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Anatomia e Histologia

Código: MI071206     Sigla: ANHIST

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Naturais

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=1863
Unidade Responsável: Laboratório de Farmacologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MICF 209 MICF - Plano de Transição 2023/24 - 2024/25 - 2025/26 1 - 6 65 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carmen Diniz Pereira Regente
Joana Beatriz Alves da Silva Pinheiro de Sousa Terroso Regente

Docência - Horas

Teórica: 3,00
Prática e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 3,00
Joana Beatriz Alves da Silva Pinheiro de Sousa Terroso 1,00
Carmen Diniz Pereira 2,00
Prática e Laboratorial Totais 12 24,00
Joana Beatriz Alves da Silva Pinheiro de Sousa Terroso 6,50
Martin Vojtek 11,50
Carmen Diniz Pereira 6,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português

Objetivos

A Unidade Curricular de Anatomia-Histologia tem como principal objetivo o ensino da constituição e estrutura do corpo humano, organizado por sistemas. Assim, o estudante deverá adquirir conhecimento de conceitos e terminologia de cariz anatómico e histológico sobre o Corpo Humano. Fomentar-se-á a aprendizagem na diferenciação celular e na integração das células em unidades organizativas mais complexas como tecidos, órgãos e sistemas e seu contributo para um determinado efeito. Os estudantes deverão ainda saber correlacionar o conhecimento da estrutura com a função que a célula/tecido desempenha nos sistemas locomotor, cardiovascular, linfático, respiratório, digestivo, reprodutor, urináro, nervoso e endócrino, bem como dos órgãos dos sentidos.

Em conjunção com a componente laboratorial, os estudantes deverão ser capazes de identificar e localizar peças anatómicas e fazer a caracterização dos diversos tipos de tecidos presentes nos órgãos e sistemas relacionando as características anatomo-histológicas com a função do sistema em estudo. Esta UC confere aos estudantes bases de conhecimento sobre o Corpo Humano, essenciais na formação do Farmacêutico e que são necessárias para o estudo de UCs do MICF tais como  fisiologia humana, fisiopatologia e farmacoterapia, farmacologia, hematologia, toxicologia, cuidados farmacêuticos e bioquímica clínica. 

No âmbito das competências transversais, esta UC tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e aquisição de competências  que são relevantes no exercício da atividade profissional, nomeadamente: i) Competências Cognitivas: pensamento analítico, crítico, reflexivo e criativo; ii) Competências Metodológicas: gestão de tempo, capacidade de resolução de problemas, capacidade de planeamento e competências digitais; iii) Competências Sociais: comunicação interpessoal e trabalho colaborativo, comunicação com outros profissionias de saúde (Médicos, enfermeiros, Nutricionistas, Pscicólogos, etc) e com os utentes na Farmácia comunitária ou com os cidadãos em geral.

Resultados de aprendizagem e competências

Principais resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes devem ter a capacidade de compreender e saber:

  • a diferenciação celular e a integração das células em unidades organizativas mais complexas como tecidos, órgãos e sistemas que contribuem para um determinado efeito.
  • identificar e localizar as peças anatómicas e ainda, de caracterizar os diversos tipos de tecidos presentes nos órgãos e sistemas e a função do sistema em estudo, em particular dos sistemas que condicionam a biodsponibilidade dos fármacos (S. gastrointestinal (GI)-absorção; glândulas anexas GI (Fígado)-metbolização; S.cardiovascular (sangue e coração-distribuição); S.urinário-eliminação).
  • pesquisar fontes de informação na área da anatomia e histologia.
  • conhecer adequadamente os constituintes anatómicos do membros superior e inferior (empoderamento dos estudantes para posterior aquisição de competências de administração de injectáveis-importante no contexto da farmácia comunitária, nomeadamente de vacinas).
  • ganhar bases de conhecimento necessárias para o estudo de outras unidade curriculares do MICF, nomeadamente, fisiologia humana, fisiopatologia e farmacoterapia, farmacologia, hematologia, toxicologia, cuidados farmacêuticos e bioquímica clínica.
  • desenvolver competências de:
    • acuidade nas observações macroscópicas e microscópicas;
    • agilidade para identificar com segurança e exactidão forma/constituição celular/tecidual, de órgãos e sistemas do corpo Humano;
    • sensibilidade para correlacionar com precisão aspectos macro e microscópicos de tecidos, órgãos e sistemas do corpo Humano;
    • estudo individual e auto-aprendizagem, trabalho de equipa; capacidade de fazer pesquisa e organizar informação sabendo comunicar. Estes aspectos são fundamentais no o desenvolvimento de competências relevantes para o exercício da atividade profissional, nomeadamente no âmbito das Ciências Farmacêuticas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

A unidade curricular de Anatomia Histologia requer conhecimentos prévios relacionados com a Biologia e a Célula, sendo fundamental anteceder o ensino de anatomia e histologia. Os seus conhecimentos são fundamentais para a compreensão da UC particularmente no que diz respeito à estrutura/função celular.

Programa

A Unidade Curricular de Anatomia-histologia encontra-se dividida em três Partes:

1ª parte

Fornece uma introdução ao estudo do Corpo Humano (do ponto de vista anatómico e histológico), sendo efectuada uma breve resenha histórica:
1) A Anatomia e a Histologia como áreas da ciência, objectivos do seu estudo e sua interligação.
2) Anatomia Regional ou Topográfica, Anatomia Sistemática, Anatomia de Superfície ou Anatomia Radiológica. Terminologia e nomenclatura anatómica é apresentada e explicada.
3) Caracterização dos Tecidos Básicos do corpo Humano:
 Tecidos epiteliais; Tecidos conjuntivos; Tecido Muscular; Tecido nervoso; Terminologia e nomenclatura histológica é introduzida e exemplos são apresentados.

2ª Parte

Fornece um maior detalhe sobre a constituição dos órgãos e sistemas a nível celular e tecidular bem como um estudo sumário da anatomia dos sistemas do Corpo Humano:
4) Aparelho Locomotor (noções básicas) particularmente do membro superior e inferior:
Sistema esquelético: osteologia; artrologia e miologia;
Sistema articular; Sistema Muscular (conhecimento mais detalhado da musculatura do membro inferior e inferior).
5) Sistema nervoso (noções básicas):
Unidade funcional do sistema nervoso;
Organização anatómica do sistema nervoso (Sistema nervoso central e periférico).
Caracteristicas morfologicas mais relevantes do ponto de vista histológico.
6) Sistema endócrino (noções básicas): localização anatómica dos seus constituintes e sua descrição histológica
7) Sistema tegumentar: descrição histológica
8) Sistema respiratório (noções básicas): organização anatómica e histológica
9) Sistema cardiovascular (noções básicas): organização anatómica e caracteristicas histológicas
10) Sangue e hematopoiese (noções básicas)
11) Sistema imunitário (noções básicas): organização anatómica e caracteristicas histológicas
12) Sistema reprodutor (noções básicas): organização anatómica e histológica do Sistema reprodutor Masculino e Feminino.
13) Sistema urinário (noções básicas): Organização anatómica do sistema urinário. carcateristicas histológicas
14) Sistema digestivo (noções básicas): Organização anatómica do sistema digestivo; Caracterização histológica geral do tubo digestivo (caracterização das túnicas - mucosa, submucosa, muscular e serosa).
15) A informação sobre as temáticas acima mencionadas é complementada com exemplos de doenças mais comuns  numa base anatomo-histo-patológica.

3ªParte

Ensino laboratorial para complementar o Ensino teórico e permitir a aquisição de competências analiticas e observacionais:

1) Exercícios de Anatomia e Histologia como testes formativos. 
2) Visualização ao microscópio de laminas com os principais tecidos, órgãos e sistemas.
3) Visualização de modelos anatómicos.
4) Consulta de atlas de anatomia/histologia.
5) Recurso a ferramentas informaticas de suporte (por exemplo, plataforma anatronica; integrative atlas of histology).
6) Trabalhos subordinados a temáticas de cariz anatomico-histológico, nomeadamente com recurso a exemplos de doenças mais comuns relacionadas com os sitemas em estudo.

Bibliografia Obrigatória

Michael Ross; Histology -a text and atlas, 2003. ISBN: ISBN: 0-683-30242-b
Graaff Van de; Anatomia humana

Bibliografia Complementar

Williams Peter L. 340; Gray anatomia. ISBN: 978-85-277-0289-8
Netter Frank H.; Atlas de anatomia humana. ISBN: 978-85-352-7969-6
Junqueira Luis Carlos Uchôa; Histologia básica. ISBN: 85-277-0516-8
Di Fiore Mariano S. H.; Atlas de histologia
Seeley Stephens Tate; Anatomy&Physiology. ISBN: ISBN: 0-697-41107-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino da disciplina de Anatomia-Histologia pretende-se que seja um ensino híbrido (B-learning) maioritariamente presencial mas complementado com ensino tutorial recorrendo a uma plataforma de e-learning. O programa das aulas está projectado para que exista uma articulação e integração de conceitos teóricos e experimentais ministrados e, decorre em aulas presenciais (com recurso a metodologia magistral ou laboratorial) e tutoriais (utilizando a plataforma de e-learning: realização de exercícios e análises de estudos de caso). As aulas serão leccionadas pelos docentes da UC.
Os estudantes são estimulados a ganhar bases de conhecimento necessárias para o estudo de outras UCs do MICF, nomeadamente, fisiologia humana, fisiopatologia e farmacoterapia, farmacologia, hematologia, toxicologia, cuidados farmacêuticos e bioquímica clínica. Os estudantes são incentivados a desenvolver o seu estudo individual e a auto-aprendizagem, bem como o trabalho em equipa, a capacidade de fazer pesquisa, organizar informação e proceder à sua comunicação.

AULAS TEÓRICAS:

As aulas teóricas são magistrais e ministradas recorrendo a conteúdos projectados em sala de aula (incluíndo videos, esquemas, tabelas, imagens histológicas e anatómicas), os quais constituem um suporte à explicação descritiva. Nas aulas teóricas será efectuada uma exposição magistral dos conteúdos programáticos e, sempre que possível, promover-se-à a discussão interactiva com os alunos das matérias em estudo. As aulas estão programadas para ser ministradas presencialmente, mas podem ser ministradas a distância em aulas sincronas com recurso a videoconferência. 

Ocasionalmente poderão ser leccionadas por convidados, cuja área de especialização seja considerada pelo regente uma mais-valia para as referidas aulas. Todas as aulas serão acompanhadas por docentes da UC.

AULAS LABORATORIAIS:

Pretende-se que a aprendizagem corresponda a uma autonomia responsável dos estudantes através da observação (macro e microscópica de modelos anatómicos e preparações histológicas, respectivamente). Fomenta-se ainda a aplicação de conceitos básicos tendo como ponto de partida protocolos detalhados, promovendo a aquisição de competências e a adequada correlação entre os aspectos macro e microscópicos de tecidos, órgãos e sistemas do corpo Humano.

Os estudantes são acompanhados pelo docente durante a aula laboratorial, permitindo a constante análise e interpretação das imagens em estudo e fomenta-se o diálogo para o esclarecimento de dúvidas e para integração dos conteúdos da UC. 

COMPONENTE PRÁTICA:

Como trabalho colaborativo (em grupos com o máximo de 5 elementos) na área da anatomia-histologia promove-se o desenvolvimento de trabalhos de caso-estudo. Nestes trabalhos os estudantes são desafiados a explicar o caso-estudo fazendo uma abordagem anatomico-histologica da situação patológica. Igualmente importante será a vertente de comunicação e capacidade de diálogo com terminologia cientifica. São constituidos 5 grupos por turma (4 grupos para desenvolver o trabalho e 1 grupo para fazer a avaliação). Haverá rotação dos grupos face às abordagens/avaliação a desenvolver entre os 5 trabalhos de caso estudo.

Os estudantes são acompanhados pelo docente em contexto de sala de aula, promovendo uma articulação entre os elementos do grupo e articulação da informação anatómica e histológica, esclarecendo dúvidas. Os estudantes fazem a apresentação do trabalho executado sob a forma de video (que deve integrar a toda a informação). Em contexto de sala de aula haverá sessões de visualização dos videos e posterior discussão dos trabalhos efectuados com moderação feita pelo professor.

Os trabalhos são submetidos para avaliação, ficando alojados na plataforma Moodle.

 

PLATAFORMA DE E-LEARNING:

É apresentada na primeira aula teórica com recurso a sistema de datashow e ligação à Internet, procurando facilitar toda a informação aos estudantes. Posteriormente na primeira aula laboratorial será consolidada a informação e qualquer dúvida  esclarecida.

A plataforma e-Learning (Moodle)

No âmbito do projecto eLearning@UP, é organizada uma página da unidade curricular na plataforma Moodle onde se disponibilizam os conteúdos pedagógicos e as ferramentas de comunicação essenciais para a sua aprendizagem.
Nesta página encontram-se não só os conteúdos em formato pdf de todos os diapositivos das aulas teóricas e protocolos das aulas laboratoriais, como também ligação a páginas na web com bibliografia adotada na UC onde os estudantes podem aceder a material da apoio gratuito (atlas digitais, manuais, etc), glossário de termos, critérios de avaliação do trabalho e ficha de avaliação dos pares e autoavaliação referentes ao trabalho colaborativo que realizam nas aulas laboratoriais, testes formativos.
Foram ainda disponibilizados os links para plataformas virtuais de anatomia e histologia para serem usadas em suporte da componete laboratorial. A partilha no forum entre os estudantes permite ainda aprendizagens tranversais,  nomeadamente em relação a comunicação (forma de aplicação de terminologia e nomenclaturas usadas nas Ciências da Saúde como forma de facilitação da comunicação com outros profissioniais de saúde).

A ferramenta Forum da plataforma Moodle serve como apoio complemntar para o esclarecimento de dúvidas sobre os conteúdos programáticos (que podem ser feitas pelos docentes mas também pelos pares), a discussão sobre os casos estudo é incentivada entre estudantes com moderação feita pelos professores da UC. A comunicação com os estudantes é também facilitada pela utilização do forum na plataforma da Moodle e pelo e-mail.

A plataforma é ainda utilizada na avaliação dos estudantes.

PERÍODOS DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO

Estabelecidos na 1ª aula teórica, podendo também ser feita por pré-marcação com o professor da UC por email.

Software

http://moodle.up.pt (plataforma de e-learning)
http://sigarra.up.pt/up_uk/WEB_BASE.GERA_PAGINA?P_pagina=122360 (acesso a Primal Pictures e Net Anatomy)
anatrónica
https://www.softpedia.com/get/Science-CAD/Interactive-Practical-Histology.shtml

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 75,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 100,00
Frequência das aulas 66,00
Trabalho de investigação 10,00
Total: 176,00

Obtenção de frequência

Para a obtenção de frequência, o cumprimento da assiduidade nas aulas laboratoriais é obrigatório, de acordo com as normas de avaliação da FFUP em vigor.

Assiduidade:
As aulas Teóricas não são obrigatórias. As aulas Laboratoriais seguem as normas de avaliação em vigor à data da sua realização.

Frequência: a frequência é válida para o ano letivo corrente e para os 2 anos letivos seguintes. 

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação de conhecimentos é do tipo “Avaliação distribuída sem exame final” e é realizada em concordância com as normas de avaliação em vigor para o ano letivo 2021/22.
Não há exame laboratorial.

COMPONENTES DA AVALIAÇÃO
As componentes laboratoriais e teóricas serão avaliadas com recurso a questões sobre imagens selecionadas de anatomia ou histologia e caso-estudo, e questões do tipo escolha múltipla ou de correspondência.

AVALIAÇÃO DA COMPONENETE TEÓRICA
DOIS TESTES INTERMÉDIOS.

Os estudantes têm a sua avaliação repartida em dois testes intermédios teóricos obrigatórios. O 1º teste deverá decorrer na paragem intercalar do semestre e 2º teste no final do semestre.

Assim, a avaliação da UC efetua-se com recurso à realização de dois testes intermédios teoricos (cotados cada um em 7,5 valores em 20) e versa os conhecimentos e competências da componente teórica e laboratorial. 

AVALIAÇÃO DA COMPONENETE LABORATORIAL

A avaliação da componente Laboratorial é feita com base nos trabalhos de caso-estudo desenvolvidos nas aulas laboratoriais.

O trabalho de grupo (4 a 5 estudantes por grupo) é realizado em contexto de aula (laboratorial), entregue na plataforma sob a forma de video ou ppt narrado. Os critérios de avaliação do trabalho serão disponibilizados na plataforma e incluem a avaliação componente escrita e oral pelo grupo. Serão executados 4 trabalhos (cada um cotado para 1,25 valor em 20, o que perfaz 5 valores).

As classificações serão atribuídas da seguinte forma:

Rigor científico e profundidade do conteúdo Max-30% (1,5) Clareza e organização da apresentação 20% (1)
Recursos visuais e diagramas 10% (0,5)
Apresentação 10% (0,5)
Gestão do tempo 10% (0,5)
Autoavaliação 10% (0.5)
Avaliação através de um teste no moodle 10% (0,5)
TOTAL 100% (5 pontos)
Majoração do aluno +10% (0,5)
Majoração do professor +10% (0,5)

 

NOTA FINAL: somatório da avaliação obtida nos testes intermédios e na componente laboratorial. Não se aplica a prova oral na avaliação desta UC. Os estudantes serão aprovados, caso a sua classificação final seja igual ou superior a 9,50 valores.


A) Em situações de equivalência parcial da UC, o estudante deverá completar as questões nas avaliações de acordo com a sua situação particular. Deve efectuar os trabalhos de caso-estudo da componente laboratorial como qualquer estudante.

B) Melhorar a  classificação da compoenet laboratorial obriga a nova frequência na UC.

C) A realização do exame (de recurso) obriga a que haja frequência da UC e que tenha sido realizada a avaliação da componente laboratorial (no ano lectivo em curso ou nos 2 anos lectivos anteriores).

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica



Melhoria de classificação

Melhoria em exame final escrito cotado para 15 valores.

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