Estatística II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Na sequência da unidade curricular de Estatística I, pretende reforçar-se nos estudantes o desenvolvimento de conhecimentos básicos de Teste de Hipóteses, Testes Não-Paramétricos, Análise de Variância, Regresssão e Desenho de Experiências, com grande aplicação potencial no exercício da sua profissão.
RESULTADOS ESPERADOS
No final do período lectivo pretende-se que os estudantes sejam capazes de: (i) Apreender de uma forma estruturada os conceitos que são objecto da disciplina; (ii) Aplicar tais conceitos na resolução de problemas comuns, recorrendo eventualmente a software de Estatística.
Programa
TESTE DE HIPÓTESES:
Análise do procedimento básico envolvido nos testes de hipóteses. Relação entre testes de hipóteses e intervalos de confiança. Testes mais comuns: de dispersão e de localização.
TESTES NÃO-PARAMÉTRICOS:
Testes de qualidade de ajuste, de localização, de aleatoriedade e de associação.
ANÁLISE DE VARIÂNCIA:
Modelos com um ou dois factores, com efeitos fixos, variáveis ou mistos.
REGRESSÃO:
Regressão linear simples. Regressão linear múltipla. Selecção "stepwise" de regressores. Regressão não-linear com e sem transformações de linearização.
DESENHO DE EXPERIÊNCIAS:
Introdução ao planeamento de experiências. Planos factoriais 2k. Planos factoriais fraccionados.
Bibliografia Obrigatória
Rui Campos Guimarães, José A. Sarsfield Cabral;
Estatística. ISBN: 978-989-642-108-3
Bibliografia Complementar
Montgomery, Douglas C.;
Design and analysis of experiments. ISBN: 0-471-31649-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os conceitos e as técnicas são introduzidos recorrendo sistematicamente a exemplos, pretendendo-se, deste modo, que os alunos os apreendam através do contacto com problemas concretos. O processo de aprendizagem é complementado com sessões de resolução de problemas, algumas delas com o apoio de computadores, e com a realização de trabalhos de grupo.
Software
SOFA - Statistics
SPSS
EXCEL
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Estatística
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Exame final |
Exame |
30,00 |
|
2011-07-15 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo individual |
Estudo autónomo |
74 |
2011-06-03 |
|
Total: |
74,00 |
|
Obtenção de frequência
Normas gerais de avaliação, artigo 4º.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final (CF) será obtida a partir da soma das três classificações seguintes:
Exame Final, com consulta (classificação de 0 a 12 valores)
Exercícios a realizar durante as aulas práticas, sem consulta (classificação de 0 a 4 valores)
Trabalhos de grupo a realizar durante as aulas práticas (classificação de 0 a 4 valores)
Para obter aprovação, os estudantes devem obter as seguintes classsificações mínimas nas três parcelas da avaliação: 4 valores no exame final e 1.5 valores em cada uma das duas componentes da avaliação distribuída (exercícios e trabalhos de grupo).
Provas e trabalhos especiais
Nenhum.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
As avaliações em época especial serão feitas apenas por exame final.
Melhoria de classificação
No final da unidade curricular, terá lugar um exame global de recurso, cuja classificação poderá, em exclusivo, determinar a aprovação, se ela não tiver sido obtida anteriormente, ou a melhoria da classificação.