional e SQL
- Adquiram competências na especificação e desenvolvimento de aplicações para a Web

Gestão da Produção

EIG0029 - ECTS O objectivo desta disciplina é o de proporcionar aos alunos uma visão integrada dos conceitos, técnicas e estratégias mais utilizadas na Gestão da Produção. No final do curso espera-se que os alunos fiquem com uma visão global dos conceitos, problemas e ferramentas disponíveis de forma a poderem tomar melhores decisões no âmbito da Gestão da Produção.

Gestão da Qualidade Total

EIG0028 - ECTS Com o conhecimento veiculado espera-se que o aluno consiga:
- Identificar e Descrever as diferentes vertentes da qualidade, desde o controlo e a melhoria dos processos individuais, até à garantia da qualidade dos produtos e serviços, e à qualidade total das organizações;
- Aplicar as principais técnicas de análise e modelação de processos de negócio;
- Listar e Descrever os principais requisitos definidos nos referenciais normativos da família ISO 9000.
- Estruturar um Sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com os referenciais normativos da família ISO 9000;
- Enumerar, Descrever e Aplicar as principais ‘ferramentas’ na área da Qualidade

Gestão Financeira

EIG0032 - ECTS O objectivo deste curso é familiarizar os alunos com as principais questões que se colocam na àrea da gestão financeira das empresas, dotando-os das ferramentas básicas para :
1- analisar os Relatórios de Contas das empresas e fazer um diagnóstico económico e financeiro à empresa ; e,
2- conhecer a fundamentação associada áss principais decisões financeiras das empresas - quer de âmbito operacional quer de âmbito estratégico .


Logística

EIG0030 - ECTS No âmbito desta disciplina procura-se transmitir aos alunos uma visão global da função Logística. A matéria leccionada engloba os aspectos de gestão operacional e planeamento estratégico da Logística

Marketing

EIG0031 - ECTS O objectivo principal desta disciplina é transmitir aos alunos conhecimentos básicos da área do Marketing que lhes permita (i) entender a importância da aproximação aos clientes no sucesso das Estratégias Empresariais e (ii) elaborar um Plano Estratégico de Marketing. Visa-se também dotar os alunos de competências empresariais que facilitam a aproximação à realidade de um mercado global, extremamente competitivo.

Análise de Projetos de Investimento

EIG0035 - ECTS O objectivo desta disciplina é dotar os alunos do conhecimento das metodologias base para a análise da viabilidade económica e financeira de projectos de investimento em condições de certeza e de incerteza.

Pretende-se que no final do curso os alunos estejam aptos a fundamentar a tomada de decisões de Investimentos Reais nas empresas e saibam elaborar um Plano de Negócios.

Gestão da Manutenção

EIG0033 - ECTS O objectivo desta disciplina é o de proporcionar aos alunos uma visão integrada dos conceitos, técnicas e estratégias mais utilizadas na Gestão da Manutenção. No final do curso espera-se que os alunos detenham uma visão global dos conceitos, problemas e ferramentas disponíveis por forma a poderem tomar as melhores decisões no âmbito da Gestão da Manutenção.

Gestão de Recursos Humanos

EIG0036 - ECTS O principal objectivo da disciplina é a sensibilização dos alunos para o seu papel de Gestores de Pessoas/Recursos Humanos nas suas diversas facetas, salientando a importância da Gestão de Recursos Humanos, enquanto área da organização fornecedora de Politicas, Sistemas e Orientações em linha com a estratégia da Organização.

Pretende-se ainda que os alunos desenvolvam as competências técnicas inerentes à utilização dos diversos instrumentos que a Gestão de Recursos Humanos propõe para uma gestão mais eficaz e motivadora das Pessoas.


Iniciação ao Projeto I

EIG0037 - ECTS A disciplina de Iniciação ao Projecto destina-se a iniciar a actividade dos alunos como engenheiros de projecto. Destina-se sobretudo a fazer uma introdução às metodologias de projecto, com a realização de um trabalho que envolve o desenvolvimento de práticas de projecto, simulando situações possíveis na prática industrial, o que é conseguido através da orientação dos trabalhos por parte de docentes convidados com larga experiência profissional e entre os mais conceituados do sector.
Consegue-se desta forma que os alunos adquiram competências na área das aptidões pessoais e profissionais, a identificação e formulação de problemas, a procura de soluções dos mesmos, a experimentação e descoberta do conhecimento, o pensamento sobre sistemas, a melhoria das aptidões pessoais e atitudes perante problemas novos e a análise ética na resolução dos mesmos, a melhoria das aptidões inter pessoais e de comunicação com a apresentação de um relatório final, o estudo da concepção , projecto implementação dos sistemas desenvolvidos em ambiente industrial simulado.

Organização e Gestão da Empresa

EIG0034 - ECTS Transmitir aos alunos uma visão integrada dos modelos organizacionais, do papel da gestão (do gestor) e dos instrumentos de gestão necessários para implementar com sucesso uma dada estratégia. Desenvolver nos alunos a percepção de como a empresa pode interactuar com a envolvente e, com base na posição actual, como formular estratégias de competitivas e de desenvolvimento. É dada ênfase ao alinhamento das políticas de produção, "marketing" e logística, com os objectivos e estratégias das empresas.

Controlo de Gestão

EIG0039 - ECTS Com esta disciplina pretende-se que os alunos compreendam a natureza e âmbito da actividade de 'Controlo de Gestão', ficando a dominar não só as etapas do ciclo de planeamento e controlo de gestão das organizações, mas também as principais técnicas associadas à actividade de 'controller', icluindo a análise de informação para apoio à tomada de decisão.

Direito Empresarial

EIG0041 - ECTS Esta disciplina tem em vista facultar aos alunos - que não têm qualquer formação jurídica - uma informação global sobre a interferência do direito na actividade empresarial. Nesse sentido, a empresa é observada pelo prisma jurídico nas suas mais diversas manifestações, de uma forma essencialmente prática, procurando criar uma percepção rigorosa das múltiplas questões que se colocam seja no momento da formação da empresa,seja na sua organização , seja no contexto da sua actividade. Não pretendendo formar "juristas", a disciplina tem por objectivo consciencializar os alunos sobre a legislação que domina a vida da empresa e sobre a multiplicidade de questões colocadas pela ordem jurídica no contexto dessa actividade e esclarecê-los sobre algumas soluções, já que importa ter sempre presente que por detrás de cada conduta existe uma regra jurídica que há que conhecer e observar.

Dissertação

EIG0047 - ECTS Permitir que os alunos apliquem e integrem os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas das empresas e possibilitar uma primeira experiência de integração num ambiente empresarial.

Estratégia e Competitividade Empresarial

EIG0040 - ECTS Dotar os alunos de competências para analisar e delinear a estratégia de uma organização.

Iniciação ao Projeto II

EIG0042 - ECTS Dotar os Estudantes de conhecimentos e competências na área da Gestão de Projectos de modo a que no final da Unidade Curricular sejam capazes de:
- Identificar um Projecto e em que condições é necessário/adequado aplicar a Gestão de Projectos;
- Comunicar utilizando a linguagem, os conceitos e os modelos fundamentais da gestão de projectos em ambiente empresarial;
- Definir e aplicar os principais processos de gestão da Gestão de Projectos;
- Seleccionar para um determinado projecto os processos de gestão de projectos necessários/adequados à sua natureza, complexidade e grau de importância;
- Aplicar os métodos, técnicas e ferramentas utilizados nos processos aplicados na Gestão de Projectos;
- Definir o enquadramento da actividade de Gestão de Projectos numa organização bem como as interdependências com as outras actividades, as relações de autoridade e responsabilidade, os processos de comunicação;
- Definir e implementar as condições de contexto, nomeadamente ao nível das atitudes e valores para o desenvolvimento de actividade de Gestão de Projectos;
- Realizar um plano detalhado para a gestão de um projecto;
- Exercer a função de Gestor de Projectos.

Métodos Quantitativos de Apoio à Decisão

EIG0038 - ECTS Os gestores de qualquer empresa – sector privado ou público, industrial ou serviços – têm que tomar decisões sobre como afectar os recursos da organização. Sendo parte da informação necessária para tomar estas decisões quantitativa/numérica, os gestores de hoje devem ser capazes de a valorizar, analisar e utilizar.
O objectivo da disciplina é o de, recorrendo à análise de modelos quantitativos e ferramentas teóricas que suportam as melhores práticas de gestão de operações de empresas, dotar os estudantes de competências de análise e tratamento de dados para a preparação de decisões.

Dissertação

EIG0047 - ECTS Permitir que os alunos apliquem e integrem os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas das empresas e possibilitar uma primeira experiência de integração num ambiente empresarial.
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