Código: | EPL004 | Sigla: | CULPC |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Estudos Portugueses |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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EPL | 3 | Plano Oficial em Vigor | 3 | - | 6 | - | |
LA | 45 | LA - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | - | |
LLC | 15 | Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 | 2 | - | 6 | - | |
3 |
Perante a disponibilização de dados factuais de indiscutível objectividade e relevância social, de esquemas operativos racionais e produtivos, bem como de sínteses e molduras contextualizadoras seguras, procurar-se-á motivar os discentes para a reflexão e debate crítico sobre os grandes momentos colectivos, realizações, agentes culturais, temas e problemas vivenciados na sociedade portuguesa do Século XX, de modo a optimizar neles nova e mais profunda compreensão do presente e uma mais clara e personalizada auto-consciência cultural, marcadas, necessariamente, pela experiência de todo o vasto e complexo universo de transformações emergentes do processo político iniciado com o 25 de Abril de 1974 e com a integração do nosso país na União Europeia. Os discentes devem ficar capazes, nomeadamente, de: a) situar os actuais regímen e figurino político nas continuidades demoliberais da cultura republicana; b) explicar o papel da discussão histórica nos desígnios «refundadores» do Séc. XX português; c) explicar os confrontos ideológicos, literários e estéticos nacionais no seu quadro cultural e sócio-político europeu.
Os discentes devem ficar capazes, nomeadamente, de: a) situar os actuais regímen e figurino político nas continuidades demoliberais da cultura republicana; b) explicar o papel da discussão histórica nos desígnios «refundadores» do Séc. XX português; c) explicar os confrontos ideológicos, literários e estéticos nacionais no seu quadro cultural e sócio-político europeu.
1. Cultura republicana, sociedade e poder. O Portugal do 5 de Outubro, das Memórias de José Relvas. 2. História e identidade nacional. a. Teixeira de Pascoaes na definição da «alma» e da Renascença Portuguesa. b. A renovação dos estudos historiográficos durante a Primeira República. Historiografia dos Descobrimentos. Jaime Cortesão. c. Escrita e «desconstrução» da História no combate das ideias. António Sardinha e António Sérgio. 3. Os intelectuais e artistas portugueses perante as dificuldades políticas dos anos vinte. Diversidade de opções, agrupamentos ideo-políticos e estéticos. Manifestos e polémicas. A trajectória de António Ferro. 4. O 28 de Maio e a génese do Salazarismo. a. Fundamentos doutrinários da Constituição de 1933 e do «Estado Corporativo». b. Arte, literatura e ciência como «fachada da nacionalidade». Vectores da «política do espírito». Para uma leitura contextualizada das grandes exposições do Regime. 5. Da «primavera marcelista» à integração europeia: as grandes mudanças sociais e culturais do regime democrático.
Combinação do regime de aulas teóricas, práticas e de orientação tutorial, correspondendo à articulação das metodologias expositivas com as indutivas, centradas no esforço, iniciativa e participação do aluno. Nas aulas práticas e na orientação tutorial privilegia-se a análise crítica de textos (literários e não literários) e outros «documentos de época». Uso prevalecente de instrumentos audio-visuais.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 75,00 |
Participação presencial | 0,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 108,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Relatório de leitura ou trabalho de investigação - 25%; exame - 75%
Não se aplica.
Não se aplica
De acordo com as normas em vigor.