Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > EPL012

História do Teatro Português - de Garrett ao Teatro Contemporâneo

Código: EPL012     Sigla: HTP_GC

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 0 CL - Plano de Estudos 2 - 6 -
EPL 4 Plano Oficial em Vigor 3 - 6 -
LLC 1 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 2 - 6 -
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

OBJETIVOS: A disciplina pretende, num primeiro plano, facultar aos alunos um conjunto de referências propedêuticas sobre autores, géneros e conceitos da História do Teatro em Portugal, durante os séculos XVIII-XX. Num segundo nível, toda a informação literal procurará também levar o aluno a ultrapassar as referências propedêuticas e a nelas ver os instrumentos de uma reflexão alargada sobre o Teatro, a História do Teatro e a Dramaturgia. 

Resultados de aprendizagem e competências

COMPETÊNCIAS: O aluno deverá, ao longo do semestre: 1. refletir sobre os conceitos de “História” e “Teatro”, no contexto português dos séculos XVIII-XX; 2. Conhecer e/ou reconhecer alguns textos canónicos sobre dramaturgos portugueses e géneros ditos “dominantes” da Época Contemporânea, apercebendo-se, quando possível, dos limites dessa canonicidade; 3. Compreender a força e a fragilidade de conceitos nacionais ou civilizacionais da História do Teatro; 4. apreciar a variedade e vitalidade, retórico-estética, dos projetos dramáticos e textos sobre teatro português.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

------------------------

Programa

I. As Histórias do Teatro 1. “Homo sapiens” e “Homo ludens”. 2. Teatro e Literatura. Da Paraliteratura ao Parateatro? Os conceitos de “paradramaticidade” e de “teatralidade”. 3. A História, o Teatro e os problemas da representação do Tempo. II. A “reforma” do Teatro no séc. XIX. 1. O séc. XVIII lido pelo séc. XIX: o “Volksgeist” e a génese do teatro nacional; a “teoria climática do belo” e a oposição “clássico-romântico”; teatro público e teatro doméstico. 2. O séc. XIX e os labirintos da “mimesis icástica”: clássicos vs. românticos 3. O projeto teatral de Garrett e as definições de “drama romântico”; 4. A (r)evolução do Melodrama; 5.A função social do teatro e a redefinição de catarse. III. O século XX e o retorno a questões aristotélicas. 1.O teatro simbolista e a verosimilhança do “drama estático”. 2.“Estranhamento” e “Dissidência”; 3.A (re)emergência da “História” na “Poesia”; 4. èpica/ Teatro. Novas propostas.

Bibliografia Obrigatória

AA. VV. ; Lexique du drame moderne et contemporain, org. J.-P. Sarrazac, Belval, Circé, 2005
AA. VV. ; O Melodrama I. Temas, Coimbra, CLP/FLUC, 2006
AA. VV. ; Teatro Português em um acto (1900-1945), Lisboa, IN-CM, 1997
AA. VV. ; The Oxford Illustrated History of the Theatre, ed. J. Russel Brown, Oxford, Oxford University Press, 1995
ARISTÓTELES ; Poética, ed. Eudoro de Sousa , Lisboa, IN-CM, 1989
BARATA, José Oliveira ; Estética Teatral. Antologia de Textos, Lisboa, Moraes Ed., 1981
BARATA, José Oliveira ; Máscaras da Utopia. História do Teatro Universitário em Portugal (1938-1974), Lisboa, FCG, 2009
BARATA, José Oliveira ; O Espaço Literário do teatro. Estudos sobre Literatura Dramática Portuguesa, A Coruña, Univ. Coruña, 2001
BARISCH; Jonas ; The Anti-theatrical Prejudice , Berkeley/ Los Angeles, University of California Press, 1981
BARTHES, Roland ; Essais Critiques , Paris, Seuil, 1964
BASTOS, Glória Bastos; VASCONCELOS, Ana Isabel ; O teatro em Lisboa no tempo da Primeira República, Lisboa, Museu Nacional do Teatro, 2004
BENJAMIN, Walter ; A obra de Arte na era da sua reprodutibilidade, “Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política”, Lisboa, Relógio d’Água, 1992
BASTOS, Sousa ; Dicionário de Teatro Português, ed. fac-similada, Coimbra, Minerva, 1994
BORIE, Monique, ROUGEMONT, Martine de, e SCHERER, Jacques; Estética Teatral. Textos de Platão a Brecht, Gulbenkian, 1996
BORRALHO, Maria Luísa Malato ; Manuel de Figueiredo. Uma perspectiva do Neoclassicismo português (1745-1777), Lisboa, IN-CM, 1995
BROOKS, Peter ; A Porta Aberta, trad. A. Mercado, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2005
CÂMARA, M. Alexandra Gago da; ANASTÁCIO, Vanda ; O teatro em Lisboa no tempo do Marquês de Pombal, Lisboa, Museu Nacional do Teatro, 2004
CARVALHO, Mário Vieira de ; Pensar é Morrer ou O Teatro S. Carlos , Lisboa, IN-CM, 1993
CRUZ, Duarte Ivo; História do Teatro Português, Verbo, 2001
DIDEROT ; Paradoxo sobre o Actor, trad. Luís Matos Costa, Lisboa, Hiena, 1993
DOMENACH, Jean-Marie ; O Retorno do Trágico, trad. M. B. Costa, Lisboa, Moraes Editores, 1968
HUIZINGA, Johan ; Homo Ludens. Essai sur la fonction sociale du jeu, Paris, Gallimard, 1988
MARTIN, John ; The Intercultural Performance Handbook, London, Routledge, 2004
OLIVEIRA, Fernando Matos; Teatralidades. 12 Percursos pelo território do espectáculo, Angelus Novus, 2003
PICCHIO, Luciana Stegagno ; História do Teatro Português, trad. Manuel de Lucena , Lisboa, Portugália, 1969
PLATÃO ; A República, trad. M. Helena da Rocha Pereira, Lisboa, FCG, 1990
REBELLO, Luiz Francisco ; O Teatro Naturalista e Neo-Romântico (1870-1910), Lisboa, ICP, 1978
REBELLO, Luiz Francisco ; O teatro romântico (1838-1869), Lisboa, ICLP, 1980
REBELLO, Luiz Francisco ; O Teatro Simbolista e Modernista em Portugal, , Lisboa, IN-CM, 1979
RODRIGUES, M. Idalina Resina; De Gil Vicente a 'Um Auto de Gil Vicente', Lisboa, IN-CM, 2006
ROUSSEAU; Lettre à d’Alembert sur les Spectacles, Paris, Garnier-Flammarion, 2003
SENA, Jorge de; Do Teatro em Portugal, Edições 70, 1988
SURGERS, Anne ; Teatro Occidental : Unha historia teatral desde a Escenografía , Vigo, Galaxia,, 2009
UBERSFELD, Anne ; Para Ler Teatro, trad. J. Almeida Jr, , S. Paulo, Perspectiva, 2005
VASCONCELOS, Ana Isabel ; O Teatro em Lisboa no tempo de Almeida Garrett, Lisboa, Museu Nacional do Teatro, 2003

Observações Bibliográficas

No inicio do semestre, serão indicadas as 5 obras dramaticas que exemplificarão os vários pontos do programa e poderão ser consideradas no exame final. A esses se juntará uma sexta, proposta pelo aluno e incluida no seu relatorio de leitura.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, aulas práticas, sessões tutoriais. Elaboração, pelo aluno, de um relatório de leitura.

Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas românicas > Literatura portuguesa
Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 36,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Relatório de leitura - 50%. Exame - 50%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.

Observações

------------------------
Recomendar Página Voltar ao Topo