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Literatura Portuguesa Medieval

Código: EPL032     Sigla: LPMED

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Literatura de Língua Portuguesa

Ocorrência: 2015/2016 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=2476
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Estudos Portugueses

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 0 CL - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
3
EPL 12 Plano Oficial em Vigor 2 - 6 52 162
LLC 4 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Levar os alunos a um contacto assíduo e aprofundado com alguns dos textos mais relevantes da poesia galego-portuguesa. Proceder ao enquadramento estético, cultural e social do processo de elaboração e de recepção desses textos.

Resultados de aprendizagem e competências

A escolha do presente programa tem como propósito dar conhecer um dos mais importantes domínios de literatura que alguma vez existiu em Portugal, sobretudo numa perspectiva europeia, tendo o cuidado de acentuar que a língua galego-portuguesa utilizada em Portugal até aos finais do século XIV era comum ao reino da Galiza e, logo, que a poesia trovadoresca nessa língua era comum a Portugal e a outros espaços peninsulares. A partir dos testemunhos preservados pelos cancioneiros, procurará fundamentar-se uma abordagem tanto histórico-cultural como temático-discursiva, estabelecendo, para as diversas gerações de trovadores, os nexos existentes com a poesia trovadoresca occitânica, castelhana ou francesa do norte e também as inovações e especificidades que vão sendo introduzidas pelos poetas ibéricos ao longo de cento e cinquanta anos de actividade, com particular relevo para a primeira e segunda gerações (1190-1240). A compreensão da importância do fenómeno poético galego-português fundamentar-se-á na utilização sistemática de uma metodologia comparatista, para a concretização da qual o docente fornecerá aos alunos os instrumentos filológicos convenientes.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. 1  Da afirmação das línguas vulgares à literatura medieval.

I. 2 Heranças e tradições; oralidade e cultura escrita.

I. 3  O imaginário da sociedade feudal: a «cortezia».

I. 4 Especificidades da poética trovadoresca.

II. 1  A cultura trovadoresca na Península Ibérica: cronologia, geografia e estratificação social dos autores.

II. 2 A primeira geração de trovadores e jograis galego-portugueses: da génese em Castela à Galiza e ao reino de Portugal.

II. 3 As inovações da segunda geração: do «serviço à dona» à procura da «amiga».

II. 4 Entre ficção e realidade: a problemática do rapto da mulher.

II. 5  A recepção alfonsina das novidades galegas e portuguesas.

II. 6 Do espectáculo à literatura: as recolhas dos séculos XIII e XIV e a tradição manuscrita existente.

III. A literatura em Portugal no final do séc. XIII e início do séc. XIV.

Bibliografia:

FERREIRA, Maria do Rosário,  Águas Doces, Águas Salgadas. Da funcionalidade dos motivos aquáticos na “Cantiga de Amigo”, Porto, Granito, 1999.

KÖHLER, Erich, Sociologia della Fin'Amor, Padova, Liviana Editrice, 1976.

MIRANDA, José Carlos Ribeiro, Os Trovadores e a Região do Porto. Em torno do rapto de Elvira Anes da Maia, Porto, Ed. do Autor, 1996.

MIRANDA, José Carlos Ribeiro, Aurs mesclatz ab argen, Porto, Guarecer, 2005

OLIVEIRA, António Resende, Depois do Espectáculo Trovadoresco. A estrutura dos cancioneiros peninsulares e as recolhas dos sécs. XIII e XIV, Lisboa, Colibri, 1994.

OLIVEIRA, Aantónio Resende, O Trovador galego-português e o seu mundo, Lisboa, Editorial Notícias, 2001.

PICCHIO, Luciana Stegagno, A Lição do Texto, Lisboa, Ed. 70, 1979.

RECKERT, Stephen e MACEDO, Hélder, Do cancioneiro de amigo, Lisboa, Assírio & Alvim, 1976

TAVANI, Giusepp, Ensaios Portugueses, Lisboa, I.N.C.M., 1988.

TAVANI, Giusepp, Trovadores e jograis: introdução à poesia medieval galego-portuguesa, Lisboa, Caminho, 2002.

Bibliografia Obrigatória

Ferreira, Maria do Rosário; Águas doces, águas salgadas. ISBN: 972-8594-02-X
Miranda, José Carlos Ribeiro; Aurs mesclatz ab argen. ISBN: 972-9350-89-2
Miranda, José Carlos Ribeiro; Calheiros,Sandim e Bonaval
Tavani, Giuseppe; Trovadores e jograis. ISBN: 972-21-1466-2
Oliveira, António Resende de; Trobadores e Xograres. ISBN: 84-7507-945-8
Kohler, Erich; Sociologia della fin.amor
Ferreira, Manuel Pedro; Cantus coronatus. ISBN: 3-937734-09-0

Observações Bibliográficas

A bibliografia ativa consta no item «programa». Os restantes estudos serão fornecidos nas aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas e orientação tutorial.

Software

http://moodle.up.pt/course/view.php?id=3396

Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas românicas > Literatura portuguesa

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 30,00
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 71,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 35,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação presencial: 70%. Trabalho escrito ou exame final: 30%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com a legislação em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com a legislação em vigor.

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