| Código: | LPSI219 | Sigla: | PVCP |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LPSIC | 32 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 2 | - | 3 | 30 | 81 |
- Compreensão da história e fundamentos da Psicologia da Paz, da violência e do conflito
- Desenvolvimento de um olhar crítico e tecnicamente fundamentado a propósito dos fenómenos enquadráveis neste campo do saber
- Aprendizagem a respeito da principais teorias e práticas neste domínio, assim como dos seus conceitos fundamentais
- Compreensão da aplicabilidade da Psicologia neste âmbito aos níveis micro, meso e macro
No final do semestre os estudantes deverão:
- Ter aprendido os principais fundamentos teóricos e históricos da Psicologia da Paz e ser capazes de tecer considerações pertinentes e fundamentadas sobre o enquadramento psicossocial e crítico de fenómenos como a desigualdade social, a pobreza e a violência (direta e estrutural) nas suas diversas formas;
- Dominar as principais correntes teóricas neste domínio, suas fragilidades e potencialidades.
- Conhecer as principais estratégias interventivas utilizadas neste campo de conhecimento e respetiva evidência científica associada;
- Compreender a importância estratégica que a psicologia pode desempenhar na abordagem dos fenómenos associados à paz, à violência e ao conflito e dominar as possibilidades interventivas que ela oferece sabendo adaptá-las aos diversos contextos locais, regionais e transnacionais.
- Os diferentes tipos de violência e de conflito, suas definições e contornos;
- Globalização e o seu impacto social associado a fenómenos como a exclusão ou o desemprego estrutural e processos de interação simbólica associados;
- Desigualdade social, pobreza e violência estrutural e associadas, nomeadamente políticas como a criminalização da pobreza ou o securitarismo;
- A Guerra, o genocídio, o terrorismo, a violência de Estado, respetivos determinantes e lógicas no xadrez geoestratégico;
As metodologias de ensino assentam numa matriz integrada que combina:
- Método expositivo das principais teorias, conceitos e objetos e respetiva discussão em formato aberto (em pequeno e grande grupo);
- Trabalho de grupo, respectiva apresentação e discussão em sala de aula.
- Análise e discussão crítica de materiais pedagógicos (textos, vídeos, notícias, documentários, etc)
- Aulas com convidados especialistas
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 50,00 |
| Trabalho prático ou de projeto | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 29,00 |
| Frequência das aulas | 30,00 |
| Trabalho escrito | 2,00 |
| Elaboração de projeto | 20,00 |
| Total: | 81,00 |