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Gestão da Qualidade Total

Código: EIG0028     Sigla: GQT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Gestão de Operações
OFICIAL Métodos Quantitativos

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EADDP 1 Plano de Estudos Oficial a partir de 2010/11 1 - 6 56 160
MIEIG 90 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 4 - 6 56 160
MIEM 36 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 6 56 160

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Com o conhecimento veiculado espera-se que o aluno consiga:
- Identificar e Descrever as diferentes vertentes da qualidade, desde o controlo e a melhoria dos processos individuais, até à garantia da qualidade dos produtos e serviços, e à qualidade total das organizações;
- Aplicar as principais técnicas de análise e modelação de processos de negócio;
- Listar e Descrever os principais requisitos definidos nos referenciais normativos da família ISO 9000.
- Estruturar um Sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com os referenciais normativos da família ISO 9000;
- Enumerar, Descrever e Aplicar as principais ‘ferramentas’ na área da Qualidade

Programa

Primeira parte – Conceitos e Fundamentos de Gestão da Qualidade
Definições de qualidade de produtos, processos, serviços e organizações; custos de qualidade; controlo e garantia da qualidade; qualidade total. Referência ao modelo de excelência da European Foundation for Quality Management.

Segunda parte: Análise e Modelação de Processos
Identificação, análise e representação de processos de negócio; principais ferramentas e técnicas; exemplos práticos.

Terceira parte: Referenciais para a Gestão da Qualidade
Apresentação e análise das normas ISO9000. Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ). Exemplos de SGQ. Processos de auditoria e de certificação da qualidade.

Quarta parte: Métodos e Ferramentas da Qualidade
Qualidade nos processos de fabrico. Inferência e teste de hipóteses: aplicações na indústria. Ferramentas e técnicas de controlo estatístico de processos (SPC). Qualidade na concepção. Análise de modos de falha e dos seus efeitos (FMEA).

Bibliografia Obrigatória

Américo Azevedo - José Faria; Material de Apoio à Disciplina

Bibliografia Complementar

Montgomery, Douglas C.; Introduction to statistical quality control. ISBN: 0-471-30353-4 (Montgomery, Douglas C. ; 3ª ed. 1997; John Wiley & Sons, Inc. )
Juran, Joseph M.; Quality planning and analysis. ISBN: 0-07-033183-9 (Juran, J e F. Gryna ; 3ª ed. 1993 ; Mc-Graw-Hill Book Company )
Feigenbaum, Armand Vallin; Total quality control (Feigenbaum, A. ; 3ª ed. 1991; Mc-Graw-Hill International Editions )

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas teóricas: exposição dos conceitos relativos aos capítulos do programa.
- Aulas práticas: resolução de problemas e casos, análise de textos incluídos em manuais ou artigos científicos.
- Seminários com palestrantes convidados.
- realização de trabalhos práticos individuais e em grupo (reduzida dimensão e complexidade) de apoio às aulas teóricas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

- Frequência das aulas (em conformidade com as normas gerais de avaliação) e obtenção de um mínimo de 40% nas componentes de avaliação escrita.
- Não faltar a nenhum dos seminários programadas (salvo falta justificada).

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada das seguintes componentes:
- trabalhos casa individuais e participação: 10%
- trabalhos práticos: 30%
- exame escrito: 60%

Provas e trabalhos especiais

- Trabalhos individuais regulares (trabalhos de casa);

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Idêntico aos estudantes ordinários

Melhoria de classificação

Apenas a componente relativa ao exame escrito pode ser melhorada.

Observações

A aprovação na disciplina pressupõe a obtenção de frequência e um mínimo de 40% na prova escrita.
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