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Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Dados Gerais

Código Oficial: 9494
Sigla: MICF
Descrição:  

Diplomas

  • Mestrado em Ciências Farmacêuticas (300 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Estudos Básicos de Ciências Farmacêuticas (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Anatomia e Histologia

MI071206 - ECTS

A Unidade Curricular de Anatomia-Histologia tem como principal objetivo o ensino da constituição e estrutura do corpo humano, organizado por sistemas. Assim, o estudante deverá adquirir conhecimento de conceitos e terminologia de cariz anatómico e histológico sobre o Corpo Humano. Fomentar-se-á a aprendizagem na diferenciação celular e na integração das células em unidades organizativas mais complexas como tecidos, órgãos e sistemas e seu contributo para um determinado efeito. Os estudantes deverão ainda saber correlacionar o conhecimento da estrutura com a função que a célula/tecido desempenha nos sistemas locomotor, cardiovascular, linfático, respiratório, digestivo, reprodutor, urináro, nervoso e endócrino, bem como dos órgãos dos sentidos.

Em conjunção com a componente laboratorial, os estudantes deverão ser capazes de identificar e localizar peças anatómicas e fazer a caracterização dos diversos tipos de tecidos presentes nos órgãos e sistemas relacionando as características anatomo-histológicas com a função do sistema em estudo. Esta UC confere aos estudantes bases de conhecimento sobre o Corpo Humano, essenciais na formação do Farmacêutico e que são necessárias para o estudo de UCs do MICF tais como  fisiologia humana, fisiopatologia e farmacoterapia, farmacologia, hematologia, toxicologia, cuidados farmacêuticos e bioquímica clínica. 

No âmbito das competências transversais, esta UC tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e aquisição de competências  que são relevantes no exercício da atividade profissional, nomeadamente: i) Competências Cognitivas: pensamento analítico, crítico, reflexivo e criativo; ii) Competências Metodológicas: gestão de tempo, capacidade de resolução de problemas, capacidade de planeamento e competências digitais; iii) Competências Sociais: comunicação interpessoal e trabalho colaborativo, comunicação com outros profissionias de saúde (Médicos, enfermeiros, Nutricionistas, Pscicólogos, etc) e com os utentes na Farmácia comunitária ou com os cidadãos em geral.

Biofísica e Física Farmacêutica

MI231104 - ECTS

A unidade curricular de Biofísica e Física Farmacêutica tem como objetivo expor ao estudante um conjunto de conhecimentos estruturados e conceitos fundamentais de física e interligá-los com os fenómenos químicos e biológicos; desenvolver espírito crítico necessário à sua análise e interpretação;  fornecer experiência básica no tipo de medições físicas que conduzem a resultados quantitativos de interesse para as Ciências Farmacêuticas.

Biologia Celular

MI071102 - ECTS

Pretende-se que o estudante:

  • Adquira e consolide conhecimento sobre os conceitos básicos da Biologia Celular/Bioquímica, e as principais metodologias experimentais para o estudo da célula.
  • Compreenda as características estruturais comuns a todas as células eucarióticas: organização interna e funcional, expressão e transmissão da informação genética, estrutura e função de proteínas.
  • Compreenda a complexidade molecular, estrutural e funcional da célula.
  • Atinja os objetivos propostos de uma forma gradual ao longo do semestre.

No âmbito das competências transversais, esta Unidade Curricular tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das seguintes:

  • Competências Cognitivas: pensamento analítico, crítico, reflexivo e criativo;
  • Competências Metodológicas: gestão de tempo, capacidade de planeamento e competências digitais;
  • Competências Sociais: comunicação interpessoal de informação científica e trabalho colaborativo.

 

Farmacêutico e Sociedade

MI231103 - ECTS

Principais objetivos de aprendizagem:

  • Integrar os estudantes no plano de estudos do MICF, levando-os a conhecer e compreender os seus objetivos de formação ao nível dos conhecimentos científicos e técnicos a adquirir, das competências e atitudes a desenvolver, assim como dos princípios de ética e de consciência social que caracterizam a profissão de Farmacêutico. Implementar metodologia de elaboração de portfólio digital, no contexto dos objetivos do MICF; 
  • Contextualizar o plano de estudos e os objetivos do MICF nos conhecimentos, competências e atitudes dos Farmacêuticos definidas em Diretiva Europeia, nos "Atos da Profissão de Farmacêutico" da “Ordem dos Farmacêuticos” e em documentos de organismos internacionais, nomeadamente da “International Pharmaceutical Federation” (FIP);
  • Relacionar o Mestrado em Ciências Farmacêuticas com a Profissão de Farmacêutico, contribuindo para a formação da identidade profissional e científica do futuro farmacêutico;
  • Identificar as atuais atividades farmacêuticas nos diferentes domínios do exercício profissional e científico, contextualizando-as na evolução histórica da profissão e num provável desenvolvimento futuro da mesma;
  • Fundamentar os conceitos básicos relacionados com o medicamento, no contexto do seu enquadramento histórico, assim como das principais formas farmacêuticas e vias de administração
  • Promover a reflexão sobre a Deontologia, com especial incidência na prática farmacêutica.
  • Implementar metodologia de elaboração de portfólio digital, no contexto dos objetivos do MICF

No âmbito das competências transversais, esta Unidade Curricular tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências:

  • Cognitivas: pensamento reflexivo e criativo;
  • Metodológicas: capacidade de planeamento e competências digitais;
  • Sociais: comunicação interpessoal e trabalho colaborativo.

Matemática e Bioestatística Aplicada

MI231101 - ECTS

Como objetivos de aprendizagem, pretende-se que o aluno adquira conhecimentos:

  1. básicos da ferramenta de software Microsoft EXCEL;
  2. básicos para resolver problemas que envolvam a organização de dados em forma tabular, utilizando operações matriciais;
  3. básicos da teoria de probabilidades, necessários à exposição da matéria sobre inferência estatística;
  4. de estatística descritiva;
  5. de variáveis aleatórias e distribuições de probabilidades;
  6. de algumas das distribuições discretas e contínuas univariadas, com aplicação nas áreas das ciências da saúde;
  7. de várias técnicas de inferência estatística; em particular, que o aluno conheça o modelo matemático subjacente e as hipóteses que esse modelo pressupõe;
  8. de escolha e aplicação de técnicas estatísticas a problemas concretos na área das Ciências Naturais e da Saúde;
  9. de conceitos básicos de cálculo a situações concretas da área das Ciências da Saúde - função exponencial e função logaritmica, taxas de variação e derivação, gráficos de funções e integração.


Adicionalmente pretende-se que o aluno desenvolva  competências transversais tais como espírito crítico, capacidade de interpretação e comunicação dos resultados obtidos por análise estatística.

Química Geral e Inorgânica

MI071105 - ECTS

Os objetivos definidos para a unidade curricular de Química Geral e Inorgânica prendem-se naturalmente com o seu papel elementar, generalista e de suporte pedagógico, mas a sua abordagem e desenvolvimento será consequência do nível específico de conhecimentos exibido pelos alunos, e da sua subsequente evolução. Por outro lado, e tendo em consideração a importância que a Química Geral e Inorgânica poderá ter com vista à obtenção de uma formação sólida e interdisciplinar na área das Ciências Farmacêuticas, o seu programa e as matérias em estudo terão em consideração proporcionar aos estudantes conhecimentos de química relacionáveis, na medida do possível , com o exercício da actividade farmacêutica.

Assim, como objetivos definidos à priori salientam-se:

a) Revisão, uniformização e consolidação de conhecimentos basilares em química, sendo dado um relevo especial à componente inorgânica.

b) Sistematização de conceitos e desenvolvimento das capacidades de identificação, interpretação e resolução de problemas associados com fenómenos ou reacções químicas.

c) Divulgação de conhecimentos mais avançados em áreas diversas da química e estabelecimento, sempre que possível, de ligações com o exercício da actividade farmacêutica.

d) Motivação dos alunos para a necessidade de complementar e consolidar as matérias ministradas ou para o acesso a novos conhecimentos, através do recurso a material bibliográfico, bases de dados, informação disponível na Internet, etc.

Bioquímica

MI231209 - ECTS

Pretende-se que os alunos adquiram bons conhecimentos das estruturas e processos bioquímicos fundamentais que os ajudem a compreender, por exemplo, a patologia associada a certas disfunções e lhes sirvam de apoio à melhor compreensão dos conteúdos de outras disciplinas como Microbiologia, Hematologia, Imunologia, Fisiologia, Farmacologia e Toxicologia.

Bibliografia aconselhada:
Devlin, Biochemistry With Clinical Correlations, 8ª ed., 2019;
Halpern, Bioquímica. Organização Molecular da Vida, 2008 (Lidel);
Lehninger, Principles of Biochemistry, 8ª ed., 2021;
McKee, Biochemistry, The Molecular Basis of Life, 5ª ed., 2011;
Stryer, Biochemistry, 9ª ed., 2019

 

Fisiologia Humana

MI231206 - ECTS

Analisar e interpretar o funcionamento do corpo humano, numa perspetiva de interação entre células, órgãos e sistemas que resultam de um processo de evolução por seleção natural.

Discutir cientificamente os mecanismos que operam e coordenam funções vitais, estabelecendo conexões com conhecimentos anteriores de biologia, bioquímica, anatomia e histologia.

Promover o conhecimento do funcionamento normal do corpo humano, introduzindo conceitos essenciais para a futura compreensão de alterações fisiopatológicas e de estratégias terapêuticas.

Aplicar o método científico nas aulas laboratoriais, promovendo o planeamento, condução e análise de experiências fisiológicas, bem como a interpretação, discussão e comunicação de resultados.

Promover o desenvolvimento de capacidades de trabalho em equipa, de forma equilibrada com o desenvolvimento de capacidades de autonomia de raciocínio, de decisão e de concretização.

Química Analítica

MI071208 - ECTS

A Química Analítica como unidade curricular nuclear do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas pretende contribuir de uma forma sólida e integrada para a formação na área da química do futuro farmacêutico e mestre em Ciências farmacêuticas.
Visa fornecer conceitos e competências que permita compreender e explicar os princípios da química analítica, a sua interligação a conceitos ministrados em outras unidades curriculares do Mestrado integrado e a sua importância no âmbito do controlo de qualidade em Ciências Farmacêuticas.

Assim, como objetivos de aprendizagem:

Gerais:

Interligação dos conceitos dos sistemas químicos de ácido-base, oxidação-redução, complexação e solubilidade com alguns fenómenos biologicos e o seu papel no desenvolvimento de fármacos.

Formação teórica e prática necessária para a compreensão e resolução da metodologia analitica aplicada no controlo de amostras reais, de origem biológica, farmacêutica, ambiental ou alimentar.

Capacidade para selecionar os procedimentos apropriados para o desenho, aplicação e avaliação de reagentes, soluções, e métodos analiticos.

Estimar os riscos associados à utilização de substâncias químicas e processos de laboratório

Estimar a fiabilidade dos resultados analiticos e sua avaliação critica.

Especificos:

Conhecimento dos sistemas de equilíbrio químicos (ácido-base, oxidação-redução e complexação, solubilidade) em solução. Aplicação deste conhecimento para a análise quantitativa de substâncias de origem biológica e química.

Importância da garantia da qualidade e validação de métodos a nível da produção de fármacos e controle laboratorial nas diferentes áreas.

Química Orgânica I

MI071101 - ECTS

Classificar as reações dos compostos orgânicos, e caracterizar os aspetos estruturais que conferem e influenciam a sua reatividade e respetivas propriedades físico-químicas.
Compreender as reações químicas e justificar mecanisticamente os factos ocorridos.
Aplicar o conhecimento da reatividade dos diferentes grupos funcionais com vista à obtenção de novos compostos, isto é projetar os conhecimentos adquiridos na síntese orgânica, nomedamente na sintese de potenciais fármacos.
Adquirir o conceito de geometria das moléculas no espaço associado ao estudo da estereoquímica.
Estimular e desenvolver as capacidades de reflexão e crítica, através da realização de exercícios de revisão e aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Aprender técnicas de obtenção, isolamento, purificação e controlo de pureza de amostras de origem diversa, que são habitualmente usadas no controlo de qualidade de medicamentos e síntese de fármacos.
Desenvolver capacidades e atitudes científicas nomeadamente de raciocínio dedutivo, rigor, trabalho em equipa e de observação. Planear experiências laboratoriais, organizar e interpretar dados experimentais.
Aplicar as regras de segurança laboratoriais e as boas práticas de utilização do material e equipamento.
Desenvolver a capacidade de iniciativa experimental, crítica e de autoavaliação das experiências efetuadas. Elaborar relatórios precisos e reprodutíveis.

Química-Física

MI071207 - ECTS

A unidade curricular Química-Física tem como objetivo geral o estudo de três grandes áreas da Química-Física: a termodinâmica, a cinética e sistemas heterogéneos. Pretende-se que, com o conteúdo programático proposto, o estudante adquira os conhecimentos de Termodinâmica, de Cinética e o estudo de sistemas heterogéneos necessários para o entendimento de fenómenos químicos, bioquímicos e tecnológicos do âmbito de unidades curriculares lecionadas posteriormente. A termodinâmica compreende, assim, o estudo da termodinâmica química – apresentação dos conceitos termodinâmicos e sua aplicação na área da química, e o estudo da termodinâmica bioquímica – sua aplicação no conhecimento e interpretação termodinâmica de fenómenos biológicos, farmacológicos e microbiológicos e, consequentemente, sua aplicação nas áreas das ciências da vida e da biotecnologia. No que respeita à cinética compreende não só o estudo da cinética e catálise química mas também da cinética enzimática (catálise e inibição). No âmbito dos sistemas heterogéneos serão abordados os sistemas formados por duas pseudofases (micelas e sistemas membranares ou formados por vesículas) com interesse do ponto de vista da tecnologia farmacêutica ou como sistemas que permitam o estudo da distribuição, biodisponibilidade e mecanismo de ação de compostos com interesse farmacêutico (fármacos, tóxicos).

Bioquímica do Metabolismo

MI232110 - ECTS

Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimento sobre:

  • as vias metabólicas das principais moléculas biológicas (hidratos de carbono, lípidos, aminoácidos e nucleótidos);
  • os mecanismos de regulação metabólica;
  • a inter-relação entre as diferentes vias metabólicas;
  • as adaptações metabólicas durante o ciclo jejum-alimentado e após exercício físico;
  • as alterações metabólicas associadas a algumas patologias.

Aquisição da metodologia experimental necessária à caracterização e avaliação de funções bioquímicas desempenhadas por estruturas sub-celulares (mitocôndrias).
Desenvolvimento de boas práticas da utilização de todo o equipamento laboratorial.

Genética Molecular

MI072111 - ECTS

Estudo dos mecanismos básicos que permitem a transmissão da informação contida no DNA, tendo em conta os processos de replicação, transcrição, processamento e tradução. Análise das modificações que podem ocorrer no DNA por mecanismos de recombinação, mutação, transposição, transdução e agentes víricos. Estudo dos mecanismos que permitem a reparação do DNA. O estudo da regulação da expressão genética em procariotas e eucariotas, bem como os mecanismos moleculares associados à indução do cancro, tendo em conta a existência de oncogenes e anti-oncogenes e a sua relação com a regulação do ciclo celular, de forma a que sejam compreendidas e analisadas as consequências resultantes das modificações da expressão de genes e suas proteínas. Utilidade das técnicas de DNA recombinante e as suas aplicações na clonagem e identificação de genes, na avaliação da expressão génica, no diagnóstico de doenças, na produção de drogas e vacinas e na terapia génica.

Métodos Instrumentais de Análise

MI232112 - ECTS

As substâncias químico/biológicas naturais, semissintéticas e sintéticas, bem como os dispositivos instrumentais que apresentam potencial benefício na proteção e promoção da saúde humana constituem o axioma da especialização e atividade farmacêutica. O profissional farmacêutico encontra-se assim comprometido com a descoberta, avaliação dos efeitos, produção, proposta e divulgação, dispensa e regulação do uso dessas substâncias com segurança e eficácia. De acordo com esse desígnio profissional, pretende-se dotar o formando dos conhecimentos básicos e competências no conhecimento e utilização da instrumentação laboratorial mais comum para aquilatar da qualidade das substâncias químico/biológicas e dos respetivos efeitos, seja em contexto de investigação, de produção em escala com critérios de qualidade, de simples seguimento laboratorial da sua aplicação em ensaios clínicos, ou ao serviço da saúde pública. De modo mais abrangente, esta unidade curricular visa a preparação de profissionais farmacêuticos com capacidade crítica relativamente a informação científica de proveniência experimental.

Para atingir este fim, estabelecem-se dois objetivos complementares:

- Capacitar o formando na utilização racional das técnicas e métodos instrumentais baseadas no comportamento físico da matéria para caracterização e quantificação biológica e química, nomeadamente a interação com a luz, as propriedades eletricas e as características intrínsecas de tamanho, carga e solubilidade.

- Capacitar o formando no uso das ferramentas estatísticas/informáticas que, segundo as normas ICH Q2 e EURACHEM/CITAC, certificam e aferem a qualidade da metodologia instrumental e, por conseguinte, a informação por esta viabilizada.

Microbiologia Geral

MI072217 - ECTS

A unidade curricular de Microbiologia Geral é a primeira da área da Microbiologia, do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas. Pretende-se nesta unidade curricular, sensibilizar os estudantes para a relevância da Microbiologia na área das Ciências da Vida com ênfase particular na área de conhecimento da Bacteriologia. O programa teórico pretende iniciar os estudantes no estudo dos princípios básicos da Microbiologia, relacionando o mundo microbiano com a biosfera contemplando hospedeiros e ambiente. Pretende ainda aprofundar de forma integrada os conhecimentos sobre a ultra-estrutura e metabolismo da célula bacteriana, bem como genética de bactérias e princípios de terapêutica antibacteriana. O programa laboratorial pretende transmitir aos estudantes, metodologias laboratoriais típicas do estudo da microbiologia (caracterização morfológica, estudo metabólico, genética bacteriana e suscetibilidae aos antimicrobianos) ilustrando, do ponto de vista experimental, conceitos abordados nas aulas teóricas.

Química Orgânica II

MI071209 - ECTS

Estudo dos princípios básicos da Química Orgânica relevantes para o estudante de Ciências Farmacêuticas e para o profissional farmacêutico. Desenvolvimento do pensamento e espírito crítico utilizando exemplos e exercícios que envolvem moléculas mais simples e evoluem para as moléculas farmacêuticas e bioquímicas. Compreensão e previsão do comportamento dos compostos de carbono recorrendo à representação de mecanismos reacionais. Estudo das principais famílias orgânicas. Aquisição da metodologia experimental básica utilizada no esclarecimento estrutural, quer por via química, quer por via espectrométrica. Evolução da postura do aluno no laboratório, desenvolvendo as boas práticas de utilização do material e equipamento, ao mesmo tempo que adquire uma maior consciência das regras de segurança laboratorial.

Bromatologia e Análises Bromatológicas

MI232216 - ECTS

A disciplina de Bromatologia e Análises Bromatológicas visa proporcionar uma formação teórica e laboratorial sobre os alimentos, desde a sua composição até sua ação no organismo humano. Assim como, as questões alimentares prementes na sociedade atual, nomeadamente, qualidade e segurança alimentar, alergias e intolerâncias e interações entre nutrientes e medicamentos. O ensino proposto baseia-se em aulas teóricas interligadas com laboratoriais, levando o aluno a correlacionar informação diferente através da discussão de problemas concretos, com o intuito de:

1 - Despertar nos alunos motivações e atitudes científicas, nomeadamente, de racionalidade, rigor, consistência no saber, gestão do tempo, trabalho de equipa, interpretação dos dados obtidos e espírito crítico.

2 – Conhecer o significado e abrangência da bromatologia e a estreita ligação entre análises bromatológicas e a regulamentação Alimentar, tanto em Portugal, como na Europa e no mundo. Destacar a relevância da amostragem e da standardização dos métodos analíticos nas análises bromatológicas.

3 – Evidenciar a relevância da bromatologia e análises bromatológicas no âmbito das ciências farmacêuticas, desde a fundação da Escola de farmácia até à atualidade. Assim, como a sua inclusão no ato farmacêutico.

4 - Conhecer a distribuição em macro e micronutrientes nos alimentos, bioacessibilidade/absorção de nutrientes,  interações benéficas ou prejudiciais entre nutrientes e medicamentos, alergias e intolerâncias, padrões nutricionais. Preparação de amostras, execução e interpretação de análises bromatológicas para obter informação da composição dos alimentos e da sua transformação bioquímica durante a produção, maturação e armazenamento, assim como, assegurar a autenticidade dos alimentos.

5 - Consciencializar os alunos para a função do alimento na saúde das populações, um campo da saúde que em muitas circunstâncias está esquecido, mas que é da maior relevância no aconselhamento farmacêutico. E também para a importância da segurança alimentar no Mundo de hoje e os perigos que podem pôr em causa a segurança alimentar (aditivos, contaminantes, pesticidas, resíduos de drogas veterinárias, compostos tóxicos resultantes do processamento dos alimentos). Efeitos de uma exposição contínua a baixas doses ao longo da vida.  

Farmacologia I

MI073229 - ECTS

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Ao concluir esta unidade curricular, o estudante deve entender os princípios gerais da Farmacologia, nomeadamente os mecanismos gerais de interação fármaco/recetor e as formas qualitativas e quantitativas de caracterizar a ação dos fármacos. Deverá ainda conhecer os princípios gerais da farmacocinética, entendendo como o organismo, através dos mecanismos de metabolização ou através das barreiras, condiciona a ADME (Absorção, Distribuição, Metabolização e Excreção) dos fármacos. Espera-se ainda que seja capaz de entender os principais fatores que influenciam a resposta populacional a um fármaco e interpretá-las à luz dos princípios gerais da farmacodinamia e da farmacocinética.
No âmbito da Farmacologia Especial de órgãos e sistemas, espera-se que o estudante identifique os principais locais de intervenção farmacológica em neurofarmacologia, conheça os principais grupos de fármacos e as bases farmacológicas para a sua utilização em farmacoterapia com base em fisiopatologias especificas.


Imunologia

MI072113 - ECTS

Principais objetivos de aprendizagem:
Pretende-se que os estudantes desenvolvam a capacidade de:

  • Compreender as noções básicas sobre os componentes que constituem os tecidos e órgãos envolvidos na resposta imunológica.
  • Conhecer a composição dos diferentes constituintes celulares e moleculares presentes nos fluidos biológicos associados à resposta imunológica.
  • Adquirir competências na metodologia experimental básica utilizada na determinação de parâmetros imunológicos, com ênfase nos mecanismos de proteção induzidos por vacinas e nas reações alérgicas a fármacos.
  • Reconhecer a importância da imunoterapia no contexto da saúde.

Competências transversais:
Esta Unidade Curricular visa contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências:

  • Competências cognitivas: pensamento analítico, crítico, reflexivo e criativo.
  • Competências metodológicas: gestão de tempo, capacidade de planeamento e competências digitais.
  • Competências sociais: comunicação interpessoal e trabalho colaborativo.

Ao longo do semestre, espera-se que o estudante apresente uma evolução na prática experimental, adquirindo maior autonomia e capacidade de aplicação dos conhecimentos a novas situações.

Métodos Instrumentais de Análise II

MI072218 - ECTS

Química Farmacêutica I

MI072220 - ECTS

Nesta UC pretende-se que os estudantes adquiram os princípios gerais em química farmacêutica e medicinal e contatem com as fontes, metodologias e estratégias usadas para obtenção de novos fármacos e assim sejam capazes de propor modificações moleculares, interpretar a relação estrutura-atividade (REA), metabolismo e mecanismos de ação a nível molecular para diversos grupos de fármacos.

Com este objetivo pretende-se que os estudantes:

* usem uma terminologia apropriada para explicar os conceitos químicos, farmacológicos e terapêuticos básicos;

* adquiram, compreendam, apliquem e analisem informações sobre a estrutura química de fármacos e a relação com as aplicações terapêuticas, como ferramenta para a descoberta de novos fármacos;

* selecionem um candidato a fármaco adequado com base no conhecimento das propriedades químicas, físicas de uma molécula;

* apliquem o conhecimento de características estruturais para prever mecanismos, efeitos adversos, metabolismo, solubilidade, características ácido/base, potenciais interações medicamentosas e efeitos terapêuticos de potenciais fármacos.

* ter uma perceção dos métodos computacionais

* entender a gestão da propriedade intelectual

* entender a análise Farmacêutica na descoberta, desenvolvimento e produção de medicamentos e matérias-primas; no controlo de qualidade de medicamentos e matérias-primas; na monitorização de fármacos.

Devem adquirir uma visão geral do processo de desenvolvimento de fármacos do ponto de vista industrial e sobre ensaios clínicos e segurança.

Mais particularmente, a nível das classes terapêuticas abordadas, os estudantes devem ser capazes de:

* adquirir uma panorâmica da química farmacêutica e medicinal dos fármacos quimioterápicos;

* identificar a classificação química e/ou farmacológica a que um fármaco pertence com base no farmacóforo;

* prever aplicações terapêuticas para fármacos individuais com base no conhecimento da classificação química e/ou farmacológica e com base na relação estrutura-atividade (REA) e as características estruturais responsáveis pela interação a alvos biológicos;

* selecionar dentro de uma classe química e/ou farmacológica um composto-líder com base em características estruturais que afetam a absorção, a distribuição, o metabolismo e a excreção;  
As aplicações terapêuticas deverão ser orientadas para as atividades previstas no Ato Farmacêutico.

 A nível de estudos de caso de compostos bioativos em investigação, os estudantes deverão ser capazes de, em contexto de investigação, saber aplicar os conhecimentos adquiridos e a sua capacidade de compreensão, assim como de resolução de problemas, em situações novas e não familiares, a contextos alargados e multidisciplinares.

Com aulas de aplicação de conceitos, os estudantes terão oportunidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas ou multidisciplinares, desenvolver soluções e serem capazes de comunicar as suas conclusões, assim como os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.

Na componente laboratorial é pretendido que adquiram competências em técnicas comuns usadas nos laboratórios de química farmacêutica e medicinal e relacionadas com as temáticas abordadas nas aulas teóricas. Mais se pretende que os estudantes adquiram uma base experimental de interpretação de conceitos teóricos nomeadamente reconhecimento molecular e fatores que influenciam a atividade de fármacos (pH, log P, solubilidade); assim como adquiram conhecimentos sobre metodologias utilizadas no isolamento e síntese  de fármacos tendo em conta uma coordenação programática com a matéria das aulas teóricas.

Tecnologia Farmacêutica I

MI072219 - ECTS Proporcionar aos estudantes o conhecimento da terminologia e dos conceitos usados em Tecnologia Farmacêutica, conhecimentos técnico-científicos gerais inerentes aos medicamentos e, em particular, à Tecnologia Farmacêutica dos medicamentos apresentados sob formas farmacêuticas sólidas – pós, granulados, comprimidos, comprimidos revestidos e cápsulas –, de modo a conferir-lhes as necessárias bases científicas e competências profissionais, nomeadamente na formulação, preparação, controlo de qualidade, armazenamento, conservação e dispensa destes medicamentos.

Alimentação e Saúde

MI233122 - ECTS

Os temas escolhidos e a forma de os apresentar nas aulas, aos estudantes, visam:

  1. a) informar os estudantes para a importância da alimentação (dieta) no estado geral do indivíduo, a nível de saúde e bem estar; motivá-los a implementar esses cuidados e a divulgar esses conhecimentos a pessoas próximas e até usar essas informações a nível profissional, sempre que se adeque. O principal objetivo é aumentar o nível de conhecimento na área, apresentando exemplos para facilitar a aquisição desse conhecimento.
  2. b) preparar os estudantes, enquanto técnicos de Saúde, para o desempenho da profissão junto da Comunidade;
  3. c) incentivar os estudantes a desenvolver a informação obtida em diferentes fontes, transmitindo-a de forma clara, simples e elucidativa à Comunidade; e
  4. d) fornecer aos estudantes conhecimentos de alimentação e nutrição que lhes permitam incluir no aconselhamento farmacêutico, a alimentação e a dietoterapia, tão relevante nalgumas patologias.

Serão também tratados os problemas da sustentabilidade ambiental e a influência na saúde dos seres vivos e na qualidade dos alimentos disponíveis. Serão igualmente abordados os problemas da disponibilidade de alimentos, a One Health, as alterações climáticas e a economia circular, sempre com a preocupação na saúde das populações

Sempre que possível serão convidados peritos nas diferentes áreas de estudo da UC, nomeadamente profissionais da Farmácia Comunitária, da Farmácia Hospitalar e da área legislativa. Deste modo os estudantes têm contacto com as diferentes áreas de trabalho relacionadas com a UC, adquirindo mais competências para futuras escolhas profissionais.

Farmacologia II

MI074132 - ECTS

A unidade curricular (UC) de Farmacologia II está integrada numa sequência de UCs onde constam a Farmacologia I e a Fisiopatologia e Farmacoterapia I e II. No seu conjunto, estas UCs têm como objetivos gerais ajudar o estudante a:

  1. Compreender o modo de atuação dos fármacos no Homem;
  2. Compreender os fatores que condicionam a permanência dos fármacos no organismo e a conhecer os métodos que permitem calcular as doses e ajustar os regimes posológicos para garantir a manutenção das concentrações adequadas para se obterem os efeitos terapêuticos desejados;
  3. Compreender a ocorrência de efeitos secundários e explicar os que decorrem de respostas farmacodinâmicas previsíveis;
  4. Compreender a variabilidade interindividual na resposta aos fármacos em função de fatores genéticos e não genéticos;
  5. Conhecer os alvos farmacológicos mais explorados para fins terapêuticos, os fármacos mais representativos de cada classe e os contextos em que são usados clinicamente;
  6. Compreender os aspetos gerais das patologias que constituem as indicações principais de cada grupo de fármacos.

Neste contexto, a UC de Farmacologia II tem como objetivo global capacitar os estudantes dos conhecimentos científicos necessários, nas atitudes profissionais adequadas e nas competências técnicas exigíveis para desenvolverem, de modo autónomo, atividades que integram o conteúdo do Ato Farmacêutico, nomeadamente, interpretação e avaliação de prescrições médicas; consulta sobre medicamentos de uso humano e comunicação junto de profissionais de saúde e de doentes/cuidadores, de modo a promover a sua correta utilização; acompanhamento da dispensa e utilização de medicamentos de uso humano e de dispositivos médicos.

Como objetivos específicos, a UC Farmacologia II pretende capacitar o estudante de conhecimento farmacológico e farmacoterapêutico consistente e crítico, atitudes e competências técnicas nas áreas da farmacologia cardiovascular e endócrina. Assim, em cada capítulo pretende-se que os estudantes desenvolvam a capacidade de conhecer:

  1. Os diferentes mecanismos fisiopatológicos das doenças e os objetivos terapêuticos das diversas intervenções farmacológicas e não farmacológicas;
  2. Os fármacos de referência de cada classe terapêutica;
  3. O contexto histórico da descoberta dos fármacos de referência e as limitações farmacodinâmicas e farmacocinéticas que condicionaram e/ou condicionarão o aparecimento de novos fármacos de cada classe;
  4. Os fundamentos farmacodinâmicos decorrentes da atuação em cada alvo;
  5. Os principais efeitos farmacológicos resultantes dessa atuação;
  6. As indicações terapêuticas presentes e perspetivas futuras de novos fármacos ou de novas indicações.

No âmbito das competências transversais, esta UC tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de:

  • Competências cognitivas: pensamento analítico, crítico, reflexivo e criativo;
  • Competências metodológicas: seleção criteriosa de informação relevante, gestão de tempo e capacidade de planeamento;
  • Competências sociais: comunicação interpessoal (oral e escrita) e trabalho colaborativo.

Fitoquímica e Farmacognosia I

MI072216 - ECTS

Conhecimento das vias metabólicas da biossíntese vegetal (particularmente da via acetato e da via chiquimato).
Enquadramento dos specialized nos grupos químicos e nas linhas biossintéticas de origem.
Conhecimento de fármacos de origem natural, oficinais ou não:
- com ação farmacológica e usados na terapêutica;
- contendo metabolitos com interesse para a indústria farmacêutica, que os transforma por semissíntese em moléculas farmacologicamente ativas;
- relevantes para tecnologia farmacêutica e alimentar.

Química Farmacêutica II

MI073121 - ECTS
Em continuidade da unidade curricular de Química Farmacêutica I, pretende-se que:

- para diversos tipos de fármacos os estudantes sejam capazes de interpretar e prever a relação estrutura-atividade (REA), o metabolismo, assim como interpretar os mecanismos de ação a nível molecular dos grupos de fármacos.

- as aplicações terapêuticas sejam relacionadas com as atividades previstas no Ato Farmacêutico. 

- nas aulas laboratoriais sejam adquiridos conhecimentos sobre as metodologias utilizadas na síntese e na análise de fármacos tendo em conta uma coordenação programática com a matéria das aulas teóricas.

Com este objetivo pretende-se que os estudantes:

* usem uma terminologia apropriada para explicar os conceitos químicos, farmacológicos e terapêuticos básicos;

* adquiram, compreendam, apliquem e analisem informações sobre a estrutura química de fármacos e a relação com as aplicações terapêuticas, como ferramenta para a descoberta de novos fármacos;

* selecionem um candidato a fármaco adequado com base no conhecimento das propriedades químicas, físicas de uma molécula;

* apliquem o conhecimento de características estruturais para prever mecanismos, efeitos adversos, metabolismo, solubilidade, características ácido/base, potenciais interações medicamentosas e efeitos terapêuticos de potenciais fármacos.

Mais particularmente, a nível das classes terapêuticas abordadas, os estudantes serão capazes de:

* adquirir uma panorâmica da química farmacêutica e medicinal dos fármacos quimioterápicos;

* identificar a classificação química e/ou farmacológica a que um fármaco pertence com base no farmacóforo;

* prever aplicações terapêuticas para fármacos individuais com base no conhecimento da classificação química e/ou farmacológica e com base na relação estrutura-atividade (REA) e as características estruturais responsáveis pela interação a alvos biológicos;

* selecionar dentro de uma classe química e/ou farmacológica um composto-líder com base em características estruturais que afetam a absorção, a distribuição, o metabolismo e a excreção. 

A nível de estudos de caso de compostos bioativos em investigação, os estudantes deverão ser capazes de, em contexto de investigação, saber aplicar os conhecimentos adquiridos e a sua capacidade de compreensão, assim como de resolução de problemas, em situações novas e não familiares, a contextos alargados e multidisciplinares.

Com aulas de aplicação de conceitos e o trabalho de comunicação em painel, os estudantes terão oportunidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas ou multidisciplinares, desenvolver soluções e serem capazes de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.

Na componente laboratorial é pretendido que adquiram competências em técnicas comuns usadas nos laboratórios de química farmacêutica e medicinal e relacionadas com as temáticas abordadas nas aulas teóricas. Mais se pretende que os estudantes adquiram uma base experimental de interpretação de conceitos teóricos, assim como adquiram conhecimentos sobre metodologias utilizadas na síntese e análise de fármacos (farmacopeica) tendo em conta uma coordenação programática com a matéria das aulas teóricas.

Tecnologia Farmacêutica II

MI073124 - ECTS

A unidade curricular tem como objectivo dotar os alunos da capacidade de preparar as formulações do receituário clínico, permitindo-lhes assumir responsabilidade industrial no que respeita ao grupo das soluções, emulsões, dispersões coloidais e suspensões.

Bacteriologia

MI073122 - ECTS

Contributo da microbiota bacteriana do Homem na Saúde e na Doença. Avaliação da eficácia de medidas preventivas e corretoras de doenças associadas à alteração da microbiota bacteriana.

Diversificação bacteriana: implicações na identificação, adaptação a agentes antimicrobianos e na patogenicidade.

Metodologias de estudo das comunidades e de estirpes bacterianas (das metodologias clássicas às “omicas”): capacidade de resolução, aplicabilidade e limitações.

Avaliar, prever e comunicar as vias de transmissão, o risco de infeção, processos de diagnóstico e as medidas de controlo (profiláticas e terapêuticas) das espécies bacterianas de maior relevância clínica para o Homem.

 

No âmbito das competências transversais, esta Unidade Curricular tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências:

Cognitivas: pensamento analítico, crítico, reflexivo e criativo;

Metodológicas: capacidade de planeamento, capacidade de execução de várias metodologias laboratoriais e de análise de dados e competências digitais;

Sociais: comunicação interpessoal e trabalho colaborativo

Biofarmácia e Farmacocinética

MI074256 - ECTS

Farmacêutico e Sociedade

MI243246 - ECTS

Pretende-se que os estudantes adquiram uma visão integrada da História das Ciências Farmacêuticas desenvolvendo competências para posicionarem os conhecimentos adquiridos no decorrer do ciclo de estudos de MICF com a história da humanidade, em particular no que diz respeito aos aspectos ligados às causas e ao tratamento das doenças.



Fisiopatologia e Farmacoterapia I

MI074236 - ECTS A UC de Fisiopatologia e Farmacoterapia I está integrada numa sequência de UCs onde constam a Farmacologia I e II e a Fisiopatologia e Farmacoterapia II. Este conjunto de UCs pretendem ser um dos pilares da formação em Ciências Farmacêuticas da FFUP já que se orientam para o reforço do conhecimento dos efeitos dos medicamentos no contexto da doença e do doente.  No seu conjunto, estas UCs têm como objetivo geral ajudar o estudante a:
  1. Compreender o modo de atuação dos fármacos no Homem;
  2. Compreender os fatores que condicionam a permanência dos fármacos no organismo e a conhecer os métodos que permitem calcular as doses e ajustar os regimes posológicos para garantir a manutenção das concentrações adequadas para se obterem os efeitos terapêuticos desejados;
  3. Compreender a ocorrência de reações adversas e explicar as que decorrem de respostas farmacodinâmicas previsíveis;
  4. Compreender a variabilidade interindividual na resposta aos fármacos em funções de fatores genéticos e não genéticos.
  5. Conhecer os alvos farmacológicos mais explorados para fins terapêuticos, os fármacos mais representativos de cada grupo e os contextos em que são usados clinicamente.
  6. Compreender os aspectos gerais das patologias que constituem as indicações principais de cada grupo de fármacos. 
  7. Localizar informação relevante de novos fármacos, seus mecanismos de ação e alvos farmacológicos onde atuam.

 
Ao considerar o FIP Global Competency Framework v2, a Fisiopatologia e Farmacoterapia I contribui para todas as competências incluídas no cluster de competências de Assistência Farmacêutica, nomeadamente: 2.1 Avaliação de medicamentos, 2.2 Dispensação, 2.4 Medicamentos, 2.5 Monitorar terapia de medicamentos, 2.6 Consulta e diagnóstico de pacientes, bem como competências de outros clusters como 1.3 Medicamentos informações e conselhos, e permite aos alunos uma colaboração interprofissional mais eficaz e aumenta suas habilidades de comunicação.

O ensino teórico será utilizado para apresentações genéricas de cada um dos temas, procurando-se dar aos estudantes uma visão global de cada capítulo que os prepare para uma aprendizagem autónoma e para uma atualização contínua ao longo da sua vida profissional.

Assim, em cada capítulo serão selecionados os pontos chave que ajudem o estudante a:

  1. Perceber os fundamentos farmacodinâmicos decorrentes da atuação em cada alvo;
  2. Conhecer os principais efeitos farmacológicos resultantes dessa atuação, independentemente de serem explorados para fins terapêuticos ou poderem ser enquadrados como reações adversas face às indicações terapêuticas presentes;
  3. Conhecer o contexto histórico da sua descoberta
  4. Compreender a doença e os objetivos terapêuticos das diversas intervenções farmacológicas.
  5. Conhecer os fármacos de referência de cada classe e as limitações farmacodinâmicas e farmacocinéticas que condicionaram e/ou condicionarão o aparecimento de novos fármacos no grupo;
  6. Conhecer as indicações terapêuticas presentes e perspetivas futuras de novos fármacos ou de novas indicações.

Neste contexto, a unidade curricular de Fisiopatologia e Farmacoterapia I tem como objetivos específicos, auxiliar o estudante a conseguir um conhecimento farmacológico e farmacoterapêutico consistente e crítico, adequado à graduação em Ciências Farmacêuticas nas áreas da imunofarmacologia; a conhecer os principais grupos de fármacos utilizados nas áreas abordadas, os seus mecanismos de ação e reacões adversas bem como particularidades sobre a sua utilização clínica.

Fitoquímica e Farmacognosia II

MI073125 - ECTS

Conhecimento das vias metabólicas da biossíntese vegetal; enquadramento dos metabolitos secundários nos grupos químicos e nas linhas biogenéticas de origem.

Uso das plantas em terapêutica como fonte de:

  • moléculas ativas usadas diretamente pela indústria farmacêutica (sobretudo de alcaloides e cardiotónicos)
  • moléculas como base para semissíntese de compostos com uso terapêutico
  • "estruturas líder" para estudo de novas moléculas com uso terapêutico (sobretudo de moléculas de núcleos esteroide e alcaloide).

Micologia

MI073226 - ECTS

Compreensão do interesse dos fungos no meio que nos rodeia e da sua importância como agentes de infeção no animal.
Aquisição dos conhecimentos necessários para a manipulação dos fungos no laboratório e das principais características que permitem a sua identificação laboratorial.
Compreensão da patogénese da infeção fúngica e dos meios disponíveis para a sua prevenção e tratamento.
A importância dos fungos na biotecnologia/indústria.

No âmbito das Competências Transversais, esta UC tem como objetivo contribuir para a aquisição das seguintes competências:
Cognitivas; Pensamento crítico e integração de conceitos aprendidos em diferentes UC,
Metodológicas; Gestão de tempo e de recursos, estimular a capacidade de planeamento das tarefas,
Sociais; Promover a comunicação inter-pessoal presencial.

Tecnologia Farmacêutica III

MI073228 - ECTS

Objetivos:
Integrar e aplicar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, em Unidades Curriculares propedêuticas e nas duas Tecnologias Farmacêuticas anteriormente ministradas.
Adquirir conhecimentos que lhes permitam formular, preparar e garantir a qualidade de preparações cutâneas, rectais, vaginais e bucais.
Conhecer o processo de produção industrial no que respeita ao grupo das preparações semissólidas para aplicação cutânea, preparações para aplicação nas mucosas rectal, vaginal e bucal.
Conhecer o processo de produção de adesivos transdérmicos e as variedades das formas existentes no mercado.

Para atingir estes objetivos, o estudante deverá aplicar 162 h de trabalho (6 ECTS x 27 h), das quais 26 h corresponderão a aulas teóricas e 22 h a aulas laboratoriais. Das restantes 114 h, cerca de 4h corresponderão a avaliação e as restantes 110 h a tempo de estudo/trabalho.

Biotecnologia e Tecnologia Farmacêutica Avançada

MI234131 - ECTS
Integrar e aplicar os conhecimentos adquiridos em disciplinas propedêuticas e nas três Tecnologias Farmacêuticas anteriormente ministradas.
Conhecer o conceito de Biotecnologia: definição e principais etapas do desenvolvimento da Biotecnologia. Distinguir as diversas áreas de aplicação da Biotecnologia e conhecer os processos biotecnológicos. Dar especial ênfase à Biotecnologia Farmacêutica.  Conhecer os aspectos regulamentares e bioéticos aplicados à Biotecnologia Farmacêutica. 

Adquirir conhecimentos que lhes permitam formular, preparar e garantir a qualidade de preparações oftálmicas, nasais, parentéricas e os novos sistemas terapêuticos de libertação modificada para a administração de biofármacos e de fármacos convencionais.

Para atingir estes objetivos, o estudante deverá aplicar 122 horas de trabalho (4.5 ECTS x 27 horas), das quais 26 corresponderão a aulas teóricas e 20 a aulas laboratoriais. Das restantes 76 horas, 4 corresponderão a avaliação e as restantes 72 a tempo de estudo/trabalho.

Ciências Farmacêuticas

MI203297 - ECTS

Esta UC deve contribuir para a obtenção de conhecimentos e promover o desenvolvimento de atitudes e competências nas áreas científicas Ciências da Saúde/Ciências Físicas/Ciências Naturais/Ciências Tecnológicas/Ciências Sociais estabelecidas nos termos das UCs opcionais presentes no Quadro nº1 do Despacho 7536/2023 (relativo à Estrutura Curricular do ciclo de estudos integrado conducente ao grau de mestre em Ciências Farmacêuticas).

Os objetivos específicos desta unidade curricular (UC) correspondem aos objetivos da UC de ensino universitário que seja creditada pela Comissão Científica (ComC) do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF), ou por comissões a quem a ComC delegue competências para tal. A creditação da formação é dependente do nível de contribuição dos seus resultados de aprendizagem para os objetivos do MICF.

Dermofarmácia e Cosmética

MI074266 - ECTS 1. Proporcionar aos estudantes conhecimentos técnico-científicos subjacentes à pele humana, às dermatoses mais frequentes em Portugal e aos medicamentos indicados para cada situação, incluindo a sua preparação personalizada sob a forma de medicamentos manipulados, de modo a conferir-lhes as necessárias bases científicas e competências profissionais para a preparação de medicamentos dermatológicos e produtos cosméticos, quer em Farmácia Comunitária, quer em Farmácia Hospitalar, e o aconselhamento de medicamentos dermatológicos (industrializados e manipulados).

2. Proporcionar aos estudantes conhecimentos técnico-científicos e regulamentares subjacentes aos produtos cosméticos, de modo a conferir-lhes as necessárias bases científicas e competências profissionais para intervirem profissionalmente em toda a cadeia de valor dos produtos cosméticos, nomeadamente na investigação científica e desenvolvimento tecnológico, fabrico, distribuição, assuntos regulamentares, cosmetovigilância, formação e aconselhamento.

Empreendedorismo, Inovação e Propriedade Intelectual

MI244171 - ECTS Objetivos de aprendizagem: Pretende-se que os estudante desenvolvam competências técnicas na área da propriedade intelectual, bem como a capacidade de avaliação do potencial e viabilidade de uma ideia de negócio na área da saúde/farmacêutica. Da mesma forma é objetivo que atinjam a compreensão de: - Planos e modelos de negócios - Segmentos de clientes e competição - Propriedade intelectual no contexto farmacêutico (direitos de autor e propriedade industrial) - Ciclo/Gestão da inovação

Fármacos de Uso Veterinário

MI204194 - ECTS

Tendo como foco a intervenção do farmacêutico nos cuidados de saúde animal, pretende-se que os Estudantes conheçam os fármacos de uso veterinário numa perspetiva Química Farmacêutica e considerando os aspetos terapêuticos mais relevantes.

Serão tratados a descoberta, o planeamento e desenvolvimento de fármacos de uso veterinário, procurando estabelecer o paralelismo e diferença com os fármacos de uso humano. Serão abordados aspetos de Química Farmacêutica envolvendo os fármacos usados em animais, nomeadamente, o estabelecimento da relação estrutura-atividade, metabolismo e mecanismos de ação a nível molecular para diversos grupos de fármacos. Será discutido o impacto na Saúde Pública e no Ambiente dos fármacos de uso veterinário e seus resíduos. Serão dados exemplos da integração e aplicação destes conhecimentos na dispensa e aconselhamentos farmacêuticos.

Fisiopatologia e Farmacoterapia II

MI075139 - ECTS

A UC de Fisiopatologia e Farmacoterapia II está integrada numa sequência de UCs onde constam a Farmacologia I e II e a Fisiopatologia e Farmacoterapia I.

No seu conjunto, estas UCs têm como objetivo de aprendizagem ajudar o estudante a:

  1. Compreender o modo de atuação dos fármacos no Homem.
  2. Compreender os fatores que condicionam a permanência dos fármacos no organismo e a conhecer os métodos que permitem calcular as doses e ajustar os regimes posológicos para garantir a manutenção das concentrações adequadas para se obterem os efeitos terapêuticos desejados.
  3. Compreender a ocorrência de reações adversas e explicar as que decorrem de respostas farmacodinâmicas previsíveis.
  4. Compreender a variabilidade interindividual na resposta aos fármacos em funções de fatores genéticos e não genéticos.
  5. Conhecer os alvos farmacológicos mais explorados para fins terapêuticos, os fármacos mais representativos de cada grupo e os contextos em que são usados clinicamente.
  6. Compreender os aspetos gerais das patologias que constituem as indicações principais de cada grupo de fármacos.

O ensino teórico será utilizado para apresentações genéricas de cada um dos temas, procurando-se dar aos estudantes uma visão global de cada capítulo que os prepare para uma aprendizagem autónoma e para uma atualização contínua ao longo da sua vida profissional. Assim, em cada capítulo serão selecionados os pontos chave que ajudem o estudante a:

  1. Perceber os fundamentos farmacodinâmicos decorrentes da atuação em cada alvo;
  2. Conhecer os principais efeitos farmacológicos resultantes dessa atuação, independentemente de serem explorados para fins terapêuticos ou poderem ser enquadrados como reações adversas face às indicações terapêuticas presentes;
  3. Compreender a doença e os objetivos terapêuticos das diversas intervenções farmacológicas;
  4. Conhecer os fármacos de referência de cada classe e as limitações farmacodinâmicas e farmacocinéticas que condicionaram e/ou condicionarão o aparecimento de novos fármacos no grupo;
  5. Conhecer as indicações terapêuticas presentes e perspetivas futuras de novos fármacos ou de novas indicações.

Neste contexto, a unidade curricular de Fisiopatologia e Farmacoterapia II tem como objetivos específicos, auxiliar o estudante a conseguir um conhecimento fisiopatológico, e farmacoterapêutico consistente e crítico, adequado à graduação em Ciências Farmacêuticas nas áreas do cancro e infeção; protocolos especiais usados no tratamento do cancro e das doenças infeciosas agudas e crónicas mais frequentes e respetiva sintomatologia associada; conhecer os principais grupos de fármacos utilizados nas áreas abordadas, os seus mecanismos de ação e reações adversas e particularidades sobre a sua utilização clínica.

Hematologia

MI074133 - ECTS

 

O programa teórico tem por objectivo dar aos alunos uma formação teórica elementar na área da hematologia, com particular ênfase nas áreas de estudo referentes a patologias de maior prevalência em Portugal. O programa laboratorial, em estreita ligação com o programa teórico, prepara o aluno, não só para a compreensão e execução de um estudo laboratorial hematológico básico, mas também para a sua correta leitura e interpretação. É importante que o farmacêutico conheça a importância dos medicamentos de aplicação à patologia hematológica e que conheça e saiba avaliar os procedimentos laboratoriais de estudo hematológico

 

Instrumentação, Técnicas e Métodos no Laboratório de Análises Clínicas

MI074178 - ECTS Fornecer aos estudantes uma visão integrada dos princípios básicos de funcionamento do equipamento laboratorial, das técnicas instrumentais e das metodologias analíticas mais correntemente usadas nos laboratórios de análises clínicas (incluindo a área da chamada "Bioanalítica").
O objetivo último é que os estudantes fiquem com um superior domínio dos aspetos mais técnicos/tecnológicos de toda a atividade laboratorial, nomeadamente em termos das competências para um uso adequado e eficiente do equipamento laboratorial, com ótimo domínio dos seus princípios básicos de operação, e para o desenvolvimento, implementação, validação e controlo de procedimentos/ metodologias analíticas.
É uma UC que se deve considerar “nuclear” para os estudantes que perspetivam uma futura atividade laboratorial como analistas na área da análise biomédica.
Como competências transversais, esta UC tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das seguintes: a) competências cognitivas: pensamento analítico, crítico, reflexivo e criativo; b) competências metodológicas: gestão de tempo, capacidade de resolução de problemas, estratégias de aprendizagem e competências digitais; c) competências sociais: comunicação interpessoal e trabalho colaborativo.

Introdução ao Marketing Farmacêutico

MI244168 - ECTS

Microbiologia Alimentar

MI073279 - ECTS

Os estudantes deverão compreender:
O impacto atual das doenças de origem alimentar na saúde pública, os principais perigos microbiológicos e as vias de contaminação de água, alimentos e superfícies, os comportamentos de risco associados à manipulação dos alimentos, medidas preventivas da transmissão de patogénicos ao ser humano e as metodologias atuais utilizadas na análise microbiológica de água, alimentos e superfícies.

No âmbito das competências transversais, esta Unidade Curricular tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências:

-Cognitivas: pensamento analítico, crítico, reflexivo e criativo;
-Metodológicas: capacidade de planeamento, capacidade de execução de várias metodologias laboratoriais e de análise de dados e competências digitais;
-Sociais: comunicação interpessoal e trabalho colaborativo.

Parasitologia

MI074130 - ECTS

A disciplina de Parasitologia, tem o objetivo geral de fornecer os fundamentos da associação entre seres vivos com particular realce para o parasitismo que compromete a saúde do homem e de alguns animais. As infeções parasitárias têm uma importância significativa no mundo que nos rodeia, desde o mundo mais rico do hemisfério norte até às zonas mais pobres de áfrica, e requerem vigilância especial fruto das alterações climáticas a que estamos diariamente a assistir. A disciplina de parasitologia pretende sensibilizar os alunos para esta realidade.

Planeamento e Obtenção Sustentável de Fármacos

MI224181 - ECTS

O objetivo geral desta unidade curricular destina-se a que o Estudante contate com as várias estratégias/metodologias de planeamento e de obtenção sustentável de fármacos. O Estudante tendo adquirido um conjunto de conhecimentos essenciais para acompanhar a evolução que tem sofrido o processo de descoberta e obtenção de fármacos nas unidades curriculares (UC) obrigatórias, nesta UC deverá desenvolver espírito crítico para encontrar a solução a um problema relacionado com a temática e a capacidade de expressão adequada, assim como de argumentação através da elaboração de relatórios, apresentação e discussão de uma resolução de um problema.


A existência da unidade curricular de Planeamento e Obtenção Sustentável de Fármacos justifica-se pela necessidade de complementar o conteúdo das unidades curriculares de Química Farmacêutica, generalistas por natureza, com um conjunto de conhecimentos essenciais para acompanhar a Indústria Farmacêutica na evolução que tem sofrido a obtenção de novos fármacos.

Plantas Tóxicas, Importância para o Homem e Animais

MI244172 - ECTS
No reino vegetal existem potencialmente 300 000 espécies pelo que os  efeitos tóxicos das plantas funcionam  como um mecanismo de defesa contra predadores naturais.

As toxinas vegetais são metabolitos secundários de plantas que ocorrem naturalmente em alimentos, rações, ervas daninhas e plantas ornamentais e a sua diversidade química é espantosa.

Para um profissional de saúde (humana ou animal)  é cada vez mais importante ter um conhecimento aprofundado sobre as plantas tóxicas (desde a sua identificação botânica, aos antídotos (quando os há) e respetivo tratamento). 

Políticas e Sistemas de Saúde

MI135191 - ECTS Proporcionar aos estudantes conhecimentos sobre políticas de saúde e a organização dos sistemas de saúde nas suas diferentes dimensões, com particular enfoque no sistema de saúde Português e na contextualização do sector farmacêutico, de modo a conferir-lhes as necessárias bases científicas e competências profissionais para intervirem profissionalmente no sistema de saúde.

Projeto I

MI074172 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objectivo dotar o estudante de competências para a execução, sob orientação, de um plano de investigação nas suas diferentes vertentes, nomeadamente na:

  • Pesquisa e interpretação bibliográfica;
  • Definição de objetivos e estratégias/metodologias a aplicar;
  • Interpretação e discussão dos resultados obtidos;
  • Elaboração de relatório científico.

 

No âmbito das competências transversais, esta Unidade Curricular tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das seguintes:

  • Competências Cognitivas: pensamento analítico, crítico, reflexivo e criativo, nomeadamente na elaboração do relatório;
  • Competências Metodológicas: gestão de tempo, capacidade de resolução de problemas, estratégias de aprendizagem e capacidade de planeamento, nomeadamente na execução prática do projeto;
  • Competências Sociais: comunicação interpessoal, nomeadamente na exposição do trabalho, e trabalho colaborativo relacionado com a integração na equipa de investigação.

Projeto II

MI074173 - ECTS

Virologia

MI074237 - ECTS

É objetivo desta Unidade Curricular: i) estudar os vírus como entidades biológicas individuais; ii) conhecer os aspetos gerais da patogénese das infeções virais; iii) conhecer as várias famílias virais e os vírus responsáveis por infeção no homem; iv) estudar o poder patogénico destes vírus, os aspetos clínicos e epidemiológicos, as formas de tratamento, prevenção e controlo destas infeções; v) conhecer os princípios básicos do diagnóstico laboratorial das infeções virais.

 Pretende-se ainda contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências transversais:

- Competências Cognitivas: pensamento analítico, crítico, reflexivo e criativo;

- Competências Metodológicas: gestão de tempo e competências digitais;

- Competências Sociais: comunicação interpessoal e trabalho colaborativo.

Bioquímica Clínica

MI074235 - ECTS

O programa teórico tem por objectivo proporcionar aos estudantes uma formação teórica na área da Bioquímica Clínica, incluindo o estudo dos métodos químicos e bioquímicos aplicados ao diagnóstico de diferentes patologias, o estudo dos mecanismos moleculares subjacentes, assim como a interpretação dos resultados analíticos quer no diagnóstico quer no tratamento. O programa laboratorial, em estreita ligação com o programa teórico, pretende proporcionar conhecimentos para a obtenção e conservação de amostras biológicas, compreensão e execução de um estudo laboratorial bioquímico clínico básico, assim como para uma correta interpretação dos resultados analíticos aplicando esses conhecimentos ao diagnóstico, tratamento, monitorização ou prevenção da doença.

Ciências Farmacêuticas

MI203297 - ECTS

Esta UC deve contribuir para a obtenção de conhecimentos e promover o desenvolvimento de atitudes e competências nas áreas científicas Ciências da Saúde/Ciências Físicas/Ciências Naturais/Ciências Tecnológicas/Ciências Sociais estabelecidas nos termos das UCs opcionais presentes no Quadro nº1 do Despacho 7536/2023 (relativo à Estrutura Curricular do ciclo de estudos integrado conducente ao grau de mestre em Ciências Farmacêuticas).

Os objetivos específicos desta unidade curricular (UC) correspondem aos objetivos da UC de ensino universitário que seja creditada pela Comissão Científica (ComC) do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF), ou por comissões a quem a ComC delegue competências para tal. A creditação da formação é dependente do nível de contribuição dos seus resultados de aprendizagem para os objetivos do MICF.

Distribuição Farmacêutica

MI074162 - ECTS

Objectivos: No âmbito desta disciplina procura-se transmitir aos alunos uma visão global da Distribuição Farmacêutica. A matéria leccionada engloba os aspectos de gestão operacional e planeamento estratégico da Distribuição Farmacêutica. No âmbito desta disciplina procura-se transmitir aos alunos uma visão global da Distribuição Farmacêutica. A matéria leccionada engloba os aspectos de gestão operacional e planeamento estratégico da Distribuição Farmacêutica.

Farmácia Industrial

MI075171 - ECTS

Pretende-se que o aluno tome contacto e apreenda as principais características de uma empresa de indústria farmacêutica, em particular no que diz respeito à:
organização,
funcionamento,
gestão da qualidade, 
enquadramento legal.

Para atingir estes objectivos, o estudante deverá despender 81 horas de trabalho (3 ECTS x 27 horas), em que estão incluídas as aulas teóricas e as aulas práticas.

Farmácia Magistral

MI075177 - ECTS

Proporcionar aos estudantes conhecimentos técnico-científicos e regulamentares aprofundados sobre Medicamentos Manipulados, de modo a conferir-lhes as necessárias bases científicas e competências profissionais na preparação, aconselhamento e dispensa destes medicamentos em Farmácia Comunitária e Farmácia Hospitalar.

Farmacologia II

MI244140 - ECTS

A unidade curricular (UC) de Farmacologia II está integrada numa sequência de UCs onde constam a Farmacologia I e a Fisiopatologia e Farmacoterapia I e II. No seu conjunto, estas UCs têm como objetivos gerais ajudar o estudante a:

  1. Compreender o modo de atuação dos fármacos no Homem;
  2. Compreender os fatores que condicionam a permanência dos fármacos no organismo e a conhecer os métodos que permitem calcular as doses e ajustar os regimes posológicos para garantir a manutenção das concentrações adequadas para se obterem os efeitos terapêuticos desejados;
  3. Compreender a ocorrência de efeitos secundários e explicar os que decorrem de respostas farmacodinâmicas previsíveis;
  4. Compreender a variabilidade interindividual na resposta aos fármacos em função de fatores genéticos e não genéticos;
  5. Conhecer os alvos farmacológicos mais explorados para fins terapêuticos, os fármacos mais representativos de cada classe e os contextos em que são usados clinicamente;
  6. Compreender os aspetos gerais das patologias que constituem as indicações principais de cada grupo de fármacos.

Neste contexto, a UC de Farmacologia II tem como objetivo global capacitar os estudantes dos conhecimentos científicos necessários, nas atitudes profissionais adequadas e nas competências técnicas exigíveis para desenvolverem, de modo autónomo, atividades que integram o conteúdo do Ato Farmacêutico, nomeadamente, interpretação e avaliação de prescrições médicas; consulta sobre medicamentos de uso humano e comunicação junto de profissionais de saúde e de doentes/cuidadores, de modo a promover a sua correta utilização; acompanhamento da dispensa e utilização de medicamentos de uso humano e de dispositivos médicos.

Como objetivos específicos, a UC Farmacologia II pretende capacitar o estudante de conhecimento farmacológico e farmacoterapêutico consistente e crítico, atitudes e competências técnicas nas áreas da farmacologia cardiovascular e endócrina. Assim, em cada capítulo pretende-se que os estudantes desenvolvam a capacidade de conhecer:

  1. Os diferentes mecanismos fisiopatológicos das doenças e os objetivos terapêuticos das diversas intervenções farmacológicas e não farmacológicas;
  2. Os fármacos de referência de cada classe terapêutica;
  3. O contexto histórico da descoberta dos fármacos de referência e as limitações farmacodinâmicas e farmacocinéticas que condicionaram e/ou condicionarão o aparecimento de novos fármacos de cada classe;
  4. Os fundamentos farmacodinâmicos decorrentes da atuação em cada alvo;
  5. Os principais efeitos farmacológicos resultantes dessa atuação;
  6. As indicações terapêuticas presentes e perspetivas futuras de novos fármacos ou de novas indicações.

No âmbito das competências transversais, esta UC tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de:

  • Competências cognitivas: pensamento analítico, crítico, reflexivo e criativo;
  • Competências metodológicas: seleção criteriosa de informação relevante, gestão de tempo e capacidade de planeamento;
  • Competências sociais: comunicação interpessoal (oral e escrita) e trabalho colaborativo.

Fisiopatologia e Farmacoterapia I

MI244241 - ECTS A UC de Fisiopatologia e Farmacoterapia I está integrada numa sequência de UCs onde constam a Farmacologia I e II e a Fisiopatologia e Farmacoterapia II. Este conjunto de UCs pretendem ser um dos pilares da formação em Ciências Farmacêuticas da FFUP já que se orientam para o reforço do conhecimento dos efeitos dos medicamentos no contexto da doença e do doente.  No seu conjunto, estas UCs têm como objetivo geral ajudar o estudante a:
  1. Compreender o modo de atuação dos fármacos no Homem;
  2. Compreender os fatores que condicionam a permanência dos fármacos no organismo e a conhecer os métodos que permitem calcular as doses e ajustar os regimes posológicos para garantir a manutenção das concentrações adequadas para se obterem os efeitos terapêuticos desejados;
  3. Compreender a ocorrência de reações adversas e explicar as que decorrem de respostas farmacodinâmicas previsíveis;
  4. Compreender a variabilidade interindividual na resposta aos fármacos em funções de fatores genéticos e não genéticos.
  5. Conhecer os alvos farmacológicos mais explorados para fins terapêuticos, os fármacos mais representativos de cada grupo e os contextos em que são usados clinicamente.
  6. Compreender os aspectos gerais das patologias que constituem as indicações principais de cada grupo de fármacos. 
  7. Localizar informação relevante de novos fármacos, seus mecanismos de ação e alvos farmacológicos onde atuam.

 
Ao considerar o FIP Global Competency Framework v2, a Fisiopatologia e Farmacoterapia I contribui para todas as competências incluídas no cluster de competências de Assistência Farmacêutica, nomeadamente: 2.1 Avaliação de medicamentos, 2.2 Dispensação, 2.4 Medicamentos, 2.5 Monitorar terapia de medicamentos, 2.6 Consulta e diagnóstico de pacientes, bem como competências de outros clusters como 1.3 Medicamentos informações e conselhos, e permite aos alunos uma colaboração interprofissional mais eficaz e aumenta suas habilidades de comunicação.

O ensino teórico será utilizado para apresentações genéricas de cada um dos temas, procurando-se dar aos estudantes uma visão global de cada capítulo que os prepare para uma aprendizagem autónoma e para uma atualização contínua ao longo da sua vida profissional.

Assim, em cada capítulo serão selecionados os pontos chave que ajudem o estudante a:

  1. Perceber os fundamentos farmacodinâmicos decorrentes da atuação em cada alvo;
  2. Conhecer os principais efeitos farmacológicos resultantes dessa atuação, independentemente de serem explorados para fins terapêuticos ou poderem ser enquadrados como reações adversas face às indicações terapêuticas presentes;
  3. Conhecer o contexto histórico da sua descoberta
  4. Compreender a doença e os objetivos terapêuticos das diversas intervenções farmacológicas.
  5. Conhecer os fármacos de referência de cada classe e as limitações farmacodinâmicas e farmacocinéticas que condicionaram e/ou condicionarão o aparecimento de novos fármacos no grupo;
  6. Conhecer as indicações terapêuticas presentes e perspetivas futuras de novos fármacos ou de novas indicações.

Neste contexto, a unidade curricular de Fisiopatologia e Farmacoterapia I tem como objetivos específicos, auxiliar o estudante a conseguir um conhecimento farmacológico e farmacoterapêutico consistente e crítico, adequado à graduação em Ciências Farmacêuticas nas áreas da imunofarmacologia; a conhecer os principais grupos de fármacos utilizados nas áreas abordadas, os seus mecanismos de ação e reacões adversas bem como particularidades sobre a sua utilização clínica.

Gestão Financeira Farmacêutica

MI244274 - ECTS

Hidrologia e Análises Hidrológicas

MI234237 - ECTS

Na componente teórica aborda-se de forma coerente e integrada os aspectos mais relevantes ligados à indispensabilidade da água para o desenvolvimento humano, de forma a que os estudantes desenvolvam a capacidade de:

  • Conhecer a origem, as funções e os diferentes usos da água e a sua importância para a saúde humana.
  • Reconhecer a importância de uma eficaz gestão dos ecossistemas aquáticos, de forma a combater os problemas resultantes do aquecimento global e da pressão demográfica, em particular a escassez de água potável e a poluição dos meios hídricos.
  • Avaliar e interpretar os procedimentos associados às diversas etapas dos processos de produção das águas de consumo e dos processos de tratamento das águas residuais.
  • Reconhecer os conceitos básicos do hidrotermalismo.

A componente laboratorial tem como objectivo o desenvolvimento por parte dos estudantes de aptidões analíticas para:

  • a caracterização físico-química das águas de consumo.
  • a avaliação da presença de poluentes químicos (fármacos incluídos) nos diferentes tipos de água

Desta forma, os estudantes adquirem uma visão clara da importância dos desafios colocados nesta área do conhecimento e dos diferentes âmbitos em que a sua formação marcadamente interdisciplinar poderá constituir uma importante mais-valia no mercado de trabalho.

No âmbito das competências transversais, esta Unidade Curricular tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de:

  • Competências Cognitivas: pensamento analítico, crítico, reflexivo e criativo;
  • Competências Metodológicas: gestão de tempo, capacidade de planeamento e competências digitais;
  • Competências Sociais: comunicação interpessoal e trabalho colaborativo.

Neurociência

MI174269 - ECTS

Compreender o funcionamento do sistema nervoso em condições normais e patológicas.
Adquirir e atualizar o conhecimento sobre o estado atual da investigação científica em neurociências.

Oncobiologia

MI074260 - ECTS

No final da lecionação os estudantes devem ser capazes de:

  1. Reconhecer alterações genéticas, moleculares e celulares do cancro.
  2. Compreender e explicar as características ou “hallmarks” do cancro.
  3. Compreender a diferença entre neoplasias benignas e malignas.
  4. Compreender a diferença entre cancro esporádico, hereditário e familiar.
  5. Compreender e discutir problemas clínicos relacionados com deteção precoce, diagnóstico, prognóstico e tratamento.
  6. Conhecer o racional biológico para as terapias de precisão e imunoterapias.
  7. Reconhecer abordagens terapêuticas inovadoras.
  8. Conhecer o racional biológico na pesquisa de biomarcadores de diagnóstico e prognóstico inovadores.
  9. Conhecer e explicar os fatores de risco e formas de prevenção do cancro.
  10. Contribuir para a informação e literacia sobre prevenção do cancro e para promoção da saúde, estilo de vida saudável e qualidade de vida.
  11. Conhecer programas de rastreio existentes em Portugal, assim como a importância da deteção precoce do cancro.
  12. Reconhecer a importância do farmacêutico numa equipa multidisciplinar em oncologia.
  13. Compreender a importância da investigação básica, translacional e clínica.

Primeiros Socorros

MI073285 - ECTS

A prestação adequada de primeiros socorros constitui uma mais-valia para qualquer cidadão, em particular para o profissional de saúde.

Esta Unidade Curricular pretende proporcionar aos estudantes conhecimentos técnico-científicos de modo a conferir-lhes as competências necessárias para um bom desempenho profissional em situações de trauma e emergência médica e outras com que o farmacêutico é frequentemente confrontado, procedendo em cada situação de acordo com as melhores práticas e de modo harmonizado com o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).

Projeto I

MI074172 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objectivo dotar o estudante de competências para a execução, sob orientação, de um plano de investigação nas suas diferentes vertentes, nomeadamente na:

  • Pesquisa e interpretação bibliográfica;
  • Definição de objetivos e estratégias/metodologias a aplicar;
  • Interpretação e discussão dos resultados obtidos;
  • Elaboração de relatório científico.

 

No âmbito das competências transversais, esta Unidade Curricular tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das seguintes:

  • Competências Cognitivas: pensamento analítico, crítico, reflexivo e criativo, nomeadamente na elaboração do relatório;
  • Competências Metodológicas: gestão de tempo, capacidade de resolução de problemas, estratégias de aprendizagem e capacidade de planeamento, nomeadamente na execução prática do projeto;
  • Competências Sociais: comunicação interpessoal, nomeadamente na exposição do trabalho, e trabalho colaborativo relacionado com a integração na equipa de investigação.

Projeto II

MI074173 - ECTS

Química e Tecnologia Cosmética

MI244276 - ECTS No final desta UC os estudantes deverão saber os principais conceitos relacionados com os produtos cosméticos, nomeadamente as definições regulamentares de produto cosmético e ingrediente cosmético, bem como conhecer o ciclo de vida do produto cosmético Devem saber identificar  as principais categorias de ingredientes ativos  e inativos e conhecer as suas funções, reatividades e relação estrutura-atividade e aplicações em produtos cosméticos. Os estudantes deverão conhecer os princípios da pré-formulação de produtos cosméticos, reconhecendo as características dos ingredientes que devem ser equacionadas na seleção da composição do produto. Deverão também conhecer e saber usar as principais ferramentas in silico e métodos in chemico e in vitro, no contexto da avaliação das propriedades físico-químicas e atividade de ingredientes cosméticos, e toxicidade para a saúde humana e o ambiente. Devem conhecer as principais formas de apresentação de produtos cosméticos e suas composiçoes tipo e conhecer os respetivos parâmetros de qualidade.   Os estudantes deverão saber  os princípios do desenvolvimento racional de produtos cosméticos e saber aplicar a o conhecimento adquirido na formulação de um produto cosmético.

Terapias Integrativas

MI244277 - ECTS 1- Proporcionar aos estudantes um conhecimento teórico adequado no âmbito das Terapias Integrativas (TI) nomeadamente naquelas contempladas na Lei nº 71/2013 de 2 de setembro, de modo a conferir-lhes as competências necessárias para um bom desempenho profissional em Farmácia Comunitária :
-no aconselhamento farmacêutico;
-na aquisição de bens e serviços;
-na preparação, armazenamento, conservação e dispensa de Medicamentos e Outros Produtos de Saúde utilizados pelas TI.
2- Proporcionar aos estudantes os conhecimentos práticos necessários para uma autonomia laboratorial na produção de Medicamentos Homeopáticos (de acordo com o descrito na Farmacopeia Europeia 10ª Edição), nomeadamente:
-na preparação, controlo de qualidade, rotulagem e conservação de tinturas-mãe;
-na dinamização das tinturas-mãe e obtenção de diferentes potências homeopáticas;
-na impregnação das potências homeopáticas em grânulos, glóbulos e comprimidos;
-no adequado acondicionamento, rotulagem e conservação dos medicamentos preparados.

Toxicologia e Análises Toxicológicas

MI075142 - ECTS
A Unidade Curricular de Toxicologia e Análises Toxicológicas tem como objectivo desenvolver a competência dos estudantes em Ciências Farmacêuticas na análise e compreensão dos mecanismos de toxicidade dos xenobióticos com elevado impacto ao nível clínico, ocupacional e forense, sejam eles fármacos, tóxicos ou contaminantes ambientais e alimentares. Para o efeito abordam-se os aspectos fundamentais e aplicados da toxicologia analítica, clínica e forense dos xenobióticos. Pretende, ainda, que os estudantes obtenham a capacidade de usar os conhecimentos adquiridos de uma forma integrada para avaliar, prever e comunicar o risco associado a xenobióticos.

No âmbito das competências transversais, esta Unidade Curricular tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das seguintes:
  • Competências Cognitivas: pensamento analítico, crítico, reflexivo e criativo;
  • Competências Metodológicas: gestão de tempo, capacidade de planeamento e competências digitais;
  • Competências Sociais: comunicação interpessoal e trabalho colaborativo.

Toxicologia Mecanística

MI074234 - ECTS

Principais objetivos de aprendizagem: pretende-se que os estudantes desenvolvam a capacidade de:

  • Analisar e interpretar os mecanismos associados à toxicidade dos xenobióticos, sejam eles fármacos, tóxicos ou contaminantes ambientais e alimentares;
  • Avaliar, prever e comunicar o risco associado a xenobióticos.

No âmbito das competências transversais, esta Unidade Curricular tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das seguintes:

  • Competências Cognitivas: pensamento analítico, crítico, reflexivo e criativo;
  • Competências Metodológicas: gestão de tempo, capacidade de planeamento e competências digitais;
  • Competências Sociais: comunicação interpessoal e trabalho colaborativo.

Cuidados Farmacêuticos

MI075188 - ECTS

Ojetivos Gerais
Pretende-se que os estudantes entendam os Cuidados Farmacêuticos como a "nova" filosofia da prática profissional dos farmacêuticos e que, no final desta unidade curricular, os estudantes:

a) compreendam o conceito de Cuidados Farmacêuticos e as diferentes atividades assistenciais do farmacêutico centradas no doente.

b) obtenham competências teóricas e práticas para as realizar.


Objetivos de aprendizagem:

No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:

1. Compreender as razões pelas quais os medicamentos são responsáveis pelo aumento da morbilidade e da mortalidade relacionadas com os medicamentos
2. Explicar como poderá o farmacêutico contribuir para a redução da morbilidade e mortalidade relacionadas com os medicamentos
3. Definir e descrever a importância dos cuidados farmacêuticos para os doentes, sociedade e para os farmacêuticos
4. Identificar que doentes beneficiariam mais dos serviços de cuidados farmacêuticos
5. Realizar pesquisas de informação sobre medicamentos/doenças em fontes de informação fiáveis, avaliar criticamente a informação e aplicá-la a situações específicas em cenários de simulação, ou em trabalho realizado com doentes reais
6. Comunicar efetivamente com doentes, cuidadores e profissionais de saúde
7. Recolher informação clínica de modo sistemático
8. Identificar as necessidades dos doentes relacionadas com os medicamentos
9. Identificar problemas relacionados com os medicamentos e resultados negativos associados à medicação
10. Priorizar e resolver problemas relacionados com os medicamentos/resultados negativos associados à medicação, adequando as diferentes intervenções farmacêuticas e avaliando os resultados destas intervenções
11. Desenvolver e documentar um plano de cuidados farmacêuticos
12. Formular e fornecer intervenções educacionais em saúde adequadas às necessidades do doente ou da comunidade
13. Encaminhar os pacientes para outros profissionais de saúde, quando adequado



 

Fisiopatologia e Farmacoterapia II

MI245143 - ECTS

A UC de Fisiopatologia e Farmacoterapia II está integrada numa sequência de UCs onde constam a Farmacologia I e II e a Fisiopatologia e Farmacoterapia I.

No seu conjunto, estas UCs têm como objetivo de aprendizagem ajudar o estudante a:

  1. Compreender o modo de atuação dos fármacos no Homem.
  2. Compreender os fatores que condicionam a permanência dos fármacos no organismo e a conhecer os métodos que permitem calcular as doses e ajustar os regimes posológicos para garantir a manutenção das concentrações adequadas para se obterem os efeitos terapêuticos desejados.
  3. Compreender a ocorrência de reações adversas e explicar as que decorrem de respostas farmacodinâmicas previsíveis.
  4. Compreender a variabilidade interindividual na resposta aos fármacos em funções de fatores genéticos e não genéticos.
  5. Conhecer os alvos farmacológicos mais explorados para fins terapêuticos, os fármacos mais representativos de cada grupo e os contextos em que são usados clinicamente.
  6. Compreender os aspetos gerais das patologias que constituem as indicações principais de cada grupo de fármacos.

O ensino teórico será utilizado para apresentações genéricas de cada um dos temas, procurando-se dar aos estudantes uma visão global de cada capítulo que os prepare para uma aprendizagem autónoma e para uma atualização contínua ao longo da sua vida profissional. Assim, em cada capítulo serão selecionados os pontos chave que ajudem o estudante a:

  1. Perceber os fundamentos farmacodinâmicos decorrentes da atuação em cada alvo;
  2. Conhecer os principais efeitos farmacológicos resultantes dessa atuação, independentemente de serem explorados para fins terapêuticos ou poderem ser enquadrados como reações adversas face às indicações terapêuticas presentes;
  3. Compreender a doença e os objetivos terapêuticos das diversas intervenções farmacológicas;
  4. Conhecer os fármacos de referência de cada classe e as limitações farmacodinâmicas e farmacocinéticas que condicionaram e/ou condicionarão o aparecimento de novos fármacos no grupo;
  5. Conhecer as indicações terapêuticas presentes e perspetivas futuras de novos fármacos ou de novas indicações.

Neste contexto, a unidade curricular de Fisiopatologia e Farmacoterapia II tem como objetivos específicos, auxiliar o estudante a conseguir um conhecimento fisiopatológico, e farmacoterapêutico consistente e crítico, adequado à graduação em Ciências Farmacêuticas nas áreas do cancro e infeção; protocolos especiais usados no tratamento do cancro e das doenças infeciosas agudas e crónicas mais frequentes e respetiva sintomatologia associada; conhecer os principais grupos de fármacos utilizados nas áreas abordadas, os seus mecanismos de ação e reações adversas e particularidades sobre a sua utilização clínica.

Hidrologia

MI075141 - ECTS

Na componente teórica aborda-se de forma coerente e integrada os aspectos mais relevantes ligados à indispensabilidade da água para o desenvolvimento humano, de forma a que os estudantes desenvolvam a capacidade de:

  • Conhecer a origem, as funções e os diferentes usos da água e a sua importância para a saúde humana.
  • Reconhecer a importância de uma eficaz gestão dos ecossistemas aquáticos, de forma a combater os problemas resultantes do aquecimento global e da pressão demográfica, em particular a escassez de água potável e a poluição dos meios hídricos.
  • Avaliar e interpretar os procedimentos associados às diversas etapas dos processos de produção das águas de consumo e dos processos de tratamento das águas residuais.

A componente laboratorial tem como objectivo o desenvolvimento por parte dos estudantes de aptidões analíticas para:

  • a caracterização físico-química das águas de consumo.
  • a avaliação da presença de poluentes químicos (fármacos incluídos) nos diferentes tipos de água

Desta forma, os estudantes adquirem uma visão clara da importância dos desafios colocados nesta área do conhecimento e dos diferentes âmbitos em que a sua formação marcadamente interdisciplinar poderá constituir uma importante mais-valia no mercado de trabalho.

No âmbito das competências transversais, esta Unidade Curricular tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de:

  • Competências Cognitivas: pensamento analítico, crítico, reflexivo e criativo;
  • Competências Metodológicas: gestão de tempo, capacidade de planeamento e competências digitais;
  • Competências Sociais: comunicação interpessoal e trabalho colaborativo.

História da Farmácia, Deontologia e Legislação

MI075138 - ECTS

Pretende-se que os estudantes adquiram uma visão integrada da História das Ciências Farmacêuticas desenvolvendo competências para posicionarem os conhecimentos adquiridos no decorrer do ciclo de estudos de MICF com a história da humanidade, em particular no que diz respeito aos aspectos ligados às causas e ao tratamento das doenças.



Legislação e Regulamentação de Medicamentos

MI075179 - ECTS


Entender porque se registam os medicamentos e a conceção do sistema de autorização de introdução no mercado.

Conhecer a terminologia e os conceitos usados a nível nacional e europeu na área da legislação e regulamentação de medicamentos nomeadamente no desenvolvimento farmacêutico e validação de métodos e processos.

Conhecer e entender a regulamentação dos aspetos associados com o  fluxos de materiais, preparação e controlo de medicamentos de uso humano ou veterinário, bem como com a avaliação da estabilidade e definição do prazo de validade.

Saúde Pública

MI075140 - ECTS

A Saúde Pública visa o estudo da saúde das populações; compreender a relação entre a exposição (risco e intervenções) e as suas consequências na saúde das populações; programar intervenções para melhorar a saúde global das populações. A Saúde Pública tem, assim, uma missão dirigida às populações no âmbito da educação, promoção e proteção da saúde, cuidados e tratamento da doença, e reabilitação do dano.

Toxicologia e Análises Toxicológicas

MI245144 - ECTS

A Unidade Curricular de Toxicologia e Análises Toxicológicas tem como objectivo desenvolver a competência dos estudantes em Ciências Farmacêuticas na análise e compreensão dos mecanismos de toxicidade dos xenobióticos com elevado impacto ao nível clínico, ocupacional e forense abordando, para o efeito, os aspectos fundamentais e aplicados da toxicologia analítica, clínica e forense dos solventes, metais, pesticidas e drogas de abuso. Pretende, ainda, que os estudantes obtenham a capacidade de usar os conhecimentos adquiridos de uma forma integrada para a avaliação da toxicidade dos compostos.

Estágio

MI075243 - ECTS

O estágio curricular tem por objetivo garantir uma formação adequada ao exercício farmacêutico em farmácia (comunitária e hospitalar) de modo a que este venha a ser desempenhado de forma competente e responsável, designadamente nas suas vertentes técnica e deontológica. Está regulamentado pela Diretiva 2013/55/EU e pelo Regulamento n.º 706/2018 e deliberação 2272-F/2007 da Reitoria da UPorto.

O estágio é parte integrante do plano de estudos do MICF, sendo a sua conclusão condição indispensável para a obtenção do grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas. É neste estágio que, após 9 semestres de formação teórica e laboratorial, grande parte das competências inerentes ao farmaceutico se efetivam, num contexto de pratica profissional e perante os desafios inerentes à mesma. 

Tem obrigatoriamente a duração de 6 meses e decorre em Farmácias abertas ao público ou em Serviços Farmacêuticos de Hospitais centrais ou distritais em Portugal, com protocolos assinados com a FFUP, ou ao abrigo de protocolos de cooperação com entidades europeias similares, sempre sob orientação de farmacêuticos monitores nos locais de estágio e Professores Orientadores da FFUP. 

Pretende-se que o estudante conheça o modo de relacionamento das instituições de saúde e dos profissionais de saúde, entre si e com os utentes, adquira autonomia na capacidade de compreensão, integração e resolução de problemas profissionais de ordem técnica, científica e ética, que integram as atividades do “Ato Farmacêutico” (artigo 75, Lei n.º 131/2015), complementando assim as atividades que foram previamente desenvolvidas na componente academica do MICF, nomeadamente:

a) Desenvolvimento e preparação das formas farmacêuticas dos medicamentos;
b) Registo, fabrico e controlo dos medicamentos de uso humano e veterinário e dos dispositivos médicos;
e) Preparação, controlo, seleção, aquisição, armazenamento e dispensa dos medicamentos de uso humano e veterinário e de dispositivos médicos em farmácias abertas ao público, serviços farmacêuticos hospitalares e serviços farmacêuticos privativos de quaisquer outras entidades públicas e privadas, sem prejuízo do regime de distribuição ao público de medicamentos não sujeitos a receita médica fora das farmácias, nos termos da legislação respetiva;
f) Preparação de soluções anti-séticas, de desinfetantes e de misturas intravenosas;
g) Interpretação e avaliação das prescrições médicas;
h) Informação e consulta sobre medicamentos de uso humano e veterinário, dispositivos médicos, sujeitos e não sujeitos a prescrição médica, junto de profissionais de saúde e de doentes, de modo a promover a sua correta utilização;
i) Acompanhamento, vigilância e controlo da distribuição, dispensa e utilização de medicamentos de uso humano e veterinário, de dispositivos médicos;
j) Monitorização de fármacos, incluindo a determinação de parâmetros farmacocinéticos e o estabelecimento de esquemas posológicos individualizados;
k) Colheita de produtos biológicos, execução e interpretação de análises clínicas e determinação de níveis séricos;

O estágio encontra-se ainda totalmente alinhado com as competências definidas no documento “FIP Global Competency Framework” para o inicio da carreira profissional do farmaceutico, nomeadamente:

1. Saúde Pública Farmacêutica (resposta a emergências, promoção da saúde, informação e aconselhamento sobre medicamentos)
2. Assistência Farmacêutica (avaliação e fabrico de medicamentos, dispensação, monitorização, consulta e diagnóstico do paciente)
3. Organização e gestão
4. Competências profissionais / pessoais



Adicionalmente, e de forma a estimular a procura constante de melhoria nos locais de estágio, nas relações com os utentes, com a comunidade e com os profissionais de saude, bem como o reconhecimento da necessidade continua de formação, é pedido que os estudantes desenvolvam atividades e projetos que contribuam para o melhor uso dos medicamentos e serviços, para a identificação, implementação e monitorização de novos serviços, de acordo com as necessidades locais, proponham e implementem estratégias de educaçao para a saúde da população, entre outros, num estreito alinhamento com a orientação 3.3.1 da FIP. Estas atividades são obrigatórias, devem ser bem suportadas do ponto de vista cientifico, e fazem parte integrante do relatorio de estágio e são apresentados e defendidos nas provas publicas para a obtenção do grau de mestre.



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