Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > LPSI218

Questões Aplicadas de Psicologia do Desenvolvimento

Código: LPSI218     Sigla: QAPD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSIC 65 Plano Oficial do ano letivo 2021 2 - 3 27 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2024-05-14.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular tem com objetivo aprofundar alguns dos contributos conceptuais mais consensualmente aceites na Psicologia do Desenvolvimento, enfatizando as implicações na investigação contemporânea e as aplicações para a prática psicológica e educacional. Pretende-se aiinda contribuir para um entendimento dos problemas sociais com base na evidência científica relativa ao desenvolvimento humano e para o desenvolvimento de competências de pesquisa e de sistematização de informação proveniente de fontes diversas.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre, os estudantes devem ser capazes de:

  1. Discutir problemas sociais e educativos à luz da Ciência Desenvolvimental Aplicada
  2. Diferenciar e referenciar diferentes fontes informativas (científicas, estatísticas, mass media,  …)
  3. Sistematizar informação e produzir uma síntese.

Modo de trabalho

Presencial

Programa



  1. Conceito de desenvolvimento psicológico




  2. Ciência Desenvolvimental Aplicada




  3. Padrões e princípios éticos para os investigadores do desenvolvimento propostos pela SRCD




  4. Principais marcadores desenvolvimentais da infância à adolescência



Bibliografia Obrigatória

Sarah Landy; Pathways to competence. ISBN: 1-55766-577-X
Slatter, A. M. & Quinn, P. C. (2021) (Eds). ; Developmental Psychology: Revisiting the Classic Studies., SAGE Publications, Ltd.
Diane Papalia; Experience human development. ISBN: 978-1-266-12090-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


  1. Expositivo, sob a responsabilidade da docente

  2. Estímulo da reflexão pelos estudantes acerca dos conhecimentos já adquiridos, estabelecendo a ligação com os conteúdos específicos da UC

  3. Apresentação oral e escrita de um trabalho, desenvolvido em grupo de estudantes e orientado pela docente.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 25,00
Teste 30,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 25,00
Trabalho de campo 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 27,00
Trabalho escrito 14,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Os estudantes devem estar presentes em pelo menos 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da ponderação das classificações obtidas nas seguintes componentes:

  1. Trabalho de grupo (60%), considerando as seguintes dimensões

    ◦Organização e riqueza da informação colocada no Padlet (20%)

    ◦Apresentação oral de cerca de 5 min por pessoa (20%)

    ◦Ensaio escrito com cerca de 2000 palavras (20%)

  2. Reflexão final realizada individualmente na última aula (40%).

As notas serão apresentadas na escala de 0 a 20 valores.

Para obterem aproveitamento, os estudantes devem obter pelo menos 8 valores em 20, em cada uma das componentes.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos casos em que o estatuto do estudante lhe permita não frequentar as aulas (TE, AAC...), o estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação presencial nas aulas. Contudo, o estudante deverá realizar o trabalho de grupo ou seu equivamente (ver cálculo da classificação final).
O estudante deverá portanto contactar a docente na primeira semana do semestre.

Melhoria de classificação

Apenas se aplica à componente "reflexão final" .
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-25 às 22:09:31 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico