| Código: | LPSI310 | Sigla: | NEUR |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | http://moodle.up.pt |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LPSIC | 203 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 3 | - | 3 | 27 | 81 |
Introdução ao domínio da Neuropsicologia.
1. Conhecer a moderna abordagem da Neuropsicologia e Neurociências Cognitivas ao estudo do funcionamento da mente-cérebro e comportamento humanos, e identificar as suas principais características.
2. Identificar as principais características neuro-funcionais de sistemas cognitivos no adulto (seleção: processamento visuo-espacial, atenção e consciência, memória e amnésias, linguagem, cognição musical e processamento emocional), e relacioná-las com a análise cognitiva e a observação comportamental.
3. Tomar consciência das formas e impacto da lesão cerebral no indivíduo, na família e meio social, numa perspectiva de ciclo vital.
4. Ser capaz de interpretar, analisar, sintetizar e avaliar literatura especializada de grau intermédio (artigos científicos) no domínio da neuropsicologia e neurociências cognitivas, nos temas abordados.
Conhecimento da língua inglesa (escrita).
O sistema mente-cérebro e o seu estudo: enquadramento conceptual e metodológico.
A Neuropsicologia e a relevância do método da lesão, e da análise cognitiva e comportamental. Especialização funcional e neuroplasticidade.
A neuropsicologia e neurociência cognitiva de:
Processamento visuo-espacial. Agnosias. Percepção de faces e modelos neurocognitivos.
Atenção, consciência, e suas perturbações.
Sistemas de memória humana (foco funcional e neurocognitivo molar), seu desenvolvimento e perturbações.
Linguagem falada, modelos neurocognitivos.
Leitura, literacia e numeracia: sua instanciação cerebral.
Perturbações de linguagem e cognição numérica, de desenvolvimento e adquiridas.
Cognição musical e linguagem.
Processamento emocional (foco na modalidade auditiva).
Aulas semanais.
A frequência das aulas presenciais é fortemente recomendada. Caso não seja possível frequentar com regularidade as aulas semanais, o estudante deverá comunicar pessoalmente esse facto ao professor.
Componente online no sistema Moodle da UP, onde são disponibilizados materiais relevantes, incluindo guiões das sessões presenciais, leituras recomendadas e outros meios úteis: http://moodle.up.pt/ (acesso como visitante com senha “ visitaNP “).
Possibilidade de participar como sujeito em investigações em curso no Laboratório de Fala / Grupo Neurocognição e Linguagem (Grupo NCL).
Possibilidade também de efectuar uma recensão de artigos recomendados pela sua pertinência para o estudo das matérias do curso.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 90,00 |
| Participação presencial | 10,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 41,00 |
| Frequência das aulas | 28,00 |
| Trabalho escrito | 10,00 |
| Trabalho laboratorial | 2,00 |
| Total: | 81,00 |
Recomendada a frequência de pelo menos 75% das aulas efectivas.
É esperada a participação do estudante em investigações experimentais em curso, na qualidade de sujeito. É também recomendado o uso regular da Neuropsicologia Online (Moodle UP).
A avaliação é por exame final, que consiste integralmente ou em grande parte por perguntas de escolha múltipla e é realizado através do Moodle (respondendo em computador).
À participação facultativa em investigação experimental podem ser atribuídos créditos que contam para uma cota parte da classificação final. Também a elaboração de uma recensão pode ser usada em contexto de exame, sem consulta, que será classificada e ponderada para a classificação final.
Condições concretas são definidas anualmente. Salvo indicação em contrário a explicitar antes da época de avaliação em Neuropsicologia Online (Moodle), o esquema geral obedecerá à tipologia que se segue.
A classificação final é atribuída tendo em conta (1) a classificação no exame final e, no caso de ter participado numa investigação em Neuropsicologia, (2) os créditos atribuídos a essa participação. Neste último caso, a classificação final será feita tendo em conta a ponderação de 90% para o exame e 10% para a participação. Caso não tenha participado na experiência, o exame vale 100%.
Condições especiais a definir caso a caso.
Possível mediante inscrição para melhoria a efectuar no Serviço Académico. No caso de a melhoria ser no ano académico a seguir àquele em que foi obtida aprovação, além da inscrição no Serviço Académico é necessário informar o professor.
Nos termos do Regulamento para avaliação da UP, a melhoria pode ser efetuada uma única vez, até à época de recurso do ano letivo imediatamente subsequente àquele em que foi obtida aprovação e em que esta unidade curricular tenha exame (cf. Art.º 10º, ponto 1).