Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > LPSIC > Informação para Candidatos

Cursos

Licenciatura em Psicologia

Dados Gerais

Código Oficial: 9219
Sigla: LPSIC
Descrição: A Licenciatura em Psicologia (LPSI) permite realizar uma formação inicial em Psicologia, através da aprendizagem de conteúdos e competências fundamentais, em conformidade com o EuroPsy/Certificado Europeu de Psicologia. Os/as estudantes adquirem conhecimentos básicos que contribuem para uma melhor compreensão da complexidade biopsicossocial do comportamento humano e das áreas de atuação da Psicologia (Clínica, Saúde, Educação, Organizações, Social, Trabalho, Justiça,...), ao mesmo tempo que desenvolvem uma compreensão crítica das teorias, dos métodos e das dimensões ética e deontológica da Psicologia.

Diplomas

  • Licenciatura em Psicologia (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Epistemologia e História da Psicologia

LPSI110 - ECTS

Pensar criticamente a História da Psicologia, e os seus principais acontecimentos, em função das grandes tradições epistemológicas.

Escrita e Ciência Psicológica

LPSI101 - ECTS A escrita é um poderoso auxiliar do pensamento. Importa compreender esse papel e nessa medida exercitá-lo e valorizá-lo. A UC aborda quatro dimensões importantes na intersecção entre escrita e a ciência psicológica: a motivação, a mecânica da escrita, o conhecimento da escrita científica e o metaconhecimento da escrita. Na motivação procura-se que valorizem a escrita ao mesmo tempo que desenvolvem o seu uso fluente, criativo e crítico. Na mecânica pretende-se que possam alcançar um melhor domínio de aspectos basilares da escrita como a frase, a pontuação, a coesão e as normas APA. No conhecimento pretende-se que identifiquem e treinem vários formatos da comunicação científica seguindo o padrão de estilo adequado. No metaconhecimento estimula-se o reconhecimento e desenvolvimento de estratégias individuais de escrita. Da conjugação destas dimensões resulta a possibilidade de valorizarem, monitorizarem e auto-regularem a sua escrita de acordo com os princípios da escrita científica.

Estatística Aplicada à Psicologia I

LPSI103 - ECTS

Esta UC tem como objetivo contribuir para a formação no âmbito do métodos de análise de dados quantitativos, utilizando técnicas de análise de dados da estatistica univariada e bivariada descritiva e inferencial, através da utilização do IBM SPSS Statistics para registo, manipulação e análise de dados

Genética Humana

LPSI105 - ECTS

Habilitar os alunos com conceitos básicos e metodologias de análise em Genética Formal, Populacional, Citogenética e Genética Molecular Humanas, e suas aplicações no campo da Psicologia. Espera-se que o quadro conceptual e as ferramentas adquiridas possam ser úteis nas áreas da psicologia aplicada, ensino, investigação ou noutras de vertente mais aplicada.

Métodos de Investigação em Psicologia

LPSI100 - ECTS Esta UC tem como objetivo genérico, o de introduzir os estudantes aos modelos teóricos e procedimentais da  Metodologia de Investigação em Psicologia. Os objetivos específicos serão operacionalizados através das seguintes fases de lecionação:
  1. corte epistemológico entre o senso-comum e a abordagem científica enquanto formas de conhecimento;
  2. análise do posicionamento do investigador face ao objecto de estudo, quer enquanto perito quer enquanto actor social;
  3. "know-how" relativo às metodologias descritivas e inferenciais de abordagem de fenómenos psicológicos, e à sua articulação na realização de um programa de investigação.

Psicologia da Perceção e Atenção

LPSI102 - ECTS

A unidade curricular tem por objectivo expor e discutir os modelos e teorias actuais da percepção e atenção. Além do enquadramento teórico serão também abordadas as metodologias de investigação empírica da percepção e atenção no domínio da psicologia cognitiva experimental bem como as respectivas implicações e as aplicações em múltiplos domínios.

Estatística Aplicada à Psicologia II

LPSI109 - ECTS

Os objetivos de aprendizagem nesta UC são os seguintes:

  1. Dar a conhecer os procedimentos estatísticos relevantes para a Psicologia;
  2. Identificar e aplicar quais os procedimentos estatísticos adequados aos objetivos da investigação;
  3. Promover competências na utilização de um programa de análise de dados;
  4. Promover competências de análise critica e interpretação de resultados;
  5. Apoiar o planeamento e realização de estudos, fundamentados em hipótese de investigação, que permitam a aplicação dos procedimentos estatísticos lecionados.

Ética e Deontologia

LPSI104 - ECTS

1. Reforçar a valorização e a adesão aos valores (humanisticos) essenciais de uma cultura de integridade, tanto no plano académico como no plano profissional  

2. Proporcionar aos estudantes uma primeira oportunidade de aproximação e familiarização com a dimensão ética da conduta académica e profissional, estimulando a aquisição de conhecimentos e a adoção de comportamentos conformes aos seus principais referenciais

3. Promover o reconhecimento da centralidade das competências de raciocínio e decisão ético-deontológica no perfil de psicólogos/as enquanto profissionais cujo objeto de intervenção/investigação são sujeitos humanos/pessoas


Introdução às Ciências Sociais

LPSI111 - ECTS Fornecer uma panorâmica geral dos antecedentes e dos precursores das Ciências Sociais.
Introduzir os estudantes à perspectiva evolucionária sobre o comportamento social.

Psicologia da Aprendizagem e da Memória

LPSI108 - ECTS

Esta unidade curricular (UC) tem por objetivo apresentar e discutir as teorias e os modelos de aprendizagem e de memória mais influentes. Simultaneamente, esta UC foca as metodologias de investigação empírica, sobretudo as que mais contribuíram para o desenvolvimento nestes domínios da psicologia básica.

Psicologia da Motivação e das Emoções

LPSI107 - ECTS
Esta UC tem como objetivos: 
- promover conhecimentos sobre as principais correntes teóricas de natureza sócio-cognitiva no domínio da motivação e emoções
- capacitar para a análise de problemáticas em diferentes contextos à luz das abordagens motivacionais e emocionais.

Psicologia do Pensamento e da Linguagem

LPSI106 - ECTS

Introdução ao domínio da Psicologia do Pensamento e da Linguagem.

Contextos de Proteção da Criança

LPSI212 - ECTS

Esta unidade curricular pretende abordar os conceitos básicos da Psicologia aplicada aos contextos de Promoção dos Direitos e Proteção da Criança.

Introdução às Neurociências

LPSI204 - ECTS O principal objetivo da unidade curricular é que o estudante tome contacto com uma óptica filo-ontogenética, estrutural e funcional, do Sistema Nervoso (SN). Com este propósito, o programa está concebido partindo do modelo filo-ontogenético como organizador estrutural e funcional do SNC, sendo que para os diferentes componentes programáticos se estruturam em torno de uma perspectiva evolutiva e desenvolvimental daquele Sistema, procurando atingir os objetivos e resultados descritos em baixo.

Psicologia da Saúde Reprodutiva

LPSI211 - ECTS * familiarizar os estudantes com a Psicologia da Saúde Reprodutiva;
* permitir aos estudantes conhecer as diferentes áreas de intervenção do psicólogo na saúde reprodutiva;
* sensibilizar os estudantes para competências de atendimento básicas do psicólogo nos contextos de saúde reprodutiva;
* promover um olhar crítico acerca das políticas de saúde reprodutiva;
* fomentar uma atitude pro-ativa para a inclusão considerando as diferentes opções que as pessoas têm ao longo do ciclo de vida reprodutivo.

 

Psicologia Diferencial da Inteligência e da Personalidade

LPSI202 - ECTS
Esta UC tem como objetivo contribuir para a formação de estudantes que lhes permita:
  1. - Organizar, sistematizar e estruturar os conhecimentos adquiridos relativos aos constructos da inteligência e personalidade e das diferenças em função do grupo de pertença, hierarquizando-os em função do seu nível de importância e generalidade; 

  2.  Utilizar os conhecimentos para recolher e analisar criticamente novos dados científicos (teóricos e empíricos) e não científicos, com recurso a diferentes fontes de informação e métodos. 

  3. Aplicar os conhecimentos adquiridos na elaboração ou avaliação de propostas de intervenção e investigação em diferentes domínios de especialização da Psicologia.

Psicologia do Desenvolvimento da Infância e da Adolescência

LPSI201 - ECTS

O primeiro ponto programático da unidade curricular pretende promover a aquisição de conhecimentos básicos relativos à compreensão dos processos de desenvolvimento da criança e do adolescente. Daí a ênfase na problematização de temas como a noção de desenvolvimento e na apresentação das grandes perspetivas conceptuais de abordagem do desenvolvimento humano.

Os quatro pontos seguintes visam a aquisição de conhecimento acerca das características desenvolvimentais, os padrões do funcionamento psicológico e comportamental em cada grande etapa do desenvolvimento da Infância e da Adolescência.

Finalmente, o sexto e sétimo pontos, assegurados no âmbito de aulas práticas, está diretamente relacionado com a consecução dos propósitos de promover competências de observação, compreensão e integração dos processos em Psicologia do Desenvolvimento.

Psicologia Social

LPSI200 - ECTS Os objetivos da UC de Psicologia Social são os seguintes:

1. conhecimento das macro-teorias estruturantes da Psicologia Social e sua relação com características indivíduais, grupais e contextuais;

2. assimilação dos conceitos centrais, teorias, modelos e investigação sobre a auto- e hetero-percepção e julgamento, os determinismos sociais que operam sobre o pensamento e o comportamento, os processos subjacentes às tensões sociais, os processos intragrupais;

3. compreensão da utilidade dessas teorias e modelos como grelhas de leitura de contextos sociais definidos e para a intervenção sobre as problemáticas emergentes nesses contextos;

4. apropriação do discurso metodológico-empírico da investigação em Psicologia Social, permitindo aos estudantes analisar a produção do conhecimento em psicologia social, motivando-os a participar na construção desse discurso, e a utilizá-lo junto das comunidades científica e não-científica.

Psicologia Social da Inclusão e da Exclusão

LPSI210 - ECTS Fornecer uma perspectiva integrada dos fenómenos de inclusão e exclusão nos diversos contextos da vida social, nomeadamente, nos pequenos grupos interativos, nas comunidades e na sociedade em geral.

Fornecer instrumentos conceptuais, analíticos e de intervenção.

Psicometria e Teorias da Avaliação Psicológica

LPSI203 - ECTS Introdução à Psicometria e fundamentos teóricos e técnicos da Avaliação Psicológica.

Avaliação Psicológica

LPSI208 - ECTS Esta UC tem como objetivo dar um contributo fundamental para a formação dos estudantes em Avaliação Psicológica, nomeadamente através do estudo das principais teorias, dos instrumentos e das metodologias de avaliação a operacionalizar durante as aulas teóricas, teórico práticas e um estudo de caso.

Neurociências Cognitivas e Afetivas

LPSI209 - ECTS Introdução ao domínio das Neurociências Cognitivas e Afetivas, área de interface entre a Psicologia e as Neurociências.

Psicologia da Educação

LPSI207 - ECTS

Dar a conhecer o contributo da Psicologia da Educação e modelos teóricos afins para o estudo e compreensão do comportamento e desenvolvimento do ser humano em contextos educativos

Promover o desenvolvimento de uma perspectiva integrada sobre a Psicologia da Educação e as suas relações com outros domínios e áreas da psicologia, ao nível teórico e aplicado.


Psicologia da Paz, do Conflito e da Violência

LPSI219 - ECTS

- Compreensão da história e fundamentos da Psicologia da Paz, da violência e do conflito
- Desenvolvimento de um olhar crítico e tecnicamente fundamentado a propósito dos fenómenos enquadráveis neste campo do saber 
- Aprendizagem a respeito da principais teorias e práticas neste domínio, assim como dos seus conceitos fundamentais
- Compreensão da aplicabilidade da Psicologia neste âmbito aos níveis micro, meso e macro

Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Idoso

LPSI206 - ECTS

São objetivos da UC:
- Promover a reflexão sobre o desenvolvimento na idade adulta e na pessoa idosa, à luz das perspetivas e dos conceitos abordados na unidade curricular;
- Capacitar os estudantes para a identificação dos contextos de vida mais significativos do adulto e do adulto mais velho, os processos que aí que decorrem e as principais mudanças que aí se operam, bem como o impacto na reorganização desenvolvimental do indivíduo e /ou dos sistemas em que participa;
- Consciencializar os estudantes para importância dos sentidos psicológicos, sociais e culturais da noção de envelhecimento;
- Sensibilizar, e enquadrar numa perspetiva multissistémica, o papel do psicólogo na promoção do desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso.

Psicologia do Trabalho e das Organizações

LPSI205 - ECTS Pretende-se que os estudantes desenvolvam conhecimento geral sobre a Psicologia do Trabalho e das Organizações enquanto disciplina e campo profissional.

Psicologia e Aprendizagem ao Longo da Vida

LPSI217 - ECTS
A UC Psicologia e Aprendizagem ao Longo da Vida (PALV) acolhe novas perspetivas conceptuais que visam, antes de mais, a promoção do reconhecimento do papel da Psicologia e dos seus profissionais nos contextos de educação e formação de adultos.
Intencionalmente procura-se reforçar uma matriz na qual a formação e educação de adultos é concebida num contexto mais lato (e moderno) de Aprendizagem ao Longo da Vida e assumida como um processo no qual cada pessoa tem (também) de investir tempo e energia e, eventualmente, meios e recursos próprios.
A forma como a UC se organiza, procura (re)situar a problemática da aprendizagem ao longo da vida, salientando evidências de diversos campos da psicologia onde emergem visões que consideram a aprendizagem ao longo (e ao largo) da vida como uma oportunidade de desenvolvimento e enriquecimento pessoal e profissional.

Psicologia e Diversidade Socio-cultural

LPSI213 - ECTS
Espera-se que as/os estudantes desenvolvam a consciência critica pessoal e cultural que lhes permita compreender e respeitar diferenças compreendendo como a categorização, estereótipos  e preconceitos conduzem a situações de discriminação.  

Questões Aplicadas de Psicologia do Desenvolvimento

LPSI218 - ECTS

Esta unidade curricular tem com objetivo aprofundar alguns dos contributos conceptuais mais consensualmente aceites na Psicologia do Desenvolvimento, enfatizando as implicações na investigação contemporânea e as aplicações para a prática psicológica e educacional. Pretende-se aiinda contribuir para um entendimento dos problemas sociais com base na evidência científica relativa ao desenvolvimento humano e para o desenvolvimento de competências de pesquisa e de sistematização de informação proveniente de fontes diversas.

Dinâmica de Grupos

LPSI304 - ECTS

O objetivo geral desta UC é dotar os/as estudantes de conhecimentos e competências básicas no domínio da intervenção em grupo, através da aplicação das diferentes tipologias de intervenção grupal e compreensão dos principais fenómenos que poderão emergir ao longo da intervenção. Adicionalmente, é objetivo desta UC favorecer o desenvolvimento pessoal dos/as estudantes, nomeadamente através de competências transversais e transferíveis, como as competências de auto e héteroconhecimento, de comunicação e de liderança.

Género, Trabalho e Família: Contextos de Análise e de Ação para a Igualdade

LPSI320 - ECTS

Esta UC tem como objetivos: 
- promover os conhecimentos na área dos estudos de género e suas aplicações ao contexto do trabalho e da família.
- promover o desenvolvimento de uma perspectiva de género para a análise, reflexão e ação em diferentes contextos de atuação da psicologia.

Introdução à Sexologia

LPSI314 - ECTS

A Unidade curricular de Introdução à Sexologia visa promover o conhecimento na área da sexologia enquanto ciência multidisciplinar da sexualidade.

Daremos a conhecer alguns dos mais proeminentes autores da história da sexologia e suas teorias, bem como os diversos paradigmas científicos mais globais que lhes serviram de contexto: O paradigma médico-biológico, o paradigma psicanalítico, o paradigma empírico-comportamentalista, o paradigma médico-farmacológico e o paradigma cognitivista.

Abordaremos ainda a resposta sexual, seus princípios psicofisiológicos e principais modelos de resposta sexual: Modelos clássicos (e.g., Ellis, Reich, Masters & Johnson e Helen Kaplan); Modelos contemporâneos (Basson, 2000;Bancroft e Janssen, 2000).

Faremos também uma revisão da investigação sobre o papel de diferentes variáveis psicológicas na resposta e funcionamento sexual (e . g., personalidade, crenças, esquemas cognitivos, atribuições causais, expectativas, foco da atenção, emoções, etc.).

Por último abordaremos alguns temas relevantes em psicologia da sexualidade e diversidade (e.g., orientações sexuais, identidades e expressões de género, relações não monogâmicas consensuais, sexualidade ao longo do ciclo de vida, doenças crónicas, etc.)

Modelos de Intervenção Psicológica I

LPSI302 - ECTS

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

  • Reconhecer, identificar e situar-se perante uma síntese das principais características teorico-metodológicos dos modelos de intervenção psicológica psicanalíticos e humanistas nos contextos culturais, políticos, epistemológicos e cientifico-psicológicos da sua emergência
  • Identificar os seus principais pressupostos ontológicos, epistemológicos e metateóricos
  • Diferenciar, para cada grupo de modelos, as respectivas concepções sobre: o funcionamento psicológico humano a génese da disfuncionalidade psicológica as estratégias, metodologias, recursos e instrumentos de intervenção psicológica os processos de mudança psicológica activados
  • Mobilizar as aquisições teorico-metodológicas no sentido de iniciar uma tentativa de conceptualização de problemas de consulta psicológica
  • Compreender e integrar conhecimentos, competências e instrumentos destes modelos de intervenção psicológica.

 

Psicologia Comunitária

LPSI305 - ECTS

Objetivo geral da UC é promover a construção de quadros concetuais no domínio da intervenção psicológica social e comunitária, analisando e questionando estratégias de intervenção nos sistemas pessoais e contextuais.

 

Especificamente, visa promover nos estudantes:

  • A conceção da intervenção comunitária como exercício profissional da Psicologia envolvendo uma diversidade de objetivos, alvos e estratégias;
  • Domínio de processos de elaboração, implementação e avaliação de projetos comunitários;
  • Capacidade de caraterizar e analisar estratégias de intervenção nos sistemas pessoais e contextuais, considerando os respetivos objetivos, processos de mudança e eficácia diferencial.
  • Capacidade de perspetivar a utilidade e aplicabilidade destas estratégias face a uma diversidade de problemas, populações e contextos de intervenção típicos do exercício profissional da Psicologia;
  • Capacidades de leitura, apresentação e discussão críticas de projetos de intervenção comunitária.

Psicologia da Justiça Desvio e Controlo Social

LPSI303 - ECTS
O principal objectivo da unidade curricular é que o/a estudante tome contacto com a área da Psicologia da Justiça e do Desvio. Para tal, pretende-se que o/a estudante: (1) compreenda o que é a Psicologia da Justiça, nomedamente as relações entre a Psicologia e o Sistema de Justiça; (2) conheça o conceito de desvio, a sua relativização sócio-cultural e histórica, bem como a reação social ao desvio e as suas consequências; (3) conheça os grandes temas destas áreas e compreenda a sua complexidade, sendo capaz de os interpretar tendo em conta os contributos das diferentes áreas disciplinares; (4) conheça as especificidades e contextos de intervenção do/a psicólogo/a nesta área.

Psicologia do Desporto

LPSI311 - ECTS

Esta UC tem os seguintes objetivos principais:

  1. Fornecer uma contextualização do panorama atual, nacional e internacional da Psicologia do Desporto;
  2. Discutir o papel dos processos cognitivos, sócio-emocionais e motivacionais na prática de desporto do ponto de vista do ensino e da aprendizagem;
  3. Dar a conhecer um conjunto de práticas que a ciência tem mostrado serem eficazes na promoção das competências psicológicas dos atletas;
  4. Discutir a natureza cooperativa da relação treinador-atleta/s;
  5. Refletir sobre os principais riscos e benefícios associados à prática de desporto, incluindo a identificação de boas práticas para colmatar os riscos;
  6. Mostrar o papel cada vez mais relevante do psicólogo do desporto para ao sucesso nos contextos desportivos.

Psicopatologia da Criança e do Adolescente

LPSI301 - ECTS

Esta UC tem como objetivo contribuir para a formação inicial dos estudantes no domínio da psicopatologia da criança e do adolescente, nomeadamente promovendo o conhecimento sobre as perturbações mais frequentes nessas faixas etárias e seu diagnóstico diferencial. Pretende-se também fomentar a análise da dinâmica biopsicossocial associada à perturbação emocional.

Outro objetivo prende-se com promover competências de avaliação da presença da psicopatologia e de utilização do sistema de classificação do DSM 5, estimulando a reflexão sobre as implicações éticas e atribuição de um diagnóstico psicopatológico à criança ou ao adolescente.

Rorschach Sistema Integrativo I

LPSI313 - ECTS

Compreender a especificidade conceptual e metodológica do teste de Rorschach.
Competências de aplicação do teste, incluindo a preparação do sujeito e a técnica de registo de respostas.
Codificação das respostas com a centena de variáveis de codificação do sistema integrativo de Rorschach.
Elaboração do Sumário Estrutural.

Stress, Trauma e Burnout

LPSI214 - ECTS

Através da exposição de conteúdos e exercícios práticos esta unidade curricular pretende apresentar aos estudantes os mecanismos do stress e identificar a sua influência no quotidiano, bem como a sua expressão crónica através do burnout ou expressão aguda através do stress pós-traumático.

Técnicas de Entrevista e Comunicação em Psicologia

LPSI300 - ECTS

Constituirão objetivos centrais desta UC, os seguintes:
1. Proporcionar aos estudantes experiências práticas de concretizão de conceitos chave em psicologia do desenvolvimento e das teorias da comunicação, facilitadores do estabelecimento da relação com o entrevistado;
2. Pomover o conhecimento e reflexão sobre a implicações dos axiomas da comunicação no estabelecimento da relação com o/a outro/a e sua utilização intencional;
3. Apresentar técnicas de comunicação para o estabelecimento de uma relação empática e não avaliativa com o entrevistado.
4. Partilhar técnicas de comunicação facilitadoras da autoexpressão da criança, de um adolescente ou de um adulto, no contexto de uma entrevista.
5. Caracterizar na forma de preparação e no processo de condução, os dos diferentes tipos de entrevistas.
6. Expor o processo de construção de guiões de entrevistas semi-estruturadas.
7. Promover experiências de expansão das competências de realização de entrevistas individuais e de grupo.                                                                                                8. Capacitar para a auto-crítica do desempenho individual na condução de entrevistas, tomando como pano de fundo perspetivas teóricas acerca do desenvolvimento da criança e do processo comunicacional.

Introdução à Sexologia

LPSI314 - ECTS

A Unidade curricular de Introdução à Sexologia visa promover o conhecimento na área da sexologia enquanto ciência multidisciplinar da sexualidade.

Daremos a conhecer alguns dos mais proeminentes autores da história da sexologia e suas teorias, bem como os diversos paradigmas científicos mais globais que lhes serviram de contexto: O paradigma médico-biológico, o paradigma psicanalítico, o paradigma empírico-comportamentalista, o paradigma médico-farmacológico e o paradigma cognitivista.

Abordaremos ainda a resposta sexual, seus princípios psicofisiológicos e principais modelos de resposta sexual: Modelos clássicos (e.g., Ellis, Reich, Masters & Johnson e Helen Kaplan); Modelos contemporâneos (Basson, 2000;Bancroft e Janssen, 2000).

Faremos também uma revisão da investigação sobre o papel de diferentes variáveis psicológicas na resposta e funcionamento sexual (e . g., personalidade, crenças, esquemas cognitivos, atribuições causais, expectativas, foco da atenção, emoções, etc.).

Por último abordaremos alguns temas relevantes em psicologia da sexualidade e diversidade (e.g., orientações sexuais, identidades e expressões de género, relações não monogâmicas consensuais, sexualidade ao longo do ciclo de vida, doenças crónicas, etc.)

Modelos de Intervenção Psicológica II

LPSI308 - ECTS

Esta UC visa dar a conhecer diferentes modelos de intervenção psicológica, promover a aquisição e consolidação dos conceitos referentes aos procedimentos de intervenção psicológica subjacentes, e ainda contribuir para o desenvolvimento de competências interpessoais e pensamento crítico.

Neuropsicologia

LPSI310 - ECTS

Introdução ao domínio da Neuropsicologia.

 

Oficina de Investigação Qualitativa e Quantitativa em Psicologia

LPSI306 - ECTS

O objectivo desta UC passa sobretudo pela aplicação prática, sistematização e integração dos conhecimentos já adquiridos. Em específico, pretende-se que os estudantes:

1. Diferenciem a aplicação das metodologias qualitativas e quantitativas na investigação em Psicologia;

2. Implementem diferentes fases do processo de investigação, incluindo a formulação e fundamentação de questões e hipóteses de investigação;

4. Recolham dados empíricos, via aplicação de instrumentos, e avaliem as suas qualidades, procedam ao tratamento de dados e interpretação e discussão de resultados;

4. Identifiquem vantagens e limitações do estudo realizado, em particular considerações éticas e as ilações para interpretação e generalização de resultados do estudo.

5.Identifiquem as implicações para a prática estudo desenvolvido.

Orientação para as Áreas de Exercício da Psicologia

LPSI309 - ECTS O objetivo desta unidade curricular é orientar os/as estudantes para as áreas de exercício da Psicologia, permitindo-lhes conhecer as diferentes especialidades da Psicologia, nomedamente as que são oferecidas no Mestrado em Psicologia da FPCEUP, assim como os seus objetivos, conteúdos nucleares, práticas e potenciais saídas profissionais.
As áreas de especialização oferecidas no MP da FPCEUP são as seguintes:
a) Psicologia Clínica e da Saúde;
b) Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano;
c) Psicologia das Organizações, Social e Trabalho;
d) Psicologia da Justiça e da Desviância.

Planificação de Intervenções Sistémicas em Contextos Clínicos e Não-Clínicos

LPSI318 - ECTS

Esta UC pretende contribuir para a formação de futuros psicólogos capazes de uma compreensão sistémica das situações com as quais trabalham, e com flexibilidade de adequação da sua intervenção a diferentes contextos, de acordo com o enquadramento institucional da sua função.

Práticas Laboratoriais de Neuropsicofisiologia

LPSI316 - ECTS

Esta UC tem como objetivo geral dotar os estudantes de conhecimentos e competências que permitam, por um lado, compreender a utilidade do recurso a indices fisiológicos e neurofisiológicos para o estudo de processos cognitivos ou afetivos e, por outro lado, adquirir a capacidade técnica básica para conduzir investigação laboratorial com recurso a tais índices.
Em termos mais específicos, tem-se como objetivos:

1. dotar os estudantes de conceitos chave da investigação com recurso a sinais fisiológicos e neurofisiológicos;

2. capacitar os estudantes para descrever as características gerais dos estudos neuropsicofisiológicos e as fases de recolha dos respetivos índices;

3. dotar os estudantes de conhecimentos sobre as principais técnicas laboratoriais de neuropsicofisiologia;

4. capacitar os estudantes para identificar as variáveis psicológicas investigáveis a partir de sinais fisiológicos e neurofisiológicos, bem como as bases neurobiológicas desses sinais;

5. treinar os estudantes nas técnicas de aquisição, processamento e análise de sinais fisiológicos e neurofisiológicos.

Psicopatologia do Adulto e do Idoso

LPSI307 - ECTS
Esta UC pretende dotar os estudantes de conhecimentos e competências que lhes permitam compreender e explicar a dinâmica do adoecer em quadros psicopatológicos diversos que afetam os adultos e idosos. Tendo por base a perspetiva fenomenológica e existencial consideramos importante que os estudantes sejam capazes de desenvolver um olhar critico sobre  diferentes sistemas de classificação das perturbações;  que  sejam capazes de fazer diagnostico diferencial entre diferentes entidades nosologicas e, finalmente, ter consciência dos diferentes percursos, trajetórias de vida e condições de vida associados  de cada pessoa encarada como Homem total.

Rorschach Sistema Integrativo II

LPSI315 - ECTS

Dominar a técnica de interpretação e análise dos resultados obtidos através de protocolos do Teste de Rorschach – Sistema Integrativo.
Demonstrar o dominio das metodologias de aplicação e codificação de respostas e análise dos resultados.
Integrar os resultados do Rorschach com os de outros testes no âmbito do processo de avaliação psicológica.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2025-12-11 às 00:17:42 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico