| Código: | LPSI315 | Sigla: | ROSC II |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LPSIC | 22 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 3 | - | 3 | 27 | 81 |
Dominar a técnica de interpretação e análise dos resultados obtidos através de protocolos do Teste de Rorschach – Sistema Integrativo.
Demonstrar o dominio das metodologias de aplicação e codificação de respostas e análise dos resultados.
Integrar os resultados do Rorschach com os de outros testes no âmbito do processo de avaliação psicológica.
Capacidade para aplicar, codificar e interpretar protocolos do Teste de Rorschach.
Analisar e integrar resultados de forma coerente para conseguir compreender o funcionamento psicológico do indivíduo avaliado.
Para frequentar esta UC é aconselhado ter conhecimentos sobre a aplicação do Teste de Rorschach, a codificação das respostas e o cálculo do sumário estrutural.
A metodologia de interpretação dos resultados do Teste de Rorschach (SIR) com utilização de exercícios práticos:
- Os clusters de variáveis;
- Ordenação dos clusters pela ordem de importãncia;
- A metodologia de interpretação progressiva a partir das variáveis mais importantes relativamente a cada cluster;
- Conceptualização e integração dos resultados com informação proveniente de outras fontes;
Treino de interpretação progressiva de resultados, com protocolos de nível médio a nível elevado de dificuldade e complexidade.
Integração dos resultados do Teste de Rorschach numa avaliação psicológica realizada com diferentes metodologias.
Supervisão das competências de aplicação e de codificação e interpretação através da análise de 5 protocolos recolhidos, codificados e interpretados por cada estudante.
Os conteúdos incidem sobre a interpretação e análise dos resultados do Teste de Rorschach – Sistema Integrativo. Baseiam-se na produção bibliográfica de John Exner, Jr. sobre este tema e os resultados do estudo normativo do Rorschach na população portuguesa.
- Exposição de conteúdos sobre a metodologia de análise dos resultados.
- Discussão de casos clinicos para demonstração.
- Exposição de casos pelos estudantes com discussão pela turma.
- Supervisão dos protocolos recolhidos e analisados pelos estudantes.
- Apoio tutorial.
A exposição dos conteúdos com demonstração e a discussão dos trabalhos práticos dos estudantes promovem a aquisição de competências no dominio da utilização do Teste de Rorschach – Sistema Integrativo, em avaliação psicológica.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho laboratorial | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 34,00 |
| Frequência das aulas | 27,00 |
| Trabalho laboratorial | 20,00 |
| Total: | 81,00 |
Pré-requisito de assiduidade: frequência de 75% das aulas leccionadas. Para obtenção da frequência da UC, os estudantes terão que realizar todas as componentes da avaliação (aplicação, codificação e interpretação de 5 protocolos do Rorschach), com um mínimo de 8,5 valores para cada protocolo, desde que a média ponderada de todos os protocolos seja igual ou superior a 10 valores.
Avaliação distribuida ao longo do semestre através dos protocolos recolhidos e analisados pelos estudantes: 100%
O trabalho prático será realizado ao longo do semestre e consiste em 5 protocolos recolhidos, codificados e interpretados pelo estudante.
O estudante deve obter um mínimo de 8,5 valores (classificação de 0-20).
Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, deverão realizar as componentes de avaliação definidas anteriormente. Para tal, deverão contactar o docente, no início do semestre.