Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Investigação & Desenvolvimento

Investigação & Desenvolvimento

Investigação e Desenvolvimento

O corpo docente da FFUP participa em diversos projetos de investigação, de âmbito nacional e internacional, alguns dos quais em cooperação com outras instituições públicas e privadas e está integrado em Unidades de Investigação com classificação igual ou superior a muito bom, nomeadamente:

Do ponto de vista de produção científica a FFUP tem ocupado os primeiros lugares do ranking da U.Porto em número de publicações por docente indexadas na "Web of Science"

Para mais informações sobre a atividade de investigação desenvolvida pelos diversos Laboratórios da FFUP, consulte:

Pesquisa de Produção Científica

Oportunidades de Financiamento

Pode consultar em http://uporto2020.up.pt/ oportunidades de financiamento nacionais e internacionais, compiladas pela Unidade de Projetos da U.Porto, especialmente dirigidas à comunidade académica e científica da Universidade do Porto.

Portugal2020

Trata-se do Acordo de Parceria adotado entre Portugal e a Comissão Europeia, que reúne a atuação dos 5 Fundos Europeus Estruturais e de Investimento - FEDER, Fundo de Coesão, FSE, FEADER e FEAMP - no qual se definem os princípios de programação que consagram a política de desenvolvimento económico, social e territorial para promover, em Portugal, entre 2014 e 2020.

Estes princípios de programação estão alinhados com o Crescimento Inteligente, Sustentável e Inclusivo, prosseguindo a ESTRATÉGIA EUROPA 2020.

A programação e implementação do Portugal 2020 organizam-se em quatro domínios temáticos:

  1. Competitividade e Internacionalização;
  2. Inclusão Social e Emprego;
  3. Capital Humano;
  4. Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Considera, ainda, os domínios transversais relativos à reforma da Administração Pública e à territorialização das intervenções.

Financiamento à U.Porto

O que é o Portugal2020? Que tipo de projetos serão financiados? Que tipo de despesas serão financiadas? Quais são as boas práticas? Consulte aqui as respostas.

Calls abertas: https://www.portugal2020.pt/Portal2020/Candidaturas-abertas-auto

Para obter mais informações, consulte o portal Portugal2020.

Horizonte2020

O programa Horizonte 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, com um orçamento global superior a 79 mil milhões de euros para o período 2014-2020, centra-se em torno de 3 pilares programáticos com âmbitos diferentes: Excellent Science, Industrial Leadership e Societal Challenges.

O objetivo principal deste Horizonte 2020 é o de promover a procura de soluções para alguns dos principais obstáculos que os cidadãos europeus enfrentam na sociedade atual (problemas demográficos, instabilidade social e laboral, respeito pelas liberdades individuais e proteção de dados, alterações climáticas e desafios ambientais, fontes de energia renováveis, transportes), estimulando a colaboração multidisciplinar entre as várias áreas científicas, nomeadamente o reforçar da colaboração fulcral com as Ciências Sociais e Humanas.

Com base nestes pilares, a estrutura de financiamento irá assumir a seguinte composição:

Apoios Individuais

Apoios Colaborativos (3 grandes áreas)

  • Collaborative projects
    Apoio à inovação e investigação colaborativa, que envolva universidades e empresas (incluindo PMEs) de forma a alcançarem objetivos comuns e partilharem sinergias em área específicas de investigação.
  • Future and emerging technologies
    Projetos transversais às ciências e às engenharias, que visam criar as bases para novas tecnologias.
  • Research infrastructures
    Garantir o acesso dos investigadores a infraestruturas de topo.

Apoio às PME

O Instrumento para as PME é um esquema de financiamento exclusivamente dedicado a PME e está presente em todas as áreas dos pilares Liderança Industrial e Desafios Societais do Horizonte 2020. O Instrumento para as PME apresenta oportunidades de financiamento para empresas com forte potencial de internacionalização a ideias de elevado risco, tendo por base a construção de um plano de negócios e respetiva implementação.

Mais Informações

A U.Porto organizou sessões de informação sobre o Horizonte 2020 cuja documentação pode ser consultada.

Calls abertas: http://www.gppq.fct.pt/h2020/calls_abertas.php

Para obter mais informações, consulte o portal Horizon 2020 ou o Gabinete de Promoção do Programa Quadro de I&DT.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2017-03-08 I  Página gerada em: 2017-09-24 às 13:20:00