| Código: | LPSI108 | Sigla: | PAM |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/conteudos_adm.list?pct_pag_id=1009119&pct_parametros=pv_ocorrencia_id=382350 |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LPSIC | 237 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
Esta unidade curricular (UC) tem por objetivo apresentar e discutir as teorias e os modelos de aprendizagem e de memória mais influentes. Simultaneamente, esta UC foca as metodologias de investigação empírica, sobretudo as que mais contribuíram para o desenvolvimento nestes domínios da psicologia básica.
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de: (1) Identificar e caracterizar diferentes modelos, baseados em dados científicos, de aprendizagem e de memória; (2) Descrever e compreender os vários tipos de memória, capacidade, limites, além dos principais conceitos e teorias explicativas; (3) Analisar e comunicar conhecimentos desta área de saber; (4) Aplicar alguns dos conhecimentos obtidos em situações quotidianas e escolares; (5) Participar na realização de pequenos estudos experimentais nesta área de saber, integrando conhecimentos e experiência.
n/a
Aprendizagem:
(1) Habituação;
(2) Condicionamento clássico;
(3) Condicionamento operante;
(4) Aprendizagem por observação;
(5) Aprendizagem por insight;
(6) Abordagem construtivista da aprendizagem.
Memória:
(1) Introdução à memória humana; Métodos de medição da memória; Teorias e explicações do esquecimento humano;
(2) Memória sensorial visual e auditiva; Memória a curto prazo (MCP); Memória operatória (MO);
(3) Memória a longo prazo (MLP); Processos de consolidação na MLP; Processos de recordação na MLP;
(4) Memória autobiográfica; Défices de memória e excessos de memória;
(5) Conclusão: A centralidade da memória na identidade pessoal e na personalidade.
1-Aulas; 2-Leituras obrigatórias e complementares, observação de filmes e pequenos vídeos, participação em experiências; 3-Estudo pessoal e discussão em grupo.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 90,00 |
| Frequência das aulas | 54,00 |
| Trabalho laboratorial | 18,00 |
| Total: | 162,00 |
A classificação final é o resultado:
Os estudantes devem obter 10 valores em 20 para serem aprovados.
n/a
Aplicável, somente no caso da lei geral e se as normas em vigor o permitirem. Os estudantes nestas condições devem informar o docente na primeira aula.
Os trabalhos especiais apenas estão previstos para estudantes com NEE que não podem frequentar as aulas no todo ou em parte, podendo os trabalhos a realizar serem adaptados a cada caso especial. Podem ainda realizar trabalhos especiais os estudantes Erasmus se o solicitarem na primeira aula.
Nos termos do Regulamento para avaliação da UP, a melhoria de classificação do exame final pode ser efetuada uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que foi obtida aprovação (Art.º 17º).
Os recursos e as actividades a desenvolver na UC LPSI108 ficarão centradas no sigarra.