| Código: | LPSI218 | Sigla: | QAPD |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LPSIC | 65 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 2 | - | 3 | 27 | 81 |
Esta unidade curricular tem com objetivo aprofundar alguns dos contributos conceptuais mais consensualmente aceites na Psicologia do Desenvolvimento, enfatizando as implicações na investigação contemporânea e as aplicações para a prática psicológica e educacional. Pretende-se aiinda contribuir para um entendimento dos problemas sociais com base na evidência científica relativa ao desenvolvimento humano e para o desenvolvimento de competências de pesquisa e de sistematização de informação proveniente de fontes diversas.
No final do semestre, os estudantes devem ser capazes de:
Conceito de desenvolvimento psicológico
Ciência Desenvolvimental Aplicada
Padrões e princípios éticos para os investigadores do desenvolvimento propostos pela SRCD
Principais marcadores desenvolvimentais da infância à adolescência
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 25,00 |
| Teste | 30,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 25,00 |
| Trabalho de campo | 20,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 40,00 |
| Frequência das aulas | 27,00 |
| Trabalho escrito | 14,00 |
| Total: | 81,00 |
A classificação final resulta da ponderação das classificações obtidas nas seguintes componentes:
◦Organização e riqueza da informação colocada no Padlet (20%)
◦Apresentação oral de cerca de 5 min por pessoa (20%)
◦Ensaio escrito com cerca de 2000 palavras (20%)
As notas serão apresentadas na escala de 0 a 20 valores.
Para obterem aproveitamento, os estudantes devem obter pelo menos 8 valores em 20, em cada uma das componentes.