Código: | MI071206 | Sigla: | ANHIST |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Naturais |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=1863 |
Unidade Responsável: | Laboratório de Farmacologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MICF | 209 | MICF - Plano de Transição 2023/24 - 2024/25 - 2025/26 | 1 | - | 6 | 65 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Carmen Diniz Pereira | Regente |
Joana Beatriz Alves da Silva Pinheiro de Sousa Terroso | Regente |
Teórica: | 3,00 |
Prática e Laboratorial: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 3,00 |
Joana Beatriz Alves da Silva Pinheiro de Sousa Terroso | 1,00 | ||
Carmen Diniz Pereira | 2,00 | ||
Prática e Laboratorial | Totais | 12 | 24,00 |
Joana Beatriz Alves da Silva Pinheiro de Sousa Terroso | 6,50 | ||
Martin Vojtek | 11,50 | ||
Carmen Diniz Pereira | 6,00 |
A Unidade Curricular de Anatomia-Histologia tem como principal objetivo o ensino da constituição e estrutura do corpo humano, organizado por sistemas. Assim, o estudante deverá adquirir conhecimento de conceitos e terminologia de cariz anatómico e histológico sobre o Corpo Humano. Fomentar-se-á a aprendizagem na diferenciação celular e na integração das células em unidades organizativas mais complexas como tecidos, órgãos e sistemas e seu contributo para um determinado efeito. Os estudantes deverão ainda saber correlacionar o conhecimento da estrutura com a função que a célula/tecido desempenha nos sistemas locomotor, cardiovascular, linfático, respiratório, digestivo, reprodutor, urináro, nervoso e endócrino, bem como dos órgãos dos sentidos.
Em conjunção com a componente laboratorial, os estudantes deverão ser capazes de identificar e localizar peças anatómicas e fazer a caracterização dos diversos tipos de tecidos presentes nos órgãos e sistemas relacionando as características anatomo-histológicas com a função do sistema em estudo. Esta UC confere aos estudantes bases de conhecimento sobre o Corpo Humano, essenciais na formação do Farmacêutico e que são necessárias para o estudo de UCs do MICF tais como fisiologia humana, fisiopatologia e farmacoterapia, farmacologia, hematologia, toxicologia, cuidados farmacêuticos e bioquímica clínica.
No âmbito das competências transversais, esta UC tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e aquisição de competências que são relevantes no exercício da atividade profissional, nomeadamente: i) Competências Cognitivas: pensamento analítico, crítico, reflexivo e criativo; ii) Competências Metodológicas: gestão de tempo, capacidade de resolução de problemas, capacidade de planeamento e competências digitais; iii) Competências Sociais: comunicação interpessoal e trabalho colaborativo, comunicação com outros profissionias de saúde (Médicos, enfermeiros, Nutricionistas, Pscicólogos, etc) e com os utentes na Farmácia comunitária ou com os cidadãos em geral.
Principais resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes devem ter a capacidade de compreender e saber:
A unidade curricular de Anatomia Histologia requer conhecimentos prévios relacionados com a Biologia e a Célula, sendo fundamental anteceder o ensino de anatomia e histologia. Os seus conhecimentos são fundamentais para a compreensão da UC particularmente no que diz respeito à estrutura/função celular.
A Unidade Curricular de Anatomia-histologia encontra-se dividida em três Partes:
1ª parte
Fornece uma introdução ao estudo do Corpo Humano (do ponto de vista anatómico e histológico), sendo efectuada uma breve resenha histórica:
1) A Anatomia e a Histologia como áreas da ciência, objectivos do seu estudo e sua interligação.
2) Anatomia Regional ou Topográfica, Anatomia Sistemática, Anatomia de Superfície ou Anatomia Radiológica. Terminologia e nomenclatura anatómica é apresentada e explicada.
3) Caracterização dos Tecidos Básicos do corpo Humano:
Tecidos epiteliais; Tecidos conjuntivos; Tecido Muscular; Tecido nervoso; Terminologia e nomenclatura histológica é introduzida e exemplos são apresentados.
2ª Parte
Fornece um maior detalhe sobre a constituição dos órgãos e sistemas a nível celular e tecidular bem como um estudo sumário da anatomia dos sistemas do Corpo Humano:
4) Aparelho Locomotor (noções básicas) particularmente do membro superior e inferior:
Sistema esquelético: osteologia; artrologia e miologia;
Sistema articular; Sistema Muscular (conhecimento mais detalhado da musculatura do membro inferior e inferior).
5) Sistema nervoso (noções básicas):
Unidade funcional do sistema nervoso;
Organização anatómica do sistema nervoso (Sistema nervoso central e periférico).
Caracteristicas morfologicas mais relevantes do ponto de vista histológico.
6) Sistema endócrino (noções básicas): localização anatómica dos seus constituintes e sua descrição histológica
7) Sistema tegumentar: descrição histológica
8) Sistema respiratório (noções básicas): organização anatómica e histológica
9) Sistema cardiovascular (noções básicas): organização anatómica e caracteristicas histológicas
10) Sangue e hematopoiese (noções básicas)
11) Sistema imunitário (noções básicas): organização anatómica e caracteristicas histológicas
12) Sistema reprodutor (noções básicas): organização anatómica e histológica do Sistema reprodutor Masculino e Feminino.
13) Sistema urinário (noções básicas): Organização anatómica do sistema urinário. carcateristicas histológicas
14) Sistema digestivo (noções básicas): Organização anatómica do sistema digestivo; Caracterização histológica geral do tubo digestivo (caracterização das túnicas - mucosa, submucosa, muscular e serosa).
15) A informação sobre as temáticas acima mencionadas é complementada com exemplos de doenças mais comuns numa base anatomo-histo-patológica.
3ªParte
Ensino laboratorial para complementar o Ensino teórico e permitir a aquisição de competências analiticas e observacionais:
1) Exercícios de Anatomia e Histologia como testes formativos.
2) Visualização ao microscópio de laminas com os principais tecidos, órgãos e sistemas.
3) Visualização de modelos anatómicos.
4) Consulta de atlas de anatomia/histologia.
5) Recurso a ferramentas informaticas de suporte (por exemplo, plataforma anatronica; integrative atlas of histology).
6) Trabalhos subordinados a temáticas de cariz anatomico-histológico, nomeadamente com recurso a exemplos de doenças mais comuns relacionadas com os sitemas em estudo.
O ensino da disciplina de Anatomia-Histologia pretende-se que seja um ensino híbrido (B-learning) maioritariamente presencial mas complementado com ensino tutorial recorrendo a uma plataforma de e-learning. O programa das aulas está projectado para que exista uma articulação e integração de conceitos teóricos e experimentais ministrados e, decorre em aulas presenciais (com recurso a metodologia magistral ou laboratorial) e tutoriais (utilizando a plataforma de e-learning: realização de exercícios e análises de estudos de caso). As aulas serão leccionadas pelos docentes da UC.
Os estudantes são estimulados a ganhar bases de conhecimento necessárias para o estudo de outras UCs do MICF, nomeadamente, fisiologia humana, fisiopatologia e farmacoterapia, farmacologia, hematologia, toxicologia, cuidados farmacêuticos e bioquímica clínica. Os estudantes são incentivados a desenvolver o seu estudo individual e a auto-aprendizagem, bem como o trabalho em equipa, a capacidade de fazer pesquisa, organizar informação e proceder à sua comunicação.
AULAS TEÓRICAS:
As aulas teóricas são magistrais e ministradas recorrendo a conteúdos projectados em sala de aula (incluíndo videos, esquemas, tabelas, imagens histológicas e anatómicas), os quais constituem um suporte à explicação descritiva. Nas aulas teóricas será efectuada uma exposição magistral dos conteúdos programáticos e, sempre que possível, promover-se-à a discussão interactiva com os alunos das matérias em estudo. As aulas estão programadas para ser ministradas presencialmente, mas podem ser ministradas a distância em aulas sincronas com recurso a videoconferência.
Ocasionalmente poderão ser leccionadas por convidados, cuja área de especialização seja considerada pelo regente uma mais-valia para as referidas aulas. Todas as aulas serão acompanhadas por docentes da UC.
AULAS LABORATORIAIS:
Pretende-se que a aprendizagem corresponda a uma autonomia responsável dos estudantes através da observação (macro e microscópica de modelos anatómicos e preparações histológicas, respectivamente). Fomenta-se ainda a aplicação de conceitos básicos tendo como ponto de partida protocolos detalhados, promovendo a aquisição de competências e a adequada correlação entre os aspectos macro e microscópicos de tecidos, órgãos e sistemas do corpo Humano.
Os estudantes são acompanhados pelo docente durante a aula laboratorial, permitindo a constante análise e interpretação das imagens em estudo e fomenta-se o diálogo para o esclarecimento de dúvidas e para integração dos conteúdos da UC.
COMPONENTE PRÁTICA:
Como trabalho colaborativo (em grupos com o máximo de 5 elementos) na área da anatomia-histologia promove-se o desenvolvimento de trabalhos de caso-estudo. Nestes trabalhos os estudantes são desafiados a explicar o caso-estudo fazendo uma abordagem anatomico-histologica da situação patológica. Igualmente importante será a vertente de comunicação e capacidade de diálogo com terminologia cientifica. São constituidos 5 grupos por turma (4 grupos para desenvolver o trabalho e 1 grupo para fazer a avaliação). Haverá rotação dos grupos face às abordagens/avaliação a desenvolver entre os 5 trabalhos de caso estudo.
Os estudantes são acompanhados pelo docente em contexto de sala de aula, promovendo uma articulação entre os elementos do grupo e articulação da informação anatómica e histológica, esclarecendo dúvidas. Os estudantes fazem a apresentação do trabalho executado sob a forma de video (que deve integrar a toda a informação). Em contexto de sala de aula haverá sessões de visualização dos videos e posterior discussão dos trabalhos efectuados com moderação feita pelo professor.
Os trabalhos são submetidos para avaliação, ficando alojados na plataforma Moodle.
PLATAFORMA DE E-LEARNING:
É apresentada na primeira aula teórica com recurso a sistema de datashow e ligação à Internet, procurando facilitar toda a informação aos estudantes. Posteriormente na primeira aula laboratorial será consolidada a informação e qualquer dúvida esclarecida.
A plataforma e-Learning (Moodle)
No âmbito do projecto eLearning@UP, é organizada uma página da unidade curricular na plataforma Moodle onde se disponibilizam os conteúdos pedagógicos e as ferramentas de comunicação essenciais para a sua aprendizagem.
Nesta página encontram-se não só os conteúdos em formato pdf de todos os diapositivos das aulas teóricas e protocolos das aulas laboratoriais, como também ligação a páginas na web com bibliografia adotada na UC onde os estudantes podem aceder a material da apoio gratuito (atlas digitais, manuais, etc), glossário de termos, critérios de avaliação do trabalho e ficha de avaliação dos pares e autoavaliação referentes ao trabalho colaborativo que realizam nas aulas laboratoriais, testes formativos.
Foram ainda disponibilizados os links para plataformas virtuais de anatomia e histologia para serem usadas em suporte da componete laboratorial. A partilha no forum entre os estudantes permite ainda aprendizagens tranversais, nomeadamente em relação a comunicação (forma de aplicação de terminologia e nomenclaturas usadas nas Ciências da Saúde como forma de facilitação da comunicação com outros profissioniais de saúde).
A ferramenta Forum da plataforma Moodle serve como apoio complemntar para o esclarecimento de dúvidas sobre os conteúdos programáticos (que podem ser feitas pelos docentes mas também pelos pares), a discussão sobre os casos estudo é incentivada entre estudantes com moderação feita pelos professores da UC. A comunicação com os estudantes é também facilitada pela utilização do forum na plataforma da Moodle e pelo e-mail.
A plataforma é ainda utilizada na avaliação dos estudantes.
PERÍODOS DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO
Estabelecidos na 1ª aula teórica, podendo também ser feita por pré-marcação com o professor da UC por email.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 75,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 100,00 |
Frequência das aulas | 66,00 |
Trabalho de investigação | 10,00 |
Total: | 176,00 |
Para a obtenção de frequência, o cumprimento da assiduidade nas aulas laboratoriais é obrigatório, de acordo com as normas de avaliação da FFUP em vigor.
Assiduidade:
As aulas Teóricas não são obrigatórias. As aulas Laboratoriais seguem as normas de avaliação em vigor à data da sua realização.
Frequência: a frequência é válida para o ano letivo corrente e para os 2 anos letivos seguintes.
A avaliação de conhecimentos é do tipo “Avaliação distribuída sem exame final” e é realizada em concordância com as normas de avaliação em vigor para o ano letivo 2021/22.
Não há exame laboratorial.
COMPONENTES DA AVALIAÇÃO
As componentes laboratoriais e teóricas serão avaliadas com recurso a questões sobre imagens selecionadas de anatomia ou histologia e caso-estudo, e questões do tipo escolha múltipla ou de correspondência.
AVALIAÇÃO DA COMPONENETE TEÓRICA
DOIS TESTES INTERMÉDIOS.
Os estudantes têm a sua avaliação repartida em dois testes intermédios teóricos obrigatórios. O 1º teste deverá decorrer na paragem intercalar do semestre e 2º teste no final do semestre.
Assim, a avaliação da UC efetua-se com recurso à realização de dois testes intermédios teoricos (cotados cada um em 7,5 valores em 20) e versa os conhecimentos e competências da componente teórica e laboratorial.
AVALIAÇÃO DA COMPONENETE LABORATORIAL
A avaliação da componente Laboratorial é feita com base nos trabalhos de caso-estudo desenvolvidos nas aulas laboratoriais.
O trabalho de grupo (4 a 5 estudantes por grupo) é realizado em contexto de aula (laboratorial), entregue na plataforma sob a forma de video ou ppt narrado. Os critérios de avaliação do trabalho serão disponibilizados na plataforma e incluem a avaliação componente escrita e oral pelo grupo. Serão executados 4 trabalhos (cada um cotado para 1,25 valor em 20, o que perfaz 5 valores).
As classificações serão atribuídas da seguinte forma:
Rigor científico e profundidade do conteúdo Max-30% (1,5) Clareza e organização da apresentação 20% (1)
NOTA FINAL: somatório da avaliação obtida nos testes intermédios e na componente laboratorial. Não se aplica a prova oral na avaliação desta UC. Os estudantes serão aprovados, caso a sua classificação final seja igual ou superior a 9,50 valores.
A) Em situações de equivalência parcial da UC, o estudante deverá completar as questões nas avaliações de acordo com a sua situação particular. Deve efectuar os trabalhos de caso-estudo da componente laboratorial como qualquer estudante.
B) Melhorar a classificação da compoenet laboratorial obriga a nova frequência na UC.
C) A realização do exame (de recurso) obriga a que haja frequência da UC e que tenha sido realizada a avaliação da componente laboratorial (no ano lectivo em curso ou nos 2 anos lectivos anteriores).
Não se aplica
Melhoria em exame final escrito cotado para 15 valores.