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Psicologia da Educação

Código: LPSI207     Sigla: PE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=3766
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSIC 187 Plano Oficial do ano letivo 2021 2 - 6 54 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2024-06-06.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Dar a conhecer o contributo da Psicologia da Educação e modelos teóricos afins para o estudo e compreensão do comportamento e desenvolvimento do ser humano em contextos educativos

Promover o desenvolvimento de uma perspectiva integrada sobre a Psicologia da Educação e as suas relações com outros domínios e áreas da psicologia, ao nível teórico e aplicado.


Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes:
Conheçam o contributo da Psicologia da Educação para o estudo e compreensão do comportamento e desenvolvimento do ser humano em contextos educativos.  
Desenvolvam uma perspectiva integrada sobre a Psicologia da Educação e as suas relações com outros domínios e áreas da psicologia, ao nível teórico e aplicado.
Adquiram conhecimentos sobre o processo de ensino e aprendizagem, nos diferentes contextos educativos e em diferentes períodos do desenvolvimento, bem como sobre teorias e modelos relevantes para a sua compreensão.
Relacionem a psicologia da educação com outras áreas do saber e com áreas de intervenção.
Apliquem os conhecimentos adquiridos em tarefas praticas.



Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Quadros conceptuais atuais em Psicologia da Educação: Abordagens sistémicas e ecológicas.

    1. O desenvolvimento humano e os contextos educativos

    2. Princípios e pressupostos da atuação do psicólogo educacional

    3. Níveis de apoio e abordagens sistemáticas: Sistemas Multinível de Suporte

    4. Papel do psicólogo educacional




2. Contextos educativos I: Escolas & contextos formais

a. Aprendizagem nas suas dimensões sociocognitivas, metacognitivas e socioemocionais



  1. Processos educativos

  2. Processos relacionais

  3. Clima escolar, diversidade sociocultural, equidade e inclusão


 3. Contextos educativos II: Famílias

a.A perspectiva educacional na parentalidade.


           



  1. Relações entre sistemas:


a. Modelos de relação família-escola
b. Modelos de trabalho em equipa, desenvolvimento profissional e parcerias

Bibliografia Obrigatória

Sprinthall Norman A.; Psicologia educacional. ISBN: 972-9241-37-6
Bronfenbrenner, U., & Morris, P. A. ; The ecology of developmental processes, 1998
I. B. Weiner, Series Ed; Handbook of psychology: Volume 7: Educational psychology , Reynolds, W. M., & Miller, G. E. (Eds.). , 2003
Vygotsky, L. S. ; Educational Psychology., Boca Raton, FL: CRC Press, 1997
William M. Reynolds; Educational psychology. ISBN: 0-471-17669-9
John D. Bransford; How people learn. ISBN: 0-309-07036-8
Judith L. Meece; Handbook of research on schools, schooling, and human development. ISBN: 978-0-8058-5948-5
Mahoney et al; Systemic Social and Emotional Learning: Promoting Educational Success for All Preschool to High School Students, 2020. ISBN: http://dx.doi.org/10.1037/amp0000701

Observações Bibliográficas

Additional references will be provided during classes

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposições teóricas pela docente. Reflexão em pequeno grupo e/ou elaboração de sinteses escritas a partir de tópicos abordados na aula e a respeito de artigos recomendados. Exercícios de análise e de aplicação, feitos na aula em pequenos grupos. Visionamento de videos e discussão. 
Estudos de caso em pequeno grupo.
Entrevistas a psicólogos da educação

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho prático ou de projeto 60,00
Exame 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 44,00
Frequência das aulas 56,00
Elaboração de projeto 24,00
Trabalho de campo 8,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os estudantes deverão estar presentes pelo menos em 3/4 das aulas teorico-praticas
Sugere-se a participação nas actividades propostas durante as aulas que poderão incluir atividades a realizar na plataforma moodle.
Detalhes sobre as atividades e avaliação das mesmas serão comunicados nas primeiras aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final (NF) corresponde à nota obtida em quatro componentes de avaliação, a saber:


a) Um trabalho realizado ao longo do semestre em pequeno grupo, avaliado de 0 a 20 valores (com peso de 60% na nota final).
b) Um exame final, na escala de 0 a 20 valores, que corresponderá a 40% da nota final. 

Os estudantes devem obter pelo menos 8 valores em 20, em cada componente.


Serão aprovados os estudantes com nota final igual ou superior a 9,5 valores (em 20).


Provas e trabalhos especiais



Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que usufruam de regimes especiais devem contactar a docente durante a primeira semana de aulas para definir o modelo de avaliação.
Os trabalhadores estudantes que não frequentem as aulas praticas terão a possibilidade de um exame final.


Melhoria de classificação

 

Os e as estudantes podem submeter-se a melhoria da sua classificação apenas na componente de avaliação correspondente à Parte Teórica.

A classificação da parte teórica corresponde à classificação obtida na realização de um exame final individual (40%).

Tendo em conta as características de avaliação e de ocupação da parte Prática desta unidade curricular não está contemplada a melhoria da classificação na referida componente Prática (60%). Considera-se a classificação anteriormente obtida. 

A classificação final na unidade curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria de classificação efetuada.

Os e as estudantes poderão inscrever-se em exame para melhorar a nota da componente de exame final, uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e desde que a unidade curricular tenha exame previsto.

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