| Código Oficial: | 9219 |
| Sigla: | LPSIC |
| Descrição: | A Licenciatura em Psicologia (LPSI) permite realizar uma formação inicial em Psicologia, através da aprendizagem de conteúdos e competências fundamentais, em conformidade com o EuroPsy/Certificado Europeu de Psicologia. Os/as estudantes adquirem conhecimentos básicos que contribuem para uma melhor compreensão da complexidade biopsicossocial do comportamento humano e das áreas de atuação da Psicologia (Clínica, Saúde, Educação, Organizações, Social, Trabalho, Justiça,...), ao mesmo tempo que desenvolvem uma compreensão crítica das teorias, dos métodos e das dimensões ética e deontológica da Psicologia. |
Pensar criticamente a História da Psicologia, e os seus principais acontecimentos, em função das grandes tradições epistemológicas.
Esta UC tem como objetivo contribuir para a formação no âmbito do métodos de análise de dados quantitativos, utilizando técnicas de análise de dados da estatistica univariada e bivariada descritiva e inferencial, através da utilização do IBM SPSS Statistics para registo, manipulação e análise de dados
Habilitar os alunos com conceitos básicos e metodologias de análise em Genética Formal, Populacional, Citogenética e Genética Molecular Humanas, e suas aplicações no campo da Psicologia. Espera-se que o quadro conceptual e as ferramentas adquiridas possam ser úteis nas áreas da psicologia aplicada, ensino, investigação ou noutras de vertente mais aplicada.
A unidade curricular tem por objectivo expor e discutir os modelos e teorias actuais da percepção e atenção. Além do enquadramento teórico serão também abordadas as metodologias de investigação empírica da percepção e atenção no domínio da psicologia cognitiva experimental bem como as respectivas implicações e as aplicações em múltiplos domínios.
Os objetivos de aprendizagem nesta UC são os seguintes:
Esta unidade curricular (UC) tem por objetivo apresentar e discutir as teorias e os modelos de aprendizagem e de memória mais influentes. Simultaneamente, esta UC foca as metodologias de investigação empírica, sobretudo as que mais contribuíram para o desenvolvimento nestes domínios da psicologia básica.
Introdução ao domínio da Psicologia do Pensamento e da Linguagem.
Esta unidade curricular pretende abordar os conceitos básicos da Psicologia aplicada aos contextos de Promoção dos Direitos e Proteção da Criança.
- Organizar, sistematizar e estruturar os conhecimentos adquiridos relativos aos constructos da inteligência e personalidade e das diferenças em função do grupo de pertença, hierarquizando-os em função do seu nível de importância e generalidade;
Utilizar os conhecimentos para recolher e analisar criticamente novos dados científicos (teóricos e empíricos) e não científicos, com recurso a diferentes fontes de informação e métodos.
Aplicar os conhecimentos adquiridos na elaboração ou avaliação de propostas de intervenção e investigação em diferentes domínios de especialização da Psicologia.
O primeiro ponto programático da unidade curricular pretende promover a aquisição de conhecimentos básicos relativos à compreensão dos processos de desenvolvimento da criança e do adolescente. Daí a ênfase na problematização de temas como a noção de desenvolvimento e na apresentação das grandes perspetivas conceptuais de abordagem do desenvolvimento humano.
Os quatro pontos seguintes visam a aquisição de conhecimento acerca das características desenvolvimentais, os padrões do funcionamento psicológico e comportamental em cada grande etapa do desenvolvimento da Infância e da Adolescência.
Finalmente, o sexto e sétimo pontos, assegurados no âmbito de aulas práticas, está diretamente relacionado com a consecução dos propósitos de promover competências de observação, compreensão e integração dos processos em Psicologia do Desenvolvimento.
Dar a conhecer o contributo da Psicologia da Educação e modelos teóricos afins para o estudo e compreensão do comportamento e desenvolvimento do ser humano em contextos educativos
Promover o desenvolvimento de uma perspectiva integrada sobre a Psicologia da Educação e as suas relações com outros domínios e áreas da psicologia, ao nível teórico e aplicado.
- Compreensão da história e fundamentos da Psicologia da Paz, da violência e do conflito
- Desenvolvimento de um olhar crítico e tecnicamente fundamentado a propósito dos fenómenos enquadráveis neste campo do saber
- Aprendizagem a respeito da principais teorias e práticas neste domínio, assim como dos seus conceitos fundamentais
- Compreensão da aplicabilidade da Psicologia neste âmbito aos níveis micro, meso e macro
São objetivos da UC:
- Promover a reflexão sobre o desenvolvimento na idade adulta e na pessoa idosa, à luz das perspetivas e dos conceitos abordados na unidade curricular;
- Capacitar os estudantes para a identificação dos contextos de vida mais significativos do adulto e do adulto mais velho, os processos que aí que decorrem e as principais mudanças que aí se operam, bem como o impacto na reorganização desenvolvimental do indivíduo e /ou dos sistemas em que participa;
- Consciencializar os estudantes para importância dos sentidos psicológicos, sociais e culturais da noção de envelhecimento;
- Sensibilizar, e enquadrar numa perspetiva multissistémica, o papel do psicólogo na promoção do desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso.
Esta unidade curricular tem com objetivo aprofundar alguns dos contributos conceptuais mais consensualmente aceites na Psicologia do Desenvolvimento, enfatizando as implicações na investigação contemporânea e as aplicações para a prática psicológica e educacional. Pretende-se aiinda contribuir para um entendimento dos problemas sociais com base na evidência científica relativa ao desenvolvimento humano e para o desenvolvimento de competências de pesquisa e de sistematização de informação proveniente de fontes diversas.
O objetivo geral desta UC é dotar os/as estudantes de conhecimentos e competências básicas no domínio da intervenção em grupo, através da aplicação das diferentes tipologias de intervenção grupal e compreensão dos principais fenómenos que poderão emergir ao longo da intervenção. Adicionalmente, é objetivo desta UC favorecer o desenvolvimento pessoal dos/as estudantes, nomeadamente através de competências transversais e transferíveis, como as competências de auto e héteroconhecimento, de comunicação e de liderança.
Esta UC tem como objetivos:
- promover os conhecimentos na área dos estudos de género e suas aplicações ao contexto do trabalho e da família.
- promover o desenvolvimento de uma perspectiva de género para a análise, reflexão e ação em diferentes contextos de atuação da psicologia.
A Unidade curricular de Introdução à Sexologia visa promover o conhecimento na área da sexologia enquanto ciência multidisciplinar da sexualidade.
Daremos a conhecer alguns dos mais proeminentes autores da história da sexologia e suas teorias, bem como os diversos paradigmas científicos mais globais que lhes serviram de contexto: O paradigma médico-biológico, o paradigma psicanalítico, o paradigma empírico-comportamentalista, o paradigma médico-farmacológico e o paradigma cognitivista.
Abordaremos ainda a resposta sexual, seus princípios psicofisiológicos e principais modelos de resposta sexual: Modelos clássicos (e.g., Ellis, Reich, Masters & Johnson e Helen Kaplan); Modelos contemporâneos (Basson, 2000;Bancroft e Janssen, 2000).
Faremos também uma revisão da investigação sobre o papel de diferentes variáveis psicológicas na resposta e funcionamento sexual (e . g., personalidade, crenças, esquemas cognitivos, atribuições causais, expectativas, foco da atenção, emoções, etc.).
Por último abordaremos alguns temas relevantes em psicologia da sexualidade e diversidade (e.g., orientações sexuais, identidades e expressões de género, relações não monogâmicas consensuais, sexualidade ao longo do ciclo de vida, doenças crónicas, etc.)
Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
Objetivo geral da UC é promover a construção de quadros concetuais no domínio da intervenção psicológica social e comunitária, analisando e questionando estratégias de intervenção nos sistemas pessoais e contextuais.
Especificamente, visa promover nos estudantes:
Esta UC tem os seguintes objetivos principais:
Esta UC tem como objetivo contribuir para a formação inicial dos estudantes no domínio da psicopatologia da criança e do adolescente, nomeadamente promovendo o conhecimento sobre as perturbações mais frequentes nessas faixas etárias e seu diagnóstico diferencial. Pretende-se também fomentar a análise da dinâmica biopsicossocial associada à perturbação emocional.
Outro objetivo prende-se com promover competências de avaliação da presença da psicopatologia e de utilização do sistema de classificação do DSM 5, estimulando a reflexão sobre as implicações éticas e atribuição de um diagnóstico psicopatológico à criança ou ao adolescente.
Compreender a especificidade conceptual e metodológica do teste de Rorschach.
Competências de aplicação do teste, incluindo a preparação do sujeito e a técnica de registo de respostas.
Codificação das respostas com a centena de variáveis de codificação do sistema integrativo de Rorschach.
Elaboração do Sumário Estrutural.
Através da exposição de conteúdos e exercícios práticos esta unidade curricular pretende apresentar aos estudantes os mecanismos do stress e identificar a sua influência no quotidiano, bem como a sua expressão crónica através do burnout ou expressão aguda através do stress pós-traumático.
Constituirão objetivos centrais desta UC, os seguintes:
1. Proporcionar aos estudantes experiências práticas de concretizão de conceitos chave em psicologia do desenvolvimento e das teorias da comunicação, facilitadores do estabelecimento da relação com o entrevistado;
2. Pomover o conhecimento e reflexão sobre a implicações dos axiomas da comunicação no estabelecimento da relação com o/a outro/a e sua utilização intencional;
3. Apresentar técnicas de comunicação para o estabelecimento de uma relação empática e não avaliativa com o entrevistado.
4. Partilhar técnicas de comunicação facilitadoras da autoexpressão da criança, de um adolescente ou de um adulto, no contexto de uma entrevista.
5. Caracterizar na forma de preparação e no processo de condução, os dos diferentes tipos de entrevistas.
6. Expor o processo de construção de guiões de entrevistas semi-estruturadas.
7. Promover experiências de expansão das competências de realização de entrevistas individuais e de grupo. 8. Capacitar para a auto-crítica do desempenho individual na condução de entrevistas, tomando como pano de fundo perspetivas teóricas acerca do desenvolvimento da criança e do processo comunicacional.
A Unidade curricular de Introdução à Sexologia visa promover o conhecimento na área da sexologia enquanto ciência multidisciplinar da sexualidade.
Daremos a conhecer alguns dos mais proeminentes autores da história da sexologia e suas teorias, bem como os diversos paradigmas científicos mais globais que lhes serviram de contexto: O paradigma médico-biológico, o paradigma psicanalítico, o paradigma empírico-comportamentalista, o paradigma médico-farmacológico e o paradigma cognitivista.
Abordaremos ainda a resposta sexual, seus princípios psicofisiológicos e principais modelos de resposta sexual: Modelos clássicos (e.g., Ellis, Reich, Masters & Johnson e Helen Kaplan); Modelos contemporâneos (Basson, 2000;Bancroft e Janssen, 2000).
Faremos também uma revisão da investigação sobre o papel de diferentes variáveis psicológicas na resposta e funcionamento sexual (e . g., personalidade, crenças, esquemas cognitivos, atribuições causais, expectativas, foco da atenção, emoções, etc.).
Por último abordaremos alguns temas relevantes em psicologia da sexualidade e diversidade (e.g., orientações sexuais, identidades e expressões de género, relações não monogâmicas consensuais, sexualidade ao longo do ciclo de vida, doenças crónicas, etc.)
Esta UC visa dar a conhecer diferentes modelos de intervenção psicológica, promover a aquisição e consolidação dos conceitos referentes aos procedimentos de intervenção psicológica subjacentes, e ainda contribuir para o desenvolvimento de competências interpessoais e pensamento crítico.
O objectivo desta UC passa sobretudo pela aplicação prática, sistematização e integração dos conhecimentos já adquiridos. Em específico, pretende-se que os estudantes:
1. Diferenciem a aplicação das metodologias qualitativas e quantitativas na investigação em Psicologia;
2. Implementem diferentes fases do processo de investigação, incluindo a formulação e fundamentação de questões e hipóteses de investigação;
4. Recolham dados empíricos, via aplicação de instrumentos, e avaliem as suas qualidades, procedam ao tratamento de dados e interpretação e discussão de resultados;
4. Identifiquem vantagens e limitações do estudo realizado, em particular considerações éticas e as ilações para interpretação e generalização de resultados do estudo.
5.Identifiquem as implicações para a prática estudo desenvolvido.
Esta UC pretende contribuir para a formação de futuros psicólogos capazes de uma compreensão sistémica das situações com as quais trabalham, e com flexibilidade de adequação da sua intervenção a diferentes contextos, de acordo com o enquadramento institucional da sua função.
Esta UC tem como objetivo geral dotar os estudantes de conhecimentos e competências que permitam, por um lado, compreender a utilidade do recurso a indices fisiológicos e neurofisiológicos para o estudo de processos cognitivos ou afetivos e, por outro lado, adquirir a capacidade técnica básica para conduzir investigação laboratorial com recurso a tais índices.
Em termos mais específicos, tem-se como objetivos:
1. dotar os estudantes de conceitos chave da investigação com recurso a sinais fisiológicos e neurofisiológicos;
2. capacitar os estudantes para descrever as características gerais dos estudos neuropsicofisiológicos e as fases de recolha dos respetivos índices;
3. dotar os estudantes de conhecimentos sobre as principais técnicas laboratoriais de neuropsicofisiologia;
4. capacitar os estudantes para identificar as variáveis psicológicas investigáveis a partir de sinais fisiológicos e neurofisiológicos, bem como as bases neurobiológicas desses sinais;
5. treinar os estudantes nas técnicas de aquisição, processamento e análise de sinais fisiológicos e neurofisiológicos.
Dominar a técnica de interpretação e análise dos resultados obtidos através de protocolos do Teste de Rorschach – Sistema Integrativo.
Demonstrar o dominio das metodologias de aplicação e codificação de respostas e análise dos resultados.
Integrar os resultados do Rorschach com os de outros testes no âmbito do processo de avaliação psicológica.