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Estatística II

Código: EIG0018     Sigla: E II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIG 94 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 2 - 6 56 160

Língua de trabalho

Português

Objetivos

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Na sequência da unidade curricular de Estatística I, pretende reforçar-se nos estudantes o desenvolvimento de conhecimentos básicos de Teste de Hipóteses, Testes Não-Paramétricos, Análise de Variância, Regresssão e Desenho de Experiências, com grande aplicação potencial no exercício da sua profissão.

RESULTADOS ESPERADOS
No final do período lectivo pretende-se que os estudantes sejam capazes de: (i) Apreender de uma forma estruturada os conceitos que são objecto da disciplina; (ii) Aplicar tais conceitos na resolução de problemas comuns, recorrendo eventualmente a software de Estatística.

Programa

TESTE DE HIPÓTESES:
Análise do procedimento básico envolvido nos testes de hipóteses. Relação entre testes de hipóteses e intervalos de confiança. Testes mais comuns: de dispersão e de localização.

TESTES NÃO-PARAMÉTRICOS:
Testes de qualidade de ajuste, de localização, de aleatoriedade e de associação.

ANÁLISE DE VARIÂNCIA:
Modelos com um ou dois factores, com efeitos fixos, variáveis ou mistos.

REGRESSÃO:
Regressão linear simples. Regressão linear múltipla. Selecção "stepwise" de regressores. Regressão não-linear com e sem transformações de linearização.

DESENHO DE EXPERIÊNCIAS:
Introdução ao planeamento de experiências. Planos factoriais 2k. Planos factoriais fraccionados.

Bibliografia Obrigatória

Rui Campos Guimarães, José A. Sarsfield Cabral; Estatística. ISBN: 978-989-642-108-3

Bibliografia Complementar

Montgomery, Douglas C.; Design and analysis of experiments. ISBN: 0-471-31649-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os conceitos e as técnicas são introduzidos recorrendo sistematicamente a exemplos, pretendendo-se, deste modo, que os alunos os apreendam através do contacto com problemas concretos. O processo de aprendizagem é complementado com sessões de resolução de problemas, algumas delas com o apoio de computadores, e com a realização de trabalhos de grupo.

Software

SOFA - Statistics
SPSS
EXCEL

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Estatística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Exame final Exame 30,00 2011-07-15
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo individual Estudo autónomo 74 2011-06-03
Total: 74,00

Obtenção de frequência

Normas gerais de avaliação, artigo 4º.


Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final (CF) será obtida a partir da soma das três classificações seguintes:
Exame Final, com consulta (classificação de 0 a 12 valores)
Exercícios a realizar durante as aulas práticas, sem consulta (classificação de 0 a 4 valores)
Trabalhos de grupo a realizar durante as aulas práticas (classificação de 0 a 4 valores)

Para obter aprovação, os estudantes devem obter as seguintes classsificações mínimas nas três parcelas da avaliação: 4 valores no exame final e 1.5 valores em cada uma das duas componentes da avaliação distribuída (exercícios e trabalhos de grupo).

Provas e trabalhos especiais

Nenhum.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

As avaliações em época especial serão feitas apenas por exame final.

Melhoria de classificação

No final da unidade curricular, terá lugar um exame global de recurso, cuja classificação poderá, em exclusivo, determinar a aprovação, se ela não tiver sido obtida anteriormente, ou a melhoria da classificação.
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