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Psicologia da Aprendizagem e da Memória

Código: LPSI108     Sigla: PAM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/conteudos_adm.list?pct_pag_id=1009119&pct_parametros=pv_ocorrencia_id=382350
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSIC 237 Plano Oficial do ano letivo 2021 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular (UC) tem por objetivo apresentar e discutir as teorias e os modelos de aprendizagem e de memória mais influentes. Simultaneamente, esta UC foca as metodologias de investigação empírica, sobretudo as que mais contribuíram para o desenvolvimento nestes domínios da psicologia básica.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de: (1) Identificar e caracterizar diferentes modelos, baseados em dados científicos, de aprendizagem e de memória; (2) Descrever e compreender os vários tipos de memória, capacidade, limites, além dos principais conceitos e teorias explicativas; (3) Analisar e comunicar conhecimentos desta área de saber; (4) Aplicar alguns dos conhecimentos obtidos em situações quotidianas e escolares; (5) Participar na realização de pequenos estudos experimentais nesta área de saber, integrando conhecimentos e experiência.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

n/a

Programa

Aprendizagem:

(1) Habituação;

(2) Condicionamento clássico;

(3) Condicionamento operante;

(4) Aprendizagem por observação;

(5) Aprendizagem por insight;

(6) Abordagem construtivista da aprendizagem.


Memória:
(1) Introdução à memória humana; Métodos de medição da memória; Teorias e explicações do esquecimento humano;

(2) Memória sensorial visual e auditiva; Memória a curto prazo (MCP); Memória operatória (MO);

(3) Memória a longo prazo (MLP); Processos de consolidação na MLP; Processos de recordação na MLP;

(4) Memória autobiográfica; Défices de memória e excessos de memória;

(5) Conclusão: A centralidade da memória na identidade pessoal e na personalidade.

Bibliografia Obrigatória

Anderson John R.; Learning and memory. ISBN: ISBN 0-471-24925-4
Baddeley Alan; Memory. ISBN: 978-1-84872-001-5
Jane Mellanby; Education and learning. ISBN: 978-1-118-48361-9
John D. Bransford; How people learn. ISBN: 0-309-07036-8
Phelps; Davachi; Stevens' handbook of experimental psychology and cognitive neuroscience (4th ed. Vol 1). New York: John Wiley & Sons, Inc., J. T. Wixted, 2018
Pinto Amâncio da Costa; Psicologia da aprendizagem e memória. ISBN: 978-989-8148-80-3
Schacter Daniel L.; Searching for memory. ISBN: ISBN 0-465-07552-5

Observações Bibliográficas

A indicação de artigos científicos complementares será feita no final de cada aula ou capítulo do programa e indicada nos sumários respectivos.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1-Aulas; 2-Leituras obrigatórias e complementares, observação de filmes e pequenos vídeos, participação em experiências; 3-Estudo pessoal e discussão em grupo.

Software

Não aplicável a esta UC

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Ciências da Saúde > Neurociências > Neuropsicologia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia experimental

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 90,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho laboratorial 18,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para a obtenção de frequência, a assiduidade nas aulas práticas é obrigatória (70%). A assiduidade nas aulas teóricas não é obrigatória mas é altamente recomendável na medida em que o conhecimento aí adquirido se reflecte na prova escrita quando, por exemplo, são feitas referências apropriadas ás discussões ocorridas nas aulas em que participaram.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é o resultado:

  1. Avaliação por exame final (100%);

Os estudantes devem obter 10 valores em 20 para serem aprovados.

Trabalho de estágio/projeto

n/a

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplicável, somente no caso da lei geral e se as normas em vigor o permitirem. Os estudantes nestas condições devem informar o docente na primeira aula.

Os trabalhos especiais apenas estão previstos para estudantes com NEE que não podem frequentar as aulas no todo ou em parte, podendo os trabalhos a realizar serem adaptados a cada caso especial. Podem ainda realizar trabalhos especiais os estudantes Erasmus se o solicitarem na primeira aula.

Melhoria de classificação

Nos termos do Regulamento para avaliação da UP, a melhoria de classificação do exame final pode ser efetuada uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que foi obtida aprovação (Art.º 17º).

Observações

Os recursos e as actividades a desenvolver na UC LPSI108 ficarão centradas no sigarra.

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