Psicometria e Teorias da Avaliação Psicológica
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Introdução à Psicometria e fundamentos teóricos e técnicos da Avaliação Psicológica.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
1. Compreender o papel da Avaliação Psicológica na Ciência Psicológica.
2. Compreender a dimensão técnica da Psicometria e especificamente a importância dos métodos estatísticos na construção de instrumentos de avaliação psicológica e na interpretação dos resultados da avaliação psicológica.
3. Dominar os principais conceitos e técnicas da Psicometria de modo a avaliar criticamente as propriedades psicométricas dos instrumentos de avaliação psicológica.
4. Conhecer instrumentos de avaliação paradigmáticos (escalas de inteligência de Wechsler; inventário de personalidade NEO-PI-R) e compreender as suas bases técnicas.
5. Refletir sobre as questões deontológicas levantadas pela Avaliação Psicológica.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Componente Teórica:
1. Introdução à Avaliação Psicológica (AP): definições, conceitos, resenha histórica
2. Processo de avaliação: componentes e estrutura
3. Psicometria: Teoria Clássica dos Testes (CTT)
3.1. Papel da estatística na AP
3.2. Interpretação dos resultados dos testes
3.3. Fidelidade
3.4. Validade
3.4.1. Conteúdo
3.4.2. Padrões de convergência e divergência
3.4.3. Critério
3.5. Análise de itens
4. Psicometria: introdução à Teoria de Resposta ao Item (IRT)
5. Questões metodológicas da elaboração dos testes
5.1. Construção, estandardização, e estudos normativos
5.2. Tradução e adaptação de instrumentos
6. A deontologia da AP
Componente Teórico-Prática:
1. Entrevista como ferramenta transversal na AP
2. Exercícios de cálculo e interpretação das propriedades psicométricas de instrumentos de AP
3. Trabalhos práticos sobre aplicação, cotação e interpretação de resultados de testes paradigmáticos (escalas de inteligência de Wechsler; inventário de personalidade NEO-PI-R)
Bibliografia Obrigatória
Susana Urbina;
Essentials of psychological testing. ISBN: 978-1-118-68048-3
Groth-Marnat, G., & Wright, A.; Handbook of Psychological Assessment (6th ed.), Wiley, 2016
Bibliografia Complementar
Furr, M. R., & Bacharach, V. R.; Psychometrics: An introduction (2nd ed.), Sage, 2014
Revelle, W.; An introduction to psychometric theory with applications in R, 2019 (http://www.personality-project.org/r/book/)
Harris Cooper;
APA handbook of research methods in psychology. ISBN: 978-1-4338-1003-9
Tenko Raykov;
Introduction to psychometric theory. ISBN: 978-0-415878227
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Na componente teórica será utilizada uma metodologia expositiva, apoiada por suportes visuais, a ser complementada por leituras autónomas dos estudantes.
Na componente teórico-prática haverá momentos expositivos e trabalho acompanhado dos estudantes (individual/grupo) envolvendo software de estatística para o cálculo de indicadores psicométricos (e.g., SPSS, JASP, jMetrik), bem como o manuseamento dos manuais técnicos e materiais de instrumentos de avaliação psicológica tendo em vista a aplicação, cotação e interpretação de resultados de avaliação.
Software
JASP Team (2023). JASP (Version 0.17) [Computer software]. https://jasp-stats.org/
Meyer, P. (2018). jMetrik (Version 4.1.1) [Computer Software]. https://itemanalysis.com/jmetrik-download/
IBM SPSS Statistics for Windows, Version 29.0. Armonk, NY: IBM Corp
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
50,00 |
| Trabalho escrito |
50,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
54,00 |
| Frequência das aulas |
54,00 |
| Trabalho escrito |
54,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Para obtenção da frequência na UC, os estudantes terão que realizar as duas componentes de avaliação (teórica e teórico-prática), com um mínimo de 8 valores em cada, desde que a média ponderada de todas as componentes seja igual ou superior a 9,5 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída com exame final, com os seguintes elementos:
1. Componente teórica (nota mínima 8 valores):
1.1. Exame final: 50% da nota final
2. Componente teórico-prática (nota mínima 8 valores):
2.1. Trabalho de grupo: relatório escrito de aplicação, cotação e interpretação de instrumentos de avaliação psicológica: 50% da nota final
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estudantes abrangidos por estatutos especiais (e.g., Trabalhadores-Estudantes) poderão realizar a componente prática em condições adaptadas de avaliação (realização de trabalho individualmente em vez de ser feito em grupo), devendo solicitar esse formato de avaliação ao docente no início do semestre.
Melhoria de classificação
Melhoria da classificação da componente teórica (exame) pode ser realizada nos termos dos regulamentos em vigor.