| Código: | LPSI102 | Sigla: | PPA |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=351749 |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LPSIC | 225 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
A unidade curricular tem por objectivo expor e discutir os modelos e teorias actuais da percepção e atenção. Além do enquadramento teórico serão também abordadas as metodologias de investigação empírica da percepção e atenção no domínio da psicologia cognitiva experimental bem como as respectivas implicações e as aplicações em múltiplos domínios.
Os estudantes serão capazes de compreender os temas de percepção e atenção abordados, descrever as teorias mais representativas e as respectivas implicações teóricas e práticas.
INTRODUÇÃO:
1. Conceitos gerais de Perceção e de Atenção.
2. O problema da deteção e medida da sensação. Métodos da psicofísica e teoria de deteção do sinal.
PERCEPÇÃO
1. Perceção Visual. Fenómenos básicos: Identificação e localização de objetos; Cor; Orientação; Movimento e forma. A conjugação de diferentes propriedades na perceção (binding). A perceção da profundidade.
1.1. Teorias da perceção (Gestaltismo, construtivismo, a teoria ecológica da perceção visual, abordagens computacionais e conexionistas).
1.2. Modelos de reconhecimento de objetos.
1.3. Reconhecimento de faces.
1.4. Perceção visual e a arte: pintura (e.g., desenvolvimento da perspetiva) e cinema (e.g. planos e perceção de cenas).
2. Perceção Auditiva. O sistema sensorial auditivo; fenómenos básicos da perceção auditiva; localização da origem do som; perceção e memória auditiva.
3. Perceção táctil; O sistema sensorial cutâneo; fenómenos básicos da perceção táctil; memória táctil; Braille e ilusão textura – peso;
4. A dor: perceção nociceptiva. Membro fantasma e tratamento da dor fantasma.
ATENÇÃO
1. Definições e tipos de atenção.
A) Atenção visual, atenção auditiva e atenção intermodal.
B) Atenção focal, Atenção seletiva.
1.1. Modelos de atenção seletiva
1.2. Modelos de filtro (Broadbent, Treisman);
1.3. Modelos de capacidade (Kahneman);
2. Limites absolutos e relativos de atenção seletiva.
2.1. Técnicas de investigação da atenção.
2.1.1. Tarefas de busca visual e modelos de atenção.
2.1.2. Perceção taquitoscópica e memória icónica (memória sensorial visual).
3. Controlo da atenção:
3.1. A importância do controlo da atenção (das desatenções quotidianas às doenças do controlo da atenção).
3.2. Distinção entre controlo voluntário e automático.
3.3. Atenção para intenções: memória prospetiva.
4. Avaliação da atenção. Medidas de atenção focal, atenção dividida e de manutenção da atenção ou atenção sustentada. Aplicações nos contextos da seleção de recursos humanos, da avaliação de dificuldades de aprendizagem e avaliação neuropsicológica.
PERCEÇÃO E ATENÇÃO
1. O fenómeno de “cegueira para a mudança”.
2. Perceção sem atenção. Falhas totais da perceção em condições de desatenção - Inattentional blindness - (Mack e Rock, 1998). Atenção e memória implícita.
3. Perceção e atenção intermodais.
4. Ouvir e ver: fenómenos básicos da integração de modalidades.
Recorrer-se-á a diversas demonstrações audio-visuais e à realização de pequenas recolhas de dados para demonstração experimental de fenómenos no domínio da percepção e da atenção.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 90,00 |
| Trabalho laboratorial | 10,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 90,00 |
| Frequência das aulas | 54,00 |
| Trabalho laboratorial | 18,00 |
| Total: | 162,00 |
Fórmula de classificação:
Nota = [nota de exame]*(a) + [participação em estudos laboratoriais]*(b)
a=1 ---- se não participou nos estudos (Exame vale 100%)
a=0.9 -- se participou (Exame vale 90%)
b=0 ---- se não participou nos estudos (vale 0 valores)
b=1 ----- se participou (Vale 2 valores)
Será requerida uma prova oral para a obtenção da classificação máxima (20 valores) nesta unidade curricular. Essa prova terá como resultados possíveis a manutenção da nota máxima (20 valores) ou a classificação de 19 valores.
Os estudantes com estatuto especial beneficiam dos direitos inerentes ao respectivo estatuto. Estudantes com necessidades educativas especiais devem contactar o docente no início do semestre de forma a poderem ser realizadas as adaptações necessárias.
Está prevista a melhoria de classificação de exame realizado, uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.
A classificação final na unidade curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria de classificação efetuada seguindo o regulamento da Universidade do Porto.