Psicologia Diferencial da Inteligência e da Personalidade
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta UC tem como objetivo contribuir para a formação de estudantes que lhes permita:
-
- Organizar, sistematizar e estruturar os conhecimentos adquiridos relativos aos constructos da inteligência e personalidade e das diferenças em função do grupo de pertença, hierarquizando-os em função do seu nível de importância e generalidade;
-
Utilizar os conhecimentos para recolher e analisar criticamente novos dados científicos (teóricos e empíricos) e não científicos, com recurso a diferentes fontes de informação e métodos.
-
Aplicar os conhecimentos adquiridos na elaboração ou avaliação de propostas de intervenção e investigação em diferentes domínios de especialização da Psicologia.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do semestre/UC, os/as estudantes devem ser capazes de
- Conhecer as principais perspetivas teóricas da inteligência e da personalidade;
- Conhecer e organizar, de acordo com a sua relevância, os principais resultados empíricos relativos às diferenças individuais na inteligência e personalidade, em particular em função do género, nível socioeconómico, etnia, geração e cultura;
- Compreender as principais perspetivas e os principais resultados empíricos referentes à origem das diferenças individuais na inteligência e personalidade;
- Saber realizar pesquisa e revisão da literatura teórica e empírica que permita atualização de conhecimentos de forma autónoma e adequada no domínio;
- Reconhecer as vantagens e limitações associadas ao método diferencial ou correlacional;
- Ser capazes de discutir, de forma crítica e fundamentada, as implicações sociais, éticas e políticas dos conhecimentos adquiridos, nomeadamente na sua aplicação em propostas de intervenção e/ou investigação em diferentes domínios de especialização da Psicologia
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Antecedentes, objeto, objetivos, métodos e evolução da Psicologia Diferencial.
Inteligência - Perspetivas teórias: psicométricas, fatoriais ou diferenciais, cognitivas e abrangentes ou contemporâneas. Diferenças intergrupais: nível socioeconómico, etnia, género e geração.
Personalidade - Perspetivas teóricas: breve referência às perspetivas psicodinâmica, humanista/existencialista e sociocognitiva e perspetiva disposicional/fatorial. Relaçao com outros construtos: inteligência, emoções e bem-estar. Diferenças intergrupais: género, geração e cultura.
Origem das diferenças: hereditariedade e estruturas cerebrais (estudos de adoção e gémeos e especialização hemisférica) e meio (família, escola, projetos de intervenção, estudos de resiliência psicológica).
Bibliografia Obrigatória
Almeida, L. S., Guisande, M. A. & Ferreira, A. I. ; Inteligência : perspectivas teóricas. , Almedina, 2009. ISBN: 978-972-40-3631-1
Hansenne Michel;
Psicologia da personalidade. ISBN: 972-796-126-6
Sternberg Robert J. 340;
Personality and intelligence. ISBN: 0-521-42835-1
Andrade Cláudia;
Olhares sobre a psicologia diferencial. ISBN: 978-989-730-058-5
Sternberg, R. J., & Kaufman, S. B.; The Cambridge handbook of intelligence, Cambridge University Press, 2011
Ordem dos Psicólogos Portugueses; Linhas de orientação para a prática profissional no âmbito da intervenção psicológica com pessoas LGBTQ, 2020 (https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/linhasorientacao_lgbtq.pdf)
Bibliografia Complementar
R.J. Sternberg & S. B.Kaufman, ; The Cambridge Handbook of Intelligence . , Cambridge University Press. , 2011
P. G. Corr, & G. Matthews. ; The Cambridge Handbook of Personality., Cambridge University Press., 2009
Meyer; Prejudice, social stress, and mental health in lesbian, gay, and bisexual populations: Conceptual issues and research evidence, 2003 (Meyer, I. H. (2003). Prejudice, social stress, and mental health in lesbian, gay, and bisexual populations: Conceptual issues and research evidence. Psychological Bulletin, 129, 674–697. https://doi.org/10.1037/0033- 2909.129.5.674)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Exposição teórica de conteúdos, com recurso a outras atividades (e.g., vídeos) que permitam a promoção da participação e discussão
- Estudo autónomo de pesquisa e revisão de referências bibliográficas para aprofundamento e complementariedade dos conteúdos lecionados
- Trabalho prático de aprofundamento e aplicação dos conteúdos realizada em grupo
- Avaliação: a componente teórico é avaliada de forma distribuída através da realização de dois testes de avaliação distribuída com 2 perguntas para resposta breve e uma para resposta de desenvolvimento. É necessária a obtenção de 8.5 no primeiro teste para poder fazer o segundo. Os/as estudantes têm aprovação se em média obtiverem pelo menos a classificação de 10 valores nos dois testes. Em alternativa, na época de recurso, podem fazer por exame com 4 perguntas para resposta direta e de desenvolvimento. Tanto num caso como no outro, avaliação distribuída ou exame na época de recurso, as perguntas para resposta direta avaliam o domínio de conteúdos específicos e a pergunta para resposta de desenvolvimento avalia a capacidade de discussão e argumentação.A ponderação da componente teórica é de 70% A componente teórico prática é tem a ponderação de 30%. A O trabalho prático, realizado em grupo, pretende avaliar a capacidade de aplicar conhecimentos teóricos e empíricos associados à Psicologia Diferencial e ao método correlacional: é priveligiada a análise da biografia de uma pessoa escolhida pelo grupo à luz da inteligência e/ou personalidade, devendo existir aplicação de conteúdos, mas também leituras adicionais exploradas de forma autónoma..
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia diferencial
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
70,00 |
| Trabalho prático ou de projeto |
30,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
60,00 |
| Frequência das aulas |
54,00 |
| Trabalho de campo |
48,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A assiduidade nas aulas teóricas não é contemplada na avaliação, mas a/o estudante terá que frequentar 75% das aulas teórico-práticas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação: exame com perguntas para resposta direta e de desenvolvimento com ponderação de 70% + trabalho prático com ponderação de 30%. As perguntas para resposta direta avaliam o domínio de conteúdos específicos e a pergunta para resposta de desenvolvimento avalia a capacidade de discussão e argumentação. O trabalho prático, realizado em grupo, pretende avaliar a capacidade de aplicar conhecimentos teóricos e empíricos associados à Psicologia Diferencial e ao método correlacional.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes e beneficiários de estatutos equiparáveis deverão realizar as provas e avaliações no mesmo dia dos estudantes de regime geral.
Aconselham-se os estudantes abrangidos por regimes especiais a virem falar com a docente no início do semestre.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final é possível mediante a realização de exame final. A melhoria da classificação só poderá ser realizada uma única vez até à época de recurso do ano subsequente àquele em que é realizada a UC e que tenha exame previsto.
O trabalho prático não é passível de melhoria.