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Psicologia do Pensamento e da Linguagem

Código: LPSI106     Sigla: PPL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=4741
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSIC 253 Plano Oficial do ano letivo 2021 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Introdução ao domínio da Psicologia do Pensamento e da Linguagem.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Conhecer, a nível introdutório, os principais conceitos, problemas e métodos da psicologia do pensamento e linguagem, enquanto pilar de formação básica em ciência psicológica.

2. Conhecer as principais fases da realização de um estudo experimental em resultado de participar enquanto sujeito em investigações em curso no Laboratório de Fala, e ser capaz de sobre essa participação exercer reflexão avaliativa.

3. Conhecer e ser capaz de explicar ou produzir demonstrações de efeitos psicológicos selecionados relativos ao pensamento e à linguagem (e.g., heurísticas de tomada de decisão, integração audio-visual, percepção categorial).

4. Ser capaz de interpretar, analisar e sintetizar textos específicos no domínio, de nível de especialização inicial ou intermédia, e de estabelecer relações entre os conhecimentos adquiridos e situações da vida corrente em que a sua aplicação possa ser relevante.

5. Conhecer as principais convenções da escrita científica em psicologia e ser capaz de as utilizar, no todo ou em parte.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

É recomendado um bom domínio da língua inglesa.

Programa

Psicologia do Pensamento e da Linguagem enquanto áreas da Psicologia Cognitiva.

Processos de domínio específico e processos de domínio geral.

Resolução de problemas.

Julgamento em condições de incerteza.

Raciocínio.

Cultura, pensamento e linguagem.

Linguagem falada e linguagem escrita.

Produção e percepção de fala.

Léxico mental e compreensão.

Aquisição da linguagem.

 

Bibliografia Obrigatória

Michael W. Eysenck; Cognitive psychology. ISBN: 978-1-84872-416-7

Observações Bibliográficas

Em complemento a esta bibliografia principal, são recomendados artigos recentes sobre temáticas específicas publicados em revistas científicas de qualidade reconhecida.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas semanais em grande grupo (circa 150 estudantes), práticas semanais em subgrupo (circa 30 cada) e quando possível participação individual enquanto sujeito em investigações em curso no Laboratório de Fala, preferencialmente ligada a projectos financiados.

Componente online no sistema Moodle da UP, onde são disponibilizados materiais relevantes, incluindo guiões das sessões presenciais, leituras recomendadas e outros meios úteis: http://moodle.up.pt/. Acesso como visitante com senha “ visitaPPL “.

Possibilidade de efectuar uma recensão de artigos recomendados pela sua pertinência para o estudo das matérias do curso.

A participação em pelo menos 75% das aulas é recomendada nas aulas presenciais de grande grupo (expositivas, ditas teóricas), e obrigatória nas aulas de pequeno grupo (práticas).

Software

Socrative
Moodle

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Exame 70,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 4,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 4,00
Estudo autónomo 98,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho laboratorial 2,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

É obrigatória a presença em pelo menos 75% das aulas práticas previstas.


É bem-vinda a participação do estudante em investigações em curso, na qualidade de sujeito.


É recomendada a frequência regular das aulas expositivas de grande grupo.


É também recomendado o uso regular regular da disciplina online, especialmente a componente de auto-avaliação (questões de escolha múltipla).


 


A participação nas aulas expositivas em grande grupo implica a adopção de um código de conduta adequado, nomeadamente manter o silêncio excepto para intervenções dirigidas ao professor e colegas em geral, e abster-se de comentários privados.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é atribuída numa escala de 20 valores tendo em conta (1) a classificação no exame final, (2) a classificação do trabalho prático quando aplicável (por exemplo, os estudantes a frequentar a unidade curricular pela primeira vez) e, no caso de ter participado numa experiência em PPL, (3) os créditos atribuídos a essa participação.

São exigidos mínimos de 35% no exame e no trabalho prático, não compensáveis entre si.

A nota para aprovação é de 10 valores.

Condições específicas são definidas anualmente. Salvo indicação em contrário a explicitar antes da época de avaliação, o esquema geral obedecerá à tipologia que se segue.

No caso de um estudante que tenha feito o trabalho prático no ano académico em curso ou no ano imediatamente anterior, e que tenha obtido créditos no ano em curso, a ponderação será respectivamente de 70% + 20% +10% (2 valores). Um estudante que apenas tenha feito trabalho prático: 80% + 20%. Um estudante dispensado de práticas, e sem nota prática válida*, que tenha obtido créditos: 90% + 10% (2 valores). Um estudante dispensado de práticas, e sem nota prática válida*,  que não tenha obtido créditos: 100%.

O exame final é realizado através do Moodle (em computador) e consiste em grande parte por perguntas de escolha múltipla.

*Uma nota prática é válida no ano em que é obtida e no ano imediatamente a seguir. Após esse prazo, deixa de poder ser usada para o cálculo da classificação final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Condições especiais a definir caso a caso.

Melhoria de classificação

A melhoria de nota é possível através da repetição do exame de acordo com o determinado no Regulamento de Avaliação Discente da UP, e requer registo prévio na Secretaria. Tratando-se de exames por turnos através do Moodle, os estudantes deverão também informar o professor da sua intenção de realizar exame de melhoria.

 

Nos termos do Regulamento para avaliação da UP, a melhoria pode ser efetuada uma única vez, até à época de recurso do ano letivo imediatamente subsequente àquele em que foi obtida aprovação e em que esta unidade curricular tenha exame (cf. Art.º 10º, ponto 1).

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