Código: | P410 | Sigla: | MCC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIPSI | 141 | Plano Oficial | 2 | - | 6 | 54 | 162 |
Teórica: | 2,00 |
Prática e Laboratorial: | 1,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 2,00 |
Pedro Jorge da Silva Coelho Nobre | 0,50 | ||
Nuno Miguel Soares Gaspar | 1,50 | ||
Prática e Laboratorial | Totais | 5 | 7,50 |
Pedro Jorge da Silva Coelho Nobre | 3,00 | ||
Nuno Miguel Soares Gaspar | 4,50 |
No final desta unidade curricular o estudante deve:
1 - Conhecer a pluralidade de discursos e de propostas de técnicas de intervenção psicológica no âmbito das perspectivas comportamentalistas e cognitivistas.
2 - Saber analisar criticamente as diferentes conceptualizações de: (a) funcionamento e desenvolvimento psicológicos; (b) teoria da disfuncionalidade e (c) estratégias de mudança psicológica no âmbito do behaviorismo e cognitivismo clássico;
3 - Ter adquirido conceitos referentes aos procedimentos de intervenção psicológica nos modelos teóricos considerados;
4 - Ser capaz de reflectir sobre os diferentes modelos de intervenção apresentados, tendo em consideração o seu racional e as técnicas que dele derivam.
A exposição de matérias com recurso a imagens, exemplos e demonstrações permite a aquisição de conhecimentos relativos aos modelos teóricos de intervenção comportamentais e cognitivos.
Os exercícios de role play permitem demonstrar conceitos e técnicas abordadas nas aulas teóricas facilitando a aquisição de conhecimentos relativos a procedimentos de mudança do comportamento humano. A leitura de textos clássicos e a elaboração de resumos e discussão de textos na aula permitem o contacto com o modo de expressão original dos autores mais importantes neste domínio. A visualização e discussão de vídeos constitui uma alternativa à exposição teórica, permitindo aos estudantes visualizarem a aplicação de técnicas de avaliação e intervenção comportamentais e cognitivas.
1. Breve revisão do paradigma do condicionamento clássico (Pavlov):
Revisão de conceitos básicos do condicionamento clássico: Processos de aquisição, extinção e recuperação espontânea de respostas; generalização do estímulo; discriminação; neurose experimental; condicionamento de ordem superior; factores que influenciam a resposta condicionada; tipos de condicionamento.
2. Introdução ao Behaviorismo (Comportamentalismo):
O pensamento de Jennings, Pillsbury e J. B. Watson. Crítica ao método introspectivo, defesa do abandono de conceitos mentalistas e crença na capacidade de controlo e modificação do comportamento. O condicionamento de reacções emocionais em humanos: O estudo de Watson & Reyna (1920), o caso do pequeno Albert, o início da terapia comportamental por Mary Cover Jones (1924) e o caso do pequeno Peter.
3. Técnicas comportamentais associadas ao condicionamento clássico:
O treino de relaxamento. Teorias de relaxamento. Resultados de estudos empíricos. A dessensibilização sistemática. Experiências de Wolpe. Teoria da dessensibilização sistemática. Explicações do funcionamento da dessensibilização sistemática. Prática da dessensibilização sistemática (Treino de relaxamento, construção de hierarquias e processo da dessensibilização sistemática). Aplicações e resultados.
A exposição graduada, a implosão e a imersão (prevenção de resposta)
4. O paradigma do condicionamento operante:
Os estudos de Thorndike e Skinner. Revisão dos conceitos básicos do condicionamento operante (lei do efeito, lei do exercício, reforço, punição, extinção operante, controlo do estímulo). Implicações terapêuticas.
Avaliação e conceptualização comportamental. Técnicas para a diminuição da frequência, duração, intensidade de comportamentos. Técnicas para o aumento da frequência, duração, intensidade de comportamentos.
5. Aprendizagem social: Introdução e conceitos fundamentais.
Estudo empírico de Albert Bandura de modelagem social. Estudo empírico de modelagem cognitiva. Processos cognitivos: Atenção, retenção, (re)produção e motivação. Pressupostos: Empíricos, teóricos e do funcionamento humano. Determinismo recíproco. Auto-eficácia – abordagem social cognitiva e seus pressupostos. Aprendizagem Social. Estratégias de Intervenção.
Autocontrolo: Pressupostos, conceitos e condições. Fases comuns aos modelos de Autocontrolo (Thoresen & Mahoney), de autoadministração (Kanfer) e de Autorregulação (Bandura). Implicações terapêuticas.
6. A Terapia Racional-Emotiva (RET – Rational-Emotive Therapy):
Concepção de pessoa, de perturbação psicológica e saúde na RET. Distorções cognitivas.
Emoções negativas apropriadas e emoções racionais. Aquisição e perpetuação das perturbações psicológicas. O paradigma A-B-C-D-E. Técnicas cognitivas, emotivas e comportamentais. Avaliação da RET.
7. A Terapia Cognitiva (TC) de Aaron T. Beck:
Introdução histórica. Princípios da terapia cognitiva. Características gerais da terapia cognitiva. Mecanismos de tratamento da TC. Esquemas e erros cognitivos. Características da interacção terapêutica. Métodos comportamentais e métodos cognitivos na TC. Questionamento de pensamentos automáticos. A técnica da seta descendente. Erros cognitivos. Identificação de esquemas. Decurso do tratamento da depressão através da terapia cognitiva. Conceptualização cognitiva. O modelo cognitivo (resumo). Crenças centrais e crenças intermédias. Obtenção e modificação de pensamentos automáticos. Avaliação da terapia cognitiva desenvolvida por Beck e colaboradores.
As horas de contacto com os estudantes serão ocupadas em aulas teóricas e aulas práticas.
As aulas teóricas implicam a exposição de matérias com recurso a imagens, exemplos e demonstrações.
As aulas práticas implicam: a) exercícios de role play para demonstrar conceitos e técnicas abordadas nas aulas teóricas; b) elaboração de resumos e discussão de textos na aula; c) visualização e discussão de vídeos.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Trabalho de campo | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 30,00 |
Frequência das aulas | 46,00 |
Trabalho de campo | 15,00 |
Total: | 91,00 |
Obrigatoriedade de frequências das aulas práticas.
1) a. Avaliação contínua através da realização de dois testes de avaliação. A classificação final nesta modalidade de avaliação corresponde à média aritmética da classificação obtida em ambos os testes. ou b. Realização de exame final. Qualquer uma das modalidades com ponderação de 70%.
2) Trabalho prático com ponderação de 30%.
A melhoria da classificação final é possível mediante a realização de exame final. No caso da modalidade de avaliação contínua (testes de avaliação), a melhoria da classificação só poderá ser realizada através de exame em época de recurso.