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Psicologia da Paz, do Conflito e da Violência

Código: LPSI219     Sigla: PVCP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSIC 32 Plano Oficial do ano letivo 2021 2 - 3 30 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2024-02-20.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Compreensão da história e fundamentos da Psicologia da Paz, da violência e do conflito
- Desenvolvimento de um olhar crítico e tecnicamente fundamentado a propósito dos fenómenos enquadráveis neste campo do saber 
- Aprendizagem a respeito da principais teorias e práticas neste domínio, assim como dos seus conceitos fundamentais
- Compreensão da aplicabilidade da Psicologia neste âmbito aos níveis micro, meso e macro

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre os estudantes deverão:

 

- Ter aprendido os principais fundamentos teóricos e históricos da Psicologia da Paz e ser capazes de tecer considerações pertinentes e fundamentadas sobre o enquadramento psicossocial e crítico de fenómenos como a desigualdade social, a pobreza e a violência (direta e estrutural) nas suas diversas formas;

- Dominar as principais correntes teóricas neste domínio, suas fragilidades e potencialidades.

- Conhecer as principais estratégias interventivas utilizadas neste campo de conhecimento e respetiva evidência científica associada;

- Compreender a importância estratégica que a psicologia pode desempenhar na abordagem dos fenómenos associados à paz, à violência e ao conflito e dominar as possibilidades interventivas que ela oferece sabendo adaptá-las aos diversos contextos locais, regionais e transnacionais.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Enquadramento sociohistórico da violência enquanto constante antropológica;


- Os diferentes tipos de violência e de conflito, suas definições e contornos;



  1. Universo teórico, sua história e figuras mais relevantes, potencialidades e fragilidades: Psicologia da Paz, da Guerra e do conflito; Psicologia crítica; Psicologia política; Psicologia comunitária.

  2. Objetos


- Globalização e o seu impacto social associado a fenómenos como a exclusão ou o desemprego estrutural e processos de interação simbólica associados;


- Desigualdade social, pobreza e violência estrutural e associadas, nomeadamente políticas como a criminalização da pobreza ou o securitarismo;


- A Guerra, o genocídio, o terrorismo, a violência de Estado, respetivos determinantes e lógicas no xadrez geoestratégico;



  1. Estratégias de ação


Discussão crítica de possibilidades interventivas como a resolução de conflitos e as estratégias pautadas pela Psicologia da não-violência, o ativismo social e a atividade de claimsmaking.

Bibliografia Obrigatória

Aquilar, F. & Galluccio, M. (Eds); Psychological and political strategies for peace negotiation
Blumberg, H. H.; Hare, A. P. & Costin, A. ; Peace Psychology: a comprehensive introduction
Christie, D. (Ed.); The Encyclopedia of Peace Psychology
Dutton, D. ; The psychology of genocide, massacres, and extreme violence: Why normal people come to commit atrocities
Malley Morrison, K., McCarthy, S. & Hines, D. ; International handbook of war, torture, and terrorism (Peace Psychology Book Series).
Malley Morrison, K., Mercurio, A. & Twose, G. ; ). International handbook of peace and reconciliation (Peace Psychology Book Series)
McNair, R. ; The Psychology of Peace: an introduction

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino assentam numa matriz integrada que combina:

- Método expositivo das principais teorias, conceitos e objetos e respetiva discussão em formato aberto (em pequeno e grande grupo);

- Trabalho de grupo, respectiva apresentação e discussão em sala de aula.

- Análise e discussão crítica de materiais pedagógicos (textos, vídeos, notícias, documentários, etc)

- Aulas com convidados especialistas 

Palavras Chave

Ciências da Saúde
Humanidades
Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 50,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 29,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho escrito 2,00
Elaboração de projeto 20,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

A avaliação é distribuída sem exame final. Faz-se com base num trabalho de grupo e num trabalho individual escrito, sendo que cada uma das componentes tem a ponderação de 50% e 50% na classificação final, respetivamente. Para obter aprovação na UC é necessário um mínimo de 8 valores em cada componente, sendo 10 valores a média final imprescindível.

Fórmula de cálculo da classificação final

O somatório das classificações alcançadas nas diferentes componentes de avaliação:
- desempenho nos trabalhos de grupo - 50%;
- trabalho inidvidual final - 50%

Todas as classificações serão expressas numa escala entre 0 e 20 valores.

Não está prevista a melhoria de classificação para nenhuma das componentes.
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