Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > EPL > Informação para Candidatos

Cursos

Licenciatura em Estudos Portugueses e Lusófonos

Dados Gerais

Código Oficial: 9138
Sigla: EPL

Diplomas

  • Licenciatura em Estudos Portugueses e Lusófonos (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Cultura Brasileira

EPL003 - ECTS

Introdução à cultura brasileira, através da abordagem da sua formação e da sociedade que a suporta.

Cultura Clássica I

LLC019 - ECTS

O estudo das ideias políticas, sociais, religiosas e morais dos antigos gregos, expressas em algumas das suas obras literárias mais relevantes, visa aprofundar o conhecimento da matriz grega da cultura ocidental. 

Introdução à Cultura Portuguesa

EPL014 - ECTS

Objectivos: Em abordagem interdisciplinar, propiciar informação rigorosa, detalhada e de síntese, bem como problematização crítica e sensibilização, relativamente a alguns dos principais e recorrentes temas de cultura portuguesa, diacronicamente considerada. Como vector principal do programa fornecer-se-ão consistentes quadros evolutivos e explicativos da mitogenia e auto-representações historiográficas que os portugueses foram fazendo de si mesmo e da sua identidade colectiva ao longo do tempo. Competências e resultados de aprendizagem: Os discentes devem ficar capazes de: a) explicar o papel dos historicismos romântico e positivista na fixação dos nossos conceitos contemporâneos de «nação» e «cultura nacional»; b) explicar, à luz das fontes, as características do providencialismo histórico português de Antigo Regime; c) explicar a passagem oitocentista do «sebastianismo» do domínio da crença para o domínio da história literária e da história da cultura.

Latim I

EPL015 - ECTS
Pretende-se que os alunos dominem as estruturas fundamentais da língua latina (morfológicas e sintáticas), que serão, sempre que possível, relacionadas com as da língua portuguesa. Pretende-se também que os estudantes apliquem esses conhecimentos à tradução para português de textos simples (originais ou em versões adaptadas) e à versão para latim de pequenas frases.

No final do semestre, os alunos deverão comprovar o domínio das estruturas gramaticais e lexicais estudadas através da tradução e da versão de textos simples.

Metodologia dos Estudos Literários_Português I

LLC104 - ECTS
Adquirir instrumentos conceptuais, teóricos, metodológicos e analíticos para o estudo do objecto literário.
Os estudantes desenvolverão uma perspectiva crítica sobre as grandes concepções ocidentais da Literatura enquanto criação, comunicação e instituição.
No nível I, a unidade curricular de Metodologia dos Estudos Literários traça um percurso simultaneamente reflexivo e histórico com incidência primacial nos problemas colocados pela Poética, a fim de os estudantes dominarem todos os conceitos operatórios necessários à compreensão global e do texto literário, numa perspectiva simultaneamente integradora e analítica.

Cultura Clássica II

LLC020 - ECTS

O estudo das ideias políticas, morais e religiosas dos romanos, nas suas manifestações literárias, visa aprofundar o conhecimento das matrizes da cultura europeia e o reconhecimento do valor formativo e informativo da cultura clássica. 

Cultura Portuguesa da Época dos Descobrimentos

EPL005 - ECTS

1. Aceder a dados fundamentais de carácter histórico, cultural e social que contribuíram para configurar o modo específico do «ser português» e a sua relação com os contextos ibérico, europeu e universal. 2. Reflectir criticamente sobre testemunhos das viagens de descobrimento e problematizar a visão do Outro que neles se patenteia. 3. Situar a participação do Portugal de quinhentos no processo de abertura do Ocidente a outras civilizações e equacionar a sua influência na determinação da especificidade cultural portuguesa.

Introdução à Linguística

CL013 - ECTS

Programa A – para estudantes que tiveram BAG ou BAG-P

1. Refletir sobre a natureza, as propriedades e as funções da linguagem verbal.
2. Levar os estudantes a compreenderem que as línguas podem ser um objeto de estudo científico.
3. Relacionar conceitos e princípios da Linguística nos níveis de análise considerados em Bases de Análise Gramatical e introduzir novos conceitos.
4. Associar os níveis de análise considerados com áreas da linguística.
5. Refletir sobre aspetos do significado e sobre usos das línguas.
6. Fomentar o espírito crítico e o rigor.

Programa B – para alunos que não tiveram BAG ou BAG-P

1. Refletir sobre a natureza, as propriedades e as funções da linguagem verbal.
2. Levar os estudantes a compreenderem que as línguas podem ser um objeto de estudo científico.
3. Relacionar conceitos e princípios da Linguística e introduzir novos conceitos.
4. Associar os níveis de análise considerados com áreas da linguística.
5. Refletir sobre aspetos do significado e sobre usos das línguas.
6. Fomentar o espírito crítico e o rigor.

Latim II

EPL016 - ECTS

- Aprendizagem do léxico e das estruturas gramaticais básicas da língua latina, morfológicas e sintáticas; - Aplicação desse conhecimento à tradução de textos com um grau progressivo de dificuldade.

Metodologia dos Estudos Literários_Português II

LLC106 - ECTS

Facultar instrumentos conceptuais, teóricos, metodológicos e analíticos para o estudo crítico da singularidade das obras literárias e da historicidade das literaturas nacionais.

História da Língua Portuguesa

CL011 - ECTS

O objetivo da disciplina é de facultar conhecimentos em três áreas: a análise de teorias e métodos de estudo da variação linguística; a sua aplicação ao domínio específico da história do Português; e uma integração numa perspetiva mais genérica, do âmbito da linguística românica.

Literatura Brasileira I

EPL021 - ECTS

Introdução à literatura brasileira (e também à língua portuguesa do Brasil e à cultura brasileira) através do estudo panorâmico de textos e autores representativos. Espera-se que, no final do curso, os alunos sejam capazes de conhecer e de problematizar o sistema literário brasileiro e de o relacionarem com outros sistemas e movimentos. Ao mesmo tempo, espera-se que os alunos aprofundem noções de história literária e de poética e que sejam capazes de produzir um discurso crítico fundamentado sobre os pontos do programa.

Literatura Portuguesa do Renascimento e do Humanismo

EPL029 - ECTS

1. Traçar um panorama evolutivo da literatura portuguesa (lírica e novela) do século XVI. 2. Aprofundar as inovações literárias introduzidas pela narrativa de Bernardim Ribeiro, relativamente às práticas comuns no âmbito da literatura cavaleiresca e sentimental ibéricas. 3. Delimitar e definir os contornos específicos das opções de Sá de Miranda, de António Ferreira e de Luís de Camões, relativamente às suas práticas literárias no âmbito do lirismo renascentista e às concepções teóricas nelas implicadas.

Literatura Portuguesa Medieval

EPL032 - ECTS

Levar os alunos a um contacto assíduo e aprofundado com alguns dos textos mais relevantes da poesia galego-portuguesa. Proceder ao enquadramento estético, cultural e social do processo de elaboração e de recepção desses textos.

Temas das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa

EPL038 - ECTS O presente programa visa proporcionar aos estudantes um conhecimento dos temas dominantes na escrita de autores africanos paradigmáticos dos cinco países lusófonos, promovendo, em simultâneo, uma reflexão crítica sobre os modos de representação da realidade africana e dos processos de auto-representação na escrita em língua portuguesa padrão – ou em “línguas”, dialetos e variantes resultantes de um processo de miscigenação com as “línguas” locais.
Alguns dos autores selecionados: Alda Espírito Santo, Ana Paula Tavares, Baltasar Lopes, Conceição Lima, Francisco José Tenreiro, Jorge Barbosa, José Craveirinha, José Eduardo Agualusa, Luís Bernardo Honwana, Luis Carlos Patraquim, Luandino Vieira, Mia Couto, Noémia de Sousa, Ondjaki, Paulina Chiziane, Rui Knopfli, Ruy Duarte de Carvalho, Vasco Cabral, Viriato da Cruz.
Privilegiando quer uma abordagem sincrónica quer diacrónica, procurar-se-á dar conta da especificidade das literaturas e culturas de cada país (a diferença específica de Cabo Verde, por exemplo) e dos vários movimentos, revistas, jornais, gerações e correntes que marcaram a história literária desses países.
Este estudo será acompanhado (sempre que se justificar) de uma contextualização histórico-cultural dos textos estudados ao longo do semestre.

Cultura Portuguesa do Barroco e das Luzes

EPL006 - ECTS

Esta unidade curricular pretende facultar aos estudantes um quadro informativo e cultural complexo sobre os séculos XVII e XVIII portugueses, considerando, por um lado, o seu enquadramento europeu e, por outro, as especificidades das ideias e modos de pensar, das expressões literárias e do viver social da época. Deste modo, os estudantes poderão desenvolver conhecimentos e perspetivas críticas sobre os conceitos e as caraterísticas dos períodos Barroco e das Luzes a partir de um conjunto de textos que representam aspetos e temas importantas destes períodos. Ao mesmo tempo, disporão de elementos que lhe permitam compreender a sua influência sobre o desenvolvimento cultural daquelas épocas e das posteriores.
Os estudantes comprenderão que a relação entre "textos e contextos" é particularmente relevante para a compreensão das continuidades e mudanças entre o "Portugal restaurado" e o "Portugal do Iluminismo".

Estruturas Fonológicas e Morfológicas do Português

CL005 - ECTS Transcrição fonética larga do português - Classificação articulatória tradicional das consoantes e vogais do português - Identificação das principais marcas de variação fonética dialetal - Descrição do inventário segmental do português - Generalização e explicitação dos principais padrões fonotáticos do português – Descrição dos processos prosódicos de atribuição de acento lexical em português – Descrição dos principais processos fonológicos lexicais e pós-lexicais do português - Identificação e descrição dos processos de formação de palavras em português - Identificação e explicação de casos de interferêcia de fatores fonológicos e morfológicos em português: acento; especificação da vogal temática; harmonização vocálica – Identificação e delimitação das unidades prosódicas fundamentais do português: palavra fonológica; grupo clítico

Ficção Medieval

EPL008 - ECTS

Levar os alunos a um contacto assíduo e aprofundado com os textos galego-portugueses e portugueses do romance arturiano em prosa, nomeadamente o Livro de Galaaz e da Morte de Artur (Demanda do Santo Graal). Proceder ao enquadramento estético, cultural e social do processo de elaboração e de recepção do romance arturiano, e realçar o papel desempenhado por essa literatura na transmisão de mitos, modelos de comportamento e técnicas de escrita ao ambiente português medieval.

Latim III

EPL017 - ECTS
Pretende-se que os alunos dominem as estruturas fundamentais da língua latina (morfológicas e sintáticas), que serão, sempre que possível, relacionadas com as da língua portuguesa.

Pretende-se também que os estudantes apliquem esses conhecimentos à tradução para português de textos originais progressivamente mais complexos e à versão para latim de frases.


No final do semestre, os alunos deverão comprovar o domínio das estruturas gramaticais e lexicais estudadas através da tradução e da versão de textos.

Literatura Angolana

EPL020 - ECTS
Introdução à literatura angolana através do estudo panorâmico de textos e autores representativos. 

Literatura Brasileira II

EPL022 - ECTS
Estudo de alguns textos, autores e momentos importantes da literatura brasileira. 

Literatura Portuguesa do Barroco e do Neoclassicismo

EPL028 - ECTS

1. Conhecer e problematizar algumas das obras literárias mais significativas do Barroco e do Neoclassicismo em Portugal; 2. Identificar e caracterizar os fundamentos teóricos e as práticas estético-literárias desenvolvidas ao longo dos séculos XVI-XVIII; 3. Aplicar correctamente os instrumentos teóricos fundamentais para a análise crítica de textos literários de natureza lírica e narrativa; 4. Produzir, no plano da análise e do comentário, um discurso crítico fundamentado.

Cultura Portuguesa Contemporânea

EPL004 - ECTS

Perante a disponibilização de dados factuais de indiscutível objectividade e relevância social, de esquemas operativos racionais e produtivos, bem como de sínteses e molduras contextualizadoras seguras, procurar-se-á motivar os discentes para a reflexão e debate crítico sobre os grandes momentos colectivos, realizações, agentes culturais, temas e problemas vivenciados na sociedade portuguesa do Século XX, de modo a optimizar neles nova e mais profunda compreensão do presente e uma mais clara e personalizada auto-consciência cultural, marcadas, necessariamente, pela experiência de todo o vasto e complexo universo de transformações emergentes do processo político iniciado com o 25 de Abril de 1974 e com a integração do nosso país na União Europeia. Os discentes devem ficar capazes, nomeadamente, de: a) situar os actuais regímen e figurino político nas continuidades demoliberais da cultura republicana; b) explicar o papel da discussão histórica nos desígnios «refundadores» do Séc. XX português; c) explicar os confrontos ideológicos, literários e estéticos nacionais no seu quadro cultural e sócio-político europeu.

Estruturas Léxicas do Português

CL006 - ECTS

1. Conhecer conceitos de léxico e tipos de unidades lexicais. 2. Relacionar o léxico com diferentes áreas gramaticais e com o dicionário. 3. Caracterizar processos de estrutura e composição do léxico. 4. Apreender diferentes dimensões do significado e da sua organização. 5. Descrever as relações semânticas das estruturas léxicas. 6. Analisar a estrutura argumental das classes sintáticas verbo, nome e adjetivo. 7. Aplicar os princípios teóricos à análise de material linguístico, através do uso de instrumentos rigorosos de análise. 

Estruturas Sintáticas e Semânticas do Português I

CL007 - ECTS

 Os objetivos da disciplina são os seguintes: Aquisição de novos conhecimentos e novos métodos de análise em Sintaxe e em Semântica Lexical com particular incidência sobre a língua portuguesa e algumas das suas variedades.

Grego I

EPL009 - ECTS
Pretende-se que os alunos dominem as estruturas fundamentais da língua grega (morfológicas e sintáticas), que serão, sempre que possível, relacionadas com as da língua latina e da portuguesa. Pretende-se também que os estudantes apliquem esses conhecimentos à tradução para português de textos simples (originais ou em versões adaptadas) e à versão para grego de pequenas frases. Deverão igualmente ser capazes de reconhecer a importância da língua grega para a conformação da terminologia filosófica e científica ocidental.

No final do semestre, os alunos deverão comprovar o domínio das estruturas gramaticais e lexicais estudadas através da tradução e da versão de textos simples.

Grego III

LLC122 - ECTS

Pretende-se que os alunos aprofundem o estudo da língua grega, através da aprendizagem da gramática e de vocabulário essencial que lhes permitirá a tradução de textos simples de autores gregos.   

História do Teatro Português - de Gil Vicente ao Teatro de Setecentos

EPL013 - ECTS

Esta u.c. tem como objetivo o estudo e compreensão da história do teatro em Portugal, desde a sua emergência até aos elementos específicos do teatro Setecentista. Pretende-se que o aluno seja capaz de identificar os momentos mais significativos da História do Teatro Português; que compreenda e integre as etapas determinantes desta história nos vários contextos (sociais, históricos, estéticos, políticos) em que emergem; que adquira competências para entender algumas obras representativas deste percurso, no seu diálogo com os códigos, os textos e os contextos. Procura-se que o aluno desenvolva um conhecimento sólido e fundamentado das diversas etapas desta história, sedimentado em autores, obras, teorização e testemunhos dos modos de ser desta multifacetada realidade, capaz de o levar a produzir um discurso crítico e refletido sobre teatro e dramatização em Portugal entre os sécs. XVI a XVIII, caminho incontornável para a compreensão dos rumos futuros do teatro em Portugal.

Latim IV

EPL018 - ECTS

- Consolidação e aprofundamento do conhecimento da língua; - Familiarização com textos de Cícero, Salústio e Catulo e com o contexto sócio-cultural em que foram produzidos;
- Promoção da qualidade da tradução.

Literatura Latina do Período Clássico

LLC095 - ECTS

O estudo da literatura didáctica, na sua variedade de modos e géneros, permitirá desenvolver as capacidades de pesquisa, análise e compreensão do período clássico da história da literatura latina. 

Literatura Portuguesa do Romantismo ao Naturalismo

EPL030 - ECTS

Os estudantes tornam-se capazes de compreender a evolução dos movimentos literários românticos e naturalistas, tanto na perspetiva da experimentação formal como nas diferentes cosmovisões assumidas.

Literaturas Orais e Marginais I

EPL033 - ECTS Os estudantes tornam-se capazes de questionar os conceitos de “literatura”, “literatura oral”, “literatura marginal”, e de analisar diversas formas de literaturas orais e marginais (como o conto popular e o mito urbano), de um ponto de vista teórico e cronológico.

Teoria da Literatura I

EPL039 - ECTS Transmissão dos conceitos fundamentais no plano da reflexão teórica sobre o fenómeno literário.
Desenvolvimento das capacidades de problematização, argumentação, do espírito crítico e de síntese.
Potencialização da competência de leitura.

Teoria do Gosto Literário

EPL041 - ECTS

1. Estudar a função da sensibilidade na percepção estética do discurso literário.

2. Desenvolver o conhecimento histórico e sistemático dos mecanismos do gosto literário.

Aquisição da Linguagem

CL002 - ECTS

Sensibilizar os estudantes para aspectos importantes no âmbito de uma introdução à psicolinguística criando neles ao mesmo tempo um espírito crítico face a determinadas áreas que possam ter pontos em comum com os diferentes tópicos abordados

Estética e Linguagem

CL004 - ECTS

OBJETIVOS: A disciplina pretende facultar um conjunto de referências propedêuticas sobre a Linguagem e a sua antiguidade enquanto objeto científico, nomeadamente nos campos epistemológicos da Filosofia, da Retórica, da Estética e da Filologia, e da Linguística mais especificamente. Num segundo plano, decorrente do primeiro, pretende-se que o aluno reflita sobre as variadas funções da linguagem e sobre a complexidade dos seus registos, quer na linguagem dita “comum”, quer na linguagem dita “artística”. 

Fonética

CL009 - ECTS Transcrição fonética estreita de amostras de fala - Recolha, gravação, análise acústica e manipulação laboratorial de amostras de fala - Identificação e descrição das principais características articulatórias e acústicas dos sons da fala

Grego II

EPL010 - ECTS
— Conhecimento das estruturas fundamentais da língua grega (morfológicas e sintáticas).

— Aplicação desse conhecimento à tradução para português de textos simples (versões adaptadas e originais).

— Aquisição de vocabulário indicado pela docente (duzentas palavras).

— Reconhecimentos das raízes gregas na formação lexical portuguesa.

— Reconhecimento da importância da língua grega para a conformação da terminologia filosófica e científica do Ocidente.

Grego IV

LLC123 - ECTS

Aprofundamento e consolidação dos conteúdos gramaticais adquiridos nos níveis anteriores. Aplicação desses conteúdos à tradução de textos de autores gregos com um maior grau de dificuldade. Promoção da qualidade da tradução.

História do Teatro Português - de Garrett ao Teatro Contemporâneo

EPL012 - ECTS

OBJETIVOS: A disciplina pretende, num primeiro plano, facultar aos alunos um conjunto de referências propedêuticas sobre autores, géneros e conceitos da História do Teatro em Portugal, durante os séculos XVIII-XX. Num segundo nível, toda a informação literal procurará também levar o aluno a ultrapassar as referências propedêuticas e a nelas ver os instrumentos de uma reflexão alargada sobre o Teatro, a História do Teatro e a Dramaturgia. 

Latim V

EPL019 - ECTS

— Consolidação e aprofundamento, através do estudo de textos do período imperial, dos conhecimentos linguísticos adquiridos nos semestres anteriores; 

— Promoção da qualidade da tradução. 

Literatura Portuguesa Contemporânea

EPL027 - ECTS

Caracterizar e problematizar a escrita de autores significativos no panorama da poesia portuguesa depois do Modernismo; identificar e descrever alguns dos momentos evolutivos mais marcantes para o devir da poesia portuguesa contemporânea, tendo em conta vectores histórico-literários, culturais e estéticos.

Literatura Portuguesa do Simbolismo ao Modernismo

EPL031 - ECTS

Estudo da Literatura Portuguesa dentro dos parâmetros cronológicos propostos no quadro curricular desta licenciatura, seguindo o seu movimento evolutivo – do Fim-do-Século ao Modernismo – e destacando alguns momentos fulcrais, com base no conceito de geração, na ação polarizadora das revistas literárias e no protagonismo de alguns dos seus colaboradores.

Literaturas Orais e Marginais II

EPL034 - ECTS Esta unidade curricular permite aos alunos conhecerem e estudarem diversas formas de literaturas orais e marginais. Pretende sensibilizar para diferentes formas de "marginalidade": da literatura popular tradicional às estratégias das vanguardas.

Teoria da Literatura II

EPL040 - ECTS Transmissão dos conceitos fundamentais no plano da reflexão teórica sobre o fenómeno literário.
Desenvolvimento da capacidade de problematização e argumentação bem como do espírito crítico e de síntese.
Potencialização da competência de leitura.

Variedades do Português

CL028 - ECTS

Pensar o fenómeno da variação como uma propriedade inerente das línguas naturais; descrever alguns aspetos da variação linguística no Português Europeu; descrever as variantes não europeias do Português: o Português Brasileiro, de Angola e de Moçambique; refletir sobre os crioulos de base lexical portuguesa.

Recomendar Página Voltar ao Topo