| Código: | LPSI207 | Sigla: | PE |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=3766 |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LPSIC | 187 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 2 | - | 6 | 54 | 162 |
Dar a conhecer o contributo da Psicologia da Educação e modelos teóricos afins para o estudo e compreensão do comportamento e desenvolvimento do ser humano em contextos educativos
Promover o desenvolvimento de uma perspectiva integrada sobre a Psicologia da Educação e as suas relações com outros domínios e áreas da psicologia, ao nível teórico e aplicado.
Pretende-se que os estudantes:
Conheçam o contributo da Psicologia da Educação para o estudo e compreensão do comportamento e desenvolvimento do ser humano em contextos educativos.
Desenvolvam uma perspectiva integrada sobre a Psicologia da Educação e as suas relações com outros domínios e áreas da psicologia, ao nível teórico e aplicado.
Adquiram conhecimentos sobre o processo de ensino e aprendizagem, nos diferentes contextos educativos e em diferentes períodos do desenvolvimento, bem como sobre teorias e modelos relevantes para a sua compreensão.
Relacionem a psicologia da educação com outras áreas do saber e com áreas de intervenção.
Apliquem os conhecimentos adquiridos em tarefas praticas.
2. Contextos educativos I: Escolas & contextos formais
a. Aprendizagem nas suas dimensões sociocognitivas, metacognitivas e socioemocionais
3. Contextos educativos II: Famílias
a.A perspectiva educacional na parentalidade.
Exposições teóricas pela docente. Reflexão em pequeno grupo e/ou elaboração de sinteses escritas a partir de tópicos abordados na aula e a respeito de artigos recomendados. Exercícios de análise e de aplicação, feitos na aula em pequenos grupos. Visionamento de videos e discussão.
Estudos de caso em pequeno grupo.
Entrevistas a psicólogos da educação
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho prático ou de projeto | 60,00 |
| Exame | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 44,00 |
| Frequência das aulas | 56,00 |
| Elaboração de projeto | 24,00 |
| Trabalho de campo | 8,00 |
| Trabalho escrito | 30,00 |
| Total: | 162,00 |
Os estudantes deverão estar presentes pelo menos em 3/4 das aulas teorico-praticas
Sugere-se a participação nas actividades propostas durante as aulas que poderão incluir atividades a realizar na plataforma moodle.
Detalhes sobre as atividades e avaliação das mesmas serão comunicados nas primeiras aulas
A nota final (NF) corresponde à nota obtida em quatro componentes de avaliação, a saber:
a) Um trabalho realizado ao longo do semestre em pequeno grupo, avaliado de 0 a 20 valores (com peso de 60% na nota final).
b) Um exame final, na escala de 0 a 20 valores, que corresponderá a 40% da nota final.
Os estudantes devem obter pelo menos 8 valores em 20, em cada componente.
Serão aprovados os estudantes com nota final igual ou superior a 9,5 valores (em 20).
Os estudantes que usufruam de regimes especiais devem contactar a docente durante a primeira semana de aulas para definir o modelo de avaliação.
Os trabalhadores estudantes que não frequentem as aulas praticas terão a possibilidade de um exame final.
Os e as estudantes podem submeter-se a melhoria da sua classificação apenas na componente de avaliação correspondente à Parte Teórica.
A classificação da parte teórica corresponde à classificação obtida na realização de um exame final individual (40%).
Tendo em conta as características de avaliação e de ocupação da parte Prática desta unidade curricular não está contemplada a melhoria da classificação na referida componente Prática (60%). Considera-se a classificação anteriormente obtida.
A classificação final na unidade curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria de classificação efetuada.
Os e as estudantes poderão inscrever-se em exame para melhorar a nota da componente de exame final, uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e desde que a unidade curricular tenha exame previsto.